Coronavirus

  • 2909 Respostas
  • 265761 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Coronavirus
« Responder #75 em: Março 04, 2020, 03:05:43 pm »
Escolas e universidades em Itália fechadas até 15 de março
Todas as escolas e universidades vão estar encerradas a partir de amanhã, quinta-feira, até 15 de março devido ao novo coronavírus. Esta “medida extrema” foi tomada esta quarta-feira pelo governo italiano, lê-se no jornal La Stampa.

Cá é ao contrário, todos para a escola para existir o maior contágio possível.

As Escolas estão como podem a organizar o pedido urgente de terem um plano de contingência até 6ª Feira.

No nosso caso estamos a reactivar todo o procedimento que tomamos com o H1N1. Mas há falta de equipamentos (fatos completos, máscaras N95 e desinfectante à base de álcool).

Existem regras que as Escolas estão neste momento a cumprir (com conhecimento de causa, porque estamos a organizar precisamente o procedimento a seguir), seguindo as instruções da DGS, do Ministério da Educação e das empresas que nos prestam serviços de HACCP e Medicina no Trabalho.

Mas.... como refere, enquanto as Escolas estiverem abertas, por mais cuidado que exista, vai haver contaminação em massa!!!!
Está a imaginar 1 infectado numa sala de aulas num espaço fechado com os colegas?
E quando ele for almoçar?

Estamos a lavar e desinfectar os filtros de todos os aparelhos de ar condicionado, mas havendo contaminação, serve de pouco!!!!

Sugeriram encerrar as cantinas, mas ficam os alunos sem almoçar o dia inteiro? Um absurdo!?!!?

Enquanto estivermos de portas abertas, estamos a implementar cada vez mais medidas, mas não chega, obviamente!!!!!!

Mas não se esqueça que fechando as Escolas, o que fazem os pais!?!?!?
« Última modificação: Março 04, 2020, 03:08:53 pm por Viajante »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Coronavirus
« Responder #76 em: Março 04, 2020, 03:11:28 pm »
Escolas e universidades em Itália fechadas até 15 de março
Todas as escolas e universidades vão estar encerradas a partir de amanhã, quinta-feira, até 15 de março devido ao novo coronavírus. Esta “medida extrema” foi tomada esta quarta-feira pelo governo italiano, lê-se no jornal La Stampa.

Cá é ao contrário, todos para a escola para existir o maior contágio possível.

Para mim as Universidades podem fechar as Básicas é que não... ou queres que eu meta a miúda à tua porta para tu tomares conta dela? Até levava-te a bateria para tu e TODOS os teus vizinhos verem os dotes de música da cachopa.

Não é fácil tomar uma medida dessas de fechar as Escolas.

Para já, todas as escolas, públicas ou privadas são obrigadas a terem um plano, reforçarem o equipamento de desinfecção e rotinas, mas o fecho só vejo a ser tomado no caso de existir algum caso numa Escola.

E o encerramento será localizado, mas para já também me parece excessivo.
« Última modificação: Março 04, 2020, 03:15:54 pm por Viajante »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: Coronavirus
« Responder #77 em: Março 04, 2020, 04:00:21 pm »
Escolas e universidades em Itália fechadas até 15 de março
Todas as escolas e universidades vão estar encerradas a partir de amanhã, quinta-feira, até 15 de março devido ao novo coronavírus. Esta “medida extrema” foi tomada esta quarta-feira pelo governo italiano, lê-se no jornal La Stampa.

Cá é ao contrário, todos para a escola para existir o maior contágio possível.

Para mim as Universidades podem fechar as Básicas é que não... ou queres que eu meta a miúda à tua porta para tu tomares conta dela? Até levava-te a bateria para tu e TODOS os teus vizinhos verem os dotes de música da cachopa.

Então olha, cag@r e andar , e rezar para que corra tudo bem.

Ainda a propósito de escolas , um comentário que li noutro fórum:

"Uma prima minha foi nas férias do carnaval para o norte de Itália (Milão), quando regressou não lhe disseram nem fizeram nada no aeroporto, no dia seguinte foi dar aulas como se nada fosse. Antes de ir dar aulas ligou para a linha Saúde24 e disseram-lhe para fazer a sua vida normal."

Portanto pelos vistos a saúde 24 também não está preocupada.

"Vai correr tudo bem"
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: Coronavirus
« Responder #78 em: Março 04, 2020, 04:54:28 pm »
Fechar serviços só faz sentido se houver disseminação não controlada pela população. Em Itália já há 2500 casos confirmados e a disseminação está fora de controlo. Daí ser necessário tomar medidas mais abrangentes. Em Portugal temos 5 casos confirmados com a origem bem definida, confinados a hospital. Se conseguirmos conter a disseminação, não é necessária uma tomada de medidas draconianas. Se os casos começarem a aumentar de forma descontrolada, aí tem-se de optar por medidas de quarentena gerais, como por exemplo fechar escolas.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: Coronavirus
« Responder #79 em: Março 04, 2020, 05:01:22 pm »
Quem decide o número do que é "disseminação não controlada pela população", que número é esse?

50? 100? 1000? 10000?

Não fazia muito mais sentido apostar AGORA NA PREVENÇÃO, quando "apenas" existem 5 casos?

Ou vamos fazer como de costume neste país, depois de casa roubada, trancas na porta, quando forem MUITOS MAIS infetados e/ ou mortos?

É que vejo isto a ser tratado com uma leviandade do género, "se não falarmos nisso, o vírus desaparece"
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: legionario

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Coronavirus
« Responder #80 em: Março 04, 2020, 05:16:42 pm »
Quem decide o número do que é "disseminação não controlada pela população", que número é esse?

50? 100? 1000? 10000?

Não fazia muito mais sentido apostar AGORA NA PREVENÇÃO, quando "apenas" existem 5 casos?

Ou vamos fazer como de costume neste país, depois de casa roubada, trancas na porta, quando forem MUITOS MAIS infetados e/ ou mortos?

É que vejo isto a ser tratado com uma leviandade do género, "se não falarmos nisso, o vírus desaparece"

Eu acho que o P44 não tem a noção da magnitude de uma decisão de fecho das Escolas durante pelo menos 2 semanas.
Então não fazemos controlo nenhum na fronteira, nem nos aeroportos e nos portos marítimos e vamos mandar 2 milhões de pessoas para casa? (crianças e pessoal docente e não docente)?

Antes disso, devíamos controlar fronteiras, Aeroportos e portos e suspendíamos Schengen por uns dias. Atenção, não estou a dizer fechar, mas ao menos controlar e rastrear!

Se manda as crianças para casa, pergunto-lhe quem cuida delas durante o dia?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1444
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4412
Re: Coronavirus
« Responder #81 em: Março 04, 2020, 07:02:09 pm »
Nada de panico !  não digam a ninguem para não espalhar o virus do medo e da estupidez (dixit a "mosca" esta manhã na RTP1), mas eu ,criatura estupida e medrosa, desci da montanha onde trabalho algures nos Alpes franco-italianos, e , tal como um lobo que desce ao povoado para saquear alimentos, dirigi-me ao Lidl para completar as minhas reservas estratégicas, para mim e para a minha fiel companheira Malinka...para esta fidalga,  tive que ir a outro sitio porque ela é muito refinada e so come ração de uma certa marca.

Os politicos, em quem como se sabe, temos toda a confiança, dizem que não ha razões para alarme. Que importa, serei eu o unico a alarmar-me, pior não ficarei e posso bem com as minhas manias.

Praticamente sozinho no meio da serra coberta de neve e sem grande coisa para fazer a não ser observar (é esse o meu trabalho : observar ) resta-me muito tempo para pensar. Penso na eventualidade da  Italia se engripar de uma forma mais grave e neste caso, nada me garante que as massas embaladas por plastico português e fabricadas em Milão por maquinas alemãs, com manutenção feita por técnicos franceses, operadas por trabalhadores romenos cujos patrões têm a sua sede na Irlanda para pagar menos impostos, nada me garante, escrevia eu, que tudo isto não colapse. Eu até acredito que vai correr tudo bem a 99%...estão a vêr que sou um optimista...mas o raio do 1% restante, faz-me pensar.

Entretanto vou insistindo com a minha mãe quando lhe telefono,  para ser estupida e medrosa como eu e ir  à farmacia comprar medicamentos para 2 ou 3 meses...mas a minha mãe é uma mulher corajosa e nada dada a panicos, como alguns colegas deste forum,  :)

« Última modificação: Março 04, 2020, 08:13:47 pm por legionario »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: Coronavirus
« Responder #82 em: Março 04, 2020, 09:14:44 pm »
Médica ligou 44 vezes para linha de apoio da DGS e não teve resposta

Uma médica de Odivelas telefonou 44 vezes para o Linha de Apoio ao Médico e não obteve respostas sobre o que fazer a dois doentes com sintomas que atendeu, noticia esta quarta-feira o Expresso.

A Direção-Geral da Saúde criou uma linha dedicada para apoiar os médicos sobre como encaminhar doentes que tenham sintomas compatíveis com o coronavírus.

A médica em questão disse ao Expresso que recebeu recentemente na unidade de saúde familiar de Odivelas uma mulher e o seu filho, vindos do norte de Itália, com tosse. Os dois foram colocados em isolamento numa casa de banho daquela unidade de saúde enquanto a médica tentava contactar a Linha de Apoio ao Médico.

“Ao todo liguei 44 vezes, e hoje, quarta-feira, ainda não tive resposta”, disse a médica ao Expresso.

Ainda de acordo com o Expresso, o Sindicato Independente dos Médicos tem recebido múltiplas queixas sobre o funcionamento daquela linha dedicada ao surto de coronavírus.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Coronavirus
« Responder #83 em: Março 04, 2020, 11:45:17 pm »
Já nem tenho paciência...



Tendo em conta tudo o que já sobrevivi...
 8)
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1444
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4412
Re: Coronavirus
« Responder #84 em: Março 05, 2020, 07:30:48 am »
Vamos  todos sobreviver :  ha casas de banho suficientes nos centros de saude para isolar os doentes mais graves (acho eu). Ninguem fala aqui no fim do mundo mas numa coisa tenho a certeza : a economia vai levar um rombo . Isto não é especulação , é ja a realidade e uma realidade que vai piorar. 
Para os desprevenidos, prevejo filas de espera diante das farmacias e  idas à mercearia com sacos de plastico enfiados na cabeça  8)
« Última modificação: Março 05, 2020, 07:34:17 am por legionario »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: Coronavirus
« Responder #85 em: Março 05, 2020, 07:59:14 am »
Vamos  todos sobreviver :  ha casas de banho suficientes nos centros de saude para isolar os doentes mais graves (acho eu). Ninguem fala aqui no fim do mundo mas numa coisa tenho a certeza : a economia vai levar um rombo . Isto não é especulação , é ja a realidade e uma realidade que vai piorar. 
Para os desprevenidos, prevejo filas de espera diante das farmacias e  idas à mercearia com sacos de plastico enfiados na cabeça  8)

Sacos de plástico é peaners

https://www.cmjornal.pt/multimedia/fotogalerias/detalhe/no-reino-unido-instala-se-o-panico-e-improvisam-se-mascaras-contra-o-coronavirus-veja-as-imagens
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: Coronavirus
« Responder #86 em: Março 05, 2020, 08:28:36 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: Coronavirus
« Responder #87 em: Março 05, 2020, 11:43:18 am »
11h40 - Linha Saúde 24 esgotou capacidade e 25% das chamadas ficaram por atender

O número de chamadas atingiu um máximo histórico, com mais de 13500 chamadas.
Media player poster frame
 
Na Linha de Apoio, criada há algumas semanas para dar orientações aos médicos, a situação é ainda pior.

Os Sindicatos dizem que há clínicos que esperam horas para serem atendidos e outros que nem sequer conseguem atendimento.

O Presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública confirmou à RTP que tem recebido relatos de muita dificuldade em contactar a linha de apoio.

11h30 - Cientistas da Catalunha desenvolvem medicamentos contra novo coronavírus

Um grupo de cientistas da Catalunha criou um medicamento para ajudar no combate ao novo coronavírus. Os primeiros compostos vão começar a ser testados, em abril, no laboratório. Os primeiros ensaios em animais devem acontecer antes do verão.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: Coronavirus
« Responder #88 em: Março 05, 2020, 05:30:50 pm »
11h40 - Linha Saúde 24 esgotou capacidade e 25% das chamadas ficaram por atender

O número de chamadas atingiu um máximo histórico, com mais de 13500 chamadas.
Media player poster frame
 
Na Linha de Apoio, criada há algumas semanas para dar orientações aos médicos, a situação é ainda pior.

Os Sindicatos dizem que há clínicos que esperam horas para serem atendidos e outros que nem sequer conseguem atendimento.

O Presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública confirmou à RTP que tem recebido relatos de muita dificuldade em contactar a linha de apoio.

11h30 - Cientistas da Catalunha desenvolvem medicamentos contra novo coronavírus

Um grupo de cientistas da Catalunha criou um medicamento para ajudar no combate ao novo coronavírus. Os primeiros compostos vão começar a ser testados, em abril, no laboratório. Os primeiros ensaios em animais devem acontecer antes do verão.

Já há um medicamento que tem tido respostas eficazes relativamente ao coronavírus: a cloroquina (um antia-malárico já velhote).
Podem arranjar novos medicamentos, mas os chineses chegaram à conclusão que a utilização da cloroquina é uma solução eficaz para a grande maioria dos casos.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32075365

E quando eu acho que as pessoas geralmente são responsáveis e com uma certo grau de inteligência, uma atrasada mental que veio da Itália vai dar aulas... depois de todos os alertas.
https://tvi24.iol.pt/sociedade/dgs/mulher-internada-com-covid-19-e-professora-na-amadora

Começo a perceber o P44... quando as pessoas não têm dois dedos de testa, então tem de ser o Estado a tratar todos como infantilóides incapazes de tomar decisões racionais.
 

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: Coronavirus
« Responder #89 em: Março 05, 2020, 05:35:27 pm »
11h40 - Linha Saúde 24 esgotou capacidade e 25% das chamadas ficaram por atender

O número de chamadas atingiu um máximo histórico, com mais de 13500 chamadas.
Media player poster frame
 
Na Linha de Apoio, criada há algumas semanas para dar orientações aos médicos, a situação é ainda pior.

Os Sindicatos dizem que há clínicos que esperam horas para serem atendidos e outros que nem sequer conseguem atendimento.

O Presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública confirmou à RTP que tem recebido relatos de muita dificuldade em contactar a linha de apoio.

11h30 - Cientistas da Catalunha desenvolvem medicamentos contra novo coronavírus

Um grupo de cientistas da Catalunha criou um medicamento para ajudar no combate ao novo coronavírus. Os primeiros compostos vão começar a ser testados, em abril, no laboratório. Os primeiros ensaios em animais devem acontecer antes do verão.

Já há um medicamento que tem tido respostas eficazes relativamente ao coronavírus: a cloroquina (um antia-malárico já velhote).
Podem arranjar novos medicamentos, mas os chineses chegaram à conclusão que a utilização da cloroquina é uma solução eficaz para a grande maioria dos casos.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32075365

E quando eu acho que as pessoas geralmente são responsáveis e com uma certo grau de inteligência, uma atrasada mental que veio da Itália vai dar aulas... depois de todos os alertas.
https://tvi24.iol.pt/sociedade/dgs/mulher-internada-com-covid-19-e-professora-na-amadora

Começo a perceber o P44... quando as pessoas não têm dois dedos de testa, então tem de ser o Estado a tratar todos como infantilóides incapazes de tomar decisões racionais.

Ah bom... enviada pela Saúde24 para o trabalho...  :bang: :bang: :bang: :bang:
Não consigo acreditar em tanta incompetência.