Caro Tenente,
uma vez que a TAP vai encolher as operaçoes, a construçao de um novo aeroporto faz algum sentido? Em principio haverá imensos slots disponiveis depois da diminuiçao de rotas.
Faz sentido pensar em iniciar a construção de um aeroporto substituto deste, para daqui a um par de anos, antes disso não vale a pena, e permitiria melhorar os estudos para a dita construção e os impactos por ela produzidos.
Já não faz de todo sentido iniciar a construção do apeadeiro do Montijo, pois daqui a umas duas décadas estará com a capacidade esgotada !
Só espero que haja bom senso e se opte por cumprir o prometido, a substituição do Aeroporto de Lisboa, por outra infraestrutura e não a construção de mais uma amostra de aeroporto obrigando a que se mantenho o actual em funcionamento.
O trafego só alcançará o volume registado no verão de 2019, lá para
inicio/meados de 2025.
No mês de julho registamos menos de 20% de trafego do mesmo mês de 2019, a retoma irá ser muito demorada, pois o impacto na aviação, destes três meses e picos quase sem trafego, abanou e de que maneira toda esta área de negócio.
A questão dos slots aeroportuários é pertinente, mas a sua alocação é deveras suspeita.
Mesmo no pico do verão o AHD, possuía horas em que a utilização da infraestrutura, estava altamente subaproveitada, e isso devia-se ao facto de as companhias necessitarem de obter os seus slots de acordo com os voos de ligação para os seus pax, quando os tem, e ou pedindo os slots que lhes dão mais jeito para rentabilizarem os seus voos/aeronaves e tripulações ao máximo.
Tais escolhas e alocações, fazem com que em determinadas horas,
nobres, a operação esteja sobre lotada, praticamente sem capacidade de resposta, e os diversos sistemas entrem em quase ruptura,
situação verificada em especial com a chegada dos voos inter continentais nas primeiras horas da manhã.
Abraços