Para arranjar guarnição para um Wave, bastava substituir as VdG por 3 fragatas novas, cuja guarnição de cada uma seria 2/3 (ou até menos) das Meko. Substituir os Tejo, Argos e Centauro por lanchas novas e de guarnição menor, e a(s) corveta(s) que resta(m), pelos restantes NPOs, e isso, alíado a melhores condições remuneratórias, e também à atractividade da Marinha ao ter navios novos e que funcionam como deve ser, resolvia-se parte do problema do pessoal.
Agora, o que não pode ser, é andar tudo a queixar-se de falta de pessoal, mas quando vemos a LPM, continuam sonhos molhado de LPD/JSS, AOR novinho em folha, 10 NPOs, PNM e afins, e o resto dos navios, obsoletos, manterem-se ao serviço com guarnições excessivamente grandes para aquilo que cumprem.
Só para colocar em perspectiva, temos cagalhões a boiar (classe VdG), com guarnição superior a um Zumwalt. Isto diz-nos que, além da falta de pessoal, o pessoal que temos é tremendamente sub-aproveitado em meios obsoletos e ineficazes. Isto agrava-se, com aquela intenção absurda de "desmodernizar" a VdG, para uma espécie de OPV XL, que terá uma guarnição que rondará, no mínimo, os 120 elementos, quando olhamos para uma Sigma 10514, que precisa de 122.