Substituição dos Alpha-jet

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jpthiran

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #765 em: Novembro 14, 2020, 04:02:08 pm »
Ainda a Embraer mete o Tugal a fazer as asas do NG e é adquirido por ser fabricado em Portugal como o KC... :mrgreen: :mrgreen:



Cumprimentos

P.S.Tenho fé que na Europa já exista alguma coisa lá para 2000 e troca o passo...  c56x1 c56x1





...dados os inúmeros defeitos do F-35, acho que mais vale esperar um pouco mais e apostar eventualmente no tempest, que parece ser um projecto com boas possibilidades de correr bem...a colaboração entre a BAE e a Saab tem boas hipóteses de produzir um bom avião, sem ter custos astronómicos (pois a Saab já fez boa parte do trabalho)...e não temos de pedir autorização aos EUA para levantar voo!...o que me parece algo absurdo e inaceitável!...
 

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imaginário

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #766 em: Novembro 18, 2020, 08:04:12 pm »
Neste momento está a sobrevoar na zona da Batalha um Super Tucano com o registo PT-ZTU. Alguém sabe o motivo do voo deste demonstrador da Embraer?  Voo a ser acompanhado neste momento no flight tracker adsbexchange.com
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #767 em: Novembro 18, 2020, 10:07:53 pm »


E ainda deu bastantes voltas sobre o campo de tiro em Alcochete.
« Última modificação: Novembro 18, 2020, 10:12:21 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #768 em: Novembro 18, 2020, 10:25:02 pm »
Está a operar a partir de Monte Real? Se sim, e tendo ido ao CTA, andará armado e estará a ser testado para missões de combate (COIN)?
 

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Vitor Santos

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #769 em: Novembro 19, 2020, 02:31:23 pm »
Força Aérea Portuguesa interessada no EMB-314 Super Tucano


Citar
A Força Aérea Portuguesa está interessada no EMB-314 Super Tucano como possível substituto do Alpha Jet, que foi aposentado em janeiro de 2018.

No dia 17 de novembro de 2020, um Embraer EMB-314 Super Tucano, matrícula PT-ZTU, foi fotografado em Monte Real (Base Aérea 5) sendo mostrado aos militares portugueses.

Além do interesse no Super Tucano, a Força Aérea Portuguesa está adquirindo outro avião da Embraer, o avião de transporte KC-390 Millennium.

Ainda não se sabe se um pedido do Super Tucano vai se concretizar e quantas aeronaves serão adquiridas.

FONTE: Scramble Magazine / FOTO: Filipe Cruz via Rico Angerman
 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/11/19/forca-aerea-portuguesa-interessada-no-emb-314-super-tucano/
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #770 em: Novembro 19, 2020, 02:42:50 pm »
Vitor Santos não devias ter colocado essa noticia...vais ver, vai cair-te o Carmo e a Trindade! :mrgreen:

Citar
Em suma, respondendo à Pergunta Derivada do Objetivo Específico Identificar Sistemas de Armas com as características identificadas para ministrar Instrução Avançada, reconhece-se que a IA é possível de ser ministrada em diversos tipos de aeronaves, e que a sua escolha depende de muitas variáveis. Nesta investigação são realçados, por serem casos práticos de SA utilizados em projetos recentes de IA ou pela importância do seu conceito de operação, os seguintes SA para IA:

 Leonardo M-346;
 KAI T-50A;
 T-X da Boeing-Saab;
 Embraer A-29;
 Pilatus PC-21.

Citar
As três soluções de futuro para a IA na FAP, por forma a responder à PP desta investigação – Quais as soluções de futuro para a Instrução Avançada de Pilotos de Combate na Força Aérea Portuguesa?, são:

Solução 1 – Manter a formação de PC na USAF
Apesar de ser reconhecido pelo CEMFA não ser a solução desejada, face às verbas disponibilizadas, identifica-se como uma solução viável e possível.

Solução 2 – Aquisição de um SA a jato.
Conceptualmente e ideologicamente, trata-se da solução ótima. No entanto, implica a conjugação de esforços a vários e diversos níveis, para além do da FAP, por forma a que se torne uma solução viável.

Solução 3 – Aquisição de um SA turbo-prop.

Solução identificada por diversos países para os seus novos SA de IA.
À semelhança da Solução 2, para que se torne viável, necessita de ser um projeto com outros parceiros.
O défice de performance face à Solução 2, no futuro, pode ser mitigada com a utilização do SA F-16M como aeronave de IA.

Neste seguimento, têm-se como principais contributos para o conhecimento decorrentes da presente investigação que:

 A IA pode ser concretizada, com um SA a jato ou turbo-prop.

 Que a substituição do SA Alpha Jet implica mais do que a substituição da aeronave, inclui a introdução de um novo conceito, LVC, que acompanha a aviação em geral, e a aviação de combate em particular, com a evolução para um SA5G.
 Que a utilização do SA F-16M como SA de IA deve ser estudado, tanto a nível da longevidade das células e sistemas da aeronave para este tipo de missão, como de que forma se poderia integrar esta missão nas EC ou aplicar o SA à Esquadra de IA.


Citar
— Guião da entrevista semiestruturada

1. Vê vantagens na recuperação da capacidade da Força Aérea Portuguesa (FAP) em ministrar a Instrução Avançada (IA) dos Pilotos para as Esquadras Operacionais?
2. Quais as características que uma aeronave de IA, para a formação de Pilotos de Combate (PC), deverá ter?
3. Da sua experiência:
3.1. O défice de performance de uma aeronave turbo-prop (p.e. A-29, PC-21) para uma aeronave a jato (p.e. M-346, Hawk) é uma limitação para a transição operacional de um piloto tirocinado para o SA operacional (SAO)?
3.2. Apesar de já ter acontecido, a IA (de pilotos saídos do tirocínio) no SAO (F-16M), atualmente, é uma opção para a formação dos novos pilotos?
3.3. Com um novo SA (turb-prop ou jato) para a IA, atualizando os Syllabus das Fases III e IV, considera que a formação no SAO pode ser revista por forma a diminuir o tempo de formação e as horas de voo necessárias para a mesma?
4. Assumindo que a formação de PC vai continuar a ser feita na USAF, considera que a presença de um Piloto Instrutor, da FAP, seria uma mais valia no controlo da formação?
5. Com o advento da 5ª geração,
5.1. Quais considera serem os maiores desafios para a IA?
5.2. Considera que um SA que forme PC para F-16M terá as características necessárias para formar os mesmos Pilotos para um SA de 5ª Geração (SA5G)?
5.3. Assumindo a substituição do F-16M por um SA5G, na sua opinião, o F16M deveria ser utilizado como aeronave de Instrução Avançada?
5.3.1.Se respondeu que sim, que ajustes e /ou desafios deveriam ser tidos em conta na adaptação da formação dos PC?



Fonte: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30055/1/TII%20CAP%20DAVID%20FERNANDES.pdf
« Última modificação: Novembro 19, 2020, 02:56:42 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Vitor Santos

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #771 em: Novembro 19, 2020, 02:50:49 pm »
Vitor Santos não devias ter colocado essa noticia...vais ver, vai cair-te o Carmo e a Trindade! :mrgreen:

 ;D  ;D  ;D

Sim...  Mas é a título de informação. Os gajos vão entender!
« Última modificação: Novembro 19, 2020, 03:11:08 pm por Vitor Santos »
 

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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #772 em: Novembro 19, 2020, 02:54:45 pm »
Vitor Santos não devias ter colocado essa noticia...vais ver, vai cair-te o Carmo e a Trindade! :mrgreen:

 ;D  ;D  ;D

Sim...  Mas é a título de informação. Os gajos vão entender!

É bem melhor que voarem a secretárias. E dava jeito na RCA...  :mrgreen: :mrgreen:







Cumprimentos

P.S. Não querem incluir uns 3 ERJ no negócio? Mandava-se os Falcon com os porcos...  :mrgreen: :mrgreen:

« Última modificação: Novembro 19, 2020, 03:11:27 pm por Vitor Santos »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #773 em: Novembro 19, 2020, 04:07:15 pm »
Vitor Santos não devias ter colocado essa noticia...vais ver, vai cair-te o Carmo e a Trindade! :mrgreen:

 ;D  ;D  ;D

Sim...  Mas é a título de informação. Os gajos vão entender!

Por quem sois, sr Vitor Santos, por quem sois, aqui este gajo entende.

Se o 314 for o escolhido nada a obstar, se bem que com o PC21 tambem nao ficavamos mal servidos.
Agradeço a divulgação, da noticia, se esta aquisição se concretizar, apenas peca por tardia.

Cumprimentos deste gajo
« Última modificação: Novembro 19, 2020, 04:08:52 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #774 em: Novembro 19, 2020, 04:30:00 pm »
A verba para este tipo de investimento na LPM 2030...?  :mrgreen:
« Última modificação: Novembro 19, 2020, 04:30:13 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #775 em: Novembro 19, 2020, 05:39:41 pm »
Era bem bom, e como já aqui mencionaram, na RCA o Super Tucano dava muito jeito. Mesmo só com as .50 e pods de rockets.
E a questão dos ERJ tambem, os Falcon tambem precisam é de ir pra reforma não de "MLU´s"....
 :-P
 

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tenente

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #776 em: Novembro 19, 2020, 05:41:04 pm »
A verba para este tipo de investimento na LPM 2030...?  :mrgreen:

É melhor alguém abrir um tópico sobre os Emb 314 na FAP, com ou sem verba eles virão, agora já não tenho dúvida.
Se em Evora não conseguirmos montar os 314, ás tantas, o primeiro vem desmontado no último 390 que vamos receber em 2027 !  :mrgreen:
Venham eles que já vem tarde !!!! ;)

Abraços
« Última modificação: Novembro 19, 2020, 05:41:25 pm por tenente »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #777 em: Novembro 19, 2020, 05:47:28 pm »
Era bem bom, e como já aqui mencionaram, na RCA o Super Tucano dava muito jeito. Mesmo só com as .50 e pods de rockets.
E a questão dos ERJ tambem, os Falcon tambem precisam é de ir pra reforma não de "MLU´s"....
 :-P

Se comprarem ERJ's é muito mau negócio, nem é carne nem é peixe, o que a FAP precisa é de umas duas aeronaves semelhantes aos DA20/50 e uma aeronave de transporte um pouco maior como um EMB 190, ou preferencialmente um A319/320 com capacidade Combi, que possa transportar uma centena e meia de cabeças, ou, na versão cargueiro, de carregar oito a dez ULD's, semelhante a esta possibilidade dos B737. 



Abraços 
« Última modificação: Novembro 19, 2020, 05:54:39 pm por tenente »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #778 em: Novembro 19, 2020, 05:49:22 pm »


Citar
Treinamento avançado

Solução de treinamento abrangente, muito menos dispendiosa quando comparada à dos jatos. A interface homem-máquina é semelhante às encontradas em aeronaves de combate de 4a geração. Permite a prática com munição de treinamento e real. Interface Homem-Máquina (HMI) de última geração. Pacote de treinamento artificial para treinamento virtual. Simulação de radar de classe APG-68. Treinamento com mísseis BVR (além do alcance visual) simulados. Treinamento com sistemas simulados como RWR (receptor do alerta de radar).


Aparentemente consegue fazer os 7G defendidos acima e muitas outras coisas que os Oficiais PILAV querem num avião de IA.
« Última modificação: Novembro 19, 2020, 05:53:27 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #779 em: Novembro 19, 2020, 05:49:47 pm »
Bem, aviões comerciais de momento devem ser 5 tostões a duzia.
Que comprem alguns da TAP que vai alienar parte da frota.
 :-P