Substituição dos Allouette III

  • 800 Respostas
  • 244433 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #690 em: Dezembro 19, 2018, 06:23:00 pm »
Com os atrasos no desbloqueamento de verbas esse prazo vai ser, sucessivamente, adiado para o segundo ou terceiro trimestre e depois vão ser entregues antes das eleições.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, jorgeshot1

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #691 em: Dezembro 19, 2018, 09:20:18 pm »
Tudo aponta que sim, que cheguem no primeiro trimestre do próximo ano que já está aí ao virar da esquina.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

mayo

  • Membro
  • *
  • 139
  • Recebeu: 17 vez(es)
  • Enviou: 743 vez(es)
  • +5/-256
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #692 em: Dezembro 20, 2018, 04:21:02 am »
O alerta SAR do Alouette no AM1 é do nascer ao pôr do sol, mas desconheço se é apenas por ser monoturbina ou se tem a ver com equipmentos.

Correcto, é simplesmente por ser um heli monomotor, Lightning, só isso !
E cinquenta anos depois vamos comprar outro heli monomotor, muito bom !!!!

Abraços

Helis militares não voam com o regulamento  da aviação civil. Por isso pouco importa , mono ou biturbina.

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2454
  • Recebeu: 891 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +532/-73
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #693 em: Dezembro 20, 2018, 11:01:03 am »
Vou falar do que não sei - para tentar entender os vários post's sobre a compra dos AW119Kx tive que ir ler alguma coisa...

Mas ainda vamos "aceitar" esta compra: o mais "ligeiro" da gama disponível, monoturbina... mas se a opção fosse o mais "polivalente" AW109 nunca haveria a possibilidade de quem dirige este país investir em um 3º modelo (e atenção que posso aceitar facilmente que ter 3 modelos é pior que ter o AW109 em várias versões...) como o AW169M (ou o AW139M se houver milagre)... 

PS - Já agora e por curiosidade: se o "Puma" AW139M tem capacidade para "1 or 2 pilots – up to 15 in light order or 8 deployable troops in combat order and 2 armed cabin crew", qual a capacidade do AW169M para "deployable troops"...?   
« Última modificação: Dezembro 20, 2018, 11:37:15 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #694 em: Dezembro 22, 2018, 04:38:14 pm »
Vou falar do que não sei - para tentar entender os vários post's sobre a compra dos AW119Kx tive que ir ler alguma coisa...

Mas ainda vamos "aceitar" esta compra: o mais "ligeiro" da gama disponível, monoturbina... mas se a opção fosse o mais "polivalente" AW109 nunca haveria a possibilidade de quem dirige este país investir em um 3º modelo (e atenção que posso aceitar facilmente que ter 3 modelos é pior que ter o AW109 em várias versões...) como o AW169M (ou o AW139M se houver milagre)... 

PS - Já agora e por curiosidade: se o "Puma" AW139M tem capacidade para "1 or 2 pilots – up to 15 in light order or 8 deployable troops in combat order and 2 armed cabin crew", qual a capacidade do AW169M para "deployable troops"...?   

Segundo a brochura da Leonardo, leva até 10 tropas, além dos dois pilotos. Mas tendo em conta a fotografia da cabine (pág. 3) o mais realista serão 8 soldados + 1 dispatcher?

https://www.leonardocompany.com/documents/63265270/69071306/body_LEAFLET_AW169M.pdf

Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Igor

  • Membro
  • *
  • 53
  • Recebeu: 27 vez(es)
  • +5/-1
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #695 em: Dezembro 28, 2018, 01:12:10 pm »
O a119 Koala já consta do inventário de aeronaves do site oficial da FAP, visitem o site e leiam a descrição da aeronave e o tipo de missões que esta irá desempenhar, dá para rir um pouco.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2454
  • Recebeu: 891 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +532/-73
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #696 em: Dezembro 28, 2018, 02:35:05 pm »
Vou falar do que não sei - para tentar entender os vários post's sobre a compra dos AW119Kx tive que ir ler alguma coisa...

Mas ainda vamos "aceitar" esta compra: o mais "ligeiro" da gama disponível, monoturbina... mas se a opção fosse o mais "polivalente" AW109 nunca haveria a possibilidade de quem dirige este país investir em um 3º modelo (e atenção que posso aceitar facilmente que ter 3 modelos é pior que ter o AW109 em várias versões...) como o AW169M (ou o AW139M se houver milagre)... 

PS - Já agora e por curiosidade: se o "Puma" AW139M tem capacidade para "1 or 2 pilots – up to 15 in light order or 8 deployable troops in combat order and 2 armed cabin crew", qual a capacidade do AW169M para "deployable troops"...?   

Segundo a brochura da Leonardo, leva até 10 tropas, além dos dois pilotos. Mas tendo em conta a fotografia da cabine (pág. 3) o mais realista serão 8 soldados + 1 dispatcher?

https://www.leonardocompany.com/documents/63265270/69071306/body_LEAFLET_AW169M.pdf

É que no site, para este modelo (AW169M) e ao contrário do indicado para o AW139M, não fazem a distinção entre " light order" vs "deployable troops in combat order"... usando a mesma proporcionalidade do AW136M (15 para 8 + 2?) ficará 10 para 6 + 1...?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1617
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #697 em: Dezembro 28, 2018, 02:35:55 pm »
O a119 Koala já consta do inventário de aeronaves do site oficial da FAP, visitem o site e leiam a descrição da aeronave e o tipo de missões que esta irá desempenhar, dá para rir um pouco.

Acredito que o combate a incêndios rurais terá sido imposição da tutela... mas no geral tirando a componente de instrução, as restantes são direccionadas para missões de interesse público.

Rir não será bem o termo...por antecipação talvez expetativa a ver se cumprem os prazos de entrega.
As missões em si logo veremos de acordo com a disponibilidade de tripulações e de aparelhos.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #698 em: Dezembro 28, 2018, 02:37:34 pm »
O a119 Koala já consta do inventário de aeronaves do site oficial da FAP, visitem o site e leiam a descrição da aeronave e o tipo de missões que esta irá desempenhar, dá para rir um pouco.

Está sim senhor, e com 5 aparelhos para aquilo tudo dá de facto que pensar...


Citar
AW119MKII "KOALA"

 Aeronaves
O AW119MKII é um helicóptero monomotor, desenvolvido a partir do helicóptero bimotor AW109, do qual herdou as dimensões exteriores e interiores assim como a redundância dos sistemas hidráulico, elétrico e do combustível. Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Está equipado com um trem de aterragem do tipo "patins", com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca. Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.


TIPOS DE MISSÃO

Instrução Básica
Instrução Complementar
Vigilância e Reconhecimento
Busca e Salvamento
Evacuação Sanitária


https://www.emfa.pt/aeronave-60-aw119mkii-koala
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #699 em: Dezembro 28, 2018, 02:50:25 pm »
O a119 Koala já consta do inventário de aeronaves do site oficial da FAP, visitem o site e leiam a descrição da aeronave e o tipo de missões que esta irá desempenhar, dá para rir um pouco.

Está sim senhor, e com 5 aparelhos para aquilo tudo dá de facto que pensar...


Citar
AW119MKII "KOALA"

 Aeronaves
O AW119MKII é um helicóptero monomotor, desenvolvido a partir do helicóptero bimotor AW109, do qual herdou as dimensões exteriores e interiores assim como a redundância dos sistemas hidráulico, elétrico e do combustível. Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Está equipado com um trem de aterragem do tipo "patins", com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca. Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.


TIPOS DE MISSÃO

Instrução Básica
Instrução Complementar
Vigilância e Reconhecimento
Busca e Salvamento
Evacuação Sanitária


https://www.emfa.pt/aeronave-60-aw119mkii-koala

Ainda falta transporte VIP, CAS e VIMAR .

Vocês não sabem que tivemos de investir 17 mil milhões nos bancos ? Não podemos andar com aventuras de equipamentos militares ! Agora a comprar terá de ser "triplo uso" e durar uns 50 anos. Acham mesmo que iamos comprar NH-90 ? Reparar EH-101 ou comprar UH-60 ?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #700 em: Dezembro 28, 2018, 06:24:34 pm »
Temos que perceber que em lado nenhum diz que isso é para ser feito em simultâneo, até tendo apenas um aparelho capaz de voar podem fazer essas missões, mas uma de cada vez.
« Última modificação: Dezembro 28, 2018, 06:25:04 pm por Lightning »
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #701 em: Dezembro 28, 2018, 06:28:43 pm »
Temos que perceber que em lado nenhum diz que isso é para ser feito em simultâneo, até tendo apenas um aparelho capaz de voar podem fazer essas missões, mas uma de cada vez.

Pois, mas há as manutenções programadas pelo meio. Além disso, se forem usados nos fogos e mantiverem 1 em Ovar, quero ver como vão fazer, para esticar os 5. Podiam ao menos encomendar 6 pelo menos, mas não ! Já com os P-3C e KC é igual, a frota de P-3P eram 6, passam os P-3C a ser 5. Os C-130H eram 6, os KC-390 vão ser 5. (aos poucos vai se cortar até a machadada final, mas nem sei para que me preocupo com isto sinceramente...
 

*

Joaoferriva

  • Membro
  • *
  • 59
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-9
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #702 em: Janeiro 02, 2019, 04:10:15 am »
Anyone thought of replacing the UALE's NH90 helo with cheaper black hawks for transportation purposes?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #703 em: Janeiro 02, 2019, 11:55:52 am »
UALE is "dead"...unit was disbanded and most pilots left the Army, namely those who were Senior NCO/Sargents.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #704 em: Janeiro 06, 2019, 11:17:58 am »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)