Notícias da FAP

  • 1272 Respostas
  • 374403 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: raphael

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2357 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias da FAP
« Responder #1246 em: Janeiro 24, 2024, 07:56:52 pm »
Começou o ano, o orçamento voltou a estar cheio de dinheiro  :mrgreen:.

Mas tem ai alguns interessantes como a manutenção de hélices para o C-130, para o P-3...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Notícias da FAP
« Responder #1247 em: Janeiro 25, 2024, 09:07:44 am »
Começou o ano, o orçamento voltou a estar cheio de dinheiro  :mrgreen:.

Mas tem ai alguns interessantes como a manutenção de hélices para o C-130, para o P-3...

E a aquisição de peças para o novo RWR digital da frota F-16M, por exemplo. ;)

Está também contemplada a reparação/manutenção de 5 guinchos de resgate Breeze-Eastern que equipam os Merlin, adjudicada à Saab que é o Service Center autorizado na Europa daquela firma norte-americana especializada em guinchos de resgate e de carga.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1686
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Notícias da FAP
« Responder #1248 em: Janeiro 25, 2024, 02:45:32 pm »
Começou o ano, o orçamento voltou a estar cheio de dinheiro  :mrgreen:.

Mas tem ai alguns interessantes como a manutenção de hélices para o C-130, para o P-3...

E a aquisição de peças para o novo RWR digital da frota F-16M, por exemplo. ;)

Está também contemplada a reparação/manutenção de 5 guinchos de resgate Breeze-Eastern que equipam os Merlin, adjudicada à Saab que é o Service Center autorizado na Europa daquela firma norte-americana especializada em guinchos de resgate e de carga.

Só 5 guinchos para 12 aeronaves...bom 10 que dois estão inop aqueles acidentes estranhos...mais  A e B...outros enquanto estes 5 são intervencionados devem manter o alerta e depois parar...ou seja, meio do ano devemos ter outros 5 guinchos a serem modernizados.
Se entretetanto algo mais não der de si. O dos motores está normalizado penso eu.
Será isso?
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Notícias da FAP
« Responder #1249 em: Janeiro 25, 2024, 03:09:47 pm »
Só 5 guinchos para 12 aeronaves...bom 10 que dois estão inop aqueles acidentes estranhos...mais  A e B...outros enquanto estes 5 são intervencionados devem manter o alerta e depois parar...ou seja, meio do ano devemos ter outros 5 guinchos a serem modernizados.
Se entretetanto algo mais não der de si. O dos motores está normalizado penso eu.
Será isso?

Já nem te sei dizer, muito sinceramente. Transitam tantas peças e equipamentos de células para células, que é extremamente fácil perder-se o fio à meada. Além de haver vários a necessitar de reparações ou coisas tão simples como lâmpadas para os faróis de aterragem e/ou farol de busca, algo que salvo erro consta nos contratos e ajustes diretos de Janeiro no portal base do Governo.

Se existir um guincho para cada aeronave, e partindo do pressuposto de que não existem reservas e estão todos operacionais, sobram 7. Creio que por esta altura estarão 4, no máximo 5 EH-101 em condições de voo, portanto é fazer as contas como disse o Guterres certa vez. No entanto uma coisa é certa: nenhum Merlin tem saído para missão sem estar completa e devidamente operacional, e tendo em conta todos os constrangimentos existentes isso é algo de louvar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: raphael

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2357 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias da FAP
« Responder #1250 em: Janeiro 25, 2024, 10:39:28 pm »
Não estou por dentro dos detalhes sobre os guinchos, mas também pode acontecer o caso de nem todos os guinchos estarem a precisar de manutenção mais pormenorizada, ou até já ter sido feito em anos passados...
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Notícias da FAP
« Responder #1251 em: Janeiro 26, 2024, 09:01:54 am »
Não estou por dentro dos detalhes sobre os guinchos, mas também pode acontecer o caso de nem todos os guinchos estarem a precisar de manutenção mais pormenorizada, ou até já ter sido feito em anos passados...

Claro que sim. Por isso é que disse na publicação anterior "partindo do pressuposto de que não existem reservas e estão todos operacionais". Sem guincho é que não pode ser.

Por exemplo, o AW101 Mk.612 norueguês "SAR Queen" até tem montados de origem 2 ganchos por uma questão de redundância e segurança.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1686
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Notícias da FAP
« Responder #1252 em: Janeiro 26, 2024, 09:10:38 am »
Não estou por dentro dos detalhes sobre os guinchos, mas também pode acontecer o caso de nem todos os guinchos estarem a precisar de manutenção mais pormenorizada, ou até já ter sido feito em anos passados...

Isso de certeza, porque nem todos os guinchos terão mesmo uso, porque nem todos os helis da frota têm tido a mesma taxa de prontidão. E os que estão na parte das doações para manter outros aptos.
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: Notícias da FAP
« Responder #1253 em: Janeiro 26, 2024, 10:44:31 am »
Regulamento n.º 119/2024
Defesa Nacional - Força Aérea - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea
Aprova o Regulamento de Nomeações e Colocações dos Militares da Força Aérea

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/regulamento/119-2024-839219903
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2357 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias da FAP
« Responder #1254 em: Janeiro 26, 2024, 01:28:19 pm »
Não estou por dentro dos detalhes sobre os guinchos, mas também pode acontecer o caso de nem todos os guinchos estarem a precisar de manutenção mais pormenorizada, ou até já ter sido feito em anos passados...

Claro que sim. Por isso é que disse na publicação anterior "partindo do pressuposto de que não existem reservas e estão todos operacionais". Sem guincho é que não pode ser.

Por exemplo, o AW101 Mk.612 norueguês "SAR Queen" até tem montados de origem 2 ganchos por uma questão de redundância e segurança.



Acho que os nossos também tem dois guinchos.
Um principal e um de reserva.

https://www.emfa.pt/aeronave-17-agustawestland-eh101-merlin
« Última modificação: Janeiro 26, 2024, 01:28:59 pm por Lightning »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Notícias da FAP
« Responder #1255 em: Janeiro 26, 2024, 02:55:46 pm »
Acho que os nossos também tem dois guinchos.
Um principal e um de reserva.

https://www.emfa.pt/aeronave-17-agustawestland-eh101-merlin

Consultando a imagem de alta-resolução que se encontra em baixo, dir-se-ia que a aeronave possuirá de facto provisões para a montagem de um segundo guincho (painel situado sob a entrada de ar do motor direito), mas que todavia nunca terá sido instalado.

https://www.emfa.pt/paginas/fap/ficheiros/noticias/2023/04/a201843.jpg
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2357 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias da FAP
« Responder #1256 em: Janeiro 26, 2024, 07:08:49 pm »
Acho que os nossos também tem dois guinchos.
Um principal e um de reserva.

https://www.emfa.pt/aeronave-17-agustawestland-eh101-merlin

Consultando a imagem de alta-resolução que se encontra em baixo, dir-se-ia que a aeronave possuirá de facto provisões para a montagem de um segundo guincho (painel situado sob a entrada de ar do motor direito), mas que todavia nunca terá sido instalado.

https://www.emfa.pt/paginas/fap/ficheiros/noticias/2023/04/a201843.jpg

Não sei onde é que esse guincho fica, só referi o que a FAP escreveu sobre o EH101.

Citar
Possui flutuadores de emergência, 2 barcos internos de 20 pessoas, 1 guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR. É equipado com um RADAR de busca da GALILEO com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo. Todas as aeronaves têm a capacidade para operarem em ambiente NVG.

Uma boa para os experts. :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 26, 2024, 07:10:05 pm por Lightning »
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1561
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1800
  • Recebeu: 1685 vez(es)
  • Enviou: 2540 vez(es)
  • +5502/-2918
Re: Notícias da FAP
« Responder #1258 em: Janeiro 27, 2024, 10:36:51 am »
Em breve o zero aéro.
CPs,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, PTWolf

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1358
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Notícias da FAP
« Responder #1259 em: Janeiro 27, 2024, 01:44:21 pm »
https://expresso.pt/politica/defesa/2024-01-26-Oficiais-acusam-chefe-da-Forca-Aerea-de-banalizar-a-vida-dos-militares-e-Marcelo-de-declaracoes-ofensivas-1dd947d0
Fizeram bem em responder desta forma ao PR que simplesmente quer que o pessoal aguente tudo e mais alguma coisa custe o que custar. Vindo de quem vem, que nem o exemplo consegue dar, foi deveras patético e pior, contra-producente o que MSR fez.
« Última modificação: Janeiro 27, 2024, 01:44:39 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."