Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Kalil

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1740 em: Janeiro 12, 2024, 04:42:49 pm »
Eu só tenho dúvidas acerca de como o projecto do AOR surge, houve alguma negociação previa com os estaleiros turcos?  Nao se pode, a partida, apresentar um projecto sem contactar o proprietário do design original.
Também não percebo bem como sera e de onde virá o financiamento, construídos cá ou na Turquia,  nao são navios que custem uma bagatela. Quanto esta inscrito na LPM para o AOR? A construcao em Viana pode beneficiar de algum apoio extra, financiamento comunitário até.

Quanto à parte técnica, a unica bacorada que me permito lançar é se uma vez que serão 2, não seria preferivel um AOR clássico e outro navio logístico para sólidos e veículos. E que pelo menos um deles tivesse capacidade hospitalar razoável.

Acrescento ainda, a capacidade de os navios suportarem os eh101, pois nao acredito minimamente que venham estes 2 e ainda o JSS ou LPD ou NPL ou como lhe queiram chamar.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 12, 2024, 04:54:45 pm por Kalil »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1741 em: Janeiro 12, 2024, 05:11:03 pm »
Eu só tenho dúvidas acerca de como o projecto do AOR surge, houve alguma negociação previa com os estaleiros turcos?  Nao se pode, a partida, apresentar um projecto sem contactar o proprietário do design original.
Também não percebo bem como sera e de onde virá o financiamento, construídos cá ou na Turquia,  nao são navios que custem uma bagatela. Quanto esta inscrito na LPM para o AOR? A construcao em Viana pode beneficiar de algum apoio extra, financiamento comunitário até.

Quanto à parte técnica, a unica bacorada que me permito lançar é se uma vez que serão 2, não seria preferivel um AOR clássico e outro navio logístico para sólidos e veículos. E que pelo menos um deles tivesse capacidade hospitalar razoável.

Acrescento ainda, a capacidade de os navios suportarem os eh101, pois nao acredito minimamente que venham estes 2 e ainda o JSS ou LPD ou NPL ou como lhe queiram chamar.

Cumprimentos

Kalil tu viste o video do CEMA? Ele diz preto no branco que a Marinha estava em contacto com duas grandes empresas do setor.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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P44

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1742 em: Janeiro 12, 2024, 05:14:40 pm »
O CEMA é um político.

Os politicos regra geral cada vez que dizem a verdade cai-lhes um braço  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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papatango

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1743 em: Janeiro 12, 2024, 05:38:21 pm »
Desculpem a pergunta, mas como é que 3520 m3 (mais uns pós) de transporte de combustiveis liquidos nos novos navios (cada) é menos do que 2800m3 do Bérrio?

A classe Rover, segundo a Janes Fighting Ships, por acaso tinha uma capacidade de 6.600t de fuel.
Os navios estavam classificador como AOL - Small Fleet Tankers.

O meu comentário não tem por base os dados apresentados no esquema. O dito esquema fala em dimensões e deslocamento que não estão completos, para se poder concluir de que tipo de navio se trata.

Há anos atrás, em vários comentários e conversas, uma das coisas que era sempre referida é que o Bérrio, tinha demasiado espaço para combustível e pouco espaço para o resto. Ou seja, o que faria mais sentido, era um navio com base no porta-drones, adaptado para reabastecedor.

Os navios da  marinha portuguesa vão para exercicios navais da NATO - dizem as más linguas - com os depósitos vazios, para testarem o reabastecimento em alto mar com o combustível dos outros ...  :mrgreen:

Não devemos precisar de grande capacidades nesse aspecto ... c56x1 c56x1
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Kalil

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1744 em: Janeiro 12, 2024, 06:13:34 pm »
Ok. Qual será a outra empresa, para além da SMT?
Nao vi não, mal consigo acompanhar a discussão aqui no forum..
 

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Visitante123

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1745 em: Janeiro 12, 2024, 08:58:12 pm »
Desculpem a pergunta, mas como é que 3520 m3 (mais uns pós) de transporte de combustiveis liquidos nos novos navios (cada) é menos do que 2800m3 do Bérrio?

A classe Rover, segundo a Janes Fighting Ships, por acaso tinha uma capacidade de 6.600t de fuel.
Os navios estavam classificador como AOL - Small Fleet Tankers.

O meu comentário não tem por base os dados apresentados no esquema. O dito esquema fala em dimensões e deslocamento que não estão completos, para se poder concluir de que tipo de navio se trata.

Há anos atrás, em vários comentários e conversas, uma das coisas que era sempre referida é que o Bérrio, tinha demasiado espaço para combustível e pouco espaço para o resto. Ou seja, o que faria mais sentido, era um navio com base no porta-drones, adaptado para reabastecedor.

Os navios da  marinha portuguesa vão para exercicios navais da NATO - dizem as más linguas - com os depósitos vazios, para testarem o reabastecimento em alto mar com o combustível dos outros ...  :mrgreen:

Não devemos precisar de grande capacidades nesse aspecto ... c56x1 c56x1

A Classe Rover tinha 3300m3 para fuel.

6600 era o DWT ou capacidade total de carga.

Este AOR falado aqui tem 3800 M3 de fuel e 5000t a 5500t (contas feitas à pressa) de DWT.
 

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Bubas

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1746 em: Janeiro 13, 2024, 02:26:28 am »
Desculpem a pergunta, mas como é que 3520 m3 (mais uns pós) de transporte de combustiveis liquidos nos novos navios (cada) é menos do que 2800m3 do Bérrio?

A classe Rover, segundo a Janes Fighting Ships, por acaso tinha uma capacidade de 6.600t de fuel.
Os navios estavam classificador como AOL - Small Fleet Tankers.

O meu comentário não tem por base os dados apresentados no esquema. O dito esquema fala em dimensões e deslocamento que não estão completos, para se poder concluir de que tipo de navio se trata.

Há anos atrás, em vários comentários e conversas, uma das coisas que era sempre referida é que o Bérrio, tinha demasiado espaço para combustível e pouco espaço para o resto. Ou seja, o que faria mais sentido, era um navio com base no porta-drones, adaptado para reabastecedor.

Os navios da  marinha portuguesa vão para exercicios navais da NATO - dizem as más linguas - com os depósitos vazios, para testarem o reabastecimento em alto mar com o combustível dos outros ...  :mrgreen:

Não devemos precisar de grande capacidades nesse aspecto ... c56x1 c56x1

De acordo com o livro "Britain's Modern Royal Navy" que podem consultar em https://archive.org/details/warshipsofroyaln0000moor/page/n7/mode/2up.
a classe Rover à qual o Blue Rover/Bérrio pertence, tem a seguinte indicação "Are capable of supplying 6.600 tons each of the usual liquids: furnace fuel oil, diesel, aviation spirit, lubricating oil, fresh water"
O que o coloca acima das 4200 toneladas do novos navios.
Os novos ganham em relação à carga seca.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1747 em: Janeiro 13, 2024, 08:33:38 am »
Até para os exercícios vamos de mão estendida  :mrgreen:

Os meninos especiais da turma
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saabGripen

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1748 em: Janeiro 13, 2024, 10:39:58 am »
Até para os exercícios vamos de mão estendida  :mrgreen:

Os meninos especiais da turma

As más línguas também dizem que quando convidamos forças aliadas para participar no ORION, elas vêm porque têm fome e aqui come-se bem.

Eu não acredito.
 

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antoninho

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1749 em: Janeiro 13, 2024, 10:52:33 am »
Não tem vontade dos políticos portugueses,seja da rosa ou da laranja,
Contribuir para a modernização das força armadas.
Fomos barrados pela comissão europeia quando tentámos compras pagas a 25 anos. Lembram-se?
Mas agora tem um grave problema chamado Putin.
Já algum político pediu para isso ser revogado?
Já algum político teve a ideia de criar um fundo europeu para vendas de armamento europeu para as nações menos pujantes economicamente terem a opção de se armarem em condições de ajudar a defesa europeia. Um FMS europeu não seria uma boa ideia???
Quanto aos 39 milhões cedidos a Angola para a construção do museu já algum partido pediu as contas da obra?
Se fosse para um hospital construídoem Luanda, eu não teria qualquer objeção desde que o hospital de Sintra fosse também feito, o senhor costa mais o amigo da câmara puseram a primeira pedra mas o problema é quem vai lá por a última.
Desculpem o desabafo.....
« Última modificação: Janeiro 13, 2024, 10:53:20 am por antoninho »
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1750 em: Janeiro 13, 2024, 11:31:12 am »
Desculpem a pergunta, mas como é que 3520 m3 (mais uns pós) de transporte de combustiveis liquidos nos novos navios (cada) é menos do que 2800m3 do Bérrio?

A classe Rover, segundo a Janes Fighting Ships, por acaso tinha uma capacidade de 6.600t de fuel.
Os navios estavam classificador como AOL - Small Fleet Tankers.

O meu comentário não tem por base os dados apresentados no esquema. O dito esquema fala em dimensões e deslocamento que não estão completos, para se poder concluir de que tipo de navio se trata.

Há anos atrás, em vários comentários e conversas, uma das coisas que era sempre referida é que o Bérrio, tinha demasiado espaço para combustível e pouco espaço para o resto. Ou seja, o que faria mais sentido, era um navio com base no porta-drones, adaptado para reabastecedor.

Os navios da  marinha portuguesa vão para exercicios navais da NATO - dizem as más linguas - com os depósitos vazios, para testarem o reabastecimento em alto mar com o combustível dos outros ...  :mrgreen:

Não devemos precisar de grande capacidades nesse aspecto ... c56x1 c56x1

Citar
“…temos capacidade para transportar 2 milhões e 800 mil litros de combustível nos três tanques centrais no navio. Também temos tanques laterais mas não utilizamos uma vez que, sendo o “Bérrio” um navio de casco simples, e havendo regiões onde há a obrigatoriedade destes navios disporem de duplo-casco, assim podemos continuar a navegar…“.

Fonte: https://www.operacional.pt/o-%e2%80%9cberrio%e2%80%9d-um-navio-singular-ii-conclusao/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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dc

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1751 em: Janeiro 13, 2024, 05:16:52 pm »
É impressão minha, ou começaram o ano mais sensíveis do que o habitual?  :mrgreen:

Então mas agora não se pode questionar nada sobre as decisões tomadas pelos "líderes supremos"? É natural que haja questões, seja relativamente às capacidades, ao preço, aos prazos, ou o que seja.

Agora, a capacidade de carga do navio não me parece problema, ainda por cima sendo 2. Ainda assim, tem-se observado que a tendência é navios maiores. Se para nós 2 navios de 10 mil toneladas chegarem, porreiro, e que se invista forte no resto.

A questão que coloquei, era se o navio era adequado ao Atlântico, dado, ao que parece do desenho postado, ser baseado neste:

Olhando para este navio, e sabendo que os nossos serão ainda mais pequenos, é natural haver algumas dúvidas (que os engenheiros navais presentes poderão facilmente esclarecer) face aos navios. Se o comportamento dos navios for perfeitamente adequado para o nosso mar, porreiro.
O Bérrio tinha 15% mais de deslocamento (quase um NPO de diferença), o que dificulta qualquer comparação.
 
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CruzSilva

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1752 em: Janeiro 13, 2024, 05:25:59 pm »
É impressão minha, ou começaram o ano mais sensíveis do que o habitual?  :mrgreen:

Então mas agora não se pode questionar nada sobre as decisões tomadas pelos "líderes supremos"? É natural que haja questões, seja relativamente às capacidades, ao preço, aos prazos, ou o que seja.

(...)
Isto já começou antes do final do ano. Há pessoal que está muito optimista porque estão a ser estudadas aquisições e outras já estão em curso mas volto a dizer o que já disse: vamos ver se vamos receber o equipamento dentro dos prazos, se o vamos receber todo, se o vamos receber completo e se não vai haver derrapagens nos orçamentos.
« Última modificação: Janeiro 13, 2024, 07:48:42 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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NVF

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1753 em: Janeiro 14, 2024, 12:41:44 am »
E a sensibilidade parece ser inversamente proporcional à compreensão da Flor de Lácio.
Talent de ne rien faire
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1754 em: Janeiro 14, 2024, 10:51:15 am »
É impressão minha, ou começaram o ano mais sensíveis do que o habitual?  :mrgreen:

Então mas agora não se pode questionar nada sobre as decisões tomadas pelos "líderes supremos"? É natural que haja questões, seja relativamente às capacidades, ao preço, aos prazos, ou o que seja.

(...)
Isto já começou antes do final do ano. Há pessoal que está muito optimista porque estão a ser estudadas aquisições e outras já estão em curso mas volto a dizer o que já disse: vamos ver se vamos receber o equipamento dentro dos prazos, se o vamos receber todo, se o vamos receber completo e se não vai haver derrapagens nos orçamentos.

Ou se não vamos receber nada
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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