Qual o helicóptero para o gale? - Helicópteros do Exército

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antoninho

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Qual o helicóptero para o gale? - Helicópteros do Exército
« em: Março 28, 2006, 05:51:59 pm »
Quero aqui lançar um desafio aos caros colegas de forum.
Consiste em que digam qual seria o modelo de helicóptero (LIGEIRO) que pessoalmente escolheriam e o porquê de tal escolha.
Vamos ver se acertamos na escolha, antes que o ministro da defesa diga qual deles o governo escolheu visto, segundo parece não ir haver concurso mas compra directa ao fabricante.
 

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antoninho

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« Responder #1 em: Março 28, 2006, 06:06:07 pm »
Abri o assunto por causa desta noticia que considero um autentica
 vergonha.
Afinal quem manda?
Eu pensava que estes senhores estavam todos ao serviço da Nação mas pelos vistos os interesses são os da capela de cada um...



noticia online do DN DE 12/02/2006



Futuro dos helicópteros 'Puma' continua a ser uma incógnita

   
 

Futuro dos helicópteros 'Puma' continua a ser uma incógnita
 
Os ministros António Costa, da Administração Interna, e Luís Amado, da Defesa, continuam a discutir o futuro dos helicópteros Puma, um ano após a chegada a Portugal (11 de Fevereiro de 2005) do primeiro EH101 da frota que já os substituiu no continente.

Os dois governantes assinaram, em Maio de 2005, um protocolo para definir até Dezembro "os termos de utilização, a partir de 2006, dos helicópteros Puma da Força Aérea" na prevenção e combate aos fogos e missões de protecção civil. Mas esta semana, questionado pelo DN, o ministro da Defesa disse que o destino dos Puma "continua a ser discutido dentro do Governo. Há um relatório que aponta várias soluções".

Quanto à existência de uma data-limite para a decisão, Luís Amado afirmou não estar pressionado por isso. "Eu tenho tempo. Pergunte ao Ministério da Administração Interna", tutelado por António Costa - o que não se conseguiu.
Com a GNR a precisar de hélis para equipar o Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (a criar até finais de Abril), uma das soluções passa por atribuir os Puma à Guarda - sendo operados por pilotos do Exército na época de fogos, explicou uma das fontes ouvidas pelo DN. Esta solução favorece a estratégia do Exército de garantir o treino e as qualificações das suas tripulações, enquanto continua à espera de receber os helicópteros ligeiros e médios destinados ao seu Grupo de Aviação Ligeira (GALE).

Outra solução seria a de os Puma irem para o Exército até à chegada dos novos hélis - o que o ramo considera absurdo, pois esses hélis não cumprem missões de observação e segurança, estão velhos e são caros.

Contudo, o DN sabe que a Inspecção-Geral da Defesa Nacional (IGDN) recomendou expressamente essa solução em finais de 2003. Num relatório com mais de 30 páginas, assinado pelo coronel Álvaro Prata Mendes (FAP), propunha-se a transferência para o Exército dos Puma da Força Aérea à medida que esta os fosse substituindo pelos EH101 Merlin - garantindo transitoriamente a formação, treino e qualificações dos efectivos do GALE.

O documento, com base numa inspecção realizada ao GALE no último trimestre de 2003, sustentava que essa solução permitia ao Exército ganhar experiência e tradição aeronáutica até à chegada dos "seus" helicópteros. A IGDN recomendava ainda que a FAP cedesse três dos seus hélis ligeiros Alouette III, um piloto instrutor e dois outros técnicos com experiência no aparelho em que a Força Aérea forma os seus pilotos e os dos outros ramos.

Num clima de desconfiança e mesmo hostilidade mútua entre os dois ramos, aquelas recomendações não foram seguidas. Pelo meio, o ex--ministro da Defesa Paulo Portas anulou o concurso de compra dos hélis ligeiros EC635, porque o construtor tardava em os certificar para uso militar. E ficou sem efeito a solução alternativa dos Black Hawk americanos - apesar de se ter chegado à fase de escrever o pré-contrato de aquisição, revelou uma das fontes envolvidas no processo.

O Sistema de Forças/2004 atribui ao Exército dois esquadrões de hélis (dez médios e nove ligeiros).
 

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Jorge Pereira

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« Responder #2 em: Março 28, 2006, 06:37:44 pm »
Apache


Ou


Mangusta


 :twisted:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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Get_It

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« Responder #3 em: Março 28, 2006, 07:15:27 pm »
Caro Jorge Pereira, e o Eurocopter Tigre? Onde anda ele?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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radar2

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« Responder #4 em: Março 28, 2006, 07:30:47 pm »
TIGER

 

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Jorge Pereira

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« Responder #5 em: Março 28, 2006, 07:36:31 pm »
Citação de: "Get_It"
Caro Jorge Pereira, e o Eurocopter Tigre? Onde anda ele?

Cumprimentos,



Sinceramente o Apache e o Mangusta são os meus preferidos, além de achar que estariam mais ao alcance de Portugal (o Apache via ex-US Army).
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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Miguel

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« Responder #6 em: Março 28, 2006, 07:47:34 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Citação de: "Get_It"
Caro Jorge Pereira, e o Eurocopter Tigre? Onde anda ele?

Cumprimentos,


Sinceramente o Apache e o Mangusta são os meus preferidos, além de achar que estariam mais ao alcance de Portugal (o Apache via ex-US Army).


Bem...

A Holanda deve-se separar de alguns do seus Apache novinhos em folha....

Inicialmente receberam 30 Apaches, e agora devem ficar apenas um Esquadrão com 18 Apaches...

Portanto seria possível negociar a compra de 10/12 Apaches juntamente com alguns Leopars2  c34x
 

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Marauder

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« Responder #7 em: Março 28, 2006, 10:18:18 pm »
Citação de: "Miguel"
Citação de: "Jorge Pereira"
Citação de: "Get_It"
Caro Jorge Pereira, e o Eurocopter Tigre? Onde anda ele?

Cumprimentos,


Sinceramente o Apache e o Mangusta são os meus preferidos, além de achar que estariam mais ao alcance de Portugal (o Apache via ex-US Army).

Bem...

A Holanda deve-se separar de alguns do seus Apache novinhos em folha....

Inicialmente receberam 30 Apaches, e agora devem ficar apenas um Esquadrão com 18 Apaches...

Portanto seria possível negociar a compra de 10/12 Apaches juntamente com alguns Leopars2  c34x


  Um caiu no Afeganistão, sem reaparação, portanto no máximo será 11 Apaches se realmente o numero a manter é 18.
 

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Jorge Pereira

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« Responder #8 em: Março 28, 2006, 10:37:15 pm »
Só um aparte:

De nada nos serviria ter helicópteros de ataque (do ponto de vista da defesa do território nacional) enquanto não tivermos uma defesa aérea credível, não só baseada em caças mas também em mísseis, a não ser que se queira só utilizar os helicópteros de ataque exclusivamente em missões internacionais ou embarcados quando necessário no NAVPOL, o que não seria, contudo, uma opção a rejeitar.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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Luso

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« Responder #9 em: Março 28, 2006, 10:51:43 pm »
Para mim vão ser estes...

Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Jorge Pereira

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« Responder #10 em: Março 28, 2006, 10:55:06 pm »
:D
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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Luso

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« Responder #11 em: Março 28, 2006, 10:59:55 pm »
E são eléctricos! :wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Jorge Pereira

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« Responder #12 em: Março 28, 2006, 11:06:10 pm »
Será que podem levar 1 HELLFIRE de cada lado? :twisted:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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Luso

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« Responder #13 em: Março 28, 2006, 11:11:15 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Será que podem levar 1 HELLFIRE de cada lado? :twisted:


Creio que é o hellfire que pode levar dois helis destes de cada lado... :mrgreen:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Leonidas

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« Responder #14 em: Março 28, 2006, 11:13:50 pm »
Saudações guerreiras.

Já agora tenho também valores relativos a algumas máquinas dentro do género. Vou também colocar aqui o valor para aquele que foi um dos programas de hélis mais caros da história, o RAH-66 “Comanche”.

Custo de operação por hora de voo ($$/h), em milhares de U$Dólares  (combustível sobressalentes e reparações incluídas):  

RAH-66A Comanche ..................... 1.815

RAH-66A Comanche ..................... 2.042 (com radar de controlo de tiro)

AH-1F Cobra ................................ 1.705

OH-58D Kiowa .............................. 1.598

AH-64A Apache ............................ 3.445

AH-64D Apache Longbo ................ 3.622          

Fonte:Revista americana da especialidade, Julho/Agosto de 2000

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« Última modificação: Março 29, 2006, 02:32:10 am por Leonidas »