Míssil ar-ar de curto alcance guiado por IR (SRAAM) A-Darter

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Vitor Santos

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Programa A-Darter atinge maturidade


por Darren Olivier

O míssil ar-ar de curto alcance guiado por IR A-Darter (SRAAM), desenvolvido em conjunto pela África do Sul e pelo Brasil e co-financiado por suas respectivas forças aéreas, acabou sendo uma conquista impressionante, com números de desempenho distantes além do que muitos acreditavam que a parceria poderia produzir. Como um míssil de quinta geração, com alcance máximo superior a 20 km, velocidade máxima em torno de Mach 3, um sensor infravermelho de imagem de duas cores (SWIR & MWIR) de varredura com uma taxa de faixa de 120º e ângulo de visão de 180º e reconhecimento de alvo, padrões de varredura selecionáveis ​​no cockpit, excelente rejeição a reflexos e chaff, mecanismo de foguete com pouca fumaça e extrema agilidade dos controles de vetor de impulso, permitindo girar a mais de 80 g, o A-Darter está na mesma classe que mísseis como o AIM-9X, ASRAAM, IRIS-T, MICA e Python-5. Além disso, apenas alguns outros países, EUA, Reino Unido, França, Alemanha, China, Rússia, Japão e Israel conseguiram projetar e colocar em prática um SRAAM de quinta geração nesta classe.

Ainda mais impressionante, o A-Darter foi desenvolvido a um custo total em 10 anos de apenas cerca de R $ 3,6 bilhões (US $ 254 milhões) e era um projeto simples, sem o uso de componentes ou subsistemas existentes das famílias de mísseis Denel ou SIATT ( anteriormente Mectron) já havia produzido. Como ponto de comparação, o desenvolvimento do AIM-9X Sidewinder custou cerca de US $ 850 milhões nos termos atuais e foi uma atualização do AIM-9M existente.

O fato de o A-Darter ter sido desenvolvido com um orçamento tão apertado é um crédito para sua equipe de projeto, composta por um grupo principal de cerca de 30 engenheiros e gerentes e uma equipe total de projeto de cerca de 100 pessoas de Denel Dynamics, SIATT, Avibras & Opto Eletrônica, além de representantes em tempo integral das forças aéreas sul-africanas e brasileiras. A abordagem de engenharia de sistemas usada no programa foi eficaz na redução de riscos e na manutenção de custos sob controle. O uso extensivo de ferramentas de simulação, como o Optronic System Simulator (OSSIM) desenvolvido pela Denel Dynamics e o CSIR, foi fundamental para reduzir custos, pois significava que apenas 34 mísseis, dos quais apenas 18 foram lançados por via aérea, eram necessários para o desenvolvimento completo e processo de qualificação. Programas similares usaram regularmente mais de 60 mísseis para a mesma tarefa.

Nem tudo correu como planejado, é claro. As desacelerações econômicas no Brasil e na África do Sul, alguns contratempos técnicos e dificuldades ocasionais em obter o tempo do intervalo de testes atrasaram o desenvolvimento em pontos-chave, adiando a data em serviço mais tarde do que o inicialmente previsto. Além disso, a crise de gestão e financiamento em Denel causou atrasos na fase de industrialização de mais de um ano, e a decisão da Odebrecht, ex-proprietária da Mectron, de se desfazer do negócio de defesa atrasou a criação de a linha de produção brasileira. Não fosse pelas questões da Denel e da Odebrecht, o A-Darter já estaria em serviço.

Como resultado, a integração pretendida nos F-5EMs do Brasil foi cancelada e a do Hawk Mk120 da África do Sul atrasou indefinidamente. No entanto, a integração no Gripens da Força Aérea da SA foi concluída e Denel foi contratado para integrar o A-Darter nos 36 novos Gripen Es e Fs do Brasil quando eles entram em serviço.

Em março de 2015, a Força Aérea da África do Sul fez uma ordem de produção no valor de R939 milhões (US $ 66 milhões) para um número não especificado de mísseis A-Darter. Extrapolando a partir de estimativas informadas sobre o custo unitário, isso provavelmente significa uma ordem de algo entre 60 e 80 mísseis, dos quais entre 10 e 20 podem ser mísseis de treinamento. O Brasil ainda não colocou uma ordem de produção completa, embora seja esperado em breve.

Então agora, com seu conjunto final de quatro lançamentos de qualificação, incluindo uma verificação espetacular de sua capacidade de atingir alvos por trás de sua aeronave de lançamento, e a industrialização completa o ar-para-curto-circuito de curto alcance guiado por IR de quinta geração A-Darter míssil aéreo (SRAAM) está entrando em produção em larga escala.

Esses quatro lançamentos guiados, chamados S1.1 a S1.4, foram realizados no final do ano passado contra os drones alvo da Skua na Overberg Test Range de Denel, perto de Bredasdorp, no Cabo Ocidental, cada um replicando e verificando um tipo diferente de cenário de combate aéreo. Em todos os casos, o Gripen da Força Aérea da África do Sul (SAAF) foi a plataforma de lançamento.

O primeiro a ser testado foi um cenário de bloqueio após lançamento (LOAL) a longo alcance, onde o A-Darter foi disparado em modo de vôo livre a longo alcance antes que seu buscador de infravermelho a bordo tivesse atingido o alvo. Baseando-se apenas em sua unidade de medição inercial (IMU) e nas coordenadas e trajetórias de vôo programadas do Skua antes do lançamento, o A-Darter navegou para onde esperava que o Skua estivesse, adquiriu uma fechadura sólida quando seu buscador estivesse ao alcance, e destruiu o drone com um golpe direto.

O segundo cenário foi o mais dramático, mostrando o alto nível de agilidade do A-Darter, + 80_g_tolerance, campo de visão amplo e grande capacidade de direcionamento de mira (HOBS), quando o míssil girou 180 graus após disparar e disparar. envolveu o Skua atrás da aeronave de lançamento, passando com sucesso perto o suficiente para ter matado se o fusível tivesse sido ativado.

Tanto o terceiro como o quarto cenários foram 'blow-through', nos quais o A-Darter foi disparado contra o alvo enquanto era bombardeado com contramedidas eletrônicas (ECM), e o míssil teve que usar seu contra-contador eletrônico a bordo ECCM para ignorar todas as tentativas de chamariz e ainda atingir o drone alvo do Skua.

Todos os quatro testes foram bem-sucedidos, atendendo aos rígidos requisitos de aceitação estabelecidos no início do programa. Como resultado, o A-Darter é liberado para total uso operacional e de combate.

Para colocar esse marco em outro contexto, vale a pena examinar brevemente a história do projeto, bem como a questão de por que ele foi perseguido, em vez de apenas comprar mísseis existentes.

A história do A-Darter começou no início dos anos 90, com a exigência interna da equipe da SAAF de um novo SRAAM para substituir o U-Darter. Nos anos seguintes, algumas propostas e programas de desenvolvimento tecnológico foram alternados, mas somente em torno de 2000 foi finalizado o design básico do A-Darter.

No entanto, em 2001, quando a SAAF iniciou formalmente o Projeto KAMAS para a aquisição de um SRAAM, o fez com a intenção de adquirir um míssil estrangeiro existente, porque não podia arcar com os custos do desenvolvimento do A-Darter sozinho.

Assim, a Denel Dynamics e o governo sul-africano procuraram parceiros estrangeiros dispostos a aderir ao projeto A-Darter em troca de transferência de tecnologia. O Brasil, que buscava aprimorar as capacidades de sua indústria de defesa e também adquirir mísseis de quinta geração, concordou e em 2006 assinou o acordo formal de parceria.

Como o KAMAS era puramente um programa de aquisição e não um programa de desenvolvimento, o Projeto ASSEGAAI foi iniciado em meados de 2006 para lidar com todo o trabalho de desenvolvimento e industrialização do A-Darter. A intenção era ter esses dois projetos lado a lado, com o KAMAS sendo usado primeiro para adquirir um SRAAM provisório, o Diehl IRIS-T, em pequenos números para equipar o SAAF durante a próxima Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2010 e, em seguida, para que permanecesse em espera até a conclusão do ASSEGAAI e fosse necessário adquirir o novo míssil. Assim, nos voos de qualificação do ano passado, a ASSEGAAIagora está completo e em breve acabará, enquanto os mísseis 60-80 encomendados em março de 2015 e potencialmente qualquer integração no Hawk Mk120 caem sob o KAMAS .

Curiosamente, a integração inicial do A-Darter ao Gripen C e D foi feita como parte do Projeto UKHOZI , o programa de aquisição do Gripen, entre 2007 e 2012. Isso ocorre porque a integração foi incluída no contrato de compra da SAAF com a Saab para a aeronave. e, embora a integração tenha sido conduzida na Escola de Vôo e Desenvolvimento de Testes da SAAF em Overberg, era responsabilidade da Saab garantir que isso acontecesse no prazo e dentro do orçamento. Um efeito colateral indesejado desse processo paralelo foi que alguns elementos da integração tiveram que começar sem todos os aspectos do desenvolvimento do míssil concluídos, forçando algum planejamento e reconfiguração inteligentes para garantir que os resultados corretos ainda fossem alcançados.

Depois, há a questão de por que foi decidido desenvolver o A-Darter em vez de apenas comprar uma opção já existente, como o IRIS-T já adquirido como arma provisória. Afinal, enquanto R $ 3,6 bilhões são baratos em termos comparativos, é caro quando se considera que apenas comprar 60 IRIS-Ts custaria apenas cerca de R $ 500 milhões.

A resposta e a justificação estão centradas em alguns argumentos estratégicos.

Primeiro, países que não pertencem à OTAN e não alinhados como a África do Sul e o Brasil nunca terão acesso total aos detalhes técnicos, algoritmos de bordo e bibliotecas de ameaças de um míssil como o AIM-9X, ASRAAM ou IRIS-T, o que significa que seus pilotos só teriam um palpite sobre o desempenho da arma em combate que pode ser impreciso. O combate aéreo moderno é tão complexo que até pequenos erros ou mal-entendidos sobre o envelope de noivado podem causar tiros fracassados, como foi visto no ano passado quando um obsoleto sírio Su-22 foi capaz de disparar explosões e fugir de um AIM de primeira linha. 9X disparado por um F / A-18. Com o A-Darter, a SAAF conhece o desempenho do míssil nos mínimos detalhes e programou esses modelos nos sistemas de simulação da AFB Makhado e no Gripens pilotados pelo 2 Squadron, para que seus pilotos estejam sempre cientes do que esperar e como usá-lo ao máximo . Além disso, o SAAF é capaz de criar e atualizar suas próprias bibliotecas e algoritmos de ameaças personalizados no A-Darter, garantindo que esteja sempre preparado para os tipos de aeronaves que o 2 Squadron possa enfrentar.

Segundo, as habilidades aprendidas e as novas técnicas desenvolvidas durante o programa A-Darter e as melhorias feitas em softwares de simulação como OSSIM tiveram um impacto direto e extremamente positivo no entendimento do CSIR e da SAAF sobre as modernas ameaças de mísseis IR e a melhor maneira de combatê-las. alarmes, contra-medidas infravermelhas direcionadas (DIRCM) e outros mecanismos. O programa A-Darter levou ao desenvolvimento de sofisticados classificadores de imagem a bordo, usando redes neurais para identificar corretamente aeronaves, foguetes, nuvens e o solo, que podem ser facilmente revertidos para descobrir como enganar classificadores de alta tecnologia semelhantes. Isso aprimora diretamente a capacidade de sobrevivência de aeronaves SAAF em outros lugares da África, especialmente porque os MANPADS por imagem em cores de infravermelho duplo continuam a proliferar como uma ameaça.

Terceiro, o programa A-Darter criou um monte de novos engenheiros e outros empregos de alta qualificação, não apenas na Denel Dynamics e suas contrapartes no Brasil, mas também nas 200 outras empresas aeroespaciais e de defesa locais que contribuíram para a fase de desenvolvimento e desenvolvimento. 150 empresas locais que fazem parte da produção em larga escala. Foi relatado pela Royal Academy of Engineering que, para cada aumento de 1% no índice de engenharia de um país, medido como a soma total das habilidades de alto nível em engenharia, há um aumento simultâneo de 0,86% no PIB. Sem programas de alta tecnologia como esse, a África do Sul pode não ser capaz de criar ou manter habilidades em áreas como cerâmica de alta temperatura, buscadores sofisticados de imagem por infravermelho, fusíveis a laser, aerodinâmica de alta velocidade, eletrônica endurecida e assim por diante.

Quarto, é um simples adágio do desenvolvimento de alta tecnologia que cada programa subseqüente se torna progressivamente mais fácil e mais eficaz, porque você pode aproveitar os sucessos, lições aprendidas e habilidades de seus antecessores. Isso é bastante claro no caso do A-Darter, pois o programa subsequente de mísseis Marlin 100km + BVR e os programas de mísseis ar-ar de curto alcance Mongoose-3 e Cheetah progrediram muito mais rápido e mais barato do que seria O caso. Isso não apenas abre potenciais mercados de exportação, mas também oferece novas opções táticas para a SAAF.

Quinto, fornecendo um SRAAM de quinta geração sem ITAR e com menos limites de exportação do que muitos de seus concorrentes, o A-Darter pode se tornar um sucesso de exportação e uma fonte de renda estrangeira para a Denel Dynamics e para a África do Sul como um todo. A Saab já a está comercializando como uma opção padrão no Gripen C / D e no próximo E / F, e há um grande interesse por parte de vários países. Esse tipo de sucesso nas exportações não era o objetivo principal do programa, mas seria um efeito colateral vantajoso.

Em suma, o A-Darter demonstra um modelo de sucesso para o desenvolvimento local de sistemas de alta tecnologia, como mísseis ar-ar, que podem ser competitivos com os melhores do mundo. Nem todas as armas que a SAAF precisa valerão a pena desenvolver localmente, nem sempre haverá um parceiro estrangeiro disponível, mas é uma estratégia que deve ser cuidadosamente considerada e adotada nos casos em que faça sentido prático. Os benefícios para a indústria local e para a economia como um todo são evidentes.

 :arrow:  https://www.africandefence.net/a-darter-programme-reaches-maturity/?
 

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Lusitano89

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Re: Míssil ar-ar de curto alcance guiado por IR (SRAAM) A-Darter
« Responder #1 em: Março 04, 2024, 06:06:21 pm »
O que houve com o míssil brasilo-sul-africano A-Darter? A FAB vai utilizar?