Saudações guerreiras
Julgo ser perfeitamente viável a continuação dos Puma a servir, mesmo em questões da soberania, mas não na FAP. Acho que já deu para entender que, tudo bem, temos muitas limitações, mas o que é um facto é que, não se faz mais porque não se quer!!!! Sendo assim não vale a pena, porque se subverte o interesse nacional ao interesse do corporativismo de A e/ou B.
Toda a gente sabe que não se pode exigir muito mais dos Puma, mas se eles ainda estão válidos para prestar outros serviços, porque não? Mesmo até empregá-los no combate ao incêndios!! Toda a ajuda será sempre bem-vinda e preciosa, neste caso. Trata-se também de um emprego sazonal, logo aí, o desgaste é compensado, mesmo utilizando-o de uma forma regular noutro tipo de tarefas menos exigentes, como por ex., a utilização do Puma pela GNR/PSP em situações que possam e devam ser utilizadas, de maneira a combater o crime com mais eficácia se isso for viável, claro, durante a outra parte do ano.
Podem não estar á guarda da FAP, para (compreensivelmente) não haver tentações de aproveitamentos e mesmo estando sob a alçada de um outro departamento do estado, a sua continuidade é perfeitamente possível dado que as OGMA estão certificadas para a sua manutenção.
Quanto aos pilotos, caso não haja possibilidade da FAP dsiponibilizar nenhum, julgo que se pode dar a volta, contratando-os, nem que para isso tenhamos que ir buscá-los lá fora.
Julgo não ser assim tão difícil. Eu já tive a oportunidade, há uns anos, de falar com pilotos portugueses que pilotavam ou co-pilotavam os Mi-2
(*)!!! Por acaso admirei-me, porque não estava preparado, julgava que iria falar inglês com algum russo ou polaco, por isso, julgo não ser assim tão difícil de dar uma nova vida aos Puma. Julgo que para as coisas se tornarem mais racionais, penso que não haverá necessidade de se utilizar todos os Pumas que foram desativados na FAP. Alguns poderão servir como banco de peças. Será que consegui fazer filhoses de água?
Continuado no "tema - hélis de incêndios"...
Mil Mi-14: Este vi-o muitas vezes a "chupar " água ,em plena cidade de Coimbra, no rio Mondego. Reparem que o héli tem uma mangueira atrás pendurada. É por aí que suga a água. É um processo rápido, julgo nem demorar mais de 3 minutos até voltar ao combate.
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Labrador em primeiro plano. Ao fundo, julgo que é fácil de ver e não será necessário perder tempo com apresentações
. Porém no Canadá o EH-101 designa-se CH-149 Cormorant, que substituiu o CH-113 Labrador em 2004.
CH-113 em manobras na hora da despedida em 2004:
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«== imagem curiosa, esta manobra
Cumprimentos