Fuzileiros da Armada Portuguesa

  • 2085 Respostas
  • 593369 Visualizações
*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4069
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2194 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2040 em: Fevereiro 16, 2024, 10:45:32 am »
Aqui muitas paginas atrás abordou-se um tema melindroso. Na altura a respeito de uma rapaziada, dada a companhias nublosas, como os do "Pavanitos", onde andavam os fuzileiros que foram presos. Segurança ilegal e companhias ligadas a um mundo incompatível com a função militar.
Desaparecer peças e armas é um efeito disso mesmo.
Por isso seleção e prevenção com despiste de posturas que se houver atenção podem ser percebidas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2041 em: Fevereiro 16, 2024, 10:57:50 am »
Aqui muitas paginas atrás abordou-se um tema melindroso. Na altura a respeito de uma rapaziada, dada a companhias nublosas, como os do "Pavanitos", onde andavam os fuzileiros que foram presos. Segurança ilegal e companhias ligadas a um mundo incompatível com a função militar.
Desaparecer peças e armas é um efeito disso mesmo.
Por isso seleção e prevenção com despiste de posturas que se houver atenção podem ser percebidas.
Este problema não existe apenas nos fuzileiros.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2042 em: Fevereiro 16, 2024, 11:16:27 am »
Eu lembro-me de uns Cabos que eram Porteiros de discoteca aos fins de semana... era com cada história. E estou a falar do Entroncamento, não estou a falar de uma linha de Sintra ou margem sul.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4069
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2194 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2043 em: Fevereiro 16, 2024, 03:24:01 pm »
Aqui muitas paginas atrás abordou-se um tema melindroso. Na altura a respeito de uma rapaziada, dada a companhias nublosas, como os do "Pavanitos", onde andavam os fuzileiros que foram presos. Segurança ilegal e companhias ligadas a um mundo incompatível com a função militar.
Desaparecer peças e armas é um efeito disso mesmo.
Por isso seleção e prevenção com despiste de posturas que se houver atenção podem ser percebidas.
Este problema não existe apenas nos fuzileiros.

Obviamente que não, Mas estávamos no tópico dos Fuzileiros. Mas corrijo. Este problema existe nos Comandos, que têm malta a fazer segurança na noite de Lisboa. Nos embarcados em NPO como quem se abastece na passagem em Marrocos. E claro existe em toda as FA e nas FS, como se pode perceber pelas noticiais. É um problema geracional e cultural.
Então além das despistagens às drogas, deve ser tido em conta outras situações, onde umas serão difíceis de perceber, mas outras nem por isso.
Não é perseguição, mas sim estar atento aos sinais
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2044 em: Fevereiro 16, 2024, 03:32:44 pm »
Aqui muitas paginas atrás abordou-se um tema melindroso. Na altura a respeito de uma rapaziada, dada a companhias nublosas, como os do "Pavanitos", onde andavam os fuzileiros que foram presos. Segurança ilegal e companhias ligadas a um mundo incompatível com a função militar.
Desaparecer peças e armas é um efeito disso mesmo.
Por isso seleção e prevenção com despiste de posturas que se houver atenção podem ser percebidas.
Este problema não existe apenas nos fuzileiros.

Obviamente que não, Mas estávamos no tópico dos Fuzileiros. Mas corrijo. Este problema existe nos Comandos, que têm malta a fazer segurança na noite de Lisboa. Nos embarcados em NPO como quem se abastece na passagem em Marrocos. E claro existe em toda as FA e nas FS, como se pode perceber pelas noticiais. É um problema geracional e cultural.
Então além das despistagens às drogas, deve ser tido em conta outras situações, onde umas serão difíceis de perceber, mas outras nem por isso.
Não é perseguição, mas sim estar atento aos sinais
Diria que o problema de que falou não é assim tão transversal nas FA mas há claramente forças/unidades onde o problema é mais agudo. Nas FS o problema não é tão grande porque existe uma maior condenação moral (que muitas vezes resulta num maior número de denúncias) pela prática de atos ilícitos e o impacto de condenações em tribunal é regra geral maior - somos todos "QP" e portanto modelamos a nossa vida a longo prazo com esse aspeto em consideração pelo que naturalmente existe maior dissuasão respeitante à nossa eventual demissão. Nas FA crimes como os que refere normalmente são cometidos por pessoal contratado. Mas sim a raiz do problema é cultural e as últimas transformações culturais/sociais que sofremos não ajudaram em nada.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4069
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2194 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2045 em: Fevereiro 16, 2024, 03:53:32 pm »
Aqui muitas paginas atrás abordou-se um tema melindroso. Na altura a respeito de uma rapaziada, dada a companhias nublosas, como os do "Pavanitos", onde andavam os fuzileiros que foram presos. Segurança ilegal e companhias ligadas a um mundo incompatível com a função militar.
Desaparecer peças e armas é um efeito disso mesmo.
Por isso seleção e prevenção com despiste de posturas que se houver atenção podem ser percebidas.
Este problema não existe apenas nos fuzileiros.

Obviamente que não, Mas estávamos no tópico dos Fuzileiros. Mas corrijo. Este problema existe nos Comandos, que têm malta a fazer segurança na noite de Lisboa. Nos embarcados em NPO como quem se abastece na passagem em Marrocos. E claro existe em toda as FA e nas FS, como se pode perceber pelas noticiais. É um problema geracional e cultural.
Então além das despistagens às drogas, deve ser tido em conta outras situações, onde umas serão difíceis de perceber, mas outras nem por isso.
Não é perseguição, mas sim estar atento aos sinais
Diria que o problema de que falou não é assim tão transversal nas FA mas há claramente forças/unidades onde o problema é mais agudo. Nas FS o problema não é tão grande porque existe uma maior condenação moral (que muitas vezes resulta num maior número de denúncias) pela prática de atos ilícitos e o impacto de condenações em tribunal é regra geral maior - somos todos "QP" e portanto modelamos a nossa vida a longo prazo com esse aspeto em consideração pelo que naturalmente existe maior dissuasão respeitante à nossa eventual demissão. Nas FA crimes como os que refere normalmente são cometidos por pessoal contratado. Mas sim a raiz do problema é cultural e as últimas transformações culturais/sociais que sofremos não ajudaram em nada.

Concordo plenamente. Quis dizer transversal de forma geral, para não estar e fazer medições e criar sentimentos que não vêm ao caso.
Claro que existe mais em certos locais. Contratados e "aquela pinta" que facilmente os identifica. Basta ir ao Avante e lá se encontram alguns, nomeadamente relativos a este tópico
Nas FS há mais acompanhamento, inclusive existe um departamento interno que segue esses casos, até os vigiam e lá aparecem as provas. Nomeadamente assuntos da noite. Lembro o caso antigo noticiado  de um que com as ligações dele, tinham o controle de algumas casas noturnas e de mulheres lá a trabalhar.

As FA são a imagem do País, é o expoente máximo e histórico da Bandeira e do que Ela representa fora e dentro. Do mesmo modo que as FS são a imagem e pilar da segurança da sociedade. Tem de rigor
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2046 em: Fevereiro 16, 2024, 04:10:18 pm »
?? Porque é que estão a martelar nos Fuzileiros com as questões relacionadas com Segurança Privada? E com outros comportamentos??

Todos os ramos padecem desse problema e a PSP, mesmo com tudo QP não se safa completamente dessa onda... até porque apesar de tudo alguns PSP antes de o serem eram militares e já tinham os part time na segurança privada e outros semelhantes.

O gajo da segurança privada é complicado, mas depois o dos suplementos ou o da Remax já não há stress? Ou o tvde? Ou o preparador de atletas para competição que ele próprio pode competir ou não?
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2047 em: Fevereiro 16, 2024, 08:02:42 pm »
?? Porque é que estão a martelar nos Fuzileiros com as questões relacionadas com Segurança Privada? E com outros comportamentos??

Todos os ramos padecem desse problema e a PSP, mesmo com tudo QP não se safa completamente dessa onda... até porque apesar de tudo alguns PSP antes de o serem eram militares e já tinham os part time na segurança privada e outros semelhantes.

O gajo da segurança privada é complicado, mas depois o dos suplementos ou o da Remax já não há stress? Ou o tvde? Ou o preparador de atletas para competição que ele próprio pode competir ou não?
Ninguém aqui está a martelar ninguém, a minha mensagem original até afirmava de imediato que os problemas de falta de ideoneidade de alguns fuzileiros não eram exclusivo daquela força. Tentei também explicar quais os tipos de ilícitos e qual o grau de gravidade dos mesmos entre elementos da FA e das FS. A sua resposta dá a entender que eu fui parcial na minha análise mas não o fui - valorizo e respeito todas as profissões da auxiliar de limpeza ao juiz conselheiro presidente do Supremo Tribunal de Justiça.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: raphael

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2048 em: Fevereiro 17, 2024, 02:55:27 am »
CruzSilva eu também não apontei canhões a si nem a ninguém em especial...estava a ser genérico.

Os FZ lá exageraram na ação e provocaram a morte de alguém, filho de outrem e agente da psp (e ex-militar do exército)... foi uma tremenda infelicidade.

E há vários casos de militares que têm part time na segurança privada, devidamente legalizados no MAI e que fruto da sua formação e desenvolvimento pessoal estão habilitados a exercer a função...mas por vezes exageram...neste caso eram dois contratados, mas existem vários QP neste ramo...na Marinha...porque até, à data; é o único ramo com Praças QP, mas também existem sargentos neste leque de atividade.
E também elementos das forças de segurança, mais ao nível de lisboa porto e algarve, mas também os há.

A questão do geracional...os mais antigos na parte da segurança na noite estão agora nos 50 anos...e vamos até aos putos RC...está aqui um leque bastante abrangente... em que militares e policias veem que o ordenado que retiram do exercício das suas funções não é suficiente e desenvolvem atividades paralelas para manterem o seu nível de vida e da sua familia.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2049 em: Fevereiro 17, 2024, 11:18:37 am »
CruzSilva eu também não apontei canhões a si nem a ninguém em especial...estava a ser genérico.

Os FZ lá exageraram na ação e provocaram a morte de alguém, filho de outrem e agente da psp (e ex-militar do exército)... foi uma tremenda infelicidade.

E há vários casos de militares que têm part time na segurança privada, devidamente legalizados no MAI e que fruto da sua formação e desenvolvimento pessoal estão habilitados a exercer a função...mas por vezes exageram...neste caso eram dois contratados, mas existem vários QP neste ramo...na Marinha...porque até, à data; é o único ramo com Praças QP, mas também existem sargentos neste leque de atividade.
E também elementos das forças de segurança, mais ao nível de lisboa porto e algarve, mas também os há.

A questão do geracional...os mais antigos na parte da segurança na noite estão agora nos 50 anos...e vamos até aos putos RC...está aqui um leque bastante abrangente... em que militares e policias veem que o ordenado que retiram do exercício das suas funções não é suficiente e desenvolvem atividades paralelas para manterem o seu nível de vida e da sua familia.
Que grande confusão meu caro, eu vou elaborar mais para perceber melhor a mensagem que estou a tentar passar e já não vou falar desse episódio que referiu porque o meu argumento nada tem a ver com isso.

Desde há anos para cá, apesar da profissionalização das FA que tinha como um dos objetivos que quem as integrasse fosse idoneo i.e. não tivesse cometido crimes, que têm ocorrido diversos episódios que crimes cometidos por militares das FA que aconteceram quando a maioria da sociedade não esperava que tal fosse possível depois de todas as reformas que foram feitas. Mas porquê que nesse aspeto falhou a profissionalização? A primeira grande razão é a falta pessoal que leva as chefias a serem mais brandas disciplinarmente para o pessoal não se ir embora. A partir daí o que foi acontecendo foi previsível. Tivemos 2 episódios de furtos de armas no CFuzileiros e um no RComandos - quem foram os autores? "Ninguém" sabe mas é óbvio que foram militares a cometer estes crimes. Isto também já aconteceu na PSP, foram furtadas diversas pistolas mas o autor foi descoberto e punido. Só no caso de Tancos, em que o furto foi de uma envergadura nunca antes vista é que foi possível descobrir os autores e acabar com os mesmos punidos (a muito custo, relembro o conflito entre PJ e PJM). Porquê que isto acontece? Pela razão que eu expliquei mas que vou voltar a explicar por outras palavras: para um militar contratado (os QP regra geral têm melhor noção do que está em causa) que sabe que mais dia menos dia se vai embora, denunciar um crime cometido por um camarada é "xibaria" (novamente aqui o fator falta de pessoal também leva a integração de pessoas nas FA com este tipo de mentalidade porque a exigência na admissão é baixa neste aspeto) mas a grande maioria dos polícias não tem essa visão, essa mentalidade por causa da forma como olha para os crimes.

Quando eu fui ao tribunal da minha área de residência pedir o meu limpo cadastro para integrar o EP, apareceu um outro jovem que também se estava a candidatar. Assim que nos apercebemos que estávamos ao mesmo começámos a conversar e o rapaz lá admitiu que tinha sido detido a conduzir sem carta de condução. Nisto passa um oficial de justiça e diz (estou a parafrasear) "A tropa não dá importância se você foi apanhado a conduzir sem carta, isso não vai ser problema". Na altura já muito se falava na falta de pessoal nas FA e foi para aí que de imediato foi a minha mente: a tropa estava a começar a ficar desesperada para conseguir pessoal. É por isso que quando vejo muito pouco pessoal a candidatar-se às FS já sei o que aí vem. Não admira portanto que temos militares das FA a aqui denunciarem que o controlo por exemplo do consumo de alcool ou estupefaciente esteja díficil de fazer.

Em relação á segurança privada: se os militares o fazem de forma legal, se têm o cartão eu não vejo qualquer problema caso contrário devem ser denunciados. Diferente será o caso de polícias das FS, se tem conhecimento de casos desses então peço-lhe que denuncie à FS competente porque isso é ilegal, elementos FS não podem exercer essa profissão.

« Última modificação: Fevereiro 17, 2024, 11:21:20 am por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4069
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2194 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2050 em: Fevereiro 17, 2024, 11:47:00 am »
?? Porque é que estão a martelar nos Fuzileiros com as questões relacionadas com Segurança Privada? E com outros comportamentos??

Todos os ramos padecem desse problema e a PSP, mesmo com tudo QP não se safa completamente dessa onda... até porque apesar de tudo alguns PSP antes de o serem eram militares e já tinham os part time na segurança privada e outros semelhantes.

O gajo da segurança privada é complicado, mas depois o dos suplementos ou o da Remax já não há stress? Ou o tvde? Ou o preparador de atletas para competição que ele próprio pode competir ou não?

Não reparou que fui mais abrangente e até mencionei outros? Falei relativo à noticia recente e grave, mas nada. E porque conheço a situação onde alguns eles andam metidos. Caso com malta dos "Pavanitos". Incomoda? A mim incomoda é ter membros das FA, seja quais forem metidos em esquemas desses.
Quanto a Fuzileiros, sendo eu da margem sul e tendo bons amigos lá, não se preocupe que não é nada contra. Olhe que não tive problema a falar do Comandos também.

Quanto a segurança ilegal vs remax ou outra coisa, tem tudo a ver não?
Prestar segurança ilegal é crime. Sabia?
Trabalhar a vender casas não conheço que seja crime.
Trabalhar em segurança na noite, lida com muita porcaria, onde invariavelmente se metem, dado os outros com quem andam. Na Remax só se comer a colega.
É diferente. E direi que há extras compatíveis com a condição militar e policial e, outros extras não

É mais nas Forças especiais que se detenta situações dessas(pelo perfil duro do individuo e "volume"), embora outros ali na Base Naval(contratados) também se metem em coisas. E é também nas grandes metrópoles urbanas que acontece mais. Sendo os Fuzileiros e Comandos as Forças daqui da zona metropolitana de Lisboa, margem norte e margem sul, é mais natural serem essas.
No Porto não conheço, mas acho que é coisa de outros. Terão de perguntar ao Madureira
« Última modificação: Fevereiro 17, 2024, 11:54:56 am por Pescador »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2051 em: Fevereiro 25, 2024, 11:15:29 pm »
https://associacaofuzileiros-afz.pt/revista-o-desembarque-48/

Revista com a nova organização do Corpo de Fuzileiros que já se falou aqui.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2024, 12:11:27 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2052 em: Fevereiro 26, 2024, 12:19:02 pm »
E que tal um pouco de padronização? Temos a FOEsp com várias versões das Polaris mais os Vamtac ST5, o BOAT/RPara com os Toro e ainda os Fuzileiros com as CAN-AM Traxter HD8.









Cabeça de Martelo, eu acho que as Vamtac, não são comparáveis com as outras 3 viaturas que referiste (Polaris, Toro e CAN-AM), acho que estas 3 poderia sim ser recomendavel essa padronização, tanto a Polaris como a CAN-AM possuem versões mais de "carga", desconheço é se possuem características que os Paras prefiram, como poderem colocar várias numa palete para ser largada de para-quedas.

(Off-topic)
É curioso que há uns anos só se falava em MRAP e agora é em viaturas ultra ligeiras, a indústria não pára  :mrgreen:.

Os Fuzos (tal como os Paras e acho que os Comandos) tem ambição de operações de nivel companhia, e pode haver situações em que transportar veículos Vamtac para o TO pode não ser possível, como no caso de operações da FRI, e para estas forças acho que as Polaris são pequenas (eu sei que os Royal Marines andam a equipar com elas), um veículo que me parece mais vocacionado para estas forças pode ser o ISV, um veículo ligeiro feito a partir do chassis de uma pick-up que os americanos vão equipar as 82a e 101a Divisões Aerotransportadas, é um veículo que cabe dentro de C-130, Chinook, e pode ser transportado em carga suspensa por Black Hawk, capacidade máxima de transporte de 9 militares.





Também há umas versões mais armadas.



Será que cabe num C295?




Mas mesmo assim para os nossos fuzos pode ser "pesado" demais, pois o lynx não o consegue transportar...

Mas poderia ser uma viatura interessante para equipar uma companhia que estivesse na FRI, não seria preciso ter para todos.

Também não nos podemos esquecer que existem os Land Rover Comando que são mais ou menos parecidos com a viatura que referi.



PS: não sei qual é a ideia por trás de tudo isto, sem blindagem, viaturas rápidas, forças dispersas, será que é para esconder/escapar aos drones?
« Última modificação: Fevereiro 26, 2024, 12:30:59 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4069
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2194 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2053 em: Fevereiro 26, 2024, 03:02:22 pm »
Se houvesse helicópteros médios cá, já essa questão dos linx não os conseguirem era colmatada.
Está mais que na altura de resolver a  questão dos médios e adoptar para a Marinha nem que seja uns 3 para já e restantes onde quiserem, FAP ou Exército.
Muito mais importante que tucanos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21059
  • Recebeu: 2513 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2054 em: Março 13, 2024, 06:25:48 pm »