EH-101

  • 1074 Respostas
  • 281638 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: EH-101
« Responder #645 em: Junho 06, 2019, 03:27:39 pm »
E qual é a "matemática aplicada directamente à função de piloto"? Geometria, trigonometria, cálculo vectorial, análise funcional? Todas e ainda mais! A capacidade de um piloto efectuar cálculos mentalmente de forma rápida pode ser a diferença entre a vida e a morte de centenas (ou milhares) de pessoas.
Talent de ne rien faire
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: EH-101
« Responder #646 em: Junho 06, 2019, 03:46:32 pm »
Na semana passada no Montijo, que é só a BOP dos helis, estava 1 e meio operacional.

CJ explicas essa do meio operacional? É que para mim ou está capaz de executar missões ou não está. Queres dizer que existe um aparelho que rapidamente pode ser colocado em condições de voo, é isso.

PS: Se o Papa cá viesse agora estavamos lixados, não há 3 EH101 para colocar em Monte Real, alguém ia ter de ir de carro.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: EH-101
« Responder #647 em: Junho 06, 2019, 04:27:04 pm »
 
A falta de pilotos na frota EH-101 tem sido, historicamente, de pilotos-comandante. Para se qualificar nessa categoria, um piloto necessita de um determinado número de horas na aeronave como piloto 'regular'. Ora não se pode pegar em pilotos de outras aeronaves e torná-los pilotos-comandante por decreto. Não é assim que as coisas funcionam na aeronáutica.

yu23x1
A nossa Aeronáutica Militar a tal que os helis não tem de respeitar as normas de voo/segurança aplicadas á aeronáutica civil ???
NVF, Estas a falar da mesma correcto ? ::)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: EH-101
« Responder #648 em: Junho 06, 2019, 04:28:41 pm »
CJ explicas essa do meio operacional? É que para mim ou está capaz de executar missões ou não está. Queres dizer que existe um aparelho que rapidamente pode ser colocado em condições de voo, é isso.

PS: Se o Papa cá viesse agora estavamos lixados, não há 3 EH101 para colocar em Monte Real, alguém ia ter de ir de carro.

Então: segundo aparelho em vias de ficar operacional por ter pedido peças emprestadas a outro que está neste momento parado à espera de manutenção. Pronto, soa-te melhor assim?  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: EH-101
« Responder #649 em: Junho 06, 2019, 04:29:09 pm »
NVF, não respondas que eu estava-me a meter contigo, vá-se lá saber porquê.   :mrgreen:

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: EH-101
« Responder #650 em: Junho 06, 2019, 04:31:10 pm »
CJ explicas essa do meio operacional? É que para mim ou está capaz de executar missões ou não está. Queres dizer que existe um aparelho que rapidamente pode ser colocado em condições de voo, é isso.

PS: Se o Papa cá viesse agora estavamos lixados, não há 3 EH101 para colocar em Monte Real, alguém ia ter de ir de carro.

Então: segundo aparelho em vias de ficar operacional por ter pedido peças emprestadas a outro que está neste momento parado à espera de manutenção. Pronto, soa-te melhor assim?  :mrgreen:

Essa gostei, uma canibalização Provisório/Selectiva !!!!
Ou seja, já que estás AOG, foste uma vez mais, o Foxtrot Óscar Delta Índia Delta Óscar.

Abraços
« Última modificação: Junho 06, 2019, 04:34:06 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: EH-101
« Responder #651 em: Junho 06, 2019, 04:45:54 pm »
CJ explicas essa do meio operacional? É que para mim ou está capaz de executar missões ou não está. Queres dizer que existe um aparelho que rapidamente pode ser colocado em condições de voo, é isso.

PS: Se o Papa cá viesse agora estavamos lixados, não há 3 EH101 para colocar em Monte Real, alguém ia ter de ir de carro.

Então: segundo aparelho em vias de ficar operacional por ter pedido peças emprestadas a outro que está neste momento parado à espera de manutenção. Pronto, soa-te melhor assim?  :mrgreen:

Essa gostei, uma canibalização Provisório/Selectiva !!!!
Ou seja, já que estás AOG, foste uma vez mais, o Foxtrot Óscar Delta Índia Delta Óscar.

Abraços

A respeito disto, ainda no dia da base aberta em Beja, entre militares e civis, alguns foram aqueles que afirmavam em tom de brincadeira que o ideal daqui para a frente seria ter um Koala em Ovar, outro em Monte Real, em Sintra e outro em Beja para a busca e salvamento. Isto é como diz o povinho: é melhor rir do que chorar. :mrgreen: ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: EH-101
« Responder #652 em: Junho 06, 2019, 05:06:43 pm »
E qual é a "matemática aplicada directamente à função de piloto"? Geometria, trigonometria, cálculo vectorial, análise funcional? Todas e ainda mais! A capacidade de um piloto efectuar cálculos mentalmente de forma rápida pode ser a diferença entre a vida e a morte de centenas (ou milhares) de pessoas.

E dessas vertentes, quais é que são dadas na matemática do secundário? E cálculos mentalmente? 90% do que se faz em matemática na escola requer calculadora nos dias de hoje, onde é que isto beneficia o calculo mental? E o ensino dessa matemática toda, ao ponto de um aluno se tornar apto para a praticar sem ajudas, calculadoras e com variáveis que não estudou na escola? E tempo para ensinar isso tudo a um padrão que permita que o aluno ter a agilidade mental para mais tarde pôr em prática esses ensinamentos? E que tal essa matemática não ser dada à pressa para os exames? E que tal todas as variáveis que há na atribuição das notas? E que tal as variáveis de professores ausentes, com métodos de ensino desadequados para certos tipos de alunos, turma problemáticas, alunos batoteiros/copiadores, exames mais fáceis e outros mais difíceis... É possível uma nota ao fim de 3 anos responder com certeza a todas estas variáveis? Penso que não.

Lá está, números arbitrários que não representam a qualidade para melhor ou para pior de um futuro piloto, visto que há tantas variáveis metidas ao barulho.
E ser a diferença entre salvar centenas ou milhares de vidas? Até um mau sotaque ou pronunciação de inglês de qualquer uma das partes envolvidas é o suficiente para causar um desastre, não é preciso ir muito longe a cálculos mentais.  :-P
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: EH-101
« Responder #653 em: Junho 06, 2019, 05:36:47 pm »
E dessas vertentes, quais é que são dadas na matemática do secundário?

No meu tempo todas (se bem que em análise não se dava cálculo integral, isso era só na universidade). Presumo que não tenha mudado muito, terá porventura uma carga mais ligeira mas as bases têm que ser dadas.

Mas com essa 'aversão' toda à matemática que tens demonstrado, fiquei com curiosidade e foi ver os requisitos para a AFA. O que é pedido é que os candidatos tenham uma nota mínima a matemática de 95 pontos, ou seja, 9,5 que é arredondado para 10. Basicamente, está-se a pedir aos meninos e meninas que passem a matemática. Acho que não é pedir muito e confesso que até me parece muito pouco exigente.

O sotaque é muito difícil de corrigir. Mesmo pessoas que vivem décadas num país estrangeiro continuam a ter sotaque. Agora matemática é universal, aprende-se com estudo e é fundamental em aviação, ou em qualquer outra profissão técnica. E quando estás a pilotar uma avião, perdes os instrumentos e tens que fazer um cálculo rápido para decidir para que pista te deves dirigir, mesmo que tenhas uma calculadora, não te vai servir de muito se não souberes que operações tens que efectuar na dita calculadora, com ou sem sotaque.
« Última modificação: Junho 06, 2019, 05:39:02 pm por NVF »
Talent de ne rien faire
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: EH-101
« Responder #654 em: Junho 06, 2019, 05:56:36 pm »
Para ser piloto, a nota mínima não é/era 16 ou algo parecido?  ???

Sim, o 9,5 é uma nota banal, tendo em conta que é o mínimo que se pede para completar o 12º.

Mas lá está, como disse e muito bem, há que ter a capacidade de executar cálculos mentais, e essa capacidade é cada vez menos importante na matemática escolar. Ou seja, numa época de calculadores e funções e gráficos, pouco ou nada se faz mentalmente, ou seja, a nota a matemática, não representa a capacidade que alguém tem de executar cálculos mentais.

Quando falo no sotaque, é para dar um exemplo de algo tão simples que pode colocar ou não em risco outras tantas vidas. Quem diz sotaque, diz falta de vocabulário, falta de jeito a dizer certas palavras em inglês, etc. Tanto que uma nota a inglês também não representa o quão bons somos a falar essa língua. Isto é na prática para exemplificar que se pode colocar vidas em risco por uma coisa tão simples como má compreensão de uma palavra/frase.  ;)

Entretanto, o problema de pilotos continua a ser crónico, e poucos incentivos há a manter os existentes na FAP por mais tempo. Depois ainda temos a questão da manutenção dos EH-101, o que é ridículo visto estarem aqui há tanto tempo.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: EH-101
« Responder #655 em: Junho 06, 2019, 07:43:07 pm »
O inglês não é problemático na AFA porque o currículo inclui mais cadeiras de inglês (total de 8!) que de matemática. Mas uma boa nota a inglês indica um bom conhecimento das regras gramaticais e um vocabulário mínimo. Mais, do total das oito cadeiras de inglês do currículo da AFA, duas são de inglês aeronáutico onde, certamente, os/as cadetes aprendem vocabulário específico.

Não é pelo currículo que há poucos pilotos na FAP e sendo o número de admissões autorizadas anualmente ridiculamente baixo, certamente que não há um problema de recrutamento. Existe um problema grave de má gestão de recursos humanos e um problema ainda mais sério de retenção de quadros.
Talent de ne rien faire
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: EH-101
« Responder #656 em: Junho 06, 2019, 09:17:50 pm »
um aparelho que rapidamente pode ser colocado em condições de voo, é isso.

Então: segundo aparelho em vias de ficar operacional por ter pedido peças emprestadas a outro que está neste momento parado à espera de manutenção. Pronto, soa-te melhor assim?  :mrgreen:

 :G-beer2: Entendi, então é mais ou menos o que eu tinha suposto.

PS: Eu pensava que aparelhos à espera que outro entre em inspecção para lhe retirarem equipamentos era o procedimento normal.  :mrgreen:.
« Última modificação: Junho 06, 2019, 09:19:52 pm por Lightning »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: EH-101
« Responder #657 em: Junho 06, 2019, 10:08:27 pm »
Não é pelo currículo que há poucos pilotos na FAP e sendo o número de admissões autorizadas anualmente ridiculamente baixo, certamente que não há um problema de recrutamento. Existe um problema grave de má gestão de recursos humanos e um problema ainda mais sério de retenção de quadros.

Isto é que nunca percebi. Porque abrem tão poucas vagas? Eu já tinha ouvido falar em algo semelhante, mas não me recordo onde, mas é de facto ridículo haver falta de recursos humanos quando depois limitam e muito as oportunidades de entrada.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: EH-101
« Responder #658 em: Junho 07, 2019, 12:17:34 am »
Porque a formação é cara, a frota é pequena e não se tem em conta o turnover — ou então as chefias não se preocupam com este último detalhe.
Talent de ne rien faire
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: EH-101
« Responder #659 em: Junho 07, 2019, 03:33:07 pm »
Eu só sei que a minha pequena no 2º ano está a aprender matemática que eu sou aprendi mais para a frente. Das duas uma, ou eu e os meus colegas éramos muito burros (uma forte possibilidade) ou agora os miúdos são mais espremidos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.