C-295 M na FAP

  • 964 Respostas
  • 330931 Visualizações
*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: C-295 M na FAP
« Responder #585 em: Fevereiro 12, 2014, 05:01:17 pm »
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1073
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +51/-13
Re: C-295 M na FAP
« Responder #586 em: Fevereiro 12, 2014, 07:52:45 pm »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: C-295 M na FAP
« Responder #587 em: Fevereiro 13, 2014, 05:24:41 pm »
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5353
  • Recebeu: 729 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
Re: C-295 M na FAP
« Responder #588 em: Fevereiro 13, 2014, 07:09:21 pm »
Citação de: "Lightning"

Ainda vão dizer, que já não vamos precisar de modernizar ou substituir os C130. :twisted:
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: C-295 M na FAP
« Responder #589 em: Fevereiro 13, 2014, 11:56:07 pm »
Citação de: "nelson38899"
Ainda vão dizer, que já não vamos precisar de modernizar ou substituir os C130. :wink: .

 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1073
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +51/-13
Re: C-295 M na FAP
« Responder #590 em: Fevereiro 14, 2014, 04:15:24 pm »
Visitas Internacionais

Brasil


Papua-Nova Guiné


Nova Zelândia


Canadá


Citar
http://www.flickr.com/photos/forcaaereaportuguesa/with/12504053995/
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1073
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +51/-13
Re: C-295 M na FAP
« Responder #591 em: Fevereiro 17, 2014, 05:52:06 pm »


Já chegou a Timor

Citar
Aeronave C-295M da Força Aérea em Díli

Uma aeronave C-295M da Força Aérea portuguesa esteve em Díli, Timor-Leste, para uma missão de demonstração das capacidades da aeronave, feita a pedido das autoridades timorenses.

O objetivo desta paragem foi demonstrar as valências e as capacidades que a Força Aérea tem e que de algum modo possam contribuir também para desenvolver a cooperação com Timor.

O C-295 pertence à Esquadra 502 - "Elefantes" da Força Aérea Portuguesa e realiza missões de transporte tático e geral, apoio logístico, vigilância marítima, busca e salvamento, evacuações médicas, bem como lançamento de tropas aerotransportadas, carga aérea e transporte de altas entidades.

A demonstração da capacidade da aeronave em termos de vigilância e reconhecimento, busca e salvamento e controlo de pescas incluiu um voo por Timor-Leste, levando a bordo o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e alguns elementos do Governo, forças de defesa e segurança, bem como o embaixador de Portugal, Manuel Gonçalves de Jesus. No final do voo, Xanana Gusmão afirmou que esta aeronave responde às necessidades dos timorenses.

A visita do C-295 a Díli ocorre depois de uma demonstração das capacidades da aeronave em Singapura, no âmbito de um protocolo celebrado entre a Força Aérea Portuguesa e a Airbus Militar.

http://www.emfa.pt/www/noticia-492-aeronave-c-295m-da-forca-aerea-em-dili
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1073
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +51/-13
Re: C-295 M na FAP
« Responder #592 em: Fevereiro 17, 2014, 06:12:25 pm »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12773
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: C-295 M na FAP
« Responder #593 em: Fevereiro 18, 2014, 07:49:51 pm »





Mais algumas.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: C-295 M na FAP
« Responder #594 em: Julho 22, 2014, 10:40:53 pm »
 

*

pchunter

  • 368
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +2/-0
Re: C-295 M na FAP
« Responder #595 em: Julho 29, 2014, 10:02:45 pm »
É impressão minha ou os pássaros levaram umas pinceladas!! :lol:

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: C-295 M na FAP
« Responder #596 em: Setembro 15, 2014, 08:55:52 pm »
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: C-295 M na FAP
« Responder #597 em: Dezembro 22, 2014, 11:53:19 am »
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2276
  • Recebeu: 528 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +836/-827
Re: C-295 M na FAP
« Responder #598 em: Dezembro 22, 2014, 04:18:09 pm »
Essas fontes... Então se fosse para enviar C-212 há uns anos sem ser o C-295 então é que eles iam mesmo queixar-se das limitações. Também não estou a ver qual é o problema de reabastecer em Marrocos ou no Senegal, os outros também o fazem e não deixam de fazer as missões em África por causa disso. Se essas fontes da FAP estão assim tão preocupadas com as limitações operacionais e com o facto dos nossos C-295 não terem dado provas nessas condições então que comprem C-17. E o DN a criar drama com a «apreensão na Força Aérea». Enfim. Alguém sabe qual foi a experiência que os espanhóis tiveram a utilizar o CN-235 e o C-295 no Afeganistão? Lembro-me de na altura ter lido alguns problemas relativos a substituição de partes, mas não é nada que não tenha ficado resolvido desde 2007-2008.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

night_runner

  • Membro
  • *
  • 169
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +3/-0
Re: C-295 M na FAP
« Responder #599 em: Dezembro 22, 2014, 07:48:17 pm »
Penso que o artigo não esteja correcto. A "noticia" muito provavelmente terá surgido numa conversa de café entre o autor e algum daqueles oficiais da FAP que julgam que um "Alpha Jet é um F-16 com dois motores"... Os C-295/CN-235 já têm largos milhares de aterragens em cima em locais como os que vão encontrar no Mali (que até nem são dos piores, se comparados com o Afeganistão, por exemplo). E considerar o facto de a aeronave, nesta situação, ter que fazer escalas até chegar ao destino como um problema só pode ser estupidez ou má-fé...

Pistas à parte, não quer dizer que não possa haver discussão e dúvidas em torno da utilização do C-295 da FAP neste tipo de cenários, apesar de (também) ter sido com base neles que adquirimos este modelo de aeronave.

Talvez...
será que os sistemas de auto-protecção do aparelho foram adquiridos?
Estão todos certificados e integrados? Até há uns anos não estavam.
Estarão operacionais? As tripulações estão treinadas para os operar? As esquadras SAR têm actualmente poucas horas disponiveis para o "táctico"...
Há registos de aeronaves deste modelo com este tipo de sistemas instalados, como vemos no C-130, EH, F-16 e P-3? Eu não me recordo de ter visto

Em relação às pistas... não se podem comparar aeronaves com 40 anos de diferença nalguns aspectos. Como meter um UMM velhinho e um jeep destes novos todos xpto no mato umas semanas e depois ver qual sobrevive mais tempo... Penso que o mesmo é válido para a grande maioria dos modelos recentes de aeronaves e outros equipamentos no geral.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It