LPM-Exército

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typhonman

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LPM-Exército
« em: Dezembro 05, 2006, 06:10:34 pm »
Os referidos Programas são:
Comando e Controlo - com desenvolvimentos em duas vertentes - o
desenvolvimento de um Sistema de Informações e Comunicações Táctico (SIC-T) e a
aquisição de Rádios 525;
Helicópteros para a Unidade de Aviação Ligeira do Exército - com desenvolvimento
em duas vertentes - a aquisição de nove helicópteros médios NH90 e de seis
Helicópteros Ligeiros armados, e o armamento para mais três;
Aquisição de viaturas blindadas de rodas 8x8 (VBR), destinadas à Brigada de
Intervenção (BrigInt), também a desenvolver em duas vertentes - a primeira com
contrato em fase de fornecimento/produção de 240 VBR, a segunda com vista ao
fornecimento de 33 viaturas com peça 105 mm (MGS);
A Modernização de um Agrupamento Mecanizado para a Brigada Mecanizada
(BrigMec). A desenvolver também em duas fases - aquisição de 37 Carros de
Combate Leopard 2 A 6, para substituição dos M60 e a Modernização, numa segunda
fase, de viaturas da família M113.
Dos Programas complementares considerados, destacam-se: a aquisição de
viaturas ligeiras 4X4 com blindagem, destinadas à Brigada de Reacção Rápida
(BrigRR); a aquisição de viaturas todo o terreno ligeiras (ATV) para a BrigRR
(Companhias de Pára-quedistas); a substituição do Grupo de Artilharia 105mm (GAC
105mm Reb) da BrigInt por um GAC 155mm Reb, a aquisição de uma BAAA tipo
Avenger, para a BrigInt e a aquisição de uma nova família de Armas Ligeiras para
substituição da G3.

Analise pessoal:

-Teremos alguma capacidade CI2 além de comunicações decentes.

-NH90TTH e A109M (o numero de NH90 deveria situar.se entre as 10 e 14 aeronaves..)

-Aquisição dos PANDUR e mais tarde de uma versão de suporte de fogo com canhão de 105mm) Mas pelo que se sabe esta versão tem problemas.. Poderá ser adquirido Centauro, mas isso são so suposições.

-Aquisição dos LEOPARD2A6 e modernização dos M113( talvez com o padrão Zelda Israelita).

-Aquisição de 4*4 blindados..Talvez DINGO?

-Aquisição de jeeps 4*4..Hummer?

-Aquisição de peças 155mm talvez M777 Ultralighthotwizer.

-Aquisição do AVENGER (não passa de um sistema de canhão de 20mm mais misseis stinger no chassis de um Hummer)

-Armas ligeiras( um novo concurso irá ser aberto).

Não está mal, daria mais "força" ao GALE assim como a aquisição de um missil do tipo SPIKE.
 

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pedro

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« Responder #1 em: Dezembro 05, 2006, 06:25:26 pm »
Nao esta mal mas eu acho que as viaturas 4x4 poderiam ser feitas depois dos pandur 2,talvez em portugal com um plano portugues porque nao?
Cumprimentos
 

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typhonman

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« Responder #2 em: Dezembro 05, 2006, 06:40:39 pm »
Nao ha dinheiro para isso:D
 

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pedro

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« Responder #3 em: Dezembro 05, 2006, 06:51:05 pm »
Ok eu nao disse nada.
Cumprimentos
 

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fischt75

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« Responder #4 em: Agosto 27, 2007, 02:26:35 pm »
Citação de: "pedro"
Nao esta mal mas eu acho que as viaturas 4x4 poderiam ser feitas depois dos pandur 2,talvez em portugal com um plano portugues porque nao?
Cumprimentos


Tem razão quando diz que podiamos fazer em Portugal e por Portugueses, não necessariamente com dinheiros do estado.
Já não fizemos no passado os UMM ALTER!?! apesar de ter sido um projecto Frances o qual o "Grande Mestre" de Economia Anibal Cavaco Silva deitou por terra a sua viabilidade, com a possibilidade na altura de o novo modelo a substituir o Alter seria algo parecido com o Hummer!!! O mais engraçado anos depois uma empresa Galega apostou nesse mesmo projecto "inviavel" e criou o URO VAMTAC, que agora fomos comprar.
Cumprimentos...
Portugal
 

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nelson38899

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« Responder #5 em: Agosto 27, 2007, 02:46:32 pm »
boas.

esta lei de programação militar é de 2007-2012 ou é anterior???


Cump.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Lightning

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« Responder #6 em: Agosto 27, 2007, 03:48:25 pm »
Acho estranho a aquisição de 2 veiculos 4x4 diferentes para a BRR...

... Alguém sabe pormenores de quais as caracteristicas e funções que se quer para ser preciso 2 tipos diferentes?
 

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ricardonunes

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« Responder #7 em: Agosto 27, 2007, 03:59:22 pm »
Citação de: "fischt75"
(...) URO VAMTAC, que agora fomos comprar.
Cumprimentos...


 :conf:

E que tal explicar isso, como se eu fosse muito burrinho :idea:

É que fiquei assim :arrow:

Potius mori quam foedari
 

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PereiraMarques

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« Responder #8 em: Agosto 27, 2007, 04:20:25 pm »
Portugal não comprou os URO VAMTAC, foram emprestados pelos espanhoís para uso no Afeganistão enquanto não disponhamos dos HUMMER blindados...a não ser que o fischt75 saiba algo de "bombástico"
 

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sivispacem

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Re: LPM-Exército
« Responder #9 em: Agosto 29, 2007, 11:38:01 am »
Citação de: "Typhonman"
Os referidos Programas são:
... e a Modernização, numa segunda
fase, de viaturas da família M113.


apenas por curiosidade, sabe-se alguma coisa de concreto em relação aos m113?

É que aquele que me parece ser um dos pouco programas mais 'fáceis', baratos e de possivel execução nacional é justamente aquele sobre o qual menos informação tenho... e não me parece que seja 'culpa' minha...
 

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fischt75

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« Responder #10 em: Agosto 29, 2007, 06:10:07 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Citação de: "fischt75"
(...) URO VAMTAC, que agora fomos comprar.
Cumprimentos...

 :conf:

E que tal explicar isso, como se eu fosse muito burrinho :idea:

É que fiquei assim :arrow:


Realmente os URO´s foram emprestados, e por isso peço desculpa.
Tinha lido no site areamilitar.net que dispúnhamos de 14, mas logo em baixo diz que estão em processo de desactivação.
E que foram substituídos por 20 destes segundo o mesmo site.
Espero que esteja bem!!!!
Hummer / APK
Viatura táctica Ligeira (Plasan Sasa)
 


Fabricante: Plasan Sasa - Israel
Tripulação: 2+2
Comprimento: 4.85 - Largura: 2.19M - Altura: 1.85M
Peso vazio: 3500Kg. - Peso preparado para combate: 4650Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Quatro rodas motrizes
Motor: GM Diesel V8 6,2L Potência: 150 cv
Velocidade máxima: : 80 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 45 Km/h
Tanque de combustível: 95 Litros   Autonomia máxima: 350Km
 

País: Portugal
Designação Local:Hummer / APK    Listar todos os
veículos deste país

Qtd: Máx:20 - Qtd. em serviço:20
Situação: Em serviço   Nível operacionalidade:
 <>
Os Hummer do exército português, adquiridos para serem utilizados em Timor, onde parecem não ter sido um grande sucesso, voltaram a Portugal e foram profundamente alterados em 2005/2006, quando foi tomada a decisão de enviar tropas portuguesas para o Afeganistão.

Os Hummer passaram a dispor de blindagem contra armas ligeiras e maior capacidade para resistir a bombas de beira de estrada, que são relativamente comuns naquele teatro de operações, tendo mesmo havido uma ocorrência com vítima mortal, num veículo deste tipo.

Estes veículos foram substituir os URO-Vamtac de origem espanhola que haviam sido empresatados às forças armadas portuguesas.

Encontram-se ao serviço das forças portuguesas no Afeganistão.
________________________________________
O modelo do Hummer com kit de protecção blindada é resultado dos estudos da empresa Plasan-Sasa de Israel, para fabricar blindagens compostas para carros de combate ou de transporte de infantaria. A Plasan-Sasa desenvolveu um tipo de blindagem à base de fibras prensadas e compostos cerâmicos, que pode ser aplicada quer em veículos de combate ligeiros quer em camiões de transporte ou em veículos ligeiros civis
Informação genérica:
Veículo de combate de origem americana, substituto do famoso Jeep.

Os veículos tipo Hummer tem sido utilizado para várias funções para as quais não parece ser o veículo mais adequado. Entre elas está o de viatura blindada para operações de reconhecimento em cenários de guerra assimétrica.

Sendo um tipo de veículo muito baixo, ele não é adequado para operar em regiões onde ocorram com frequência ataques terroristas com bombas de beira de estrada, função onde no entanto tem sido utilizado por vários países europeus e pelos Estados Unidos.

Este tipo de veículo tem sido copiado em todo o mundo e existem muitas versões que basicamente copiam as características do Hummer.
Portugal
 

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Lightning

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« Responder #11 em: Agosto 30, 2007, 12:43:24 pm »
Andei a ver quais as viaturas blindadas 4x4 que andam agora por ai.


AGF - (Mercedes Benz G-class) Alemão, usado por operações especiais.



http://www.rk-bodenwerder.de/datenblatt01.htm


Cougar - Americano (O bichinho parece que foi feito de proposito para levar com IEDs :shock: )




Bushmaster - Australiano.



http://www.youtube.com/watch?v=Z-1mw_FlOds


Dingo 2 - Alemão.

[/img]


Eagle IV - Suiço.




Golan - Israelita.




IVECO LMV - Italiano.




Land Rover - Britânico, operações especiais.




RG-31 - Sul-Africano.




Concluindo, com a historia dos IEDs, minas ou outros explosivos que hajam, há quem esteja a fazer muito dinheiro...
 

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LM

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« Responder #12 em: Agosto 30, 2007, 03:42:59 pm »
Um texto sobre o Bushmaster e não só... julgo interessante pois explica claramente qual o objectivo deste veiculo (e de outos ao serviço da Australia) e que não podemos querer milagres, ie, que veiculos com o objectivo X faça bem o Y...

Citar
The Bushmaster was designed to provide armoured protection and mobility for a light infantry force conducting "Defence of Australia" operations across the enormous expanse of Northern Australia. It was meant to provide this mobility for infantry battalions that would otherwise be mounted in un-armoured landrovers or Unimog trucks. Obviously an unsatisfactory situation.

The Bushmaster is not intended as a "fighting vehicle" ie: it is not intended to participate directly in assaults or go up against other armoured vehicles. It is designed to be capable of carrying an entire infantry section (9 men) over a 1000k's without refuelling and carry enough food, water, ammunition etc to allow the section to operate for up to 3 days without resupply. It was also intended that this vehicle be capable of adding to the sections firepower with a MAG-58 7.62mm GPMG or similar without being capable enough (ie: expensive enough) to actually assist in a section attack.

The ASLAV in Australian service is used for reconnaissance or Cavalry tasks (ie: vehicle escorts and light fire support missions). They are also used to provide a "limited" offensive capability (ie: shoot and see what shoots back). They are not designed as an infantry fighting vehicle (again assaulting enemy positions or fighting other enemy vehicles) though unfortunately both ASLAV and Bushmaster have been forced into these roles (to a degree) in Iraq and soon Afghanistan.

The M113AS3/4 was designed to carry an infantry section, provide sufficient armour protection as to be able of "closing with the enemy" and disembarking troops onto an enemy position and providing fire support for them with a heavy machine gun. The difference between an APC and an IFV is primarily in the firepower capacity, the armour protection and troop carrying capacity.

An IFV has much greater firepower and armour protection than the M113 usually does (being normally equipped with light-medium cannons, GPMG's and occasionally anti-tank missiles) but with a reduced infantry component (typically 6 or 7 only).

An APC like the M113 is capable of carrying a FULL infantry section, plus the vehicles crew and support them with a 12.7mm machine gun or similar. The M113AS3/4 upgrade was to bridge this gap somewhat with much greater armour protection than any other armoured vehicle in Australia (besides the Leopards and Abrams of course) whilst still retaining excellent mobility and the full strength infantry section.

The downside was that the existing 12.7mm machine gun was being retained, the existing 7.62mm gun removed and NOT replaced and no actual firepower enhancement was being provided.

The difference between using a Bushmaster, ASLAV or M113/IFV type vehicle is usually one of doctrine. Australia uses and will continue to use a tracked APC/IFV because it is aware of the limitations of trying to use a wheeled vehicle in a close combat "assault" situation.

The cross-country mobility of wheeled vehicles is significantly less than that of tracked vehicles and wheeled vehicles are easier to disable than tracked. Of course tracked vehicles are also more expensive, more difficult to maintain (in general) are heavier and are less mobile on roads. Which is why we maintain a balance I guess.

The NZ Army which has opted for a sole wheeled armoured force with the LAVIII, is no doubt aware of the vehicle's limitations (in the aspects outlined above) and will compensate for this with appropriate tactics or operational taskings, should it ever find itself in a warfighting scenario.
[/size]

Fonte
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Johnnie

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« Responder #13 em: Agosto 30, 2007, 04:31:14 pm »
Será que os PANDUR II ainda vão ser enviados para o Afeganistão ou serão desadequados para esse teatro de operações?  :roll:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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Get_It

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« Responder #14 em: Agosto 30, 2007, 04:48:32 pm »
Citação de: "Johnnie"
Será que os PANDUR II ainda vão ser enviados para o Afeganistão ou serão desadequados para esse teatro de operações?  :roll:

Os PANDUR II não são desadequados para um TO como o do Afeganistão, veja-se o caso dos canadianos, norte-americanos, e polacos que usam veículos do mesmo tipo/classe para assalto e até mesmo para patrulha e escolta de colunas militares. Agora, se Portugal apenas continuar a contribuir com Comandos, Pára-quedistas, e FOE, como tem vindo a enviar, então duvido que os PANDUR II sejam enviados apenas para os apoiar.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque: