Depende das fontes/contratos.
Por exemplo o contrato marroquino, para 23 aeronaves, custará $985 milhões, mas inclui spares equivalentes para 26 aeronaves, mais uma carrada de coisas que não fazem parte da modernização.
https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/morocco-f-16-block-52-upgrade-f-16v-configurationDepois temos este contrato da USAF:
https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2022-03-04/usaf-unveils-63bn-f-16-fighter-upgrade-programQue dá um custo unitário de pouco mais de 10 milhões/unidade.
A modernização dos F-16 de Taiwan terá um custo unitário, para 141 F-16, de cerca de 28 milhões de dólares, e o contrato da Grécia, para 84 aeronaves, por cerca de 18 milhões cada.
Diria que rondará os 25-30 milhões por avião, em 2023, talvez até menos, consoante o que venha realmente no contrato.
Entretanto, Portugal "demonstrar o interesse" não conta para nada, o que conta é contrato assinado. De qualquer das formas, podíamos assinar o contrato hoje, que o primeiro F-35 não chegava antes de 2030 (não íamos passar à frente dos outros clientes, a não ser que optássemos por blocks mais antigos em segunda-mão, o que não tem lógica).
Dito isto, a diferença entre modernizar uma parte dos F-16 (por exemplo os 19 PA I), e comprar x F-35, é a disponibilidade de um governo destes, soltar tamanha verba para os ditos programas, do nada. Uma coisa era surgir uma vontade repentina de acrescentar à LPM menos de 500 milhões para modernizar F-16, outra é somar 5000+ milhões para F-35. A realidade, é que até 2034, não há qualquer plano de adquirir caças novos.