LPD- Navio Polivalente Logístico

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JohnM

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3975 em: Abril 20, 2020, 11:58:51 pm »
Mas tens dúvidas que não é acidente nenhum que o orçamento do LPD vai mesmo até ao limite da LPM em vigor? Construção nacional para um navio que há uma década atrás custaria cerca de 300/350 milhões, alguma vez conseguiriam construir por metade desse valor o mesmo navio? Claro que não!

Neste momento nem sei o que preferia que recebesse o orçamento que sobrasse... Se para o LPD ou para fragatas novas.

Não tenho dúvidas que preferia para as fragatas... pode não ser uma opinião muito popular, mas para mim o LPD é como o pobre que tem um Mercedes à porta de casa... mania de ricos... compremos ou, melhor ainda, aluguemos um Wave, tratemos da substituição das fragatas como deve ser, façam lá os NPO, que bem necessários são, e deixem o LPD para as calendas. Era útil para hospital móvel nos Açores? Era... Era útil para irmos buscar expats a África? Era... ter essas valências é mais importante que o resto? Não... até porque quem é que vai escoltar o LPD se tivermos que ir buscar alguém em ambiente hostil? Prioridades...
 
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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3976 em: Abril 21, 2020, 12:19:17 am »
O LPD é na mesma uma prioridade, para a qual já há orçamento e que é fácil justificar o investimento, já as fragatas é sempre mais difícil. Não devíamos ser obrigados a escolher um em detrimento do outro, essa é que é essa.
 
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JohnM

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3977 em: Abril 21, 2020, 12:24:30 am »
O LPD é na mesma uma prioridade, para a qual já há orçamento e que é fácil justificar o investimento, já as fragatas é sempre mais difícil. Não devíamos ser obrigados a escolher um em detrimento do outro, essa é que é essa.

Ora, nem mais... c56x1
 

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typhonman

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3978 em: Abril 21, 2020, 12:30:43 am »
Para mim, novo era o BPC 140.


« Última modificação: Abril 21, 2020, 12:31:14 am por typhonman »
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3979 em: Abril 21, 2020, 12:35:49 am »
Tenho ideia que esse "mini-Mistral" chegou a ser proposto à Marinha. Só não sei se era como parte da contrapartida caso optássemos pelos Scorpene, tal como sucedeu com a proposta alemã com os MRD-150 (o meu projecto de LPD preferido até então).

Mas como somos esquisitos, preferimos uma cópia dos LPDs holandeses e espanhóis.
 

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JohnM

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3980 em: Abril 21, 2020, 12:40:11 am »
Tenho ideia que esse "mini-Mistral" chegou a ser proposto à Marinha. Só não sei se era como parte da contrapartida caso optássemos pelos Scorpene, tal como sucedeu com a proposta alemã com os MRD-150 (o meu projecto de LPD preferido até então).

Mas como somos esquisitos, preferimos uma cópia dos LPDs holandeses e espanhóis.

E este parece um PA... imagina o pessoal do BE a saltar...
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3981 em: Abril 21, 2020, 12:56:17 am »
Era essa a primeira coisa que me vinha à mente sempre que se falava em LPD de convés corrido.  :mrgreen:
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3982 em: Abril 21, 2020, 10:03:09 am »
O LPD é na mesma uma prioridade, para a qual já há orçamento e que é fácil justificar o investimento, já as fragatas é sempre mais difícil. Não devíamos ser obrigados a escolher um em detrimento do outro, essa é que é essa.

As fragatas teriam de ser vendidas à opinião pública como navios patrulha, e mesmo assim...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3983 em: Abril 21, 2020, 11:09:51 am »
O LPD é na mesma uma prioridade, para a qual já há orçamento e que é fácil justificar o investimento, já as fragatas é sempre mais difícil. Não devíamos ser obrigados a escolher um em detrimento do outro, essa é que é essa.

As fragatas teriam de ser vendidas à opinião pública como navios patrulha, e mesmo assim...

Como Navios de Evacuação Oceânica  :mrgreen: ...já para não falar que NEO é um grande acrónimo, imaginem a futura classe NEO2030!
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3984 em: Abril 21, 2020, 01:28:49 pm »
Epah se com essa desculpa viessem umas FREMM, não me queixava.  :mrgreen:

O LPD é na mesma uma prioridade, para a qual já há orçamento e que é fácil justificar o investimento, já as fragatas é sempre mais difícil. Não devíamos ser obrigados a escolher um em detrimento do outro, essa é que é essa.

As fragatas teriam de ser vendidas à opinião pública como navios patrulha, e mesmo assim...

Como navios de patrulha não, que depois os entendidos vêm dizer que para isso já temos os NPO.... Têm é de ser capazes de apagar incêndios, e nos tempos que correm capacidade de combater vírus.

Se conseguirem fabricar máscaras no hangar melhor ainda.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3985 em: Abril 21, 2020, 02:35:01 pm »
Como Navios de Evacuação Oceânica  :mrgreen: ...já para não falar que NEO é um grande acrónimo, imaginem a futura classe NEO2030!

Classe NEO2030 a começar a entrar ao serviço em... 2050 :mrgreen:
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Kalil

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3986 em: Abril 21, 2020, 08:04:48 pm »
Mas tens dúvidas que não é acidente nenhum que o orçamento do LPD vai mesmo até ao limite da LPM em vigor? Construção nacional para um navio que há uma década atrás custaria cerca de 300/350 milhões, alguma vez conseguiriam construir por metade desse valor o mesmo navio? Claro que não!

Neste momento nem sei o que preferia que recebesse o orçamento que sobrasse... Se para o LPD ou para fragatas novas.

Não tenho dúvidas que preferia para as fragatas... pode não ser uma opinião muito popular, mas para mim o LPD é como o pobre que tem um Mercedes à porta de casa... mania de ricos... compremos ou, melhor ainda, aluguemos um Wave, tratemos da substituição das fragatas como deve ser, façam lá os NPO, que bem necessários são, e deixem o LPD para as calendas. Era útil para hospital móvel nos Açores? Era... Era útil para irmos buscar expats a África? Era... ter essas valências é mais importante que o resto? Não... até porque quem é que vai escoltar o LPD se tivermos que ir buscar alguém em ambiente hostil? Prioridades...

Eu, por acaso, vejo as coisas de outra forma, uma marinha (ou forças armadas no geral) que não consegue cumprir as missões em tempo de paz, pode considerar um luxo operar navios de guerra.

Neste contexto, o LPD insere se facilmente como um navio com uso civil, em diversas funções.
Por isso, considero que está na linha da frente das prioridades, há vários anos.

O que me parece é que não há um consenso aqui no fórum, e talvez no MD e na Marinha também, acerca do que deverá ser o LPD.
 
Quais são exactamente as características essenciais para este navio?
Doca alagável?
Hangar para helicópteros? Para quantos?
Capacidade de transporte de sólidos e líquidos?
Hangar para veículos, quantos metros2?
Unidade hospitalar, quantas camas? Quantas salas cirúrgicas?
Qual o alcance do navio?

É que existem muitos projectos diferentes, e não sei se o desenho de há 10 anos atrás ainda é o que a Marinha precisa, ou pretende.

Quanto ao financiamento é uma questão política, como sempre. Quando é preciso, o dinheiro aparece, veja se o KC390..

Cumprimentos,
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3987 em: Abril 21, 2020, 09:31:45 pm »
Mas tens dúvidas que não é acidente nenhum que o orçamento do LPD vai mesmo até ao limite da LPM em vigor? Construção nacional para um navio que há uma década atrás custaria cerca de 300/350 milhões, alguma vez conseguiriam construir por metade desse valor o mesmo navio? Claro que não!

Neste momento nem sei o que preferia que recebesse o orçamento que sobrasse... Se para o LPD ou para fragatas novas.

Não tenho dúvidas que preferia para as fragatas... pode não ser uma opinião muito popular, mas para mim o LPD é como o pobre que tem um Mercedes à porta de casa... mania de ricos... compremos ou, melhor ainda, aluguemos um Wave, tratemos da substituição das fragatas como deve ser, façam lá os NPO, que bem necessários são, e deixem o LPD para as calendas. Era útil para hospital móvel nos Açores? Era... Era útil para irmos buscar expats a África? Era... ter essas valências é mais importante que o resto? Não... até porque quem é que vai escoltar o LPD se tivermos que ir buscar alguém em ambiente hostil? Prioridades...

Eu, por acaso, vejo as coisas de outra forma, uma marinha (ou forças armadas no geral) que não consegue cumprir as missões em tempo de paz, pode considerar um luxo operar navios de guerra.

Neste contexto, o LPD insere se facilmente como um navio com uso civil, em diversas funções.
Por isso, considero que está na linha da frente das prioridades, há vários anos.

O que me parece é que não há um consenso aqui no fórum, e talvez no MD e na Marinha também, acerca do que deverá ser o LPD.
 
Quais são exactamente as características essenciais para este navio?
Doca alagável?
Hangar para helicópteros? Para quantos?
Capacidade de transporte de sólidos e líquidos?
Hangar para veículos, quantos metros2?
Unidade hospitalar, quantas camas? Quantas salas cirúrgicas?
Qual o alcance do navio?

É que existem muitos projectos diferentes, e não sei se o desenho de há 10 anos atrás ainda é o que a Marinha precisa, ou pretende.

Quanto ao financiamento é uma questão política, como sempre. Quando é preciso, o dinheiro aparece, veja se o KC390..

Cumprimentos,

O problema é que nas forças armadas de outros países aliados, eles não abdicaram de ter uma Marinha capaz na vertente de combate, para ter capacidade de resposta às ditas "missões de interesse público". Espanha, França, Itália, RU, Holanda, Dinamarca...

Nós é que somos mais inteligentes, fomos adiando, cancelando programas ao mínimo pretexto. Nós estamos tão acima dos outros, que após a crise, adiámos projectos de construção naval que beneficiavam a indústria nacional, como os NPO, NPC, LFC, LPD, AOR... Os outros países o que fizeram? Continuaram a construir e não foram só OPVs, foram navios caros, mantiveram empregos e o dinheiro ficou em casa... Nós sempre fomos melhores economistas que os outros...

Voltando ao tema do LPD, o problema é que no nosso caso, tantos programas foram adiados ao longo de 10/12 anos, que agora a Marinha tem de escolher o que fazer com o curto orçamento. Depois querem construir um navio antiquado que custa 300 milhões, com um orçamento de 150 e mesmo quando há opções em low cost, como os Makassar, ou em segunda mão, como o Siroco, nunca servem.

Ainda vão deixar passar o Wave só por causa das manias, a substituição das fragatas será adiada, os NPOs desarmados... Tudo para ter um LPD novinho em folha...
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3988 em: Abril 22, 2020, 09:45:31 am »
Se pedirmos com jeitinho, para a semana os chineses entregam-nos um

https://mobile.twitter.com/CovertShores/status/1252856743354232835
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3989 em: Abril 22, 2020, 12:54:43 pm »
Para os chineses nem precisavas de pedir com jeitinho, podias até chamar nomes que eles vendiam na mesma, já que o que lhes interessa é espalhar a influência, ainda para mais na Europa.