Notícias da FAP

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sergio21699

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1110 em: Agosto 24, 2023, 06:01:09 pm »
Poderá ser asa fixa, até porque nunca se falou em substituir os Merlin

Também pensei nessa hipótese ou em drones específicos para SAR.
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 
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imaginário

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1111 em: Agosto 24, 2023, 06:02:11 pm »
11. Foi ainda autorizada a realização de despesa relativa aos seguintes procedimentos:
Aquisição, pela Força Aérea Portuguesa, de meios aéreos para as missões de interesse público de busca e salvamento de muito longo alcance no âmbito do Sistema Nacional de Busca e Salvamento Aéreo e Marítimo, em cumprimento das obrigações internacionais quanto à salvaguarda da vida humana nos casos de acidente ou de situações de emergência ocorridos em ambiente marítimo;

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=568

Devem ser os P-3 Orion alemães. Os alemães querem vender-nos os aviões, circula nos corredores que querem fazer uma nova esquadra para pôr nas Lages. Não me surpreende que seja esse o negócio. Entre 4 e 6 aeronaves ( 4 a voar e 2 para peças)
 

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dc

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1112 em: Agosto 24, 2023, 07:14:16 pm »
Tanto pode ser P-8A, como mais KC-390...
Ao saber aviso.
Cps,

Epa, usar a desculpa de "Busca e Salvamento" para adquirir P-8, era uma jogada de mestre. Algo tipo os italianos, ao chamarem de patrulhas aos Thaon di Revel.  :mrgreen:

Mas acho muita fruta, e sabendo o que a casa gasta, vão fazer de tudo o que puderem para espatifar mais dinheiro na Embraer.

A não ser que isto viesse a ser verdade:
Devem ser os P-3 Orion alemães. Os alemães querem vender-nos os aviões, circula nos corredores que querem fazer uma nova esquadra para pôr nas Lages. Não me surpreende que seja esse o negócio. Entre 4 e 6 aeronaves ( 4 a voar e 2 para peças)

Que seria de longe uma solução muito superior, e muito mais militar, a ter mais cargueiros.

Depois a sua substituição é que poderá ser problemática, se ter que substituir 4 P-3 já era complicado, substituir 8 será uma loucura se quisermos algo como o P-8.
Nem falo das tripulações, que nunca temos que chegue... oxalá não seja o caso.
 

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Drecas

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1113 em: Agosto 24, 2023, 07:18:19 pm »
Sendo o P-8 superior talvez não seja necessário fazer a substituição 1:1

Poderíamos talvez voltar aos 5 atuais (e operacionais)
 

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dc

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1114 em: Agosto 24, 2023, 07:45:04 pm »
Sim, e conjugá-los com drones.

Mas mesmo 5, era preciso muita sorte. 4 já era um número aceitável face ao estado actual.

Mas agora é aguardar novidades sobre isto das aeronaves de "busca e salvamento".
 

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imaginário

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1115 em: Agosto 24, 2023, 08:41:25 pm »
No passado mês de Junho, no Beja Air Show, esteve em exposição estática um P-8 da U.S. Navy, mais uma vez, para fazer exercícios conjuntos e ao mesmo tempo " uma missão de charme" à FAP. Mas não há €€€€!!! O futuro a curto/ médio ou mesmo longo prazo, como é nosso apanágio, passa pelo P-3 Orion.
 

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Pescador

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1116 em: Agosto 24, 2023, 08:44:05 pm »
No passado mês de Junho, no Beja Air Show, esteve em exposição estática um P-8 da U.S. Navy, mais uma vez, para fazer exercícios conjuntos e ao mesmo tempo " uma missão de charme" à FAP. Mas não há €€€€!!! O futuro a curto/ médio ou mesmo longo prazo, como é nosso apanágio, passa pelo P-3 Orion.


"Mas não há €€€€!!!"
Gastam todo no Brasil e outros interesses pessoais a sul
 

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ARIES

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1117 em: Agosto 24, 2023, 10:22:19 pm »
Julgo que será para a aquisição de drones da Tekever.
 

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Get_It

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1118 em: Agosto 25, 2023, 11:17:23 am »
11. Foi ainda autorizada a realização de despesa relativa aos seguintes procedimentos:
Aquisição, pela Força Aérea Portuguesa, de meios aéreos para as missões de interesse público de busca e salvamento de muito longo alcance no âmbito do Sistema Nacional de Busca e Salvamento Aéreo e Marítimo, em cumprimento das obrigações internacionais quanto à salvaguarda da vida humana nos casos de acidente ou de situações de emergência ocorridos em ambiente marítimo;

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=568
Poderá ser asa fixa, até porque nunca se falou em substituir os Merlin
Tanto pode ser P-8A, como mais KC-390...
Ao saber aviso.
Cps,
Também pensei nessa hipótese ou em drones específicos para SAR.
Epa, usar a desculpa de "Busca e Salvamento" para adquirir P-8, era uma jogada de mestre. Algo tipo os italianos, ao chamarem de patrulhas aos Thaon di Revel.  :mrgreen:

Mas acho muita fruta, e sabendo o que a casa gasta, vão fazer de tudo o que puderem para espatifar mais dinheiro na Embraer.
Pela linguagem, e concordo que sabendo o que a casa gasta, provavelmente será um meio não militar e sem capacidade ASW e ASuW. Portanto ou mais kacetes que a FAP tanto gosta ou um avião civil para SAR.

A não ser que isto viesse a ser verdade:
Devem ser os P-3 Orion alemães. Os alemães querem vender-nos os aviões, circula nos corredores que querem fazer uma nova esquadra para pôr nas Lages. Não me surpreende que seja esse o negócio. Entre 4 e 6 aeronaves ( 4 a voar e 2 para peças)

Que seria de longe uma solução muito superior, e muito mais militar, a ter mais cargueiros.
x2. Embora também poderiam comprar os P-3 alemães, actualizar os sistemas de vigilância e retirar tudo o resto militar só mesmo para a missão de vigilância marítima e por formar a "poupar" dinheiro.

No passado mês de Junho, no Beja Air Show, esteve em exposição estática um P-8 da U.S. Navy, mais uma vez, para fazer exercícios conjuntos e ao mesmo tempo " uma missão de charme" à FAP. Mas não há €€€€!!! O futuro a curto/ médio ou mesmo longo prazo, como é nosso apanágio, passa pelo P-3 Orion.
Eu cá continuo a ser pessimista e a pensar que daqui a alguns anos vamos ter uma fase em que não vamos ter aeronave ASW e dedicada a patrulha marítima. Vamos ver se não me vão surpreender pela positiva.

Agora, qual o motivo para esta autorização?

1. É só mais um grupo de trabalho e outro relatório para ir para a gaveta?
2. Foram influências do sudoeste para comprar aviões de lá?
3. Foi pressão da NATO e UE para garantir a protecção da nossa responsabilidade marítima?
4. Surgiu realmente a oportunidade e interesse em adquirir os P-3 alemães?
5. É simplesmente uma forma de ajudar a esticar ainda mais a vida dos P-3?
6. É resultado da GNR ter pedido um avião de vigilância marítima à Frontex?

«Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.»

É que não é por nada mas o Exército até está para perder em breve o comando da GNR: «Estão escolhidos os dois novos generais para comandar a GNR. Exército sai de cena» (18 de Agosto de 2023). Assim como quem não quer a coisa... Não vão os novos comandantes pedir mais aviões à Frontex ou quem sabe, comprar aeronaves MSA.

GNR pede avião à Frontex para patrulhar mar dos Açores. Marinha e Força Aérea apanhadas de surpresa
(18 de Outubro de 2022)
Citação de: Valentia Marcelino / DN
Já está a sobrevoar o mar dos Açores o Beechcraft C-12 da Agência de Fronteiras Europeia. A sua presença, a pedido da GNR, não é pacífica e surpreendeu a Marinha e Força Aérea que vigiam a área. Há quem entenda que está em causa a soberania nacional.

A GNR não explica porquê, nem que ameaças específicas prevê para Outubro e Novembro, período para o qual pediu à Frontex (Agência de Fronteiras Europeia) uma aeronave para patrulhamentos do mar dos Açores, onde a sua competência termina nas 12 milhas. O facto é que o avião, um Beechcraft C-12, está a operar desde domingo e a situação provocou um tremendo mal estar nas Forças Armadas. Marinha e Força Aérea têm meios de vigilância para além das 12 milhas, mas não receberam qualquer pedido de apoio da Guarda, conforme confirmaram ao DN fontes oficiais.

[continua]
Fonte: https://www.dn.pt/politica/gnr-pede-aviao-a-frontex-para-patrulhar-mar-dos-acores-marinha-e-forca-aerea-apanhadas-de-surpresa-15262666.html

Cumprimentos,
« Última modificação: Agosto 25, 2023, 11:25:47 am por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

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sivispacem

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1119 em: Agosto 25, 2023, 12:56:54 pm »
11. Foi ainda autorizada a realização de despesa relativa aos seguintes procedimentos:
Aquisição, pela Força Aérea Portuguesa, de meios aéreos para as missões de interesse público de busca e salvamento de muito longo alcance no âmbito do Sistema Nacional de Busca e Salvamento Aéreo e Marítimo, em cumprimento das obrigações internacionais quanto à salvaguarda da vida humana nos casos de acidente ou de situações de emergência ocorridos em ambiente marítimo;

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=568

Nãã... não acredito em mais P-3, nem em upgrade dos Merlin nem em concorrência com a GNR
Aposto umas cervejas em como a ideia será a aquisição de drones MALE - afinal fala-se em muito longa distância. O que, a ter razão, até nem é má ideia de todo.... (alguém sabe o que a Tekever anda a desenvolver???)
 

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Red Baron

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1120 em: Agosto 25, 2023, 12:59:02 pm »
Também podem ser drones da Tekever ou até mais EH-101

O comunicado não diz muito.
 

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Luso

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1121 em: Agosto 25, 2023, 02:06:08 pm »
Talvez ajude a completar o cenário...
https://www.navalnews.com/naval-news/2020/06/german-mod-ends-p-3c-orion-mpa-modernization-program-seeking-alternative/


The German Federal Ministry of Defence (MoD) will end the modernization of the P-3C ORION maritime patrol aircraft (MPA) ahead of schedule.
Martin Manaranche 17 Jun 2020


The reason for this is that the total costs and the technical difficulties that arose during the modernization are too important.

The delays in the modernization of the P-3C Orion are already leading to insufficient material operational readiness without any foreseeable improvement. The situation is aggravated by the fact that the P-3C Orion with tactical marker “60+01” was heavily damaged during a refuelling operation at the end of March 2020.

Therefore, the MoD decided on the basis of a capability assessment with the effects on the availability of P-3C Orion in the German navy, a project analysis by the contractor AIRBUS and a profitability analysis with risk analysis to terminate the modernization project P-3C Orion prematurely. More specifically, this means that work on the model installation of the mission equipment will be stopped.

However, the maintenance measures for rewinging, which have been advanced at two P-3C Orions, are still to be completed.

A capability gap resulting from the loss of the P-3C Orion, especially for long-range and rapid underwater warfare, cannot be accepted.

For this reason, the Bundeswehr is currently conducting a market survey which takes into account all platforms available on the market.

In addition to the operational requirements, this analysis will also evaluate all interactions with the Franco-German cooperation project Maritime Airborne Warfare System (MAWS).

For the record on the occasion of the ILA exhibition, which took place from 25 to 29 April 2018 in Berlin, French Minister of the Armed Forces, Florence Parly and her German counterpart, Ursula von der Leyen signed a letter of intent to jointly develop the next generation of maritime patrol aircraft with possible opening to other partners from Europe or NATO.

The project, known as MAWS (Maritime Airborne Warfare System), aims to ensure, from 2030 onwards, the succession of the French Navy’s Atlantique 2 and the German Navy’s P-3C Orion. Unveiled at Euronaval 2018, Airbus’ A320M3A in its MPA variant appeared to be a natural candidate for the MAWS program.

But with the decision to retire the P-3C early, Germany is now somewhat out of sync with France to pursue a common successor via a joint project. Modernized ATL2 are currently being delivered to the French Navy and their replacement won’t be needed until the mid-2030ies.

The Bundeswehr is exploring new acquisition to replace all current P-3C MPAs set to be retired by 2025 (instead of 2035 initially). The stop-gap platforms being considered are:

the C295 Persuader from Airbus
the RAS-72 Sea Eagle from RAS
the P-8A Poseidon from Boeing.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Pescador

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1122 em: Agosto 25, 2023, 02:42:44 pm »
Tanto pode ser P-8A, como mais KC-390...
Ao saber aviso.
Cps,

Mais Kacetes?
Só pode. Afinal estão virados para o membro do Bric e um dos promotores do movimento novo socialismo, o Brasil do cadastrado bebedolas patético Lula, amigo do peito dos nossos patetas com interesses pessoais no Brasil e outros nas contas
« Última modificação: Agosto 25, 2023, 02:44:42 pm por Pescador »
 

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Pescador

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1123 em: Agosto 25, 2023, 02:51:34 pm »
Também podem ser drones da Tekever ou até mais EH-101

O comunicado não diz muito.

Mais EH101 sem fazer o MLU e sequer operacionalizar o que esperam? Ainda estão só 4 operacionais ou já soltaram mais algum?
Drones da Tekever é um bom e económico complemento aos meios aéreos pilotados. Em particular se for o AR5. Mas precisa de satélite que também podem ter se quiserem. Já o AR 3 que não precisa de satélite sempre é melhor que os actuais drones da treta da FAP.
Entretanto parece que ainda nada se sabe do maior ARX e suas capacidades
 

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dc

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1124 em: Agosto 25, 2023, 04:41:47 pm »
Plot twist: à semelhança do que aconteceu com os B-17, que quando recebidos foram usados para SAR, vamos receber B-52 para essa função.  :mrgreen:

Agora a sério. Depende de definição de extra longo alcance. Por cá também chamam os KC de cargueiros estratégicos, portanto...

Se o alcance extremamente elevado for de facto um critério, os actuais drones da Tekever não correspondem. A velocidade de cruzeiro do AR5 de 100 km/h, e endurance de 20h, demora 10 horas a atingir uma distância de 1000km, e outras 10 para voltar. Para isso, um C-295 VIMAR faz melhor o trabalho, indo mais longe e mais rápido.

A ser um drone, teria que ser algo na classe do MQ-9 Reaper, ou mesmo um Global Hawk/Triton.

Caso contrário, terá que ser uma aeronave tripulada. E aí, não sei se podemos considerar o KC-390 como uma opção de "extra longo alcance".

Se a ideia de "longo alcance" for mais contida, e o objectivo ser apenas ter algo que exceda os Merlin, então, deverá ser entre KC-390 e C-295. Tirando os P-3 alemães, não estou a ver irmos comprar ainda outro modelo de aeronave para uma missão tão específica.

Assim sendo, sem contar com a hipótese teórica P-3, nem drones MALE/HALE, nem com o sonho do P-8, ia para mais C-295. É muito mais barato que o KC, e serve perfeitamente para a função, podendo ainda ser adquirido com a lança de abastecimento.