Museu Força Aérea Portuguesa - Sintra

  • 23 Respostas
  • 9484 Visualizações
*

Maginot

  • 76
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
    • http://www.emfa.pt/
Museu Força Aérea Portuguesa - Sintra
« em: Junho 26, 2006, 11:42:26 am »
Museu da Força Aéra Portuguesa - polo de Sintra


T-37 Asas Portugal









P3P Orion













T-6 texan


t-38 talon


westland wessex (non-FAP)


T-33


A-7P & F-86


Alouette II



C-47


DH dragon rapide


Cessna 337 FTB


Cessna 337 FTB & P2VC netptune


P2VC netptune


fiat G91






Northrop -alvo
EX MERO MOTU
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 26, 2006, 04:47:28 pm »
Muito obrigado pelas fotos, Maginot.

 É um sítio que ainda não fui (Museu da FAP - Alverca e Sintra), mas que não tenciono morrer sem o visitar...(ora bolas..nem é assim tão longe..)
 

*

TazMonster

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 26, 2006, 09:44:48 pm »
Citação de: "Marauder"
Muito obrigado pelas fotos, Maginot.

 É um sítio que ainda não fui (Museu da FAP - Alverca e Sintra), mas que não tenciono morrer sem o visitar...(ora bolas..nem é assim tão longe..)


Bolas Marauder... nem você está para morrer tão depressa... :lol:
Taz
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Museu Força Aéra Portuguesa - Sintra
« Responder #3 em: Junho 26, 2006, 11:03:12 pm »
Bem deixa cá ver se ainda me lembro do pessoal todo :twisted: ).

Zona entre as bancadas tácticas e a cabine de voo com duas cadeiras uma de cada lado com, Operador de Comunicações (recebe e envia informações codificadas e outras operações relativas a comunicações) e um 2º Mecanico (ajuda no que for preciso em voo ou no solo, já se está a ver que é um praça :shock: )

As zonas onde se encontram o 2º Mecanico, Operador de Comunicações, Operador de Armamento e o Técnico de electrónica possuem janelas em bolha que permite uma melhor visualização do exterior aquando se efectua missões de SAR por exemplo.

Cabine do piloto com Piloto-Comandante (é o chefe supremo lá dentro, pilota o avião para as coordenadas dadas pelo navegador), Co-Piloto (ajuda o Comandante, pilota quando o chefe quer descansar por exemplo) e Mecanico de Voo (tá atento às indicações dos 4 motores, regula pressões, quantidade de combustivel, desliga os motores para poupar combustivel, etc)
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 27, 2006, 05:06:38 pm »
O que nunca percebi naquele polo do Museu, foi a preservação dos VW carochas.

Porque não os enviarão para o Museu do Automóvel?   :?

_______


Helder:

mas você foi tripulante de um P-3?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 27, 2006, 07:48:20 pm »
Citação de: "Rui Elias"
Helder:

mas você foi tripulante de um P-3?


Não... Porquê??? :lol:  além disso quem for ao museu do ar ver o P-3 penso que ele tenha à frente de cada posição um autocolante com a saida de emergência de cada tripulante e a designação do tripulante claro, por isso é só ler...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 27, 2006, 10:12:26 pm »
O museu tem uma falha grave: não possui os clássicos que estiveram ao serviço: um P-47; um Hurricane, etc...
Uma pena.
Mas já se guardou o Sabre, vá lá.
O acervo é interessante...

Na passada quinta-feira fui dar uma voltinha num Aviocar. Em Maceda.
Tinham lá um T38 para o parolo (eu) ver e sentar. Foi o que fiz, no lugar do instruendo e do instrutor (que não deveria ver nada). E também no Skymaster, o meu favorito, e que estava equipado com casulos para foguetes de 37mm. À entrada da base está um A7, que a intempérie começa a castigar. No ângar um dos primeiros simuladores americanos da 2.ª Guerra Mundial, uns motores a jacto e um motor radial americano que eu muito gostaria e identificar (só vi a marca da ALCOA), um canhão Mauser de 27mm na sua gôndola e os terríveis bitubo de 20mm! :shock:
E que os pilotos são pagos também! :shock:

Os tipos da Força Aérea devem ser muito felizes...
- Ou uns esquisitões de primeira!
*suspiro*
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 27, 2006, 10:35:28 pm »
Então mas não havia de ser paga :shock:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 27, 2006, 10:49:26 pm »
Estava a fazer uma graçola, oh Hélder, pá!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #9 em: Junho 27, 2006, 10:58:19 pm »
Eu percebi,  foi por isso k pus o gajo amarelo a rir... :Amigos:
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #10 em: Junho 28, 2006, 10:17:16 am »
Eu não fui lá recentemente, mas julgo saber que já está em fase de acabamento a recuperação do Noratlas que foi desmontado em Alverca e levado para Sintra para resconstrução.

Algum dos colegas sabe se ele já está montado e em exposição?

Também julgo saber que o projecto seguinte do Museu é a recuperação e exposição de um dos Junker's da FAP.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #11 em: Junho 28, 2006, 02:48:01 pm »
Há um Hurricane em Alverca em exposição ao ar livre (cheio de pó) e bastante sujo. Também há um Spitfire, mas esse está "debaixo de telha" e bastante bem preservado.

Alverca e Sintra deveriam estar num único museu.

Entretanto o Junkers JU-52 que foi recuperado na Noruega (como paga por um dos velhos que lhes entregámos) parece que continua empacotado.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #12 em: Junho 28, 2006, 03:00:11 pm »
Citar
Arquivo: Edição de 14-06-2006

SECÇÃO: Sociedade
 
Espólio da Força Aérea fica em Sintra
 
Alverca deixa voar Museu do Ar



O Museu do Ar de Alverca vai voar para Sintra. O PSD acusa a câmara de Vila Franca de “ceder gratuitamente”.


Um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Sintra e a Força Aérea Portuguesa (FAP) formalizou a deslocalização do Museu do Ar de Alverca para Sintra. No documento, assinado na quinta-feira, 8 de Junho, a autarquia sintrense compromete-se a apoiar a construção do museu junto à base da Granja do Marquês.

A mudança do Museu do Ar, a funcionar actualmente junto às Oficinas Gerais de Material Aeronáutico em Alverca, para Sintra está prevista desde 1984. No entanto, só agora com a assinatura do protocolo de cooperação entre as duas entidades a transferência ganha forma.

Depois de conhecer as intenções da FAP, a Câmara de Vila Franca de Xira procurou alternativas para evitar a saída do museu do concelho. Em Dezembro do ano passado a autarquia fez chegar ao chefe de Estado-Maior da Força Aérea um documento onde se disponibilizava a conseguir um terreno para a construção do novo espaço em Alverca. No entanto, a única garantia que recebeu foi a de que em Alverca permanecerá um pólo museológico.

No protocolo de cooperação agora celebrado entre a Câmara de Sintra e a FAP, a autarquia sintrense considera a instalação do Museu do Ar na cidade “uma mais valia para o concelho”. “Tal estrutura cultural enriquecerá o património cultural de Sintra, atraindo inúmeros visitantes nacionais e estrangeiros”, lê-se no documento.

O novo espaço a nascer na base da Granja do Marquês terá uma área de cerca de 17 mil metros quadrados com uma zona central de exposição, zonas comerciais e auditórios. Orçada em 17 milhões de euros a obra deverá estar concluída em 2010, embora ainda não se conheça a data do início dos trabalhos.
 

Jornal O Mirante
Potius mori quam foedari
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #13 em: Junho 28, 2006, 11:00:20 pm »
O NorAtlas já tem um motor montado e as asas pintadas de prateado ao estilo dos C-130 da USAF nos anos setenta :lol: , o resto da estrutura ainda está em primário.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #14 em: Junho 29, 2006, 12:03:56 am »
Excelente notícia que me dá, PT.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...