Saudações guerreiras
Caro NVF é, também essa a leitura que faço. No fundo a versão CUP para Portugal não passa de um simples patrulha com muito baixo ou, até mesmo, nenhum valor militar.
No entanto, a versão estará já preparada para a instalação do tal equipamento que o tornará num verdadeiro avião de guerra com “licença para matar”. Como já referi, segundo a revista, essa situação realizar-se-á somente na fase de modernização que levará à uniformização da frota.
Talvez na questão do “dourar a pílula” tenha exagerado um bocado. Disse-o a pensar na opinião pública que não entende que para o avião ter o seu verdadeiro valor terá que ser muito mais que um simples patrulha, só isso.
Já agora, só espero que o tal orçamento para os P-3 dê para ir um pouquinho mais longe e que dê para substituir também os motores por outros mais recentes. Sempre se poupará mais uns “litros” no orçamento. Com um bocado de sorte os motores dos C-130 também serão substituídos por outros menos gulosos e com melhor rendimento, se bem que este cenário me pareça já remoto. Enfim… Se calhar talvez seja preferível não fazer a modernização e andar a pagar o desperdício, enfim… Lógicas. Melhores dias venham.
Só gostava de saber quanto custa um motor novo para estes aviões, depois era fazer as contas e compara com o equipamento atual e o tempo útil de utilização da aeronave (a 20 anos, suponhamos).
Cumprimentos