Análise sobre a modernização do Exército Português

  • 118 Respostas
  • 31395 Visualizações
*

Luis Manuel

  • 9
  • +0/-0
quanto a numeros ...
« Responder #15 em: Agosto 28, 2009, 06:42:47 pm »
Viva Duarte ,
os numeros que referi foram o que li tanto no site que indiquei bem como noutro site que se encontra logo na 2ª pág. de pesquisa no google por subject "numero de generais em Portugal" .
Admito que possa estar algo desfasado consoante o site ou fonte onde obtemos informação mesmo porque o sistema de patentes difere um pouco mesmo entre paises NATO (pelo que entendi .).Penso que este numero (aprox. 300) deve reflectir o numero de generais no activo e na reforma , visto que obviamente continuam a receber como tal e , regra geral (pelo menos era assim á uns anos) , antes de reforma os oficiais são promovidos á patente logo acima hierarquicamente.Não nos esqueçamos que muitos dos oficiais do quadro do tempo da guerra colonial estão a terminar ou terminaram recentemente a sua vida activa e que nessa altura houve um grande incremento nos quadros militares .
Já á uns 20 anos atrás lembro-me da mesma polémica , na altura até deu um debate na TV sobre o assunto e a comparação era com a Inglaterra .Lembro-me do assunto pois eu estava a cumprir o serviço militar e nos meios castrenses não se falava de outra coisa , já na altura .
Se for como diz , obrigado pela correcção embora gostasse de consultar a fonte onde a rapaziada por aqui se baseia para "postar" numeros e factos .De qq modo voltemos ao assunto do tópico e não degeneremos em guerras de argumentos e "bravatas". Por mim está acabado , só dei a minha opinião . abr. a todos .
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2361
  • Recebeu: 153 vez(es)
  • Enviou: 463 vez(es)
  • +634/-323
(sem assunto)
« Responder #16 em: Agosto 29, 2009, 12:31:50 am »
Caro Luís,

Perdão, enganei-me. Pelos vistos são mesmo 302 oficiais generais no activo no Exército, e não apenas Major-generals. O limite de 302 não conta com oficiais-generais em comandos-conjuntos (Joint-Chiefs of Staff) oriundos do Exército e número total será superior.

Pode ver aqui o limite de 302. É uma lei.

http://codes.lp.findlaw.com/uscode/10/A/II/32/526

Esta fonte menciona 99 major-Generals.

http://usmilitary.about.com/od/army/a/majgen.htm


http://en.wikipedia.org/wiki/General_(United_States)
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #17 em: Agosto 29, 2009, 12:59:00 am »
Citação de: "Duarte"
De qualquer forma não há dúvida de que temos generais a mais..


Depende do que estiverem a comandar. Há alguma informação sobre isso?
Quem comanda o quê?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Agosto 29, 2009, 06:26:14 pm »
Eu sou militar do qp e sim ha oficiais generais e coroneis a mais

Essa é a razao de haver tanta chafarica e quartel vazio

O resultado são infra estruturas decrépitas e sem manuetnção e recursos humanos desperdiçados.....

Expliquem lá porque um regimento que tem lá um batalhao (por exemplo) precisa de um coronel e de todo um EM....

Nos outros países o cmdt de batalhao e o seu EM é o suficiente e qd sai para operações basta a CCS para tomar conta das paredes.

Um general implica:
Um carro;
Um telemovel;
Um condutor;
Uma secretária;
Um ajudante de campo;
Um EM ou equivalente

Por isso não é só o general é toda a burocracia q arrasta.

E o pior é quando os generais se zangam uns com os outros por causa do protagonismo quem se lixa é sp o mexilhao
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2361
  • Recebeu: 153 vez(es)
  • Enviou: 463 vez(es)
  • +634/-323
(sem assunto)
« Responder #19 em: Agosto 29, 2009, 07:15:04 pm »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "Duarte"
De qualquer forma não há dúvida de que temos generais a mais..

Depende do que estiverem a comandar. Há alguma informação sobre isso?
Quem comanda o quê?


Eu não sei os números exactos de Portugal, mas ver os organogramas no site do exército para se ter uma ideia.

Regimentos sem produto operacional, ou com uma companhia operacional ou a "atribuir" é criminoso.

Eu compreendo que com a fim da guerra do ultramar houve um excesso de oficiais, e nenhum governo teve os "cojones" para mexer com isso, não vá haver outro golpe.. mas enfim...  :roll:

Se o Ex. Americano tem 99 major-generals (normalmente comandante de divisão, ou em estados-maiores, comandos superiores, etc..) e têm apenas 10 divisões, seria interessanete uma comparação.
« Última modificação: Agosto 29, 2009, 10:42:44 pm por Duarte »
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5350
  • Recebeu: 728 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #20 em: Agosto 29, 2009, 07:17:13 pm »
Uma sugestão, que tal acabar com policia do exercito, aérea e da marinha e passar haver apenas uma policia militar. Outra sugestão seria  fundir as cadeias logisticas de cada brigada, numa brigada única. A função dessa brigada seria suportar as três brigadas de combate.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2361
  • Recebeu: 153 vez(es)
  • Enviou: 463 vez(es)
  • +634/-323
(sem assunto)
« Responder #21 em: Agosto 29, 2009, 10:24:04 pm »
Citação de: "nelson38899"
Uma sugestão, que tal acabar com policia do exercito, aérea e da marinha e passar haver apenas uma policia militar.

Não sei qual o valor em fundir as policias militares todas, mas em França a funcão de policia militar é exercido pela Gendarmerie. Uma ideia...

Citação de: "nelson38899"
Outra sugestão seria  fundir as cadeias logisticas de cada brigada, numa brigada única. A função dessa brigada seria suportar as três brigadas de combate.


Hmmm...  Brigada Logística com 3 batalhões de AD Sanitário, Manutencão e Transporte, mais um Batalhão de AG com companhias individuais de Transportes, Manutenção e Sanitária... Quais seriam as vanatagens em juntar as unidades logíticas todas numa só GU? Onde ficaria aqurtelada?
« Última modificação: Agosto 29, 2009, 10:40:35 pm por Duarte »
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #22 em: Agosto 29, 2009, 10:31:48 pm »
Citação de: "Duarte"
Não sei qual o valor em fundir as policias militares todas, mas em França a funcão de policia militar é exercido pela Gendarmerie. Uma ideia...

E na Itália é os Carabineri...

Citação de: "nelson38899"
Outra sugestão seria  fundir as cadeias logisticas de cada brigada, numa brigada única. A função dessa brigada seria suportar as três brigadas de combate.

Hmmm...  Brigada Logística com 3 batalhões de AD Sanitário, Manutencão e Transporte, mais um Batalhão de AG com companhias individuais de Transportes, Manutenção e Sanitária... Quais seriam as vanatagens em juntar as unidades logíticas todas numa só GU?


Eu isso acho que não vale a pena, cada Brigada deve ter as suas sub-unidades todas, quer sejam de combate, quer sejam de logistica.

Além se que existem muitos equipamentos exclusivos a cada Brigada, porque não há-se ter a BrigMec a logistica dos Leopard? Porque não há-de ter a BrigInt a logistica dos Pandur? Etc...
 

*

Xô Valente

  • Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Agosto 29, 2009, 10:34:04 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Duarte"
Não sei qual o valor em fundir as policias militares todas, mas em França a funcão de policia militar é exercido pela Gendarmerie. Uma ideia...

E na Itália é os Carabineri...


Então, em termos comparativos, usavamos cá a G.N.R.. :lol:  c34x
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5350
  • Recebeu: 728 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #24 em: Agosto 29, 2009, 10:35:32 pm »
Citação de: "Duarte"
Não sei qual o valor em fundir as policias militares todas, mas em França a funcão de policia militar é exercido pela Gendarmerie. Uma ideia...

O minha ideia seria criar uma maior interligação entre forças, pois as nossas FAS a cada dia que passa são menores. Como tal faria mais sentido eliminar serviços duplos.

Citação de: "Duarte"
Hmmm...  Brigada Logística com 3 batalhões de AD Sanitário, Manutencão e Transporte, mais um Batalhão de AG com companhias individuais de Transportes, Manutenção e Sanitária... Quais seriam as vantagens em juntar as unidades logíticas todas numa só GU?


Vantagens seriam eliminar duplicação de serviços e como tal criar uma verdadeira força capas de apoiar as nossas forças no terreno.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2361
  • Recebeu: 153 vez(es)
  • Enviou: 463 vez(es)
  • +634/-323
(sem assunto)
« Responder #25 em: Agosto 29, 2009, 10:50:39 pm »
Citação de: "Xô Valente"
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Duarte"
Não sei qual o valor em fundir as policias militares todas, mas em França a funcão de policia militar é exercido pela Gendarmerie. Uma ideia...

E na Itália é os Carabineri...

Então, em termos comparativos, usavamos cá a G.N.R.. :lol:  c34x

Quanto à FAP / PA, desde que continuasse a chamar-se de PA, embora integrada na GNR e mantesse a boina azul, acho que não se perdia muito.  Que acham?
« Última modificação: Agosto 29, 2009, 10:56:20 pm por Duarte »
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5350
  • Recebeu: 728 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #26 em: Agosto 29, 2009, 10:54:33 pm »
Porque não por exemplo criar uma base em que o exercito pudesse usar apenas para exercícios como dispõe a FAP, seria aí uma boa localização para a brigada Logística.
Neste momento as FAS Portuguesas precisam de uma interligação e não de lutar cada uma pela sua quintinha. Sem união não vamos a lado nenhum.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2361
  • Recebeu: 153 vez(es)
  • Enviou: 463 vez(es)
  • +634/-323
(sem assunto)
« Responder #27 em: Agosto 29, 2009, 11:00:33 pm »
Lightening tem razão, mas se a brigada logística ficasse em Santa Margarida, ficaria resolvido os problemas de manutenção dos Leo. Os Pandur já será outro problema..  :shock:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2361
  • Recebeu: 153 vez(es)
  • Enviou: 463 vez(es)
  • +634/-323
(sem assunto)
« Responder #28 em: Agosto 29, 2009, 11:10:28 pm »
Existem outras áreas em que se pode integrar os ramos. A recruta militar pode ser comun, e ministrada num só local, dois no máximo.

Já existe alguma integração com a ESSM, mas os hospitais militares também podem ser integrados. Instrução de socorristas também pode ser num só local.

Os Fuzileiros podem ser integrados na BriRR. BriRR até deveria chamar-se de Brigada de Forças Esepciais, ou até Comando de Operaçõpes Especiais, que é na realidade a sua função, não sendo de facto uma GU homogénea tipo BriMec.
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5350
  • Recebeu: 728 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #29 em: Agosto 30, 2009, 12:49:20 am »
Citação de: "Duarte"
Existem outras áreas em que se pode integrar os ramos. A recruta militar pode ser comun, e ministrada num só local, dois no máximo.

Já existe alguma integração com a ESSM, mas os hospitais militares também podem ser integrados. Instrução de socorristas também pode ser num só local.

Os Fuzileiros podem ser integrados na BriRR. BriRR até deveria chamar-se de Brigada de Forças Espciais, ou até Comando de Operaçõpes Especiais, que é na realidade a sua função, não sendo de facto uma GU homogénea tipo BriMec.


Concordo plenamente consigo, isso seria uma das integrações outra seria integrar as frotas de helis das Fas de modo a poupar dinheiro na sua manutenção e treino.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva