AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)

  • 273 Respostas
  • 158809 Visualizações
*

angela__afonso

  • 18
  • +0/-0
Re: Dúvidas sobre a Academia Militar
« Responder #120 em: Julho 13, 2011, 10:55:04 am »
Citação de: "pedrooliveira10"
Boas, eu sou o Pedro e no futuro eu quero ser oficial das operações especiais (a que chamam rangers).
Eu sei o processo todo da AM, só não percebi uma coisa, estamos na AM um ano sem curso e depois é que escolhemos aquele para que queremos ir?
A segunda questão é quando acabo o curso na AM, eu estou a pensar em seguir o curso de engenharia mecânica militar (7 anos) e no 7º ano quando acabo, saio e sou directamente oficial no exército (penso que seja Tenente) ou fico lá mais algum tempo.
A terceira questão é que quando acabo o curso e vou para o exército, eu tiro o curso de operações especiais ou primeiro tenho que fazer uma espécie de treino e depois concorrer à tropa especial, as operações especiais.

Fica aqui o meu obrigado pela vossa paciência, espero respostas.

pedrooliveira10


Olá Pedro :)

Boa sorte e qualquer coisa ão hesites em questionar :)

Cumprimentos
Ângela Afonso
 

Re: Dúvidas sobre a Academia Militar
« Responder #121 em: Julho 13, 2011, 11:48:15 am »
És da AM?
 

Re: Dúvidas sobre a Academia Militar
« Responder #122 em: Julho 13, 2011, 04:02:18 pm »
Tive a ler aqui na net informações sobre a prova médica e vi que a prova médica também tem uma espécie de provas físicas.
Gostava de saber de que provas se tratam.
Procurei e mesmo assim não encontrei quais são as médias necessárias para poder entrar.
 

*

angela__afonso

  • 18
  • +0/-0
Re: Dúvidas sobre a Academia Militar
« Responder #123 em: Julho 14, 2011, 12:08:50 pm »
Citação de: "pedrooliveira10"
Tive a ler aqui na net informações sobre a prova médica e vi que a prova médica também tem uma espécie de provas físicas.
Gostava de saber de que provas se tratam.
Procurei e mesmo assim não encontrei quais são as médias necessárias para poder entrar.

Olá :)
 

*

Amaral

  • 1
  • +0/-0
Re: Dúvidas sobre a Academia Militar
« Responder #124 em: Julho 19, 2011, 12:18:44 am »
Citação de: "pedrooliveira10"
Boas, eu sou o Pedro e no futuro eu quero ser oficial das operações especiais (a que chamam rangers).
Eu sei o processo todo da AM, só não percebi uma coisa, estamos na AM um ano sem curso e depois é que escolhemos aquele para que queremos ir?
A segunda questão é quando acabo o curso na AM, eu estou a pensar em seguir o curso de engenharia mecânica militar (7 anos) e no 7º ano quando acabo, saio e sou directamente oficial no exército (penso que seja Tenente) ou fico lá mais algum tempo.
A terceira questão é que quando acabo o curso e vou para o exército, eu tiro o curso de operações especiais ou primeiro tenho que fazer uma espécie de treino e depois concorrer à tropa especial, as operações especiais.

Fica aqui o meu obrigado pela vossa paciência, espero respostas.

pedrooliveira10

Nao é possivel fazer parte de uma tropa especial vindo do curso de engenharias!!
Ou quer ser engenheiro, ou OE!
Mas primeiro pense em entrar na AM e em que curso!  Um passo de cada vez!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Dúvidas sobre a Academia Militar
« Responder #125 em: Julho 19, 2011, 12:40:17 pm »
Citação de: "Amaral"
Citação de: "pedrooliveira10"
Boas, eu sou o Pedro e no futuro eu quero ser oficial das operações especiais (a que chamam rangers).
Eu sei o processo todo da AM, só não percebi uma coisa, estamos na AM um ano sem curso e depois é que escolhemos aquele para que queremos ir?
A segunda questão é quando acabo o curso na AM, eu estou a pensar em seguir o curso de engenharia mecânica militar (7 anos) e no 7º ano quando acabo, saio e sou directamente oficial no exército (penso que seja Tenente) ou fico lá mais algum tempo.
A terceira questão é que quando acabo o curso e vou para o exército, eu tiro o curso de operações especiais ou primeiro tenho que fazer uma espécie de treino e depois concorrer à tropa especial, as operações especiais.

Fica aqui o meu obrigado pela vossa paciência, espero respostas.

pedrooliveira10

Nao é possivel fazer parte de uma tropa especial vindo do curso de engenharias!!
Ou quer ser engenheiro, ou OE!
Mas primeiro pense em entrar na AM e em que curso!  Um passo de cada vez!

Isso não é assim, as condições de acesso dizem que se pode ser Oficial de qualquer Arma ou Serviço...No entanto temos de ser realistas...mais de 95% dos Oficiais e Sargentos com a especialidade OE são, obviamente, da Arma de Infantaria.

http://www.exercito.pt/sites/CTOE/Forma ... OOEQP.aspx
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Dúvidas sobre a Academia Militar
« Responder #126 em: Julho 19, 2011, 02:25:12 pm »
Salvo erro o primeiro oficial que foi aos EUA fazer o Curso Ranger era um Oficial da Arma de Artilharia.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Ricardo @

  • 1
  • +0/-0
Dúvidas sobre o Ingresso na Academia Militar
« Responder #127 em: Julho 22, 2011, 12:56:47 am »
Boas a Todos.
Eu chamo-me Ricardo, tenho 16 anos e sou do Porto.
Bem, eu para o ano vou para o 12º ano mas depois de terminar o secúndário, vou tentar entrar na Academia Militar. Já tive a tirar várias dúvidas no site da AM, mas mesmo assim gostava de tirar aqui algumas dúvidas antes de decidir o que fazer.
A minha média ronda os 12/13 até agora. Eu tive a ver os cursos e fiquei interessado em Ciências Militares - Cavalaria; Administração Militar; Engenharia Militar.
Agora vou colocar aqui algumas questões que gostava que fossem esclarecidas.
- Para entrar na AM, 50% é a nota do exame de Matematica e os outros 50% da média escolar?
- Eu gostava de saber as médias necessárias para ter hipóteses de entrar nestes 3 cursos e se com a minha média terei hipóteses no concurso.
- Eu não sou grande coisa a Fisica e Quimica, e por isso gostava de saber se algum destes cursos leva ou Fisica ou Quimica.
- Quanto aos testes de aptidão fisica e psicotécnica, eles são dificeis de passar?
- E como é quanto a escolha dos cursos, eu faço os testes todos e só depois escolho o curso pretendido ou antes de fazer as provas todas já tenho de escolher?
- E se por azar eu não conseguir entrar no curso que quero, eu posso concorrer a outro no mesmo ano, ou tenho de esperar pelo ano seguinte?
 - Eu por azar só faço 18 anos no mês de Dezembro, e por isso quando acabar o 12º ano vou ter ainda os meus 17 anos e sem ter ido ao Dia Nacional da Defesa. Eu posso concorrer á mesma ou terei de esperar o proximo concurso?
- Existe concurso todos os anos?

Bom, por agora são estas as minhas dúvidas. Se for possivel esclarecer todas elas, fico muito agradecido.
Cumprimentos!
 

*

Mkman

  • 5
  • +0/-0
Duvidas
« Responder #128 em: Agosto 07, 2011, 11:59:46 pm »
Olá estou no 11 e estou com interese em alistar me no exercito. Estou a pensar em ir para a Academia Militar para Ciencias Militares, mas tenho algumas duvidas se voces me pudessem responder era excelente.

Os Militares tem horarios normais tipo das 8h as 17h ?
Os Militares com mais idade ainda podem ser operacionais tipo ir para a guerra e coisas semelhantes?
Depois do curso na Academia posso escolher em que divisao do exercito quero intregar?
Quais sao as minha vantagens em ir para a Academia Militar?
De tempos a tempos teria que mudar de quartel, ou o quartel é permanente?
 

*

angela__afonso

  • 18
  • +0/-0
Re: Dúvidas sobre a Academia Militar
« Responder #129 em: Agosto 27, 2011, 02:24:23 pm »
Olá malta :)
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Dúvidas sobre o Ingresso na Academia Militar
« Responder #130 em: Agosto 27, 2011, 10:17:05 pm »
Citação de: "Ricardo @"
- Para entrar na AM, 50% é a nota do exame de Matematica e os outros 50% da média escolar?
Acede-se á AM da mesma forma que se acede a qualquer curso do ensino superior... É claro, que para a AM tens tens os chamados testes de aptidão (psicotécnicos e físicos) que são eleminatórios.
Citação de: "Ricardo @"
- Eu gostava de saber as médias necessárias para ter hipóteses de entrar nestes 3 cursos e se com a minha média terei hipóteses no concurso.
As médias variam de ano para ano, se num determinado ano ouver muitas candidaturas, a média tende a subir, se ouver poucas candidaturas esta tende a descer. No final dos anos lectivos, alguns jornais publicam as médias por curso, as das Academias militares normalmente também estão presentes, é só estar atento... (dica, o Correio da Manhã publica essa listagem todos os anos)
Citação de: "Ricardo @"
- Eu não sou grande coisa a Fisica e Quimica, e por isso gostava de saber se algum destes cursos leva ou Fisica ou Quimica.
Já não é a primeira vez que o refiro, Administração Militar é o nome que o Exército atribuí ao Curso de Economia, quanto ás engenharias, essas sim, requerem muita Física, talvez não tanto de Química (depende do curso)
Citação de: "Ricardo @"
- Quanto aos testes de aptidão fisica e psicotécnica, eles são dificeis de passar?
Boa pergunta, no coments.
Citação de: "Ricardo @"
- E como é quanto a escolha dos cursos, eu faço os testes todos e só depois escolho o curso pretendido ou antes de fazer as provas todas já tenho de escolher?
Tens que escolher os cursos em que estás interessado, e apresentas uma ordem de candidatura.... Por exemplo, como a Academia Militar também forma Oficiais para a GNR, podes candidatar-te a Administração Militar (Ramo Exército) e Administração Militar (Ramos GNR), o curso é o mesmo, mas a formação é separada, normalmente.
Citação de: "Ricardo @"
- E se por azar eu não conseguir entrar no curso que quero, eu posso concorrer a outro no mesmo ano, ou tenho de esperar pelo ano seguinte?
Não, não podes, e se reprovares nos testes eliminatórios, ficas definitivamente excluído (isto também é válido para as Academias da AFA e da Marinha :).
Citação de: "Ricardo @"
- Existe concurso todos os anos?
Erm... A resposta é um NIM... Todos os anos há concursos, pode é não haver concurso para um curso específico num ano... E agora com a crise, talvez cancelem alguns cursos :(.

*

Kampuz

  • 1
  • +0/-0
Re: Dúvidas sobre a Academia Militar
« Responder #131 em: Setembro 02, 2011, 02:27:55 am »
Boas.

Terça irei fazer os testes para a admissão na academia militar.
Apesar de ser uma duvida estúpida gostava de saber a que horas é preciso estar la para a realização dos testes.

Já agora alguém vai dia 6 de Setembro?

Obrigado.
Fiquem bem.
 

*

angela__afonso

  • 18
  • +0/-0
Re: Dúvidas sobre a Academia Militar
« Responder #132 em: Setembro 06, 2011, 12:33:42 pm »
Olá :) A esta hora deves estar a fazer provas, boa sorte :D
 

*

matacafe

  • 6
  • +0/-0
Curso de Ciências Militares - Academia Militar
« Responder #133 em: Setembro 16, 2011, 10:57:59 pm »
Olá tenho 17 anos, e sempre gostei da vida militar, por isso para o ano gostaria de concorrer a academia militar. Estive a ver os varios curso ministrados na academia e houve um que me chamou a atenção o de Ciências Militares, tendo especialização em Infantaria. A minha duvida é a seguinte: Alguém me poderia dizzer mais ou menos as disciplinas leccionadas nesse curso

; OBrigado :D
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235