Que eu saiba o Aviocar regressou à Madeira antes ainda deste acontecimento da falta de pilotos de EH-101.
O Aviocar regressou à Madeira porque a hora de voo do EH-101 é superior à do Aviocar, e para andar a fazer de ambulancia inter-ilhas o Aviocar é suficiente, ficando o Helicoptero para salvamentos em navios.
Não tem logica dizer que o Aviocar foi substituir o Merlin porque este não pode efectuar salvamentos em navios como é logico, o Aviocar é, isso sim um meio relativamente barato de transporte, para a qual serve perfeitamente, sendo um desperdicio colocar aeronaves maiores ou helicoteros a fazer essas missões.
Vê-se logo que é um jornal regional, ficaram todos chateados por nos Açores estarem 2 EH-101 com 2 tripulações mas na Madeira não há nenhum.
Eu não sou contra o destacamento do EH-101 no Porto Santo, mas não se pode comparar o trabalho dos helicopteros nos dois arquipelagos, sei de destacamentos do Puma no Porto Santo de 15 dias em que essa tripulação não fazia uma unica evacuação e tambem sei de dias nos Açores em que saiam dois pumas no mesmo dia, mutas devendo-se à velocidade do vento ser superior à permitida para o voo de Aviocar fazer as evacuações médicas.
Os Açores estão no corredor entre o continente americano e europeu, é logico que sempre que haja alguma emergencia esses navios se dirigam para os Açores a fim de serem socorridos.
Enquanto que o mesmo possa ocorrer na Madeira devido a também existir trafego naval entre Àfrica e a europa, esse trafego é bem menor do que entre europa e américa, e além disso muitos desses navios em apuros são auxiliados pelos espanhois nas Canárias, mas os Açores são o unico ponto de auxilio do Atlântico Central.