Africa do Sul na corrida para LHD

  • 76 Respostas
  • 36905 Visualizações
*

FS

  • 95
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Janeiro 11, 2008, 03:35:32 pm »
Encontrei este link para a apresentação que a HDW fez para a venda do MHD 10000 (variante do MRD 15000) para a África do sul. Acho q esta apresentação e a explicação da apresentação que o P44 apresentou atrás.

http://www.decisionsupport5.co.za/downloads/papers/Theme_3_Panel_Bernd_Woelfer_paper.pdf

Este MHD 10000 parece-me uma proposta muito interessante. E esta dentro da tonelagem pedida pela marinha portuguesa! Este conves corrido faz muito mais sentido do que a da Classe Rotterdam/Enforcer (aqui esta um link para um resumo de todas as possibilidades desta classe

http://www.scheldeshipbuilding.com/enforcer/ ). Deste modo podem-se carregar 4/5 helicópteros de uma vez. Permitindo uma projecção de tropas mais realista.

O MRD 15000 t foi desenhado para transportar helicópteros NH 90. E não vejo razão para não utilizarmos os nossos quando necessário... Nao sei se os  EH 101 por serem maiores poderão ser operados....

Mais algumas imagens do MRD 150



[/url]
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Janeiro 11, 2008, 03:49:00 pm »
Citação de: "FS"
O MRD 15000 t foi desenhado para transportar helicópteros NH 90. E não vejo razão para não utilizarmos os nossos quando necessário...

Não me parece que um qualquer navio seja desenhado para operar um modelo específico de helicóptero. Mesmo assim, os nossos NH-90 são da versão TTH. Talvez possam "transitar" por um futuro LPD Português, mas penso que só a versão navalizada NH-90 NFH pode ser usada como helicóptero orgânico de um navio.
 

*

FS

  • 95
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Janeiro 11, 2008, 04:20:16 pm »
Citar
Não me parece que um qualquer navio seja desenhado para operar um modelo específico de helicóptero

Sim e verdade. Mas as dimensões do helicóptero podem por problemas de utilização. Um EH 101 e um helicóptero pesado. O NH90 e um helicoptero medio. Mas talvez nao haja problema.

Citar
Mesmo assim, os nossos NH-90 são da versão TTH


Compreendo. E também pensei nisso. Mas a função destes helicópteros não e como a da maior parte dos helicópteros orgânicos de um navio. A ideia e transportar tropas do navio para terra. E não tanto fazer patrulha de mar... Por isso talvez os nossos NH90 sirvam para a encomenda.

Para alem disso não estou a ver o nosso NPL a ter helicópteros orgânicos mas sim emprestados consoante a necessidade (penso eu)...

Ps. Ja agora: A para aqui 3/4 tópicos a falar sobre os LPD de uma forma ou de outra. Nao há nenhum moderador que possa juntar tudo sobre o mesmo tema????
 

*

Bulldozer

  • 34
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Janeiro 11, 2008, 05:03:29 pm »
Ajudem-me a compreender, na eventualidade de Portugal possuir um:  
- quantos veiculos de desembarque de tropas tipo AAVP7A1 ou pandur poderiam ser embarcados simultaneamente?
- quantas lanchas de desembarque tipo LCM/LCU podem ser transportadas?
- quantos helis tipo NH90 ou EH101 poderiam ser embarcados simultaneamente e juntamente com o restante material?
- poderão ser transpotados helis de ataque e apoio a tropas tipo apache? quantos?
- poderão ser transportados harrier ou f35 juntamente com o material descrito anteriormente? quantos?
- quantas tropas podem ser transportadas?
- ja agora, os NH90 ou EH101 podem voar ou ser preparados para voar armados?
Pensar... é a derradeira arma!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20234
  • Recebeu: 2986 vez(es)
  • Enviou: 2234 vez(es)
  • +1332/-3462
(sem assunto)
« Responder #34 em: Janeiro 11, 2008, 05:11:43 pm »
Citação de: "Bulldozer"
Ajudem-me a compreender, na eventualidade de Portugal possuir um:  
- quantos veiculos de desembarque de tropas tipo AAVP7A1 ou pandur poderiam ser embarcados simultaneamente?

O Corpo de Fuzileiros vai possuir 20 Pandur, por isso presumo que seja esse o número de Pandur a ser usado numa missão do BLD.

Citar
- quantas lanchas de desembarque tipo LCM/LCU podem ser transportadas?

No sé.

Citar
- quantos helis tipo NH90 ou EH101 poderiam ser embarcados simultaneamente e juntamente com o restante material?

Segundo já disseram várias vezes (fontes da FAP e da MGP) são os 4 Merlim da versão C/SAR que seram empregues no NavPol.

Citar
- poderão ser transpotados helis de ataque e apoio a tropas tipo apache? quantos?
- poderão ser transportados harrier ou f35 juntamente com o material descrito anteriormente? quantos?

Não temos disso e nem vamos ter...só se for de nações amigas em exercicios ou missões internacionais (coisa que eu dúvido).
 
Citar
- quantas tropas podem ser transportadas?

As mesmas fontes dizem que é o BLD (cerca de 650 Fuzos, mais a tripulação do NavPol).

Citar
- ja agora, os NH90 ou EH101 podem voar ou ser preparados para voar armados?


Metrelhadoras...acho que pelo menos os da versão C/SAR eram para receber uns brinquedos da FN, mas não sei a quantos anda isso.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Janeiro 11, 2008, 05:16:41 pm »
Citação de: "Bulldozer"
Ajudem-me a compreender, na eventualidade de Portugal possuir um:  
- quantos veiculos de desembarque de tropas tipo AAVP7A1 ou pandur poderiam ser embarcados simultaneamente?
Provavelmente a totalidade dos Pandur anfíbios previstos para os fuzileiros, ou seja 20.
Citar
- quantas lanchas de desembarque tipo LCM/LCU podem ser transportadas?
Se não estou enganado, o programa de aquisição previa a construção de 4 lanchas para operar a partir do NPL.
Citar
- quantos helis tipo NH90 ou EH101 poderiam ser embarcados simultaneamente e juntamente com o restante material?
Parece-me que o previsto era 4 helicópteros médios-pesados (EH-101) ou 6 médios, podendo ser operados 2 em simultâneo.
Citar
- poderão ser transpotados helis de ataque e apoio a tropas tipo apache? quantos?
Não sei se as missões previstas para o NPL incluiam a possibilidade de operar helicópteros dedicados ao ataque. Alias, não tenho conhecimento de qualquer navio anfíbio outro que LHA/LHD que transporte helicópteros de ataque.
Citar
- poderão ser transportados harrier ou f35 juntamente com o material descrito anteriormente? quantos?
Difícil imaginar Harriers ou F-35 a operarem a partir de um LPD, muito menos ao serviço de Portugal  :(
Citar
- quantas tropas podem ser transportadas?
O previsto era algo como 600-650.
Citar
- ja agora, os NH90 ou EH101 podem voar ou ser preparados para voar armados?

Podem ser equipados com metralhadoras de porta, e provavelmente pouco ou nada mais.
« Última modificação: Janeiro 11, 2008, 05:31:17 pm por ShadIntel »
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Janeiro 11, 2008, 05:17:17 pm »
Não tinha reparado que o Cabeça já tinha respondido.  :wink:
 

*

Bulldozer

  • 34
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Janeiro 11, 2008, 05:30:38 pm »
Bem... as minhas duvidas baseiam-se numa hipotese (termos um), pelo que quanto as perguntas, poderiamos supor que tambem tinhamos os f35, apaches, etc e tal.... e gostaria de saber essas possibilidades. as perguntas vem de encontro a esta imagem: http://members.aol.com/moorerandy/LHD6.jpg
Pensar... é a derradeira arma!
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Janeiro 11, 2008, 05:36:24 pm »
Citação de: "Bulldozer"
Bem... as minhas duvidas baseiam-se numa hipotese (termos um), pelo que quanto as perguntas, poderiamos supor que tambem tinhamos os f35, apaches, etc e tal.... e gostaria de saber essas possibilidades. as perguntas vem de encontro a esta imagem: http://members.aol.com/moorerandy/LHD6.jpg

 :shock:  O navio do link é um LHD da classe Wasp, que como o indica o artigo, tem mais de 40 000 toneladas. O NPL já é um sonho, agora para imaginar um desses na Marinha Portuguesa, só depois de fumar algo esquisito... (estou a falar em geral, não para si, Bulldozer).
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20234
  • Recebeu: 2986 vez(es)
  • Enviou: 2234 vez(es)
  • +1332/-3462
(sem assunto)
« Responder #39 em: Janeiro 11, 2008, 05:37:35 pm »
F-35 acredito que iremos ter, mas não nessa versão (que é a mais cara das três). O navio em questão é muito maior e precisa de ter uma tripulação tb ela muito mais numerosa do que o NavPol e o que está estipulado pela Marinha de Guerra Portuguesa.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20234
  • Recebeu: 2986 vez(es)
  • Enviou: 2234 vez(es)
  • +1332/-3462
(sem assunto)
« Responder #40 em: Janeiro 11, 2008, 05:38:46 pm »
Desta vez fui eu... :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #41 em: Janeiro 11, 2008, 10:40:58 pm »
Certo que com um bicho destes a nossa armada ficava bem :wink:

Penso que a capacidade maxima para o grupo aeronaval deve ser 6 helis medios.

O pessoal pensa que por ver 4 helis na pista podemos ter outros 4 ou 6 em baixo isso é errado.

Podemos é sonhar com um grupo misto aeronaval com 4 EH101 transporte e 2 helis ligeiros de reconhecimento e apoio com roquettes e metrelhadoras para operaçoes de resgate em Africa por exemplo.
 

*

Francisco

  • 23
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Janeiro 12, 2008, 12:29:51 am »
nao é piada cabeça de martelo

alias uma muito boa noticia

peço desculpa por me ter exprimido mal
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Janeiro 12, 2008, 12:38:09 am »
Lamento Senhores mas ha que voltar a realidade nacional vamos mas é ver para crer. :cry:
Cumprimentos
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18241
  • Recebeu: 5514 vez(es)
  • Enviou: 5900 vez(es)
  • +7143/-9526
(sem assunto)
« Responder #44 em: Janeiro 12, 2008, 11:17:18 am »
Citar
quantas lanchas de desembarque tipo LCM/LCU podem ser transportadas?

em tempos que já lá vão li que seriam 4 (quatro)


em relação aos Helis, todos falam de NH-90 e Merlins, mas viram o que vem na noticia do DN:

Citar
Permitirá o transporte de seis helicópteros Lynx e 22 viaturas ligeiras. Com 162 metros, terá uma autonomia de 6 mil milhas e uma tripulação de 150 homens e capacidade para embarcar uma força de 650 fuzileiros.|

in
http://dn.sapo.pt/2008/01/10/cidades/vi ... ara_c.html
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas