Base das Lajes (BA4) - 65th Air Base Wing

  • 94 Respostas
  • 24839 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #60 em: Novembro 09, 2008, 07:22:42 pm »
Em relação a estarmos sempre do lado da potencia maritima dominante eu tenho uma pergunta.

Isso sem duvida alguma era mesmo necessário no tempo das colonias porque devido ao nosso tamanho não temos poder de impor a nossa vontade no mar, e deste modo era uma maneira de assegurarmos a comunicação entre Portugal continental e as nossas colonias em Africa, Ásia e América.

Mas agora esse vinculo com a potencia maritima ainda é necessária? Já não temos colonias com que manter contacto, é devido aos arquipelagos da Madeira e dos Açores? Ou porque se nos virarmos para a potencia continental nos arriscamos a desaparecer?
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
(sem assunto)
« Responder #61 em: Novembro 09, 2008, 07:29:04 pm »
Citação de: "legionario"
Potencias continentais ? ...e maritimas ?, oh amigos ja estamos na época das potencias espaciais ..

legionario, peço-lhe que leia qulquer coisa sobre geoestratégia. Creio que (pelo menos pensava) que os presentes percebem o que quer dizer Potência Continental e Potência marítima.

Toda a politica na Europa nos últimos séculos se tem baseado nesta oposição entre duas forças, uma continental, que tem capacidade para controlar o continente, e outra marítima, que se lhe opõe, negando-lhe a utilização dos mares.

A potência marítima é a potência que depende do comércio e a potência continental tem que aproveitar essa dependência.

Foi assim desde Napoleão copm o Bloqueio Continental, como já tinha sido anteriormente com os Habsburgos.
Foi esse conflito que provocou a I Guerra Mundial, quando uma potência continental emergente (a Alemanha) tentou desafiar a potência marítima.

A mesma coisa voltou a acontecer com a Alemanha de Hitler, e posteriormente com a URSS.

Não é tão cedo que a possibilidade de desaparecerem estes blocos vai desaparecer. Eles são mutáveis na medida em que mudam os intervenientes, mas não mudam enquanto blocos de interesses.



Citação de: "Lightning"
Mas agora esse vinculo com a potencia maritima ainda é necessária? Já não temos colonias com que manter contacto, é devido aos arquipelagos da Madeira e dos Açores? Ou porque se nos virarmos para a potencia continental nos arriscamos a desaparecer?
Um dos «busilis» da questão é esse. Será possivel Portugal mudar de um bloco para o outro sem desaparecer como Nação independente ?

Ou seja: O velho problema de Salazar. O país sem o Império está em risco de desaparecer e de ser absorvido, naturalmente pela Espanha, que é a entidade que mais facilmente pode perante os principais poderes europeus, explicar, justificar e fundamentar a aborção (seja ela violenta ou pacífica isso não está em causa).

É por isso que a base das Lajes e toda e qualquer ligação especial que seja possível manter com os americanos assume uma importância ainda maior que a que tinha anteriormente.

Lembro que  a presença dos americanos nas Lajes não tem a ver com a NATO, mas sim com as relações bilaterais entre Portugal e os Estados Unidos.
Mesmo que amanhã nós deixássemos de ser um país da NATO os americanos continuariam nos Açores.
« Última modificação: Novembro 09, 2008, 10:13:46 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #62 em: Novembro 09, 2008, 07:40:30 pm »
Em relação ao Eurocorps, aquilo não é nenhuma força conjunta europeia, é apenas um Estado-Maior constituido maioritariamente com pessoal Alemão e Francês, que pode, se for decidido pelos governos dos respectivos paises, comandar forças atribuidas por esses ou mais paises numa determinada missão.

http://en.wikipedia.org/wiki/Eurocorps
Citar
The Brigade participated in peacekeeping missions in Bosnia and led KFOR III in Kosovo from 18 April 2000 to October 2000 and led the ISAF6 Force in Afghanistan from 9 August, 2004 to 11 February 2005.[6] From 1 July 2006, to 10 January 2007, HQ Eurocorps was the land component stand by element of the NATO Response Force 7.


O Eurocorps é um Estado-Maior expedicionário que entra em rotação com outras Estados-Maiores do mesmo género no comando de Forças operacionais em missões no estrangeiro (Bosnia e Afeganistão) ou de forças em espera (NRF). Mas essas forças operacionais não estão atribuidas permanentemente ao Eurocorps, mas sim apenas para aquela missão especifica durante um tempo limitado.
Existem outros Comandos do género e rodam uns com os outros no Comando das Forças da NATO em missão, no Reino Unido, na Itália, em Espanha, na Grécia, e Comandos conjuntos como o Eurocorps (Franco-Alemão), o Corpo Alemão-Holandes, etc.

As unicas forças militares, operacionais, permanentes, conjuntas, europeias  :lol: . Se quiser saber mais sobre isso...

http://en.wikipedia.org/wiki/Military_o ... pean_Union
 

*

AC

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #63 em: Novembro 09, 2008, 11:37:17 pm »
Citação de: "Miguel"
A proposito de potencias espaciais, os Açores podiam ser uma exelente base de lançamento espacial da Europa?


Não, a proximidade ao equador é um factor importantíssimo na escolha de um local de lançamento.

O que se falou para os Açores era a instalação de uma estação de rastreio.
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8615
(sem assunto)
« Responder #64 em: Novembro 10, 2008, 06:55:53 am »
papatango

Citar
Veja o caso do controlo de tráfego aéreo sobre o nosso território e da sua transferência para Madrid.
Não deixa de ser engraçado a Força Aérea Portuguesa ter que avisar Madrid quando movimenta as suas aeronaves.



Caro papatango, sempre leio os seu postes, e vc é uma pessoa que eu respeito, mas acho que vc está a exagerar, no que diz a essa sua afirmação, desde quando é que a nossa FA para movimentar seus caças tem de pedir autorização  a madrid. :wink:  :lol:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #65 em: Novembro 10, 2008, 10:47:09 am »
Citação de: "Daniel"
papatango

Citar
Veja o caso do controlo de tráfego aéreo sobre o nosso território e da sua transferência para Madrid.
Não deixa de ser engraçado a Força Aérea Portuguesa ter que avisar Madrid quando movimenta as suas aeronaves.


Caro papatango, sempre leio os seu postes, e vc é uma pessoa que eu respeito, mas acho que vc está a exagerar, no que diz a essa sua afirmação, desde quando é que a nossa FA para movimentar seus caças tem de pedir autorização  a madrid. :wink:  :lol: , que simpaticos estes espanhois a ajudarem-nos a poupar dinheiro.

Mas ao que parece essa proposta teve o efeito contrário e foi uma correria a gastar o que fosse preciso para montar radares topo de gama (nos anos 90), modernizar a Base de Monte Real,  comprar caças F-16, etc, etc :wink: .
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4527
(sem assunto)
« Responder #66 em: Novembro 10, 2008, 11:14:40 am »
As Lajes sao nossas
As Lajes sao nossas, As Lajes sao nossas
As Lajes sao nossas

Ó povo heróico Português
Num esforço estoico outra vez
Tens de lutar, vencer, esmagar
A vil traição
P'ra triunfar
Valor te dá o teres razão

Os Açores sao nossos gritarei
É carne, é sangue da nossa grei
Sem hesitar, p'ra defender
É pelejar até vencer

Açores é nosso,
Açores é nosso, é nosso
É nosso
Açores é Portugaaaaal!

YANKEES GO HOME
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
(sem assunto)
« Responder #67 em: Novembro 10, 2008, 01:16:19 pm »
Realmente é culpa minha, porque não expliquei a situação devidamente.
Eu não falo da situação actual, mas sim da situação em que ficaremos com o «Single Sky»

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5350
  • Recebeu: 728 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #68 em: Novembro 10, 2008, 02:21:51 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Daniel"
papatango

Citar
Veja o caso do controlo de tráfego aéreo sobre o nosso território e da sua transferência para Madrid.
Não deixa de ser engraçado a Força Aérea Portuguesa ter que avisar Madrid quando movimenta as suas aeronaves.


Caro papatango, sempre leio os seu postes, e vc é uma pessoa que eu respeito, mas acho que vc está a exagerar, no que diz a essa sua afirmação, desde quando é que a nossa FA para movimentar seus caças tem de pedir autorização  a madrid. :wink:  :lol: , que simpaticos estes espanhois a ajudarem-nos a poupar dinheiro.

Mas ao que parece essa proposta teve o efeito contrário e foi uma correria a gastar o que fosse preciso para montar radares topo de gama (nos anos 90), modernizar a Base de Monte Real,  comprar caças F-16, etc, etc :roll:  :roll:
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4527
(sem assunto)
« Responder #69 em: Novembro 10, 2008, 02:48:22 pm »
Abrimos as pernas aos americanos que têm uma "coisa" maior ! :):)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #70 em: Novembro 10, 2008, 04:42:58 pm »
Citação de: "papatango"
Realmente é culpa minha, porque não expliquei a situação devidamente.
Eu não falo da situação actual, mas sim da situação em que ficaremos com o «Single Sky»



Ahhh, isto é outra coisa, é uma iniciativa da União Europeia (não tem nada a ver com a NATO nem com as forças armadas) para um melhor controlo do trafego aéreo civil sobre a europa.

http://en.wikipedia.org/wiki/Single_European_Sky

Quem talvez perca importancia em Portugal com isto é capaz de ser o INAC, não a FAP.
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #71 em: Novembro 10, 2008, 04:58:20 pm »
Não será isto mais um atentado à nossa independência... como a de outros países/estados menores que os grandes da Europa.
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
(sem assunto)
« Responder #72 em: Novembro 10, 2008, 06:16:19 pm »
Citar
Ahhh, isto é outra coisa, é uma iniciativa da União Europeia (não tem nada a ver com a NATO nem com as forças armadas) para um melhor controlo do trafego aéreo civil sobre a europa.


A área portuguesa será absorvida por Madrid, que controlará o espaço aéreo português.
O argumento é sempre o mesmo e destina-se a retirar o controlo do espaço aéreo dos países mais pequenos e entrega-lo aos países maiores.

O controlo do espaço aéreo espanhol é complicado e muito menos eficiente que o português. Para piorar as coisas os espanhóis nem sequer sabem falar inglês, ou falam um inglês tão macarrónico que é um perigo para a segurança dos passageiros.

Segundo me disseram, e não tenho como confirmar, os espanhóis afirmaram que uma das razões para absorverem o controlo do nosso espaço aéreo, era o atraso com que os aviões saiam dele.
Segundo os controladores portugueses, os atrasos que ocorrem sobre o espaço aéreo português, devem-se na sua maioria aos próprios espanhóis.

A maioria das pessoas não entende, não se apercebe sequer, da quantidade de rasteiras e de truques que os nuestros hermanos, com um ar cândido de santinhos nos passam nos mais diversos níveis de actividade.

E ái de quem se queixe, que é logo acusado de velho do restelo, maluco, e mais uma quantidade de coisas, que enfim...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #73 em: Novembro 10, 2008, 06:34:35 pm »
Citação de: "papatango"
Para piorar as coisas os espanhóis nem sequer sabem falar inglês, ou falam um inglês tão macarrónico que é um perigo para a segurança dos passageiros.

Tão difícil que quando o comandante falava com a tripulação, eu percebia mais o espanhol, do que a tradução para inglês.. Parece que nem se esforçam..

Mas agradeço, porque criou-se uma piada que dura até hoje, no meu círculo de amigos, que é a famosa companhia de café: "Eh-shtar-booksh." :lol:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #74 em: Novembro 10, 2008, 08:33:05 pm »
Citação de: "papatango"


Acho curioso nessa imagem a Itália controlar o espaço aéreo da Tunísia e do Egipto. Está mesmo correcto?

E outra coisa é a Espanha controla Portugal (incluindo a Madeira e os Açores) mas não apanha as Canárias :lol: .

E alguém sabe quem manda no espaço aéreo encarnado? É Paris ou Berlim?