A CP, empresa pública de transporte ferroviário em Portugal está numa fase de venda de material cirulante usado, e nalguns casos, bem usado à Argentina.
No início do ano de 2006 saiu uma primeira remessa de locomotivas
English Electric, série, 1400, construidas em Portugal nos anos 60 e carruagens
Budd-Sorefame.
A English Electric 1467 (manteve o nº de série ao serviço da CP) já com as cores da empresa argentina, onde hoje opera:Estão agora prestes a seguirem viagem para a Argentina mais locomotivas, desta vez, as francesas
Brissoneaut, série 1200, e ainda mais carruagens de passageiros.
Para além disso, velhas automotoras
Nohab, com motorização Scania, que serviram sobtetudo em inhas no Alentejo e Algarve, e ainda Unidades Triplas Eléctricas (UTE's) dos anos 60, que serviram durante anos nas linhas de Sintra e da Azambuja.
Uma UTE, na linha de Sintra (estes comboios foram retirados ao serviço há mais de 10 anos)Dado que a bitola usada nos países da AL é semelhante à ibérica, este é um mercado apetecível para a CP que se desfaz de algum material circulante obsoleto, encaixando algum dinheiro, ou que deixou de fazer uso, nomeadamente as locomotivas diesel, já que nos últimos anos se assistiu à electrificação de muitas linhas e ramais em Portugal.
Mais informações e muitas fotos desse material ainda em Portugal, e algum dele já em utilização na Argentina em:http://paraferroviario.7.forumer.com/viewtopic.php?t=6http://paraferroviario.7.forumer.com/viewtopic.php?t=35