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32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1905 em: Dezembro 16, 2019, 11:11:02 am »
@Lightning esqueceste-te dos C-5. Ao contrário dos C-17, há muitos no AMARC (porque são 30/40 anos mais velhos) e podem transportar dois Leopard 2 ou Abrams.  :mrgreen:
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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1906 em: Dezembro 16, 2019, 04:13:44 pm »
O oráculo de trunfa, também conhecido por papagaio Rogeiro, comentou ontem na sua rubrica habitual dos domingos à tarde a venda de mais 5 F-16 à Roménia. Perguntando e respondendo a si próprio se isso quereria significar o fim da aviação de caça em Portugal, disse obviamente que não e que até muito provavelmente o que se estará a fazer é criar um encaixe financeiro com o produto dessas vendas (dois lotes para a Roménia e também para a Bulgária, o que muito sinceramente em relação a esta última nação de Leste desconhecia de todo, shame on me :mrgreen:), porque a FAP está-se a preparar para o caça do futuro, o F-35, mas que este ainda é muito caro e que por isso não prevê que possam haver Lightning II na FAP muito em breve.

Acrescentou ainda que se o "F-16 modernizado" já era considerado caro, imagine-se então o F-35, mas que haverá caminhos nesse sentido e que a Força Aérea não quer perder esse passo tecnológico.

Bom, comentários: F-16 para a Bulgária já foi possível, agora em princípio não será até porque MLU em terceira-mão, os PA II, para quem encomendou Vipers novos, mesmo sendo poucos, parece-me um passo atrás. Eventualmente os romenos acabarão por ficar com eles todos, julgo eu, ou um qualquer estado de Leste ou balcânico. Quanto a usar o encaixe desta venda para reservar para os F-35, pelo que sei isso não corresponde à verdade pois é necessária para a manutenção, sustentação e actualização da frota F-16 da FAP decorrente da diminuição das verbas alocadas para a mesma. A posterior venda dos restantes PA II no futuro poderá servir para isso efectivamente, porém não neste momento. Enfim, Rogeirices...  :mrgreen: ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1907 em: Dezembro 16, 2019, 04:21:12 pm »
O oráculo de trunfa, também conhecido por papagaio Rogeiro, comentou ontem na sua rubrica habitual dos domingos à tarde a venda de mais 5 F-16 à Roménia. Perguntando e respondendo a si próprio se isso quereria significar o fim da aviação de caça em Portugal, disse obviamente que não e que até muito provavelmente o que se estará a fazer é criar um encaixe financeiro com o produto dessas vendas (dois lotes para a Roménia e também para a Bulgária, o que muito sinceramente em relação a esta última nação de Leste desconhecia de todo, shame on me :mrgreen:), porque a FAP está-se a preparar para o caça do futuro, o F-35, mas que este ainda é muito caro e que por isso não prevê que possam haver Lightning II na FAP muito em breve.

Acrescentou ainda que se o "F-16 modernizado" já era considerado caro, imagine-se então o F-35, mas que haverá caminhos nesse sentido e que a Força Aérea não quer perder esse passo tecnológico.

Bom, comentários: F-16 para a Bulgária já foi possível, agora em princípio não será até porque MLU em terceira-mão, os PA II, para quem encomendou Vipers novos, mesmo sendo poucos, parece-me um passo atrás. Eventualmente os romenos acabarão por ficar com eles todos, julgo eu, ou um qualquer estado de Leste ou balcânico. Quanto a usar o encaixe desta venda para reservar para os F-35, pelo que sei isso não corresponde à verdade pois é necessária para a manutenção, sustentação e actualização da frota F-16 da FAP decorrente da diminuição das verbas alocadas para a mesma. A posterior venda dos restantes PA II no futuro poderá servir para isso efectivamente, porém não neste momento. Enfim, Rogeirices...  :mrgreen: ::)

Já em 2013 se falava da Bulgária, acho que se voltou a falar em 2016, mas penso que eles já não os querem.
https://www.novinite.com/articles/146529/Bulgarian+Govt+to+Buy+Third-Hand+Fighter+Jets+from+Portugal+-+Report
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1908 em: Dezembro 16, 2019, 06:04:01 pm »
O oráculo de trunfa, também conhecido por papagaio Rogeiro, comentou ontem na sua rubrica habitual dos domingos à tarde a venda de mais 5 F-16 à Roménia. Perguntando e respondendo a si próprio se isso quereria significar o fim da aviação de caça em Portugal, disse obviamente que não e que até muito provavelmente o que se estará a fazer é criar um encaixe financeiro com o produto dessas vendas (dois lotes para a Roménia e também para a Bulgária, o que muito sinceramente em relação a esta última nação de Leste desconhecia de todo, shame on me :mrgreen:), porque a FAP está-se a preparar para o caça do futuro, o F-35, mas que este ainda é muito caro e que por isso não prevê que possam haver Lightning II na FAP muito em breve.

Acrescentou ainda que se o "F-16 modernizado" já era considerado caro, imagine-se então o F-35, mas que haverá caminhos nesse sentido e que a Força Aérea não quer perder esse passo tecnológico.

Bom, comentários: F-16 para a Bulgária já foi possível, agora em princípio não será até porque MLU em terceira-mão, os PA II, para quem encomendou Vipers novos, mesmo sendo poucos, parece-me um passo atrás. Eventualmente os romenos acabarão por ficar com eles todos, julgo eu, ou um qualquer estado de Leste ou balcânico. Quanto a usar o encaixe desta venda para reservar para os F-35, pelo que sei isso não corresponde à verdade pois é necessária para a manutenção, sustentação e actualização da frota F-16 da FAP decorrente da diminuição das verbas alocadas para a mesma. A posterior venda dos restantes PA II no futuro poderá servir para isso efectivamente, porém não neste momento. Enfim, Rogeirices...  :mrgreen: ::)

O F-16 modernizado "considerado caro"... Não é caro, alguns são é forretas, mas quando é para andarem de Audi/Mercedes/BMW do Estado, já não se queixam destes serem "considerados caros".  ::)

Eu a pensar que vinhas trazer aqui uma novidade do género "o contrato já foi assinado, vêm 12 já em 2023!"  :mrgreen:
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1909 em: Dezembro 16, 2019, 06:37:37 pm »
Eu a pensar que vinhas trazer aqui uma novidade do género "o contrato já foi assinado, vêm 12 já em 2023!"  :mrgreen:

Não sejas guloso, só posso dar tantas "novidades" de cada vez. :mrgreen:

E com o "acertar das contas" do Costa e Centeno, F-35A só lá para o final da próxima década na melhor das hipóteses. Até lá que pelo menos se decida isso oficialmente e de uma vez por todas [a escolha pelo Lightning II], para se começar a perceber na realidade os custos envolvidos e quanto valem as Lajes para as negociações.


Já em 2013 se falava da Bulgária, acho que se voltou a falar em 2016, mas penso que eles já não os querem.
https://www.novinite.com/articles/146529/Bulgarian+Govt+to+Buy+Third-Hand+Fighter+Jets+from+Portugal+-+Report

Uma das opções no concurso búlgaro eram precisamente F-16 MLU modernizados em Portugal, e se num primeiro momento essa hipótese até foi vista com bons olhos, depois foi descartada em prol dos Gripen (em detrimento de Eurofighters italianos) que por sua vez foram suplantados pela encomenda de 8 Vipers novos. É por isso que acho que as restantes aeronaves PA II dificilmente algum dia irão parar à Bulgária, pese embora o escasso número de F-16V que vão adquirir. Ou acabarão os dias na Roménia como os outros, ou na Croácia, Montenegro, Eslovénia, etc, etc.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1910 em: Dezembro 16, 2019, 11:56:27 pm »
Relativamente a esta temática, não me parece que fiquemos nada mal com:


-14 F-35A


-19 F-16MLU "V" ?


Convêm garantir a comunicação entre ambas as plataformas, alguem me sabe dizer quanto custa o upgrade para "V"


Adquirir as seguintes armas, comuns a ambos os aparelhos:


-AIM-9X


-AIM-120D


-JSOW-ER


-JASSM ?


-GBU-54


-SDB


-AGM-88


Além disto, convinha termos um reabastecedor, A-310 MRTT, por exemplo, para dar apoio a deslocações para teatros de operações, assim como operação no nosso triângulo, em conjunto com o futuro ? P-8A "Poseidon" e MALEs ?




Melhores Cumprimentos,


PS:Quanto a este fórum estar sobre "escuta", os serviços jurídicos do MdN já andaram a ver o meu Linkedin, por isso, tudo é possível !  8) 8)



 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1911 em: Dezembro 17, 2019, 12:25:32 am »
Relativamente a esta temática, não me parece que fiquemos nada mal com:


-14 F-35A


-19 F-16MLU "V" ?


Convêm garantir a comunicação entre ambas as plataformas
, alguem me sabe dizer quanto custa o upgrade para "V"


Adquirir as seguintes armas, comuns a ambos os aparelhos:


-AIM-9X


-AIM-120D


-JSOW-ER


-JASSM ?


-GBU-54


-SDB


-AGM-88


Além disto, convinha termos um reabastecedor, A-310 MRTT, por exemplo, para dar apoio a deslocações para teatros de operações, assim como operação no nosso triângulo, em conjunto com o futuro ? P-8A "Poseidon" e MALEs ?




Melhores Cumprimentos,


PS:Quanto a este fórum estar sobre "escuta", os serviços jurídicos do MdN já andaram a ver o meu Linkedin, por isso, tudo é possível !  8) 8)

O F-35 é totalmente compatível com o Link 16.
Citar
Total cost for the upgrade of 144 combat aircraft, known as the Phoenix Rising Project, are estimated at around $5.3 billion. According to IHS Defense Weekly, however, the second phase of the upgrade project still requires funding.

“If you review the original congressional notification, the program is valued at $5.3 billion, but the [Taiwanese government] balked at funding the whole thing upfront, so there’s still a second phase of funding required,” U.S.-Taiwan Business Council president Rupert Hammond-Chambers told IHS Jane’s in May 2016
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1912 em: Dezembro 17, 2019, 08:27:49 am »
Se a fonte foi o Nuno Rogeiro então eu acardito.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1913 em: Dezembro 17, 2019, 08:30:26 am »
Se a fonte foi o Nuno Rogeiro então eu acardito.

eu também, e já vou dormir bem mais descansado. ::)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1914 em: Dezembro 17, 2019, 09:48:28 am »
Relativamente a esta temática, não me parece que fiquemos nada mal com:


-14 F-35A


-19 F-16MLU "V" ?


Convêm garantir a comunicação entre ambas as plataformas, alguem me sabe dizer quanto custa o upgrade para "V"


Adquirir as seguintes armas, comuns a ambos os aparelhos:


-AIM-9X


-AIM-120D


-JSOW-ER


-JASSM ?


-GBU-54


-SDB


-AGM-88


Além disto, convinha termos um reabastecedor, A-310 MRTT, por exemplo, para dar apoio a deslocações para teatros de operações, assim como operação no nosso triângulo, em conjunto com o futuro ? P-8A "Poseidon" e MALEs ?




Melhores Cumprimentos,


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Como está, iremos ter apenas 1modelo de caça no final, o F35, tenho sérias dúvidas que o F16v sequer esteja a ser considerado, pelo preço, pela LM, e finalmente pela própria FAP. Os F16 MLU do PA I, devem voar mais uns bons anos até termos 2 esquadras de F35.

A questão é mesmo quando chegarão os primeiros e quantos serão, sendo como disse o CJ, um lote de 8 a 14 que inicialmente é o pretendido, eu gostava que viessem mais de 8.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1915 em: Dezembro 17, 2019, 11:29:25 am »
-19 F-16MLU "V" ?

Se tal vier a acontecer [operação simultânea F-16 e F-35], os Falcon serão MLU com as derradeiras OFP e mais nada. Ao menos que se adquirisse algum armamento mais moderno e sensores para os F-16 que posteriormente transitariam para os F-35A, mas tal é neste momento uma incógnita se é que se virá a concretizar algum dia. Com o F-35 terão forçosamente de se comprar pelo menos novos mísseis ar-ar, ar-solo e SDB.

Ainda a este propósito, alguém aqui perguntou se os AIM-9L/I-1 que a FAP dispõe poderiam ser utilizados pelo F-35A, e a resposta é não. Desde o Block 3F que os Lightning II podem empregar o AIM-9X Block I e II (e ASRAAM), mas não o modelo Lima ou Mike. Ao contrário do F-22A que andou muito tempo armado com AIM-9M-9 e só recentemente passou para o X-Ray, o F-35A utiliza de raíz o último Sidewinder. O Lima/Mike foi um grande salto tecnológico há 40 anos atrás tendo tido a sua hora de glória às mãos dos Sea Harrier nas Falklands e também ao serviço de Israel no conflito do Líbano, no entanto é altura de seguir em frente para o X, ASRAAM ou IRIS-T, sendo que este último não será brevemente ou de todo integrado no F-35 ao contrário do que foi planeado inicialmente.


Convêm garantir a comunicação entre ambas as plataformas, alguem me sabe dizer quanto custa o upgrade para "V"

O Red Baron já te respondeu à primeira parte da pergunta, eu respondo à segunda: a preços de 2017, o upgrade de 30 MLU para Viper custaria cerca de 500M€, ou seja, perto de 17M€ por aeronave. Ninguém está a ver isso acontecer até porque a FAP já o descartou, além da idade até dos PA I começar a pesar num possível upgrade pois 25 anos são, apesar de tudo, 25 anos de operação. Viper novos ficariam entre 90 a 110M€ a unidade, e para isso de facto mais vale dar o salto e ir já para a 5ª geração.

https://www.dn.pt/portugal/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html


Além disto, convinha termos um reabastecedor, A-310 MRTT, por exemplo, para dar apoio a deslocações para teatros de operações, assim como operação no nosso triângulo, em conjunto com o futuro ? P-8A "Poseidon" e MALEs ?

Se não comprarmos um A330 MRTT (o que, sejamos francos, acho bastante improvável), pelo menos que nos juntemos ao programa NATO MRTT-C (Multi Role Tanker Transport Capability) como já fizeram o Benelux, Alemanha, Noruega e recentemente a República Checa.

https://www.nato.int/nato_static_fl2014/assets/pdf/pdf_2019_10/20191022_1910-factsheet-mrts.pdf

O Boeing P-8 Poseidon será muito certamente o substituto do P-3C CUP+, mas só lá para 2035/2040. ;)


A confirmarem-se os rumores, quando poderiam chegar os F-35? Não será para breve, na melhor das hipóteses no final da próxima década quando os Peace Atlantis I tiverem à volta dos 35 anos de serviço, o que face ao fim das actualizações para o MLU os tornará nessa altura verdadeiramente obsoletos e talvez apenas próprios para missões ASFAO caso não se invista entretanto na modernização da panóplia de armamento e sensores (AIM-9X, AIM-120D, SDB, Sniper, etc).

Quantos serão? Tal como adiantei aqui os rumores falam de um número entre as 8 a 14 unidades. Como aconteceu inicialmente tanto com o A-7P como com o F-16, é costume a FAP encomendar em torno de 20 aeronaves que, a 80M€ cada, daria algo como 1600M€ fora tudo o resto, e por isso é pouco provável que numa primeira instância venham tantos aparelhos. Resta por isso saber ao certo quanto valerão as Lajes na mesa das negociações para se começar a delinear a melhor estratégia a seguir.
« Última modificação: Dezembro 17, 2019, 11:35:57 am por Charlie Jaguar »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1916 em: Dezembro 17, 2019, 01:30:36 pm »
Se tal vier a acontecer [operação simultânea F-16 e F-35], os Falcon serão MLU com as derradeiras OFP e mais nada. Ao menos que se adquirisse algum armamento mais moderno e sensores para os F-16 que posteriormente transitariam para os F-35A, mas tal é neste momento uma incógnita se é que se virá a concretizar algum dia. Com o F-35 terão forçosamente de se comprar pelo menos novos mísseis ar-ar, ar-solo e SDB.

Ainda a este propósito, alguém aqui perguntou se os AIM-9L/I-1 que a FAP dispõe poderiam ser utilizados pelo F-35A, e a resposta é não. Desde o Block 3F que os Lightning II podem empregar o AIM-9X Block I e II (e ASRAAM), mas não o modelo Lima ou Mike. Ao contrário do F-22A que andou muito tempo armado com AIM-9M-9 e só recentemente passou para o X-Ray, o F-35A utiliza de raíz o último Sidewinder. O Lima/Mike foi um grande salto tecnológico há 40 anos atrás tendo tido a sua hora de glória às mãos dos Sea Harrier nas Falklands e também ao serviço de Israel no conflito do Líbano, no entanto é altura de seguir em frente para o X, ASRAAM ou IRIS-T, sendo que este último não será brevemente ou de todo integrado no F-35 ao contrário do que foi planeado inicialmente.

Acho que fui eu que perguntei quanto às versões anteriores do Sidewinder no F-35, porque quando pesquisei, não tinha encontrado nada que sugerisse que estes pudessem levar versões mais antigas. Ora a quase "certeza" da vinda do F-35 no futuro, facilita bastante as aquisições de futuros armamentos. Basta portanto adquirir armamentos que tanto os F-16 como os F-35 tenham em comum. Mencionaste os AIM-9X e os AIM-120D, as SDB, eu ia um passo mais à frente e tornava o armamento o mais completo possível, com JASSM/JASSM-ER, LJDAM, JDAM-ER, JSOW/JSOW-ER, JSM ou LRASM, SPEAR 3 ou AGM-179 JAGM, AGM-88... No futuro o Raytheon Peregrine e o AIM-260.

Quanto a um MRTT: Bem com a vinda do KC, e dos respectivos pods de reabastecimento, penso que o F-35A usa o mesmo método de reabastecimento. No entanto tenho dúvidas quanto à sua capacidade quando comparado com um MRTT puro e sendo só 5 aeronaves, podia não estar disponível para executar esta missão.

Quanto a UAVs MALE, concordo plenamente, pois são um complemento ideal para as aeronaves de patrulha tripuladas, tendo ainda mais capacidade de voar durante longos. E o P8 é a escolha lógica.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1917 em: Dezembro 17, 2019, 02:20:44 pm »
Acho que fui eu que perguntei quanto às versões anteriores do Sidewinder no F-35, porque quando pesquisei, não tinha encontrado nada que sugerisse que estes pudessem levar versões mais antigas. Ora a quase "certeza" da vinda do F-35 no futuro, facilita bastante as aquisições de futuros armamentos. Basta portanto adquirir armamentos que tanto os F-16 como os F-35 tenham em comum. Mencionaste os AIM-9X e os AIM-120D, as SDB, eu ia um passo mais à frente e tornava o armamento o mais completo possível, com JASSM/JASSM-ER, LJDAM, JDAM-ER, JSOW/JSOW-ER, JSM ou LRASM, SPEAR 3 ou AGM-179 JAGM, AGM-88... No futuro o Raytheon Peregrine e o AIM-260.

Isso é sonhar bem alto e cá voa-se muito baixo infelizmente, mas tudo é possível. ;)

Só duas notas: primeiro, neste momento o sensor EOTS do F-35 estará atrás do Sniper e mais recentes Litening, por isso o pod Lockheed Martin Sniper dava jeito para os F-16AM/BM primeiro e depois talvez para a frota F-35A até ao advento do AEOTS no Block 4.

Citar
In fact, the F-35A is less capable in certain respects than an F-16 for strike missions against insurgents. It's targeting capabilities via its Electro-Optical Targeting System mounted under its nose inside a sapphire-glass encrusted framework is based on 15-year-old technology and pales in comparison to the image fidelity and certain key modes offered by latest Sniper and Litening targeting pods carried by 4th generation fighters. The F-35's EOTS is supposed to upgraded under the still as yet to be fully approved Block IV upgrade program that will enhance the F-35's software and some of its key components in the coming decade.

https://www.thedrive.com/the-war-zone/27752/usaf-f-35as-made-first-ever-combat-strikes-with-radar-reflectors-and-aim-9xs-fitted
https://foxtrotalpha.jalopnik.com/is-the-f-35s-targeting-system-really-10-years-behind-cu-1676442535

Em relação à LJDAM (GBU-38/54), temos a GBU-49 que faz praticamente o mesmo, por isso Laser JDAM só se e quando vier o F-35.


Quanto a um MRTT: Bem com a vinda do KC, e dos respectivos pods de reabastecimento, penso que o F-35A usa o mesmo método de reabastecimento. No entanto tenho dúvidas quanto à sua capacidade quando comparado com um MRTT puro e sendo só 5 aeronaves, podia não estar disponível para executar esta missão.

A versão que nos interessa, a A, é reabastecida pelo método flying boom da USAF, logo a capacidade probe & drogue do KC não é relevante para este caso. Apenas o VSTOL F-35B e embarcado F-35C utilizam este último método, por isso um A330 MRTT da FAP ou da NATO daria sempre muito jeito.



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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1918 em: Dezembro 17, 2019, 02:50:24 pm »
Pronto sempre aprender :) , pensava que todos os F35 tinham probe & drogue, já estava a divagar que ia-mos ser nós a certificar para a Boeing o reabastecimento do F35 e o Millenium  :mrgreen: , e afinal só se for com os dos bifes.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1919 em: Dezembro 17, 2019, 03:07:21 pm »
Se as versões B e C usam a probe,não sei porque raio os americas não uniformizaram o sistema e fazendo assim com que fosse compativél com mais plataformas de reabastecimento.
 :-P