Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real

  • 1344 Respostas
  • 296511 Visualizações
*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #210 em: Junho 30, 2006, 09:38:05 pm »
Caro Azraael, existirá iberismo além Pirinéus?

O ibérismo tanto tem de internacional, como de falta de visão estratégica. Mas também não estou a falar no europeísmo. Isso é outro assunto.  

Cumprimentos
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #211 em: Junho 30, 2006, 09:56:23 pm »
Citação de: "Leonidas"
Caro Azraael, existirá iberismo além Pirinéus?

E existira nacionalismo fora do pais? Que, neste caso, e' um "bairro" bastante mais pequeno que a area compreendida entre o lisboa e andorra...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1622 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #212 em: Junho 30, 2006, 10:38:49 pm »
Citação de: "Leonidas"
O ibérismo tanto tem de internacional, como de falta de visão estratégica. Mas também não estou a falar no europeísmo. Isso é outro assunto.


Como as coisas estão a correr temo bem que sejam muito parecidas. Não é por Bruxelas estar mais longe de Madrid e por não haver nenhuma tradição de conflitos com uma organização nascida ontem que vamos deixar de estar sob o jugo de uma entidade estrangeira, defendida por muitos Vasconcelos...

Já pensei, como o Leonidas, que poderia haver diferenças. Pelo menos a língua não é sériamente ameaçada por Bruxelas.
Já agora creio que o Português de Portugal está mais em risco devido à FINLÂNDIA do que por qualquer outro país!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #213 em: Junho 30, 2006, 10:44:14 pm »
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Leonidas"
Caro Azraael, existirá iberismo além Pirinéus?
E existira nacionalismo fora do pais? Que, neste caso, e' um "bairro" bastante mais pequeno que a area compreendida entre o lisboa e andorra...


Nacionalismo não sei se existirá. O que sei é que existe muito patriotismo. É isso Azraael, o que eu também critico é o nacionalismo, mas não o patriotismo desde que não dejenere em psicose do tipo: "nós somos os melhores do mundo". Portugal não se esgota em Portugal, tal como não se esgota na Ibéria, e muito menos se esgota na Europa. Eu não sou Europeísta convicto, embora o aceite, mas não como o querem fazer. Sou europeísta na medida em que alguns dos meus valores nasceram "aqui".

Os principais nasceram no médio oriente. Sou europeísta na medida em que o pensamento vale tanto como os outros do resto do mundo e que por aí poassa um pouco na minha vivência. Mas é só isso e nada mais, porque ser Europeu (o tal da europa dos 25) não sei o que é, tal como não sei o que é ser iberista ou espanhol. Português sei o que é.  Outra coisa não sei ser.

Isto do ibérismo é só para se dizer não descaradamente que gostaria de ser espanhol, hoje. É mais ou menos como o ser europeu porque é a Europa que nos sustenta. São os amigos de acasião. :wink:  

Cumprimentos
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #214 em: Junho 30, 2006, 10:58:28 pm »
Citação de: "Luso"
Citação de: "Leonidas"
O ibérismo tanto tem de internacional, como de falta de visão estratégica. Mas também não estou a falar no europeísmo. Isso é outro assunto.

Como as coisas estão a correr temo bem que sejam muito parecidas. Não é por Bruxelas estar mais longe de Madrid e por não haver nenhuma tradição de conflitos com uma organização nascida ontem que vamos deixar de estar sob o jugo de uma entidade estrangeira, defendida por muitos Vasconcelos...

Já pensei, como o Leonidas, que poderia haver diferenças. Pelo menos a língua não é sériamente ameaçada por Bruxelas.
Já agora creio que o Português de Portugal está mais em risco devido à FINLÂNDIA do que por qualquer outro país!


Luso, eu sei onde quer chegar, mas vejo o iberismo como uma corrente bem mais ameaçadora para os interesses de Portugal do que própriamente a UE. Para mim a Europa deve acentar no respeito total pela soberania do países que a constituiem e não pela imposição de normas que não fazem sentido. A perda de soberania é inevitável, mas não se podem atigir o âmago de cada país, porque essa é sempre sagrada e valerá sempre mais que qulaquer tratado europeu. Bem ditos "nãos" francês e holandês. É União mas tudo em q.b.. Não "sejamos" ingénuos. Basta ver aquilo que se tem passado. Os grandes nunca largam o osso.

Luso não entendi o último parágrafo.

Cumprimentos
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #215 em: Julho 01, 2006, 01:28:33 am »
Para além do que escrevi, posso acrescentar que há muitas pessoas nascidas em Portugal que ao afirmarem-se como europeístas convictos o fazem com vergonha de se chamarem portugueses lá fora.

Cumprimentos
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #216 em: Julho 01, 2006, 01:35:32 am »
Citação de: "Leonidas"
Para além do que escrevi, posso acrescentar que há muitas pessoas nascidas em Portugal que ao afirmarem-se como europeístas convictos o fazem com vergonha de se chamarem portugueses lá fora.

Nao ha porque ter vergonha... nem porque ter orgulho. Foi algo que, para melhor ou para pior, nos foi imposto no momento do nascimento.
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #217 em: Julho 03, 2006, 11:50:23 am »
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Leonidas"
Para além do que escrevi, posso acrescentar que há muitas pessoas nascidas em Portugal que ao afirmarem-se como europeístas convictos o fazem com vergonha de se chamarem portugueses lá fora.
Nao ha porque ter vergonha... nem porque ter orgulho. Foi algo que, para melhor ou para pior, nos foi imposto no momento do nascimento.


Eu até sinto orgulho de ter nascido português.  :D
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #218 em: Julho 05, 2006, 12:19:54 am »
Saudações guerreiras

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Leonidas"
Para além do que escrevi, posso acrescentar que há muitas pessoas nascidas em Portugal que ao afirmarem-se como europeístas convictos o fazem com vergonha de se chamarem portugueses lá fora.

Nao ha porque ter vergonha... nem porque ter orgulho. Foi algo que, para melhor ou para pior, nos foi imposto no momento do nascimento.


Caro Azraael, sendo-se maior e emancipado cada cabeça sua sentença. As pessoas são livres de serem aquilo que querem. Eu sou a favor da liberdade individual e cada caso é um caso. E não me passa chamar traidor só porque nasceu em Portugal, mas que vive no Japão desde que nasceu, mesmo sendo filho/a de portugueses. O que conta é o sentimento. O Azraael é que sabe aquilo que quer ser e que seja feliz. Só lhe desejo boa sorte na vida.  :G-Ok:

Há muita gente revoltada, altamente competente, mas que vão para fora e lá se mantêm, porque não se safam cá por causa do sistema e isso é altamente desmotivador, num país que feito por pedreiros e para pedreiros. Enormes injustiças que se cometem por causa da corrupção e que leva ao descrédito e outras tantas outras situações que podem levar uma pessoa a mudar de ideias. Tudo isto é válido para aceitar que as pessoas mudem de ideias. Os emigrantes, não vamos mais longe. Podemos censurá-los por não gostarem de Portugal? Claro que não. Paradoxalmente o sentimento até é bem diferente no geral.

O que também há, são muitos FDP, os que só querem: venha a nós. Muitos em que o que interessa é tudo, menos atrapalharem os seus objetivos a qualquer preço. É para esses que me dirijo especialmente. Para esses PQP e mais PQP. Foi por isso que também fiz referências antes ao cinismo.
 
Aquilo que eu critico é que em nome desse tal (fantástico - de fantasioso - e romântico) europeísmo e/ou discretamente (da aberração e traição) do iberismo, se tomem atitudes altamente comprometedoras para Portugal dentro ou fora de fronteiras. Essa gente nem respeito têm pelos que lhes pagam um salário em Portugal ou de Portugal. Ao menos isso. Ao menos profissionalismo, já não peço mais. Sempre será um pouco mais de seriedade que lhe dará alguma dignidade como pessoa. Só assim é que lhe perdoo-o, mas mesmo assim não sei se chegará.

Mas coisa muito mais grave é esta:
Chegarmos ao ponto de termos um ministro a dizer que queria ser espanhol e que ainda não foi demitido, detido para interrogatório e posto de quarentena. Nem sequer pelo Presidente da Republica!!! Nem sequer da boca do PR se ouviu um zum zum!!!! Conclusão: continuamos todos impávidos e serenos, porque nada aconteceu neste país de “brandos costumes”. Estamos só a falar de uma pessoa altamente bem colocada e que está disposto a vender Portugal pelos seus interesses. Infelizmente não é o único.  É gente deste calibre que também falo.

Conheço determinadas pessoas que já estão a trabalhar em Espanha há vários anos. Dizem que são portugueses e isso não constitui problema nenhum. Curiosamente fiquei a saber que, de uma maneira geral, todos se perguntavam porque razão Portugal não se unia a Espanha!!! Curiosamente, fiz-lhes a pergunta ao contrário: Se fossem espanhóis gostariam de serem portugueses. A resposta foi o silêncio. O que quererá este silêncio dizer? Eu não sei. Pena foi não ter tido tempo para mais nada, dado já antes termos falado na questão de Olivença.

Caro Azraael, eu não escrevi o que escrevi visando atingir alguém em particular. Por acaso fiquei bastante curioso, por ter respondido. Porque o fez?

Cumprimentos
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #219 em: Julho 05, 2006, 04:48:33 pm »
Citação de: "Leonidas"
O que também há, são muitos FDP, os que só querem: venha a nós. Muitos em que o que interessa é tudo, menos atrapalharem os seus objetivos a qualquer preço. É para esses que me dirijo especialmente.
Porque e' que alguem haveria de estar interessado em atrapalhar os seus proprios objectivos ou interesses?
 
Citação de: "Leonidas"
Conclusão: continuamos todos impávidos e serenos, porque nada aconteceu neste país de “brandos costumes”.
Como diria Jose Gil, em Portugal nada acontece.

Citação de: "Leonidas"
Curiosamente fiquei a saber que, de uma maneira geral, todos se perguntavam porque razão Portugal não se unia a Espanha!!!
Se fosse vantajoso para nos, porque nao? Apesar que vejo muito mais vantagens numa federacao europeia do que numa iberica..

Citação de: "Leonidas"
Caro Azraael, eu não escrevi o que escrevi visando atingir alguém em particular. Por acaso fiquei bastante curioso, por ter respondido. Porque o fez?

Foi um comentario que me fez um bocado de confusao... como disse em resposta, para mim nao faz sentido ter orgulho ou vergonha de algo que nao foi escolhido por nos proprios mas sim que nos foi imposto por circunstancias sob as quai s nao tivemos qualquer tipo de controle. Foi quase como se alguem dissesse, o ceu e' verde!
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #220 em: Julho 05, 2006, 05:09:11 pm »
Citação de: "Azraaell"
Porque e' que alguem haveria de estar interessado em atrapalhar os seus proprios objectivos ou interesses?
Porque é suposto que aqueles que governam uma nação, em nome do povo, defendam não os seus interesses, mas sim o interesse da uma comunidade.

O facto de haver quem não cumpre com as suas obrigações, não torna aceitável o não cumprimento dessas mesmas obrigações.
O facto de um crime ser cometido muitas vezes, não o legaliza.
Citação de: "Azraael"
Se fosse vantajoso para nos, porque nao? Apesar que vejo muito mais vantagens numa federacao europeia do que numa iberica..
Vê você, viu Napoleão e viu Hitler.
Basta ler alguns dos discursos de Hitler em que fala nos destinos da Europa, para entender de onde vem o frenesim federal-europeísta.

No entanto, reconheço que o Azraael está muito bem acompanhado nas suas opções politicas.
Só acho que se enganou no fórum, mas enfim...

Citar
Foi um comentario que me fez um bocado de confusao... como disse em resposta, para mim nao faz sentido ter orgulho ou vergonha de algo que nao foi escolhido por nos proprios mas sim que nos foi imposto por circunstancias sob as quai s nao tivemos qualquer tipo de controle.

Ao contrário do que diz o Alberto João Jardim, não é português quem quer, é português quem pode!
Mas há uma coisa que aqueles que não gostam de ser portugueses podem fazer!
Ir-se embora do país de que não gostam.
Todos os dias milhares de Africanos saem dos seus países para tentar uma vida melhor.
Aqueles que estão em Portugal, se acham que estão assim tão mal, então devem ter a honestidade suficiente para agir.
Sair do país, e procurar um país melhor, de que se possam orgulhar.

Se não o fazem, só podemos ter duas interpretações:
1 - Ou falta-lhes a coragem, porque preferem o que têm, à insegurança do que não sabem se podem atingir.
2 - Falam de barriga cheia, e criticam porque não têm mais o que fazer.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1622 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #221 em: Julho 05, 2006, 05:12:33 pm »
Asraael, se é para si indiferente o sítio onde nasceu ou não, e também se é para si igualmente irrelevante uma união ibérica ou europeia, que diabo faz aqui neste fórum?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #222 em: Julho 05, 2006, 05:30:01 pm »
Citação de: "papatango"
Basta ler alguns dos discursos de Hitler em que fala nos destinos da Europa, para entender de onde vem o frenesim federal-europeísta.
Nao tou a ver o que tem uma coisa a ver com a outra... mas tambem nao acho que todos os que nao concordam comigo sao nazis (ou castelhanos!)...

Citação de: "papatango"
Ao contrário do que diz o Alberto João Jardim, não é português quem quer, é português quem pode!
E' portugues quem tem um destes:



Citação de: "papatango"
Todos os dias milhares de Africanos saem dos seus países para tentar uma vida melhor.
A que proposito e' que a imigracao africana veio a baila?

Citação de: "Luso"
Azraael, se é para si indiferente o sítio onde nasceu ou não, e também se é para si igualmente irrelevante uma união ibérica ou europeia, que diabo faz aqui neste fórum?
Nunca disse que uma uniao iberica ou europeia seria irrelevante... por sinal ate acho que seria um enorme passo em frente (mais no caso europeu do que no caso iberico).
Quanto ao que faco aqui, e' simples, faco o mesmo que todos os restantes foristas... discuto e troco ideias.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #223 em: Julho 05, 2006, 06:24:44 pm »
Citação de: "Azraael"
Nao tou a ver o que tem uma coisa a ver com a outra... mas tambem nao acho que todos os que nao concordam comigo sao nazis (ou castelhanos!)...

Não me surpreende que você não consiga entender isso.
Provavelmente exige a utilização de alguma parte especial do cérebro  :roll:

As tentativas de reconstruir o império romano existem desde que esse império caiu.
Aconteceu com Carlos Magno na idade média, mas falhou.
A Coroa dos Habsburgos, (Os nossos conhecidos Filipes) também o tentou, mas como não conseguiu derrotar a França, nem a Inglaterra falhou.
Mais tarde, é Napoleão que o tenta fazer, sob o chapeu das ideias da revolução francesa, que estiveram infelizmente na origem do periodo do "Terror" em que milhares de pessoas foram assassinadas na democratica e europeia guilhotina.
Mais tarde, é Hitler que o tenta fazer. Basta olhar para a propaganda das SS nazis para verificar que se trata de um organismo que tenta mobilizar os seus apaniguados, com base no ideario da defesa do ocidente e da Europa contra o bolchevismo.

Poster sobre o Destino Europeu da Europa:
http://www.calvin.edu/academic/cas/gpa/posters/eagle.jpg
Um dos vários cartazes das SS na França por exemplo mostra os soldados das SS a marchar com a legenda:
"Avec tes camarades européens sou le signe SS TU VAINCRAS"

Grande parte da propaganda Nazi mostra claramente a tentativa de identificar o nazismo com a Europa Unida(por alguma razão será)

O último discurso de Hitler às tropas antes do ataque russo de 16 de Abril de 1945 também faz o mesmo tipo de alusão sobre as virtudes da Europa na sua luta pela sobrevivência contra o bolchevismo.

Você não vê, porque é cego, ou então, porque não lhe é conveniente.

O projecto europeu, REPITO, já foi tentado por Hitler e por Napoleão (entre outros).
Curiosamente, é o famoso eixo Franco-Alemão que é considerado o motor da União Europeia.
Nunca pensou nisso Azraael ?

Se você não entende, só lhe posso recomendar um pouco de estudo, um pouco de leitura, e um pouco de humildade, antes de começar a despejar disparates e irrelevâncias.

Você já foi avisado sobre o comportamento de TROLL que já assumiu noutras alturas.
Ser do contra e produzir interminaveis comentarios criançolas que não acrescentam nada a qualquer discussão além de comentários inuteis como o do passaporte, não adiantam de nada.

Utilize este espaço para discutir, para apresentar porpostas sobre temas militares (de preferencia) e para nos explicar as razões e as ideias que as suportam.

Caso contrário, há muitos forums na Internet para miudos, onde os seus contributos serão bastante apreciados !

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #224 em: Julho 05, 2006, 07:55:31 pm »
Citação de: "papatango"
As tentativas de reconstruir o império romano existem desde que esse império caiu.
Aconteceu com Carlos Magno na idade média, mas falhou.
A Coroa dos Habsburgos, (Os nossos conhecidos Filipes) também o tentou, mas como não conseguiu derrotar a França, nem a Inglaterra falhou.
Mais tarde, é Napoleão que o tenta fazer, sob o chapeu das ideias da revolução francesa, que estiveram infelizmente na origem do periodo do "Terror" em que milhares de pessoas foram assassinadas na democratica e europeia guilhotina.
Sim... os projectos de unificacao europeia nao sao nada de novo... e? Isso implica que eu nao possa considerar uma unificacao europeia como sendo algo positivo? Como ja alguem disse, a uniao faz a forca... O que tera mais forca, 25 vozes discordantes ou 1 so voz? O que tera mais poder (voltando a questao militar) 25 exercitos a desconfiarem uns dos outros ou 1 so exercito unido? O que tera mais peso internacionalmente, 25 paises de tamanhos e orientacoes diferentes ou 1 pais com 460 milhoes de pessoas a falarem a uma so voz, a compartilharem um destino?

Citação de: "papatango"
O último discurso de Hitler às tropas antes do ataque russo de 16 de Abril de 1945 também faz o mesmo tipo de alusão sobre as virtudes da Europa na sua luta pela sobrevivência contra o bolchevismo.

Você não vê, porque é cego, ou então, porque não lhe é conveniente.
O facto de hitler e outros terem tentado fazer o mesmo (a forca) inviabiliza todas as tentativas posteriores e democraticas como nazis(ou napoleonicas)? Nao me parece... mas se calhar (como referiu) falta-me o uso de alguma parte "especial" do cerebro necessaria para compreender tais coisas.

Citação de: "papatango"
Curiosamente, é o famoso eixo Franco-Alemão que é considerado o motor da União Europeia.
Sao paises centrais. Ficaria muito surpreendido se fosse um pais periferico como Portugal a ser o motor da Europa (ou de qq outra coisa).

Citação de: "papatango"
Você já foi avisado sobre o comportamento de TROLL que já assumiu noutras alturas.
Discordar com o "papatango" e' ser troll? Ou ter opinioes diferentes das da maioria dos users do forum? Pensava que a funcao de um forum seria mesmo a de possibilitar a troca de ideias entre pessoas de opinioes/posicoes diversas...

Citação de: "papatango"
Ser do contra e produzir interminaveis comentarios criançolas que não acrescentam nada a qualquer discussão além de comentários inuteis como o do passaporte, não adiantam de nada.
Nao e' um facto que so quem tem (ou pode legalmente ter) passaporte e' que e' portugues? Logo (e voltando ao argumento que levou a essa imagem) nao e' uma questao de querer, como diria o AJJ, mas sim de poder como bem referiu...