Batalhões de Caçadores - Guerra Peninsular

  • 1 Respostas
  • 2293 Visualizações
*

drum major

  • 28
  • +0/-0
Batalhões de Caçadores - Guerra Peninsular
« em: Maio 02, 2009, 08:01:56 pm »
Amigos ando aqui com umas pequenas dúvidas e pode ser que alguém me consiga explicar e que é o seguinte:
O Batalhão de Caçadores 6, entrou na Batalha da Roliça a 17 de Agosto de 1808 e na do Vimeiro a 23 do mesmo mês e ano a minha dúvida e pergunta é que se os Batalhões de Caçadores foram criados pela primeira vez (autonomamente, antes estavam integrados na Infantaria de Linha (companhia) e a farda era igual, excepto as franjas verdes nas dragonas de pano) pelo Decreto de 14 de Outubro de 1808 e só foi determinada a "denominação e fardamento de cada um deles, para que se cuide desde já em aprontar os seus uniformes, assim como o armamento," etc., etc. pelo Decreto e Plano de 11 de Novembro de 1808...assim sendo como é que eles estiveram nessas Batalhas antes de existirem? Ou já existiam e regulamentaram-se depois? Já me disseram que foi no Plano de Maio de 1806 mas lá nada consta, aliás eu tenho esse Plano e estes dois de Caçadores.

Efectivamente eles são mencionados pelos historiadores em como lá andaram, mas...nehum desses historiadores é comtemporêneo
(Pinheiro Chagas, Luz Soriano, Claudio de Chaby, etc.) Será que existe um documento coevo que prove que eles por lá andaram? E como?

Bom se alguém me poder esclarecer ficava muito grato
Drum Major
 

*

quintanova

  • 148
  • +0/-0
    • Em Busca de Lecor
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 04, 2009, 08:27:22 am »
Drum Major,

Os Batalhões de Caçadores foram criadas na reforma do Exército em 1806, mas não foram efectivamente levantados. Assim, só em 1808 começaram, a nível voluntário, levados pela necessidade.
Desde os finais do século XVIII, penso que 1796 ou 1797, já havia companhias de caçadores nos regimentos de infantaria e que eram frequentemente agrupados em batalhões provisórios para a chamada ordem dispersa em frente da linha.
Podes ver o historial dos 12 batalhões em http://www.arqnet.pt/exercito/batcac.html , mas a título de exemplo coloco aqui o nome das formações originais que são depois regularizados em batalhões:

Caçadores 1 - Reg. Voluntários de Portalegre (27.7.1808)
Caçadores 2 - Legião Transtagana (1808)
Caçadores 3 - Companhia de Caçadores de Vila Real (criada em 1801, recriada em 1808)

E por aí fora. Os batalhões 7, 8 e 9 foram criados em 1809 a partir da Leal Legião Lusitana.

Jorge