Brasil enviará tropas ao Haiti

  • 28 Respostas
  • 13103 Visualizações
*

Cabral

  • 4
  • +0/-0
Brasil enviará tropas ao Haiti
« em: Março 04, 2004, 11:15:37 pm »
'Brasil enviará 1.100 militares para força de paz no Haiti

O Brasil vai enviar 1.100 soldados para o Haiti como parte da missão de paz organizada pela ONU.

A força brasileira deve chegar ao país caribenho daqui a cerca de três meses, na segunda fase da operação de paz.
Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, os militares que farão parte da missão foram especialmente treinados para esse tipo de tarefa.
O anúncio do envio de soldados ocorreu dois dias depois de uma conversa telefônica em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ao seu colega americano, George W. Bush, participar dessa força de paz.
Na mesma conversa, Bush teria elogiado a posição do governo brasileiro na ONU quanto ao Haiti, depois da aprovação da força de paz.
Mais de 1.000 soldados americanos já estão no Haiti como parte da força internacional da ONU.
No total, a força de paz deverá ter mais de 5.000 integrantes.'

Fonte: BBC Brasil, 04 de março, 2004 - 18h55 GMT (15h55 Brasília)

Abraços,
Cabral.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7441
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4507/-861
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 05, 2004, 10:46:26 pm »
Sería interessante saber que tipo de unidades vai o Brasil enviar para o Haiti, e que tipo de equipamentos.

Serão unidades do exército ou da Marinha? (Fuzileiros)

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Cabral

  • 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 06, 2004, 07:21:33 pm »
Brasil Testará nova Estrutura no Haiti

 Exclusivo Defesanet    

    O Exército testará uma nova estrutura o " Batalhão de Força de Paz" na Missão de Paz no Haiti. Será usado como base o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (São Leopoldo-RS) e mais o apoio de outras unidades garantindo uma ação equilibrada. O Treinamento já vem sendo conduzido seguindo-se um "Programa Padrão de Força de Paz", editado pelo Comando de Operações Terrestres (COTER).

    O treinamento já iniciou, no dia  02 Fev 04 e deveria se estender por onze semanas. Deverão compor o "Batalhão de Força de Paz" membros das seguintes unidades:

Uma Companhia de Polícia do Exército, do 3º BPE(Porto Alegre-RS)
Uma Companhia do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado
Uma Companhia de Engenharia do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (B E Cmb).
    As instruções vinham sendo desenvolvidas nos aquartelamentos de cada organização militar. O planejamento previa um exercício integrando todas as unidades, chamado "Exercício de Força de Paz", onde participariam todas as unidades acima.
 
    Com a definição da missão de paz, o Batalhão de Força de Paz, Brazilian Batallion (BRABAT), deverá intensificar os treinamentos com instruções a  cargo do COTER. Do 19º BI Mtz, não irão para operações de Força de Paz a 3ª Companhia de Fuzileiros, que é composta de Recrutas, os quais incorporam todos os anos e têm a missão precípua de atuar em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e em Operações de Defesa da Pátria, bem como a Base Administrativa, que ficará responsável por conduzir as atividades administrativas e de segurança do aquartelamento
 
    Também deverão ser levados membros de outras unidades, certamente contingentes da FAB e Fuzileiros Navais. A composição definitiva ainda está sendo definida pelo Ministério da Defesa e Comandos Militares. O  Ministério de Relações Exteriores também tem participado das discussões.
Brasil Enviará  1.100 Homens para o Haiti  


Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O governo brasileiro pretende enviar 1.100 soldados ao Haiti para se incorporarem à Força Multilateral das Nações Unidas, para ajudar na reconstrução do país. Durante conversa por telefone no início da tarde de hoje com o presidente da França, Jacques Chirac, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil está à disposição da ONU para o envio dos soldados durante as ações de paz, previstas para terem início daqui a três meses.

Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, o presidente Chirac defendeu que o Brasil assuma a liderança de todas as forças de paz no Haiti. "O presidente Chirac disse que na segunda etapa das operações internacionais de paz naquele país é fundamental a participação de tropas brasileiras. Acrescentou que seria de suma importância, também, que o Brasil assumisse o controle dessa força a ser composta de contingentes canadenses, franceses, norte-americanos, dos países da Comunidade Caribenha e argentinos, além dos brasileiros", disse o porta-voz.

A idéia de o Brasil comandar as forças de paz, segundo Jacques Chirac, também é defendida pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan. Diante do pedido, o presidente Lula garantiu a Chirac que o Brasil também está à disposição da ONU para exercer o comando das tropas no Haiti, se isso for necessário. "O presidente Lula disse que o Brasil fica honrado para essa indicação", disse Singer.


Extraído do site www.defesanet.com.br
Abraços,
Cabral.
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 13, 2004, 10:23:08 pm »
Veículos que o Brasil enviará ao Haiti:

http://www.defesanet.com.br/haiti/veiculos/haiti.pdf
 

*

[PT]HKFlash

  • Membro
  • *
  • 175
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 14, 2004, 05:26:52 pm »
Nao querendo entrar em "Off Topic", gostava de saber quais os paises que ja se encontram no Haiti?
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 14, 2004, 05:35:15 pm »
EUA e França.

Além do Brasil, a Força de Paz receberá canadenses, chilenos, argentinos e soldados de países caribenhos.
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 14, 2004, 05:38:35 pm »
Como vêm os Brasileiros essa participação na "reconstrução" do Haiti?
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 14, 2004, 05:42:57 pm »
Eu sou totalmente contra enviar tropas para o Haiti, assim como para qualquer lugar que seja. Não é problema do Brasil, se os haitianos querem se matar numa guerra civil. No máximo, deveriam ser enviados observadores, que ficam em seus postos de observação, notando o movimento de tropas, cessar-fogo, etc.

O Brasil deveria ser tão neutro quanto a Suíça.
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #8 em: Maio 14, 2004, 06:06:58 pm »
Citação de: "Guilherme"
Eu sou totalmente contra enviar tropas para o Haiti, assim como para qualquer lugar que seja. Não é problema do Brasil, se os haitianos querem se matar numa guerra civil. No máximo, deveriam ser enviados observadores, que ficam em seus postos de observação, notando o movimento de tropas, cessar-fogo, etc.

O Brasil deveria ser tão neutro quanto a Suíça.


Espero que os Brasileiros não fiquem ofendidos, mas na minha opinião tb acho um desperdício mandar tropas para o Haiti. O que é que o Brasil têm a ver com o Haiti!? Ali sim, é uma verdadeira república das Bananas, já tiveram mais golpes de estado do que qualquer outro país no mundo.

Mais valia mandarem essas tropas para a favela da rocinha e caçarem aqueles traficantes que lá andam a matar, e a aterrorizar as pessoas honestas que vivem nesses lugares.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

FinkenHeinle

  • Membro
  • *
  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Maio 15, 2004, 09:12:30 pm »
Citação de: "dremanu"
Como vêm os Brasileiros essa participação na "reconstrução" do Haiti?


A maioria dos brasileiros vê com maus olhos o envio de tropas para o Haiti.
Um Forte Abraço.
André Finken Heinle
_________________
"Em condições normais, corro para vencer e venço. Em situações adversas, também posso vencer. E, mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo." (AYRTON SENNA)
 

*

FinkenHeinle

  • Membro
  • *
  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Maio 15, 2004, 09:14:31 pm »
Citação de: "Guilherme"
Eu sou totalmente contra enviar tropas para o Haiti, assim como para qualquer lugar que seja. Não é problema do Brasil, se os haitianos querem se matar numa guerra civil. No máximo, deveriam ser enviados observadores, que ficam em seus postos de observação, notando o movimento de tropas, cessar-fogo, etc.

O Brasil deveria ser tão neutro quanto a Suíça.


Eu, pelo contrário, acho que uma "Força de Paz", institucionalizada pela ONU, e também à pedido dos próprios insurgentes haitianos, é boa para o Brasil, para sua imagem, para as FFAA, além do mais, um país que pretende conseguir uma vaga no CS-ONU não deve se furtar à ajudar outros países na promoção da paz e da reconstrução, além, é claro, de mostrar nossa bandeira no nossa força no exterior.
Um Forte Abraço.
André Finken Heinle
_________________
"Em condições normais, corro para vencer e venço. Em situações adversas, também posso vencer. E, mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo." (AYRTON SENNA)
 

*

FinkenHeinle

  • Membro
  • *
  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Maio 15, 2004, 09:16:48 pm »
Citação de: "dremanu"
Espero que os Brasileiros não fiquem ofendidos, mas na minha opinião tb acho um desperdício mandar tropas para o Haiti. O que é que o Brasil têm a ver com o Haiti!? Ali sim, é uma verdadeira república das Bananas, já tiveram mais golpes de estado do que qualquer outro país no mundo.

Mais valia mandarem essas tropas para a favela da rocinha e caçarem aqueles traficantes que lá andam a matar, e a aterrorizar as pessoas honestas que vivem nesses lugares.


Ora, Dremanu, não sei porque ficaríamos ofendidos.

Mas, essa história de mandar o Exército patrulhar favela é o cúmulo. Isso é resultado do fracasso da polícia no combate ao crime, mais por incapacidades e obstruções jurídicas e legais do que por incapacidade, pura e simplesmente.
Um Forte Abraço.
André Finken Heinle
_________________
"Em condições normais, corro para vencer e venço. Em situações adversas, também posso vencer. E, mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo." (AYRTON SENNA)
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Maio 24, 2004, 10:08:59 pm »
DD

Citar
EUA doam mais 100 milhões de dólares ao Haiti

Os EUA vão aumentar em 100 milhões de dólares a sua ajuda humanitária para o Haiti, anunciou esta segunda-feira o embaixador norte-americano em Port-au-Prince, James Foley. Ascendem assim a 160 milhões de dólares as contribuições de Washington para a reconstrução do país das Caraíbas.



Numa conferência de imprensa, Foley adiantou que «destes 100 milhões de dólares, 35 milhões serão destinados a apoio orçamentário, segundo as prioridades determinadas pelo governo, 22 milhões vão para a polícia e Justiça, 16 milhões para a criação de empregos e 9 milhões para o processo eleitoral.
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Maio 25, 2004, 01:50:49 pm »
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Maio 25, 2004, 02:00:28 pm »
Excelente info Guilherme. :wink:

A Espanha também está a equacionar o envio de um contigente militar para o Haiti.