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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1785 em: Junho 06, 2019, 04:22:51 pm »


É bem possível pois "só" os motores e radares AESA já são uma pipa de massa. Por isso tenho vindo aqui a referir em várias ocasiões que o preço avançado em 2017 para a modernização de 30 aparelhos, 500M€ ou 16,6M€ por unidade, é completamente desfasado da realidade. A não ser que seja, como bem dizes, algo em tudo semelhante ao "mastro oco da BD" e um upgrade (very) low-cost...  ::)

CJ, li algures na net que o nosso upgrade para V poderia não ter novos motores, devido aos nossos serem anteriores ao block 30 e não ter o chamado common engine bay e como tal não poderia receber os novos motores, confirma?

Boa pergunta, sim senhor.  ;)

Embora estruturalmente os PA I possuam características do Block 30A, e outras até pertencentes à versão ADF, na verdade os nossos aparelhos são Block 15 OCU. Isso quer dizer que não têm a CEB (Common Engine Bay), o que para o nosso caso não é relevante pois não iríamos escolher o motor da General Electric, nem depois necessitar de instalar a MCID (Modular Common Inlet Duct) mais conhecida por "big mouth".

No caso da opção recair num upgrade das células existentes, a estrutura das mesmas permitirá a instalação sem problemas do F100-PW-229 EEP (Engine Enhancement Package), evolução do F100-PW-220E que hoje operamos e que foi buscar várias inovações tecnológicas ao F119 do F-22 e F135 do F-35.

Da página da Pratt & Whitney:

Citar
Redefining Full Life

The F100-PW-229 Engine Enhancement Package (EEP) – the newest member of Pratt & Whitney’s F100 engine family – achieves the objective of increasing engine depot maintenance interval from 4,300 to 6,000 total accumulated cycles (TACs), effectively extending the typical depot interval from 7 to 10 years and provides a 30 percent life-cycle cost reduction over the life of the engine.

Infusion of Advanced Technologies

The F100-PW-229 EEP has been designed to capitalize on a broad range of technological innovations proven on the F119 turbofan engine for the F-22 Raptor and the F135 propulsion system for the F-35 Lightning II.

Improving F-15 and F-16 Longevity, Performance and Affordability

The EEP configuration is especially important to the end user in increasing the depot maintenance interval and reducing operating cost of F-15 and F-16 fleets. The EEP configuration is the standard in all new production F100-PW-229 engines. The modular design of this product allows for easy installation to retrofit all existing pre-EEP F100-PW-229 engine assets.

O custo de equipar uma frota inteira com motores novos, mesmo se tratando somente de um programa de modernização, é todavia elevado e daí continuar a achar o valor avançado há dois anos como relativamente baixo.
Citar
Another thing to point out again is cost; During these upgrade programs, new motors would be roughly $5M each, plus new support equipment, training, spares, etc. For the cost of new motors for an entire fleet, you can buy a lot of AESA radars and Color touch screens.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1786 em: Junho 06, 2019, 04:29:02 pm »
Não são os Belgas e os Noruegueses que usam o F16? Ui, ainda vêm cá parar nem que seja "em trânsito" para a Roménia ou um pais desse sítio...   :mrgreen: :mrgreen:





Cumprimentos
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1787 em: Junho 06, 2019, 07:56:02 pm »
Ainda gostava de ver se conseguíamos sacar uns APG-68 em segunda mão para os PA I.

Mas para isso era necessário ter políticos de qualidade.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1788 em: Junho 06, 2019, 10:12:01 pm »
Há uns anos, talvez tivesse feito sentido, actualmente existindo um radar muito mais moderno AESA para os F-16, compensa mais canalizar o investimento para estes últimos.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1789 em: Junho 07, 2019, 12:23:20 am »
Se não houver narta para o APG-83, sempre é melhor que os actuais APG-66. Pode ser que os marroquinos nos dêem os deles, sempre daria para equipar os PA I.  :mrgreen:
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1790 em: Junho 07, 2019, 01:01:54 am »
Antes fosse o APG-80 dos Block 60.  :mrgreen:
Mas pode ser que a ser executado o MLU para V, venha mesmo o pacote completo e não uma versão low cost.
 

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NVF

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1791 em: Junho 07, 2019, 02:29:41 am »
Esse também é AESA, vai como o mastro das BD. Mas tu ainda acreditas no Pai Natal, camarada dc? Esta treta das LPM serve dois propósitos: para inglês ver (consumo externo) e, ao criar a ilusão que a tropa gasta muito, perder ainda mais o apoio do povão (consumo interno).

Depois vêm as cativações e o povão, que só pensa na bola, continua a achar que se gastou aquele dinheiro todo para uma tropa que não faz nada. Um dia acabam-se as LPM, o que resta do Exército passa para a GNR, a Marinha passa a Guarda Costeira (ou é também integrada na GNR) e acaba-se de vez com a FAP, ficando a defesa aérea a cargo do Ejército del Aire. E ninguém pia.
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1792 em: Junho 07, 2019, 02:38:59 pm »
Sim eu tenho plena noção daquilo que são estas LPM. Infelizmente há desde que presto atenção a estes assuntos, sempre foi assim, a taxa de cumprimento é mínima. Mas isto não me impede de estar aqui a tentar manter a esperança de que um dia as coisas sejam melhores. Se calhar para isso será necessário uma 3ª guerra mundial, para o povo e políticos abrirem a pestana.

Mas lá está, nós não mandamos nada, e acredito que qualquer pessoa daqui conseguiria fazer uma LPM mais adequada que muitos ministros cheios de mestrados. Infelizmente quer tudo o mesmo (dinheiro no bolso e reformas antecipadas), e até as chefias militares são muitas vezes cúmplices. Mas o problema se calhar é que os mandatos e carreiras militares acabam sempre muito antes da data dos programas serem resolvidos, ou seja muitos vêem da seguinte forma "em 2030 já não estou no meu cargo, logo o estado das FA já não me diz respeito". É triste.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1794 em: Junho 12, 2019, 12:24:18 am »
Em 2030 sai-nos quase de graça.  :mrgreen:
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1795 em: Junho 12, 2019, 12:38:35 am »
Este avião já faz tanta coisa que pode vir a tornar-se um sério candidato à substituição dos Hercules.  :mrgreen:
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1796 em: Junho 12, 2019, 07:16:47 am »
Este avião já faz tanta coisa que pode vir a tornar-se um sério candidato à substituição dos Hercules.  :mrgreen:

Ora nem mais NVF, se esperarmos mais uns anos, lá para 2035, o ano de todas as mudanças e upgrades e compras, aproveitamos e substituímos os C's e os F's ao mesmo tempo pelos F35, por essa altura o avião vem de borla e pode ser que nos ofereçam os J's como bónus, por sermos um cliente frequente. :mrgreen:

Abraços
« Última modificação: Junho 12, 2019, 07:18:42 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1797 em: Junho 12, 2019, 10:28:40 am »
Os Block 4 a esse preço? Deve ser verdade...  ::)
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1798 em: Junho 12, 2019, 11:43:32 am »
 Ouvi um RP da FAP na TV na transmissão do 10 Junho dizer (mais ou menos com este sentido) que já não faz sentido modernizar ou prolongar mais a vida do F-16. Sendo que a vida útil das células de grande parte da frota terminar em 2030. Porque o paradigma dos aviões de caça tinha mudado com as aeronaves de 5ªG e que o caminho da força aérea teria de ser necessariamente esse.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1799 em: Junho 12, 2019, 12:33:51 pm »
Ouvi um RP da FAP na TV na transmissão do 10 Junho dizer (mais ou menos com este sentido) que já não faz sentido modernizar ou prolongar mais a vida do F-16. Sendo que a vida útil das células de grande parte da frota terminar em 2030. Porque o paradigma dos aviões de caça tinha mudado com as aeronaves de 5ªG e que o caminho da força aérea teria de ser necessariamente esse.

É a opinião convicta no seio da FAP e também no MDN, ou seja, que o F-16 não estica mais e que o senhor que se segue é o F-35A. Porém, e como referi aqui anteriormente, tudo isso estará dependente da vontade da administração norte-americana que não nos vê actualmente como um alvo prioritário de ajuda militar por estarmos bem distantes da fronteira russa, e por isso a aquisição do Lightning II teria, ou terá, de ser suportada em grande parte ou na sua quase totalidade pelos cofres nacionais pois o trunfo das Lajes perdeu importância e o Governo não parece estar para já a saber capitalizar bem o peso estratégico da BA4 junto de Washington.

Depois do F-16MLU nos ter colocado pela primeira vez em termos de poder aéreo ofensivo num patamar de igualdade com os nossos parceiros da Aliança, é muito natural querermos continuar na big boys league. O problema é que os outros meninos têm papás ricos e nós não... ou pelo menos não interessados em gastar em "brinquedos" novos, mas sim em poupar para ficar no banco caso um dia o mesmo ameace decretar falência. ::)

E, diga-se de passagem, mesmo a 80M€/unidade, 30 aparelhos daria algo como meia LPM, sem contar com tudo o resto como armamento, infraestruturas (ar-condicionado e desumidificadores :mrgreen:), motores, peças e motores sobressalentes, formação e treino de tripulações de voo e de terra, etc, etc, etc. A seguirmos para o F-35A, das duas uma: ou compramos uma quantia irrisória de caças e valemo-nos da EPAF 2.0/MNFP 2.0 para apoio aquando de BAPs e quejandos, ou é melhor esquecer futuras aquisições para os outros ramos a médio prazo. 
« Última modificação: Junho 12, 2019, 12:43:10 pm por Charlie Jaguar »
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