Notícias do Exército Brasileiro

  • 1395 Respostas
  • 508337 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1215 em: Novembro 22, 2019, 02:21:32 pm »
Exército Brasileiro padroniza o emprego do Rádio TPP-1400


Citar
A Portaria nº 313-EME, de 2 de dezembro de 2015, publicada no Boletim do Exército nº 50, de 11 de dezembro de 2015 aprovou a padronização do Rádio Transceptor Portátil Pessoal TPP-1400 produzido pela Indústria de Material Bélico do Brasil, em decorrência do Parecer da Comissão Especial encarregada dos estudos para a padronização de materiais de uso da Força Terrestre.

O TPP-1400 foi desenvolvido para atender às necessidades de pequenos grupos em operações militares, policiais, de segurança pública ou privada, ideal para as comunicações de curta distância, mesmo nos mais desafiadores ambientes urbanos. Além de possibilitar comunicação digital entre os membros da equipe, todas as transmissões são criptografadas, garantindo a segurança das informações e integridade dos usuários. Pode ser alimentado tanto pelas baterias Li-Ion inteligentes recarregáveis CB-2352i quanto por pilhas alcalinas convencionais.

O TPP-1400 é integrado por diversos acessórios que potencializam a sua capacidade operacional. O combinado por condução óssea, OTF-2200, idealizado para facilitar a comunicação em ambientes operacionais, possibilita a transmissão do som por condução óssea, sendo possível separar completamente os ruídos gerados pelo ambiente de operação dos sons que devem ser transmitidos pelos equipamentos de rádio. Essa característica se torna especialmente importante em situações de ruído intenso, permitindo a comunicação por sussurros.

O Compressor de Vídeo CTV-1410 permite a codificação e transmissão de vídeo em tempo real ao comandante operacional. Com peso e dimensões reduzidas, pode ser utilizado com diferentes optrônicos comerciais fixados em pontos diferentes da roupa, em capacetes e armamentos. Sua alimentação é fornecida pelo próprio transceptor, dispensando a utilização de bateria dedicada.

A padronização do TPP-1400 pela Força Terrestre confirma a qualidade, confiabilidade, eficácia e resistência do equipamento que será utilizado pelo futuro COMBATENTE BRASILEIRO (Projeto COBRA), demonstra a relevância da empresa no contexto da base industrial de defesa e consagra a IMBEL como fornecedora de produtos estratégicos de defesa ao seu principal cliente, o Exército.

FONTE: Imbel
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1216 em: Novembro 30, 2019, 08:45:32 pm »
Blindados de Artilharia adquiridos dos Estados Unidos são apresentados no Rio Grande do Sul


Citar
Santa Maria (RS) – No dia 22 de Novembro, no “Coração do Rio Grande”, foi possível ver em ação parte das 32 Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+ BR 155 mm, recentemente adquiridas pelo Exército Brasileiro, de fabricação norte-americana e modernizadas pela empresa BAE Systems.

Os carros de combate M109 A5+ BR foram adquiridos do governo dos Estados Unidos da América e fazem parte do projeto de transformação e modernização da Artilharia de Campanha do Brasil, elevando a capacidade operacional do Apoio de Fogo da Força Terrestre.

Os 32 obuseiros estão concentrados em Santa Maria desde a sua chegada no Brasil (7 de outubro, no Porto do Rio Grande-RS), e após ser realizado o treinamento dos militares que operarão o material, os veículos serão destribuidos a suas organizações militares de destino.

A solenidade militar iniciou às 9 horas, no Campo de Parada, em frente ao 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB). Fizeram-se presentes, o General de Exército Geraldo Antonio Miotto, Comandante do Militar do Sul, o Dr. José Barroso Filho, Ministro do Superior Tribunal Militar, o General de Divisão Mauro Sinott Lopes, Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), o General de Divisão Riyuzo Ikeda, Comandante da 3ª Região Militar, o Sr. Jorge Pozzobon, Prefeito de Santa Maria, o General de Brigada Amadeu Martins Marto, Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, e demais autoridades civís e militares.

Para finalizar a atividade, no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), foi realizada a demonstração de tiro real desse novo obuseiro, de 25 toneladas e motor de 440 HP, que mostrou sua capacidade de engajar alvos até o alcance máximo de 30 Km, realizando tiro indireto. Esse carro de combate possui sistema de navegação inercial e cadência máxima de quatro tiros por minuto.

O Obuseiro Autopropulsado M109 A5+ BR equipará o 3º Grupo de Artilharia Autopropulsado (3º GAC AP), da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), e o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP), da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld).

A aquisição desse Material de Emprego Militar amplia a capacidade da nossa Artilharia, tendo em vista que o produto foi modernizado com base nas necessidades do Exército Brasileiro. O novo modelo do M109 tem maior alcance e reduz o tempo entre o recebimento da missão tiro e o disparo, em mais de 80% em relação aos modelos anteriores.

O obuseiro de 155 mm de calibre incorpora um medidor da velocidade inicial do tubo, que proporciona maior precisão ao tiro, além de melhorias no sistema de posicionamento e navegação, na unidade de exibição de comando, nos rádios digitais, no sistema de controle de armas e no bloqueio de tubo remotamente acionado.

O tiro de demonstração marcou importante etapa no processo de modernização da Artilharia de Campanha, bem como apresentou a grande capacidade logística e operacional da 3ª DE, por meio da preparação e emprego das novas viaturas blindadas.

FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/10794955




 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1217 em: Dezembro 03, 2019, 08:43:37 pm »
Exército decide sobre compra do C-23B Sherpa


Citar
Na tarde de ontem, na Reunião de Alto Comando do Exército, foi aprovado o programa da aeronave de asa fixa C-23B Sherpa.

A partir deste momento a Aviação do Exército iniciará a contratação para formação de pilotos.

Incialmente serão investidos 18 milhões de dólares para os trabalhos de colocação das aeronaves em voo com a previsão de entrega do primeiro exemplar em 2021.

Ao todo serão seis exemplares operacionais que terão a sua base de operações no 4º Batalhão de Aviação do Exército em Manaus (AM). Outras duas aeronaves servirão de fonte de peças de reposição.

Em Manaus serão realizadas obras para a construção de um novo hangar com capacidade para tratamento da carga e embarque nas aeronaves.

Com os Sherpa a Aviação do Exército deverá ampliar a capacidade logística da Força Terrestre na Amazônia, integrando com maior agilidade várias organizações militares.

 :arrow:  http://tecnodefesa.com.br/exercito-decide-sobre-compra-p/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1218 em: Dezembro 09, 2019, 06:35:22 pm »
11ª Companhia de Comunicações Mecanizada (11ª Cia Com Mec) recebe Viaturas Guarani


Citar
Santiago (RS) - No dia 3 de dezembro, a 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada recebeu 04 Viaturas de Transporte de Pessoal Media Sobre Rodas (VTBP-MR) “Guarani”. A Viatura Blindada de Transporte Pessoal pode ser utilizada em qualquer região do Brasil, em virtude de sua eficiência, economia e potência ao mesmo tempo.

Possui tração 6x6, capacidade para 11 militares e pode chegar a uma velocidade máxima de 100 km/h.



« Última modificação: Dezembro 09, 2019, 06:37:37 pm por Vitor Santos »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1219 em: Dezembro 12, 2019, 01:17:13 pm »
Exército Brasileiro estuda aquisição da versão artilhada do Black Hawk para operar na Amazônia


Citar
Revista Defesa Infodefensa.com
Roberto Valadares Caiafa


A reunião do Alto Comando do Exército, realizada em 2 de dezembro, aprovou a criação de um grupo de estudos para verificar a viabilidade de adquirir e operar helicópteros armados Sikorsky Black Hawk no teatro de operações da Amazônia.

Com a decisão de transferir todos os helicópteros modelo Cougar para Campo Grande (3º Batalhão de Aviação do Exército), a Aviação do Exército começará em breve o processo de modernização do 4º Batalhão de Aviação do Exército, padronizando sua frota com o modelo Black Hawk.


Os helicópteros fabricados pela Sikorsky são apreciados por sua versatilidade operacional no ambiente da selva, tendo estreado com a Aviação do Exército Brasileiro durante a Missão de Observação Militar do Equador Peru (Momep) em 1995, participando de missões na fronteira amazônica entre dois países após uma guerra intensa e curta pela posse do vale do Cenepa.

No final da missão, em 1999, os Black Hawks se renderam ao 4º BAvEx em Manaus, onde em 2019 completaram duas décadas de operações na selva brasileira.

Poder de fogo

Após 24 anos de intenso serviço, considerando os quatro anos de operações reais no Momep, chegou a hora de complementar / substituir o Black Hawk do 4º BAvEx, enquanto permite à frota aumentar suas capacidades militares com a adoção de armamentos anteriormente inexistente .

A proposta original da Sikorsky / Lockheed Martin permite que os pilotos identifiquem e alcancem alvos estáticos ou em movimento com canhões, foguetes e mísseis laser. Totalmente integrado aos controles de vôo digitais da aeronave, o sistema de armas calcula o alcance e a balística complexa necessária para os atiradores e pilotos atingirem alvos com alta precisão e confiabilidade, a partir de distâncias seguras durante operações diurnas e noturnas.

O sistema de armas fornece uma capacidade de ataque lucrativa para os Black Hawks de terceira geração, mantendo completamente o status de utilidade multifuncional da plataforma. As equipes de terra podem adicionar ou remover asas e armas externas de sua escolha em menos de três horas.
Sikorsky classificou o sistema de armas segundo os padrões de aeronavegabilidade militar dos Estados Unidos em 2017, após extensos testes de vôo.

O sistema está agora operacional nos Emirados Árabes Unidos.


A Colômbia (Exército da Colômbia e Polícia Nacional da Colômbia) é o maior operador de helicópteros Black Hawk depois dos Estados Unidos, e sua versão armada Arpia III é reconhecida por suas capacidades e poder de fogo. Esta versão é uma referência das capacidades que o BH brasileiro pode possuir.

O Exército Brasileiro poderá comprar o sistema de armas juntamente com o novo Black Hawk fornecido diretamente pela Sikorsky, ou como um kit para se adaptar a aeronaves de terceira geração que já estão em campo por um centro de modificação qualificado da Sikorsky.

 :arrow:  https://www.infodefensa.com/latam/2019/12/09/noticia-ejercito-brasileno-estudia-adquirir-black-amazonas.html
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1220 em: Dezembro 12, 2019, 02:20:22 pm »
4º Regimento de Cavalaria Blindado recebe as primeiras unidades da Viatura Blindada de Combate Leopard 1A5


Citar
São Luiz Gonzaga (RS) – No dia 5 de dezembro, o 4º Regimento de Cavalaria Blindado, "Regimento Dragões do Rio Grande", recebeu as primeiras unidades da Viatura Blindada de Combate Leopard 1A5 BR, oriundas do 1° Regimento de Carros de Combate. O recebimento dessas viaturas reflete considerável evolução na capacidade operativa do Regimento, posto que a Unidade incorpora entre seus materiais de emprego o meio blindado mais moderno disponível no Exército Brasileiro.

A solenidade de entrega dos primeiros exemplares dessa viatura foi presidida pelo Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Mauro Sinott Lopes, e contou com a presença de militares do Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada José Luiz Menna Barreto.

Fonte: 4º RCB /  :arrow: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/10840806





 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1221 em: Janeiro 06, 2020, 12:10:37 pm »
2º RC Mec inaugura a garagem das viaturas Guarani


Citar
São Borja (RS) – No dia 20 de dezembro, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º R C Mec) realizou uma solenidade para inaugurar a garagem das Viaturas Blindadas de Transporte Pessoal (VBTP) Guarani.

A obra foi executada, em grande parte, pelos integrantes do Pelotão de Obras do Regimento, proporcionando enorme economia de recursos públicos.

 :arrow:  http://www.3de.eb.mil.br/index.php/component/content/article?id=1830&




 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20605
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1222 em: Fevereiro 01, 2020, 03:02:02 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1223 em: Fevereiro 04, 2020, 05:51:51 pm »

Exército Inaugura Comando de Artilharia
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1224 em: Fevereiro 09, 2020, 09:04:19 pm »

Reativação da 6 ª Divisão de Exército
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1225 em: Fevereiro 12, 2020, 01:23:08 pm »
EB: cerimônia reativa a 6ª Divisão de Exército



Citar
“Divisão Voluntários da Pátria” foi reativada no Comando Militar do Sul

São Leopoldo (RS) – A manhã de 7 de fevereiro foi marcada pela cerimônia de reativação da 6ª Divisão de Exército (6ª DE). A solenidade militar realizada no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, na cidade de São Leopoldo (RS), foi presidida pelo Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, e também contou com a com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto, e demais autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A 6ª Divisão de Exército, “Divisão Voluntários da Pátria”, foi reativada pelo Decreto Presidencial nº 9.965, de 8 de agosto de 2019, e terá novamente como sede a cidade de Porto Alegre (RS). O General de Divisão Achilles Furlan Neto foi nomeado para exercer o cargo de Comandante.

A 6ª Divisão de Exército, subordinada ao Comando Militar do Sul (CMS), é um Grande Comando Operacional do Exército Brasileiro constituído pela 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Pelotas (RS); pela 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Bagé (RS); e pelo 12ª Regimento de Cavalaria Mecanizado, com sede em Jaguarão (RS), enquadrando 23 unidades militares com cerca de 7.700 homens e mulheres, atuando em uma área fronteiriça ao sul do Brasil com cerca de 450 km.



“A 6ª DE, sendo reativada, vai trazer um poder de combate mais significativo, não só para o Comando Militar do Sul, mas para o Exército como um todo”, afirmou o Vice-Presidente da República, que é General da reserva do Exército e é antigo comandante da 6ª DE.

Fonte / Fotos: Exército Brasileiro – Comando Militar do Sul
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1226 em: Fevereiro 15, 2020, 03:18:38 pm »
Atividade Especial de Mergulho


Citar
No dia 31 de janeiro, foi realizada a Atividade Especial de Mergulho, no lago da área de instrução da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, em Pindamonhangaba-SP.

O exercício contou com a participação de mergulhadores da 12ª Cia E Cmb L e da Base de Aviação do Exército, objetivando a manutenção do adestramento dos mergulhadores dessas Organizações Militares em infiltração aquática, trabalhos de desminagem, bem como reconhecimento e técnicas de abertura de obstáculos anfíbios.

 :arrow:  http://www.12ciaecmbl.eb.mil.br/index.php/materias/247-atividade-especial-de-mergulho




 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1227 em: Março 05, 2020, 02:58:25 pm »
Competição Chimaltlalli - México


Citar
Cidade do México (México) – No período de 24 a 28 de fevereiro de 2020, ocorreu nas instalações do Heróico Colégio Militar, a competição, entre cadetes, CHIMALTLALLI. O Brasil foi representado por uma equipe da Academia Militar das Agulhas Negras que, entre 12 equipes, alcançou o 3º lugar na competição.

 :arrow:  http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/11131230

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1228 em: Março 05, 2020, 03:08:20 pm »
Equipe da AMAN conquista a 3ª colocação geral na competição internacional de patrulhas - CHIMALTLALLI


Citar
Resende (RJ) – A equipe da AMAN, composta por 11 cadetes, conquistou a 3ª colocação geral na competição internacional de patrulhas - CHIMALTLALLI 2020. A competição foi realizada nas instalações do Heróico Colégio Militar, estabelecimento de ensino dos Estados Unidos Mexicanos e contou com a participação de equipes oriundas de dez países: México, EUA, Brasil, Rússia, Chile, Honduras, Canadá, Guatemala, Equador e República Dominicana.

Ao longo de duas jornadas, as equipes realizaram diversas atividades operacionais, tais como:  pernoite no terreno, marcha de 22,5 km, tracionamento de corda para a evacuação de feridos, pistas de transposição de obstáculos e de liderança, transposição de campo de minas simulado, tiro de fuzil e pistola com estresse, primeiros socorros em combate, rapel, natação com fardo aberto e de combate, resgate de material submerso, salto de plataforma de 10m, orientação azimute-distância, técnicas de combate em ambiente urbano, resgate de material em botes, ressuprimento através de  tirolesa e corrida de 15 km equipado.

A competição é parte das comemorações do aniversário de criação do Exército mexicano e está na sua 7ª edição internacional. O termo "CHIMALTLALLI" é oriundo da língua Náhuatl e significa "Campo de Batalha". A finalidade da competição é fomentar os laços de amizade entre nações amigas e desenvolver atributos nos competidores, como a liderança, a perseverança e o espírito de corpo.

Os treinamentos da equipe da AMAN tiveram início no segundo semestre de 2019 e contou com um período de atividades em terreno montanhoso, realizadas no 11° Batalhão de Infantaria de Montanha, em  São João Del-Rei (MG). Esse treinamento colaborou para a aclimatação dos cadetes e o aperfeiçoamento das técnicas de utilização de cordas e rapel, bem como para o incremento do espírito de corpo dos cadetes dos diversos cursos da AMAN que formaram a equipe.

A participação do Brasil na competição reforça a visão de futuro da AMAN: ser referência mundial na formação de oficiais combatentes. Além disso, coloca o Exército Brasileiro em local de destaque junto aos melhores Exércitos do mundo, evidenciando o valor de nossos recursos humanos, principal patrimônio do invicto Exército de Caxias.

 :arrow:  http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/11127049







 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1229 em: Março 25, 2020, 07:27:12 pm »
Bateria recebe postos de tiro real - RBS70


Citar
Três Lagoas (MS) - Nos dias 18 e 20 de março de 2020, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª Bia AAAe) realizou o transporte  e formatura de recepção dos postos de tiro real do Míssil Telecomando RBS 70.

O Míssil RBS 70 (Robotik System 70), da empresa fabricante sueca de armas Saab, faz parte do Programa Estratégico do Exército – Defesa Antiaérea (PEEDAAe) e atende às necessidades de defesa antiaérea à baixa altura.

O recebimento deste moderno material amplia a capacidade operativa da 3ª Bia AAAe na realização da defesa antiaérea em qualquer ponto do território nacional, com ênfase na Fronteira Oeste do país.

O míssil opera com um sistema de guiamento por feixe de raio laser e será empregado com base em informações recebidas em tempo real do radar SABER M60, com o tratamento das informações no Centro de Operações de Artilharia Antiaérea (COAAe), estruturas já existentes na organização militar.

 :arrow:  http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/11240701