Já existe uma coisa muito boa para esta ligação que se chama Alfa Pendular... é questão de melhorar a linha. Poupança energética não sei se isso se verificava, quanto é que consome um TGV em electricidade? Nós somos deficitários na produção de energia.
Pois ... mas!
A questão é que melhorar a linha não adianta muito porque está saturada. Mesmo com a linha melhorada, os Alfas só podem andar mais depressa se se lixar mais um bocado o serviço de regionais e sub-urbanos -- que já não é o melhor.
E o espaço que sobra para as mercadorias... é mínimo.
Podemos fazê-lo agora ou não. Mas acho que é um facto incontornável que o transporte ferroviário de pessoas no eixo Lisboa/Porto e e o transporte ferroviário de mercadorias no país inteiro não vai poder crescer sem, de uma forma ou doutra, se construir uma linha nova entre Lisboa e Porto. É uma pena os proponentes do TGV não saberem explicar isto -- e muitos defensores não o saberem. Mas, a meu ver, isto é um problema estratégico nacional. E um que nunca nos vai ficar barato de resolver.
Em aproximação razoável para comboios rápidos, podemos dizer que o consumo é aproximadamente proporcional à velocidade.
Vai consumir mais que o Alfa, uma vez que anda mais depressa. Mas continua a ter vantagem sobre os carros.