Projecto Embraer KC-390

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Vitor Santos

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #945 em: Julho 05, 2017, 08:07:11 pm »

Fly aboard a prototype military jet: Embraer's KC-390
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #946 em: Julho 05, 2017, 08:11:08 pm »

Embraer KC-390 Flying Display
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #947 em: Julho 05, 2017, 08:13:26 pm »

Embraer KC-390 no 65.º Aniversário da Força Aérea Portuguesa em Castelo Branco (LPCB).
 

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Crypter

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #948 em: Julho 06, 2017, 12:53:46 pm »
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #949 em: Julho 18, 2017, 08:43:21 pm »

Paris Air Show Press Point KC390
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #950 em: Julho 21, 2017, 12:24:17 am »
KC-390: Aeronave brasileira quer o lugar de um ícone norte-americano


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Acomodado no cockpit de uma das aeronaves militares mais recentes do mundo enquanto voa pelo céu, o repórter da CNN está sentado na primeira fila para avaliar o mercado de vendas brasileiro com o objetivo de desencadear um ícone americano. A fabricante brasileira de aeronaves Embraer levou seu novo e protótipo aeronave de transporte militar KC-390 para o Paris Air Show para cortejar os chefes militares do mundo e convencer-lhes que é hora de desistir do C-130 Hercules de Lockheed Martin.

O C-130 é o avião de produção mais antigo do mundo e o transportador multi-missão preferido da Força Aérea dos EUA. Há pouco mais de 1.100 aviões C-130 militares e civis voando hoje, que eventualmente precisarão ser substituídos. A Embraer quer preencher
essas lacunas.



“Nós respeitamos a competição” da Lockheed, disse o presidente-executivo da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva. “Agora é hora de ter algo mais novo e estamos lá para isso”. O desenvolvimento do KC-390 também faz parte da ambição mais ampla do Brasil para ser um maior participante industrial no cenário mundial.

Melhor conhecida por seus aviões comerciais menores, a Embraer tem, até recentemente, evitado ir em frente contra fabricantes maiores como a Boeing e a Airbus. “De certa forma, este jato é uma forma de aumentar o Brasil como uma potência global”,
diz um relatório de Richard Aboulafia, vice-presidente de análise do Teal Group, uma consultoria aeroespacial.



O compartimento de carga de quase 20 metros de comprimento do novo KC-390 pode transportar qualquer coisa, desde veículos blindados e tropas até materiais humanitários e equipamentos de reabastecimento aéreo. Cruzando o céu a 300 mph e 15.000 pés acima do território francês, levou a bordo jornalistas pela primeira vez.

Muito atualizado pouco a pouco ao longo dos anos, a Força Aérea dos EUA está atualmente operando o modelo mais recente do C-130J Super Hercules. A aeronave da Lockheed agora tem novos motores e aviônicos, mas a aeronave é a mesma forma básica que tem voado mais de 23 milhões de horas de voo nos últimos 60 anos – 1,6 milhões somente para o C-130J.

E o selo de aprovação militar dos EUA não é um pequeno obstáculo a superar.



Isso é “mais do que apenas um endosso de produto”, disse Aboulafia. É uma garantia de que as peças sobressalentes serão abundantes em todo o mundo e o C-130 continuará a ser atualizado nas próximas décadas. Tanto o KC-390 como o Hercules da Lockheed são projetados para pousar em pistas pequenas semi-preparadas ou de areia, não pavimentadas, e seus motores podem suportar a batida de rochas e poeira.

Mas o KC-390 com avançados motores a jato tem uma vantagem da velocidade 140 mph maior que o Hercules, movido a hélices, que voa a 400 mph. A Embraer diz que o KC-390 pode transportar até 50 mil quilos de carga em seu compartimento de carga com 7 metros a mais que o C-130 – cerca de 6.000kg a mais de carga do que o avião da Lockheed.

Talvez, essencialmente, a Embraer acredite que pode substituir o C-130 por menos dinheiro. O preço estimado para cada KC-390 variará entre US$ 50 milhões e US$ 55 milhões, de acordo com um relatório de 2016 do Grupo Teal – cerca de US$ 15 milhões menos que o Hercules.

É “uma fantástica caixa de transporte pelo preço”, disse Aboulafia. A Embraer está apostando que políticos e contribuintes darão ao KC-390 uma vantagem. Mas o lema da Lockheed é “o único substituto para um Herc é outro Herc”. O rival brasileiro pode ser menos caro, mas há atributos do Herc que não pode combinar. A asa direta do C-130 pode descer do chão mais rapidamente em batalha com mais tropas ou carga.



“Se você está procurando um transportador de combate, acho que o Herc só vai ter uma vantagem”, disse Aboulafia. “Se você está procurando simplesmente entregar coisas de um aeródromo para outro, o KC-390 provavelmente terá uma economia melhor”.
Atualmente, apenas dois KC-390 experimentais estão voando, e a aeronave ainda está sendo testada, então ainda é um pouco cedo antes que se possa declarar a vitória.


Fonte: CNN / http://www.cavok.com.br/blog/kc-390-aeronave-brasileira-quer-o-lugar-de-um-icone-norte-americano/
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #951 em: Julho 21, 2017, 06:00:37 pm »
Já é outra vez uma aeronave brasileira. ;D Já passou aquela parte de marketing por cá e portanto já deixou de ser luso-brasileiro.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #952 em: Julho 23, 2017, 05:09:48 pm »
Já é outra vez uma aeronave brasileira. ;D Já passou aquela parte de marketing por cá e portanto já deixou de ser luso-brasileiro.

Cumprimentos,

A rigor ele jamais foi luso-brasileiro, é um projeto da Embraer (Brasil) no qual empresas de várias nações (inclusive a OGMA em Portugal) têm participação. Se alguém anda por aí dizendo/escrevendo o contrário, creio que é marketing mesmo.

O que, para Portugal, pouco interessa: acaso os Hércules são luso-americanos? Não obstante, funcionam de acordo com o que deles se espera, não?
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #953 em: Julho 23, 2017, 05:56:33 pm »
Se alguém anda por aí dizendo/escrevendo o contrário, creio que é marketing mesmo.
Ninguém mais que os primeiro-ministro e ministro da defesa portugueses e a impressa portuguesa e brasileira.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #954 em: Julho 23, 2017, 06:30:08 pm »

Ninguém mais que os primeiro-ministro e ministro da defesa portugueses e a impressa portuguesa e brasileira.

Cumprimentos,

Na brasileira eu não recordo de ter visto algo assim mas, conhecendo-a, não duvido nem um pouco. No entanto, o que importa não é a procedência do avião mas sua eficácia naquilo que uma Força necessita. Se para Portugal o C-130 vai bem, sem problemas, nós os usamos aqui também e, enquanto tiverem capacidade de cumprir a missão, duvido que se os retirem "por causa do 390", seria ilógico. Assim no Brasil, assim em Portugal, assim no mundo todo.

De qualquer modo, e pelo que tenho acompanhado em ótimos sites como DID e Flight Global, o KC-390 (que jamais descrevem como luso-brasileiro, sino-brasileiro ou o que seja além de simplesmente brasileiro) está indo muito bem nos testes e seu futuro é bastante promissor. Na próxima década veremos se de fato deslancha ou se será o primeiro grande fiasco de vendas da Embraer em sua fase pós-privatização. 8)
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #955 em: Julho 23, 2017, 10:23:34 pm »
Seja bem-vindo novamente Túlio ao Fórum Defesa. Como brasileiro é uma honra tê-lo por aqui, ainda mais se tratando de um membro com alto nível e vasto conhecimento acerca dos temas militares em geral.

Creio que os foristas portugueses ganharão muito com sua participação (o membro Cabeça de Martelo poderá endossar esta minha afirmativa). 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #956 em: Julho 23, 2017, 10:48:00 pm »
Obrigado, amigo Vítor. Mas acho que o COMUNAZZZ do HAMMERHEAD não vai gostar muito, já o incomodo bastante lá no DB. ;D ;D ;D ;D

De resto, não sei se já foi postado aqui mas volta e meia se vê confusão sobre a capacidade de carga do KC-390, ora sendo declarada como de 23 tons, ora 26. Ambas as infos estão corretas, a questão é que 23 toneladas é para carga paletizada & quetales, que se distribuem por todo o espaço da cabine de carga, e a de 26 é para carga concentrada (como um Bldo Lv) que é fácil de colocar bem no centro de gravidade do avião. Aliás, a Embraer perdeu uma bela chance de ir aos EUA e demonstrar aquilo que o Juliet nunca conseguiu, que é embarcar um Stryker pronto para combate, com munições e tripulação completa, depois decolar de pista rústica e curta e por fim pousar em outra, mas a mil km...
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #957 em: Julho 23, 2017, 11:08:11 pm »
Um teste deste poderá vir acontecer, porém com o VBTP-MR Guarani. 
 
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #958 em: Julho 24, 2017, 07:59:37 pm »
Embraer KC-390 conclui tour global de demonstração com sucesso


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Gavião Peixoto – SP, 21 de julho de 2017 – O novo jato multimissão de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390 encerrou nesta semana um bem-sucedido tour de demonstração de 40 dias, no qual sobrevoou 19 países e foi apresentado a nove nações na Europa, África, Ásia e Oceania. No total, foram registradas 130 horas de voo sem qualquer ocorrência, incluindo vários voos de demonstração com representantes de potenciais operadores.

A aeronave partiu da Unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, em direção à Suécia, onde foi exibida ainda antes de seguir para o aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris. Lá, o KC-390 esteve exposto durante a 52ª edição do Paris Air Show, realizada em junho, e se exibiu pela primeira vez em um show aéreo, tornando-se um dos destaques do evento. Depois da França, o KC-390 seguiu para sua série de demonstrações, antes de retornar ao Brasil esta semana.

“Este tour permitiu que vários representantes de potenciais operadores tivessem contato com o KC-390 e pudessem conhecer de perto toda sua flexibilidade, que o torna capaz de realizar uma ampla gama de missões”, disse Jackson Schneider, CEO e Presidente da Embraer Defesa & Segurança. “Todos que tiveram oportunidade de voar a aeronave elogiaram suas capacidades operacionais e o avançado projeto que incorpora tecnologias comprovadas de última geração.”

A aeronave demonstrou grande robustez e apresentou 100% de disponibilidade durante todo o tour, no qual foram realizados 52 pousos, em 18 países diferentes. No total, o KC-390 percorreu 91.743 km (ou 49.537 milhas náuticas), o equivalente a mais de duas voltas completas na Terra pela linha do Equador. Durante as demonstrações, o avião pôde ser avaliado em decolagens de grandes altitudes e altas temperaturas, em navegação a baixa altura (chegando a voar com 49ºC de temperatura ambiente) e simulando condições operacionais, como o lançamento de paraquedistas.

“Estamos muito satisfeitos com a maturidade já alcançada pelo produto e temos plena confiança de que a certificação virá dentro do cronograma previsto. Em breve, o KC-390 estará totalmente pronto para cumprir todos os requisitos para os quais foi projetado, tornando-o um verdadeiro multiplicador de forças com potencial para atender a qualquer nação”, disse Schneider.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte de carga, tropa ou paraquedistas, reabastecimento aéreo, além de apoio a missões humanitárias, busca e resgate, evacuação médica e combate aéreo a incêndios. O KC-390 transporta até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade para operar em ambientes hostis, incluindo pistas não-preparadas ou danificadas.

Trata-se de um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. A campanha de testes do KC-390 está avançando de forma extremamente satisfatória, atendendo todos os requisitos da aeronave e validando os objetivos de desempenho e capacidade previstos por meio do uso de avançadas ferramentas de engenharia. Desde o início da campanha de testes em voo, em outubro de 2015, os protótipos do KC-390 têm apresentado uma alta taxa de disponibilidade, acumulando mais de 1.200 horas de voo. A Capacidade Operacional Inicial deve ser atingida até o final deste ano e as entregas estão programadas para começar no primeiro semestre de 2018.


Sobre a Embraer Defesa e Segurança

Líder na indústria aeroespacial e de defesa da América Latina, a Embraer Defesa & Segurança oferece uma linha completa de soluções integradas como C4I (Centro de Comando, Controle, Comunicação, Computação e Inteligência), tecnologias de ponta na produção de radares, sistemas avançados de informação e comunicação, sistemas integrados de monitoramento e vigilância de fronteiras, bem como aeronaves militares e de transporte de autoridades. Com crescente presença no mercado global, os produtos da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países.

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer / http://www.aereo.jor.br/2017/07/23/embraer-kc-390-conclui-tour-global-de-demonstracao-com-sucesso/
 

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Túlio

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #959 em: Julho 24, 2017, 08:05:22 pm »
Lembrando que antes do final deste ano (2017) saem os testes de REVO (In-Flight Refueling) em helicópteros, vamos ver se o nosso tigrão segura as pontas...
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