O novo Aeroporto de Lisboa

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P44

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #165 em: Maio 15, 2024, 05:53:10 pm »
Parece que voltámos a 2009-2010

Então para o ano a economia nacional estoura? Outra vez?! :o

Já pouca coisa me admira
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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tenente

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #166 em: Maio 16, 2024, 04:35:03 am »

A escolha é Alcochete: Governo anuncia hoje localização do novo aeroporto


Para o País, e das opções apresentadas, é a melhor escolha.
Alcochete permite que a construção do NAER, possa ser efectuada faseadamente, não obrigando a dispender a totalidade do custo da infraestrutura aeroportuária no tal prazo de dez anos afirmado pelos especialistas iluminados.

Esta construção faseada deverá ser mandatoria de modo a permitir que no máximo entre 4 e 5 anos, seja possível libertar a enorme pressão exercida em LIS, devido ao elevadíssimo número de pax envolvidos, que excedem em alguns milhões a actual capacidade do Aeroporto.

Deste modo; Inicialmente numa primeira fase, de digamos quatro a cinco anos, poderia, aliás deveria ser construída a primeira pista, um Terminal de pax e um STB, de modo a que uma parte substancial do trafego do AHD, fosse transferida para o NAER.
Simultaneamente com a transferência de parte do trafego, iniciar-se-ia a segunda fase, com a construção da segunda pista, segundo terminal PAX, e muito provavelmente o aumento de capacidade do STB, ou a separação do STB em  terminal de bags chegadas e partidas.

O final desta segunda fase digamos mais quatro a cinco anos, permitiria efectuar a transferência do tráfego ainda existente no AHD, e a sua transformação em terminal Rodo/Ferroviário libertando parte dos terrenos actuais afectos ao AHD, para a construção de muitas centenas de habitações.

Abraços

Vou lhe deixar duas perguntas, tendo em conta este ser a melhor localização...

Quais as ligações que vai ter o novo aeroporto?
Rodovia, comboios , metro, etc

É que eu olho para o mapa e aquilo e no cu do mundo sem nenhumas ligações atuais

Para onde vão deslocalizar o campo de tiro?

Ou vão desistir dele?

De acordo com a CTI, as ligações ferroviárias constam do plano de ligações a Espanha, ao Porto pela margem sul Tejo, a nova ligação a Beja/Algarve, e ligação a Lisboa, aqui através a terceira ponte sobre o Tejo.

http://www.socgeografialisboa.pt/wp/wp-content/uploads/2010/01/PlanoIntegrado-11.pdf

As ligações rodoviárias, penso serem as de mais fácil construção/adaptação  para fazer as ligações à infraestrutura aeroportuária.

Quanto ao CTA, poderá ser recolocado onde inicialmente estava previsto, zona de Mértola, ou até com alterações no CMSM, neste polígono de tiro.

Cumprimentos

Como já tinha comentado há uns dias quanto às prováveis possibilidades da deslocalização do CTA:

https://www.publico.pt/2024/05/15/politica/noticia/campo-tiro-forca-aerea-ir-alcochete-mertola-2090577

Abraços
« Última modificação: Maio 16, 2024, 06:09:19 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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ricardonunes

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #167 em: Maio 16, 2024, 09:27:16 am »

Como já tinha comentado há uns dias quanto às prováveis possibilidades da deslocalização do CTA:

https://www.publico.pt/2024/05/15/politica/noticia/campo-tiro-forca-aerea-ir-alcochete-mertola-2090577

Abraços

Assim de repente fui ver o mercado de herdades na zona de Mértola, nao está nada barato. uma herdade com 1300 ha 7 700 000€ , e isto por causa do negocio da caça.

O CTA tem 7539 ha, numa comparação directa com o anuncio que citei a mesma área de  terreno em Mértola custaria arredondando 44 500 000€, como terrenos desta dimensão nao se encontram á venda, teriam de partir para a expropriação por utilidade publica, tendo assim de vir alguém justificar o cariz de utilidade publica de tal investimento.

Juntem ao projeto, estudos e gabinetes de advogados, a criação de um gabinete para gerir todo o processo e facilmente se chega aos 55 000 000€ para ter um novo campo de tiro das mesmas dimensões do anterior, e nem estou a falar do processo litigioso no processo de expropriação, que é estupidamente oneroso para o Estado.

MAS, pode se dar o caso de os senhores da Força Aérea andarem apenas á procura de um campo de tiro, vulgo coutada, e assim resolvem o problema com os 1200ha, a 7,7 milhões.  c56x1

Ele á coisas engraçadas....
Potius mori quam foedari
 

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raphael

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #168 em: Maio 16, 2024, 09:39:32 am »
O Campo de Tiro atual é muito mais que carreiras de tiro terrestre e carreiras de tiro ar-solo.

Contempla muitas outras áreas.

Mas toda essa dinâmica de valências cabe à Força Aérea expressar para a tutela, para se acautelar na nova localização.

Poderão migrar para o Montijo algumas das valências.
Um abraço
Raphael
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Lusitano89

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #169 em: Maio 16, 2024, 12:17:05 pm »
Em análise: Novo aeroporto


 

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Lusitano89

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #170 em: Maio 16, 2024, 01:08:13 pm »
Novo aeroporto divide opiniões


 

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Lightning

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #171 em: Maio 16, 2024, 07:00:37 pm »
Acho que os terrenos em Mértola já são do estado.

E neste artigo o CEMFA diz que o novo Campo de Tiro não tem de ser tão grande como o actual.
https://www.dn.pt/2235481395/general-cartaxo-alves-tenho-militares-que-chegam-a-pagar-150-mil-euros-para-se-desvincularem/
« Última modificação: Maio 16, 2024, 07:17:57 pm por Lightning »
 

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dc

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #172 em: Maio 16, 2024, 10:15:49 pm »
E com isso, volto a perguntar:
Qual seria o impedimento de usar Santa Margarida como Campo de Tiro, da mesma forma que já é usado pelo Exército? É demasiado pequeno/estreito? Encontra-se algo próximo de habitações? Existiria algum critério específico da FAP para o campo de tiro que não seja correspondido em SM?

Quero respostas sérias, nada do tipo "ah, são de ramos diferentes, logo não dá".
 

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raphael

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #173 em: Maio 16, 2024, 11:07:50 pm »
dc a dos Ramos diferentes cai por terra pois o atual Campo de Tiro serve os três Ramos das Forças Armadas, PSP e GNR tanto nas vertentes de patrulhas como algumas unidades especiais da GNR, serve uma panóplia de unidades da área de lisboa dos três ramos que não tem instalações próprias para a prática de tiro de manutenção, incluindo forças de segurança.

A proximidade com algumas unidades e a valência de utilização sem restrições horárias ajuda.

Os exercicios de aprontamento de FND na parte de avaliação é lá realizado, uma parte do curso de comandos também decorre no CT.

Tudo pode ser deslocalizado, agora a distância para algumas unidades vai obrigar a repensar algumas valências.

Toda a componente de treino e inativação de engenhos explosivos é efetuada lá.

É uma área onde se desenrola o treino de unidades aéreas nacionais e internacionais em termos de utilização de tiro aéreo e bombas reais.

é onde se localizam o paiois da Força Aerea, servindo também alguns o Exército tendo recebido algum material oriundo de Tancos...Sta Guida não teve capacidade para tudo.

É um espaço utilizado para o desenvolvimento de armamento e munições de artilharia para empresas europeias.

E estava na calha absorver outras valências da Força Aérea que têm de ser deslocalizadas da localização atual.

Porém o Alentejo pode acomodar algumas das valências atuais outras nem tanto.

Mas algo bom se fot para retirar tudo pode ser que limpem munições obsoletas armazenadas...que também vai ser um certo problema mexer nisso.
Um abraço
Raphael
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