Haverá alguma chance de Portugal vir a adquirir os A400?
Falaram aqui que os A400 tem tido problemas, eles já foram ultrapassados?
Quais as vantagens e desvantagens do A400 sobre o K390?
Obrigado
Acho pouco provável, a não ser que sejam excedentes das encomendas de algum dos países do consórcio vendidos com desconto de fim de estação.
Alguns dos problemas têm vindo a ser ultrapassados - ou pelo menos assim é anunciado - nos motores por exemplo. Mas outros ainda não, penso que os problemas na largada de paraquedistas pela portas laterais e de reabastecimento de helicópteros se mantêm e talvez nem sejam inteiramente solucionáveis.
As vantagens do A400 sobre o KC390 são em primeiro lugar ser um avião em utilização e já com algum emprego operacional e não um avião ainda em fase de testes e certificação. É bom lembrar que várias vezes os problemas aparecem quando os meios começam a ser usados regularmente em operações.
Outras vantagens são a maior capacidade de carga e autonomia de vôo e a capacidade comprovada de operar em pistas não preparadas - até na praia já foi usado. Apesar da publicidade em contrário, o KC390 deixa dúvidas neste aspecto.
As desvantagens são os custos de aquisição e operação e a série de problemas que têm existido com o A400, que levaram inclusive a França e a Alemanha a encomendar recentemente em conjunto alguns C130/KC130 para cobrir lacunas com o A400. Sendo 2 países nucleares do programa de desenvolvimento do A400 isto diz bem como têm andado as coisas...
Sinceramente acho que não nos deveríamos meter nesse filme, ainda para mais não estamos no consórcio de desenvolvimento e por isso também não temos os benefícios correspondentes. E se para o KC390 o custo é o entrave, para o A400 dificilmente seria diferente ou então reduzia-se o número de unidades ainda mais com a desculpa estúpida da maior capacidade de carga e fazia-se a borrada completa.
Se o KC-390 não vier, a única hipótese com sentido é o C130J, por muitas e boas razões.