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Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Rui Elias em Janeiro 05, 2007, 02:51:11 pm
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A CP, empresa pública de transporte ferroviário em Portugal está numa fase de venda de material cirulante usado, e nalguns casos, bem usado à Argentina.
No início do ano de 2006 saiu uma primeira remessa de locomotivas English Electric, série, 1400, construidas em Portugal nos anos 60 e carruagens Budd-Sorefame.
A English Electric 1467 (manteve o nº de série ao serviço da CP) já com as cores da empresa argentina, onde hoje opera:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi146.photobucket.com%2Falbums%2Fr264%2Fruielias%2FCP%2FEnglishElectricnaArgentina2-1.jpg&hash=105d02668c1b0aebab5f9980352e9bb2)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.porlosrielesdelsud.com.ar%2Fvia61b.jpg&hash=a6c956931d5f67040a8fc880bf940e56)
Estão agora prestes a seguirem viagem para a Argentina mais locomotivas, desta vez, as francesas Brissoneaut, série 1200, e ainda mais carruagens de passageiros.
Para além disso, velhas automotoras Nohab, com motorização Scania, que serviram sobtetudo em inhas no Alentejo e Algarve, e ainda Unidades Triplas Eléctricas (UTE's) dos anos 60, que serviram durante anos nas linhas de Sintra e da Azambuja.
Uma UTE, na linha de Sintra (estes comboios foram retirados ao serviço há mais de 10 anos)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fapac.cp.pt%2Falbum%2Fimagens%2FUTE2060.jpg&hash=2111f38600dff2097f210dc385660ed8)
Dado que a bitola usada nos países da AL é semelhante à ibérica, este é um mercado apetecível para a CP que se desfaz de algum material circulante obsoleto, encaixando algum dinheiro, ou que deixou de fazer uso, nomeadamente as locomotivas diesel, já que nos últimos anos se assistiu à electrificação de muitas linhas e ramais em Portugal.
Mais informações e muitas fotos desse material ainda em Portugal, e algum dele já em utilização na Argentina em:
http://paraferroviario.7.forumer.com/viewtopic.php?t=6 (http://paraferroviario.7.forumer.com/viewtopic.php?t=6)
http://paraferroviario.7.forumer.com/viewtopic.php?t=35 (http://paraferroviario.7.forumer.com/viewtopic.php?t=35)
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Boa venda sem duvida por parte da cp.
Cumprimentos
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CP vende à Argentina material usado no valor de 27 M€
A CP vendeu aos caminhos de ferro argentinos carruagens e locomotivas, já fora de circulação em Portugal, no valor de 27 milhões de euros, revelou hoje a empresa.
De acordo com José Natal da Luz, Técnico da Unidade de Gestão da Frota da CP, o contrato, assinado em 2005, inclui um total de quatro carregamentos com onze Unidades Triplas Eléctricas, sete locomotivas, três automotoras e quatro carruagens que sofreram reparações básicas e gerais nas oficinas da EMEF no Barreiro, Entroncamento e Contumil.
Em Maio será feito um terceiro embarque de material para a Argentina composto por 10 locomotivas, oito carruagens e três automotoras.
O último carregamento está previsto para Novembro e inclui outras 10 Unidades Triplas Eléctricas, oito carruagens e três locomotivas.
Na Argentina circulam neste momento 40 carruagens e sete locomotivas diesel-eléctricas enviadas pela CP para aquele país no início de 2006.
José Natal da Luz qualificou o negócio como «excelente» para a CP, dado que este material seria abatido ao activo em Portugal caso não tivesse sido vendido.
Diário Digital / Lusa
07-01-2007 15:13:35
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Peru e Moçambique compram comboios
A CP está a negociar com o Peru e com Moçambique a venda de material circulante que se encontra desactivado, à semelhança do que fez com a Argentina. Trata-se de material que já se encontra obsoleto mas que recuperado pela EMEF, uma empresa do universo CP, ainda poderá circular por mais dez ou 15 anos.
“Temos ainda algumas locomotivas a diesel, uma centena de carruagens e automotoras de via estreita”, exemplificou ao Correio da Manhã Natal da Luz, da Unidade de Gestão da Frota da CP, confirmando que a empresa se encontra em negociações com vários operadores.
A CP pretende assim vender material que já não usa há anos, evitando a sua degradação e encaixando alguns milhões de euros.
Foi nesse sentido que assinou em 2005 um contrato com a Argentina que prevê o envio de 60 carruagens, seis automotoras, 28 locomotivas e 21 Unidades Triplas Eléctricas (UTE), isto é, constituídas por três peças, duas das quais motorizadas.
O contrato prevê quatro carregamentos – o segundo seguiu na semana passada para Buenos Aires – até ao final deste ano.
Neste momento, já se encontram naquele país da América Latina, 40 carruagens e sete locomotivas, enviadas no início de 2006.
O valor global do contrato é de 27 milhões de euros, 15 milhões dos quais pela venda de material e os restantes 12 milhões pelas reabilitações realizadas pela Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF).
Estas operações de venda são interessantes para a CP porque “dão a possibilidade de recuperar material que estaria condenado à sucata, já que com a imobilização a degradação é muito rápida, e permite dar trabalho à EMEF, o que é bom para as empresas e para o País”, explicou Natal da Luz.
Trabalho na EMEF
Com efeito, este contrato internacional, e também o firmado com a Bósnia, tem permitido rentabilizar as instalações da EMEF.
Recorde-se que o governo bósnio encomendou 356 vagões, um contrato que representa um encaixe de 32 milhões de euros, cuja execução ainda decorre. Os caminhos--de-ferro daquele país do Leste Europeu encomendaram três tipos de vagões, para cargas a granel, embaladas e cerealíferos, com capacidade para 52 toneladas de carga.
Para além da construção em Portugal, a EMEF tem técnicos na Bósnia a recuperar 211 vagões destruídos pela guerra.
Aliás, uma visita da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, à Bósnia, para a entrega dos primeiros 30 vagões construídos pela empresa portuguesa, abriu as portas a futuras encomendas.
MATERIAL VENDIDO
LOCOMOTIVAS
Estas locomotivas circularam sobretudo no Sul do País. Estiveram ao serviço, nomeadamente, nas ligações realizadas no Litoral Algarvio.
AUTOMOTORAS
Estas automotoras Nohab garantiam o serviço, até há poucos anos, nas linhas do Alentejo (Vendas Novas-Évora) e do Litoral Algarvio.
COMPOSIÇÕES
Estas composições circularam, na Linha de Sintra, entre os anos 60 e 90, tendo passado a servir o ramal de Tomar e Figueira da Foz.
Correio da Manhã (http://http)
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Fazem bem, é bom ver algum esforço por parte da administração para tornar a empresa menos inviável.
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Tenho um fascínio mt especial por comboios... :wink:
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Tenho um fascínio mt especial por comboios... :wink:
Deixemo-nos de ilusões, ficamo-nos pelo material circulante, porque a sucata militar que temos ninguém deve querer
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Para beneficio dos outros fãns de comboios, para substituir as locomotivas que estão a ser vendidas e abatidas, a CP vai adquirir 15 locomotivas novas.
http://www.transportes-xxi.net/tferrovi ... frota/4700 (http://www.transportes-xxi.net/tferroviario/empresas/cp/frota/4700)
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Fotos do embarque de material CP para a Argentina em Janeiro de 2007 (2º lote de material), no porto de Setúbal:
http://paraferroviario.7.forumer.com/vi ... 5ac7ab9419 (http://paraferroviario.7.forumer.com/viewtopic.php?t=131&sid=34fa6ba1e9c2a234542cf25ac7ab9419)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.transportes-xxi.net%2Falbums%2Fcat_325%2Fmid_embarque12.jpg&hash=52110a0081cd021321b72f264262a9b8)