6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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oi661114

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2100 em: Junho 28, 2020, 02:41:09 pm »
« Última modificação: Junho 28, 2020, 02:41:26 pm por oi661114 »
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2101 em: Junho 28, 2020, 04:08:50 pm »
Isso até o Alouette faz. Não se foquem muito na utilidade civil dos helis de evacuação, senão quando derem conta não sobra nenhum para missões militares.  ::)
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2102 em: Junho 29, 2020, 12:05:09 pm »
A 30M€ cada dava para comprarmos 1 e meio. E com a hora de vôo a 12 mil euros então... ::)

https://www.brusselstimes.com/all-news/belgium-all-news/118986/defence-ministry-cuts-helicopter-flights-in-half-over-costs/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2103 em: Junho 29, 2020, 02:13:09 pm »
Por curiosidade, quanto custa o Merlin em h/voo, e porque é que o NH-90, com apenas 2 motores iguais aos do Merlin, custa tanto a ponto de ser um problema para os Belgas, que vão comprar F-35s, muitos mais caros de operar?
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2104 em: Junho 29, 2020, 02:22:42 pm »
De cor e arredondado, penso que os EH101, andava nos 6000, que deve ser o maior valor da FAP, outras aeronaves como o F-16, C130, P3 anda pelos 5000, os C295 foram uma boa compra nesse aspecto, ronda 2500, os Alouettes tinham o melhor consumo acho que era 600.

Ja não sei onde li estes valores mas memorize os números redondos.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2105 em: Junho 29, 2020, 04:55:03 pm »
Por curiosidade, quanto custa o Merlin em h/voo, e porque é que o NH-90, com apenas 2 motores iguais aos do Merlin, custa tanto a ponto de ser um problema para os Belgas, que vão comprar F-35s, muitos mais caros de operar?

Supostamente deve se ao facto de a frota belga ser minúscula, e de os custos de manutenção básica da Airbus serem enormes. Se fossem mais helicópteros o valor de custo hora seria mais baixo.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2106 em: Junho 29, 2020, 05:16:22 pm »
Isso até o Alouette faz. Não se foquem muito na utilidade civil dos helis de evacuação, senão quando derem conta não sobra nenhum para missões militares.  ::)

" dissestes " missões militares ???

Há quanto tempo estamos a debater neste forum a aquisição dos helis evakuativos ??

Achas que o MDN e as altas chefias se preocupam com as missões militares ???

Se se preocupassem, de certeza que já teriamos algumas unidades no activo, mas pelos vistos, os 53 milhões ainda vão acabar nalguma dependência de um banco e zás, foram-se com os porcos !!

Abraços
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2107 em: Junho 29, 2020, 05:17:14 pm »
Por curiosidade, quanto custa o Merlin em h/voo, e porque é que o NH-90, com apenas 2 motores iguais aos do Merlin, custa tanto a ponto de ser um problema para os Belgas, que vão comprar F-35s, muitos mais caros de operar?

Supostamente deve se ao facto de a frota belga ser minúscula, e de os custos de manutenção básica da Airbus serem enormes. Se fossem mais helicópteros o valor de custo hora seria mais baixo.

Mas nesse caso, os Belgas ficam ainda pior, pois ficam com uma frota de NH-90 ainda mais pequena do que a que têm hoje.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2108 em: Junho 29, 2020, 05:17:45 pm »
A 30M€ cada dava para comprarmos 1 e meio. E com a hora de vôo a 12 mil euros então... ::)

https://www.brusselstimes.com/all-news/belgium-all-news/118986/defence-ministry-cuts-helicopter-flights-in-half-over-costs/

Nada mau, um e meio de evakuativo para a unidade do canto. :mrgreen:

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2109 em: Junho 29, 2020, 05:19:16 pm »
Por curiosidade, quanto custa o Merlin em h/voo, e porque é que o NH-90, com apenas 2 motores iguais aos do Merlin, custa tanto a ponto de ser um problema para os Belgas, que vão comprar F-35s, muitos mais caros de operar?

Supostamente deve se ao facto de a frota belga ser minúscula, e de os custos de manutenção básica da Airbus serem enormes. Se fossem mais helicópteros o valor de custo hora seria mais baixo.

Mas nesse caso, os Belgas ficam ainda pior, pois ficam com uma frota de NH-90 ainda mais pequena do que a que têm hoje.

quando precisarem de mais helis, falam com os amigos holandeses, e aparecem logo mais uns dois ou três de reforço. :G-beer2:

Abraços
« Última modificação: Junho 29, 2020, 05:41:41 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2110 em: Junho 29, 2020, 05:25:12 pm »
Não é isso que estou a dizer. Com base no motivo dado pelo Kalil, em que o problema é o custo base da manutenção da Airbus para tão poucos helis, reduzir ainda mais a frota, não vai ajudar.
Acredito mais que tudo isso sejam meras desculpas, para adquirir um heli mais ligeiro, barato e armado, em maiores quantidades, e assim deixam o transporte de tropas e material para os Chinook holandeses.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2111 em: Junho 29, 2020, 05:31:43 pm »
Não é isso que estou a dizer. Com base no motivo dado pelo Kalil, em que o problema é o custo base da manutenção da Airbus para tão poucos helis, reduzir ainda mais a frota, não vai ajudar.
Acredito mais que tudo isso sejam meras desculpas, para adquirir um heli mais ligeiro, barato e armado, em maiores quantidades, e assim deixam o transporte de tropas e material para os Chinook holandeses.

eu sei o que querias dizer, eu estava no gozo, e, claro que é mera desculpa para conseguirem ter um heli " mas Militar, não como o nosso Kualita Civil, " mais ligeiro e que faz todo o sentido, o que não faz sentido, é terem de reduzir a já pequena frota, de apenas oito, NH's.

Abraços
« Última modificação: Junho 29, 2020, 05:41:00 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2112 em: Junho 29, 2020, 05:56:26 pm »
Não é isso que estou a dizer. Com base no motivo dado pelo Kalil, em que o problema é o custo base da manutenção da Airbus para tão poucos helis, reduzir ainda mais a frota, não vai ajudar.
Acredito mais que tudo isso sejam meras desculpas, para adquirir um heli mais ligeiro, barato e armado, em maiores quantidades, e assim deixam o transporte de tropas e material para os Chinook holandeses.

Então, achas que só aqui é que há ministros das finanças a espremer a defesa? É como dizes, mas é mesmo para cortar custos.

Deduzo que a Bélgica e a ex-Holanda estejam do lado de quem é favorável a uma força de defesa europeia. Quer um, quer outro, tem vindo a reduzir os efectivos e o material. E existem unidades mistas com alemães e holandeses, é um primeiro passo. Mesmo que um exército europeu nunca venha a ser uma realidade, eu não acredito, é muito provável que se venham a repartir missões entre países e a formar mais unidades internacionais. Pelo menos naquela zona do continente, não aqui no Sul, claro!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2113 em: Junho 29, 2020, 05:56:44 pm »
Não é isso que estou a dizer. Com base no motivo dado pelo Kalil, em que o problema é o custo base da manutenção da Airbus para tão poucos helis, reduzir ainda mais a frota, não vai ajudar.
Acredito mais que tudo isso sejam meras desculpas, para adquirir um heli mais ligeiro, barato e armado, em maiores quantidades, e assim deixam o transporte de tropas e material para os Chinook holandeses.

Então, achas que só aqui é que há ministros das finanças a espremer a defesa? É como dizes, mas é mesmo para cortar custos.

Deduzo que a Bélgica e a ex-Holanda estejam do lado de quem é favorável a uma força de defesa europeia. Quer um, quer outro, tem vindo a reduzir os efectivos e o material. E existem unidades mistas com alemães e holandeses, é um primeiro passo. Mesmo que um exército europeu nunca venha a ser uma realidade, eu não acredito, é muito provável que se venham a repartir missões entre países e a formar mais unidades internacionais. Pelo menos naquela zona do continente, não aqui no Sul, claro!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2114 em: Junho 29, 2020, 06:05:16 pm »
De cor e arredondado, penso que os EH101, andava nos 6000, que deve ser o maior valor da FAP, outras aeronaves como o F-16, C130, P3 anda pelos 5000, os C295 foram uma boa compra nesse aspecto, ronda 2500, os Alouettes tinham o melhor consumo acho que era 600.

Ja não sei onde li estes valores mas memorize os números redondos.

Lightning, eu acho o Custo HV dos 101 algo exagerado, a HV dos NH's Finlandeses, os (HKP 14E), é de cerca de 2100€, a diferença não deve ser assim tão grande.

Of Helicopters and High Costs
ON MARCH 3, 2018 BY CORPORAL FRISKIN AIR, SWEDEN

.......At the same time the transport version HKP 14E was slowly getting introduced into service, but still the critique didn’t let up. The marine version HKP 14F (not to be confused with the international naval version NH90 NFH) was being delayed further until 2015, and entered service both without any kind of anti-submarine torpedo as well as without a working data link to relay information to and from other units.

The latest blow came when it was clear that the Air Force had looked into mothballing all nine HKP 14E, due to the extremely high operating costs, over 19,000 EUR per flight hour. At the heart of the issue lies accounting. The majority of the costs does not come from fuel, but from fixed costs such as yearly overhauls. The high cost means that the Air Force prefer to use the Blackhawks whenever possible, as they sport a flight hour cost one-fifth of that of the HKP 14 . This in turns leads to even lower usage for the HKP 14, further pushing up the cost per hour. To make matters worse, there is speculation that part of the fixed costs are depreciation, i.e. accounting for the fact that the value of the helicopter diminishes per year. A handy tool when it comes to calculating investments in regular companies, a not-so-handy one when it comes to defence budgets.

This is in stark contrast to the Finnish numbers, where the flight hour cost is on a steady downwards trajectory. For 2017 the budgeted flight hour cost was 15,900 EUR, while for 2018 it is down in the neighborhood of around 10,000 EUR. This was confirmed by colonel Jaro Kesänen, Commanding Officer of Utti Jaeger Regiment which is home to the Helicopter Battalion. Speaking as a private citizen, Kesänen noted in a non-formal Twitter exchange that the NH90 is an appreciated asset in the Finnish Defence Forces and that the flight hour cost is within the range envisioned when the helicopters were acquired. Notable is that in the case of Finland the NH90 is the sole transport helicopter available to the Defence Forces (though a limited number of Border Guard helicopters can also be called upon by the authorities), and the caveat should be made that rarely does the Finnish Defence Forces openly voice negative opinions about their own systems.

In the last weeks two major reports on the future of the Swedish Defence Forces have been released. The first was SOU 2018:7 which looked at the long-term needs for new equipment to the Swedish Defence Forces (also known as “Wahlbergs review”). The review looked into mothballing either all HKP 14 or only the army cooperation HKP 14E to make budgetary saving. The conclusions presented was that few to none savings would be made if the HKP 14E was retired, and in case all HKP 14 were retired this would have too large negative effects in the maritime domain. The second report was the Defence Forces’ outlook at how to expand up until 2035 (known as PerP). The report only deals with the Helicopter Wing in passing, and does not mention individual systems. What it does note is identify the need to grow the organisation and its capabilities, in part due to the need for airmobile units. As such, the career of the HKP 14 seems set to continue in the Swedish Defence Forces. Time will tell if it will grow into a beautiful swan, or whether it is destined to stay the ugly duckling of the Helicopter Wing.

 

https://corporalfrisk.com/2018/03/03/of-helicopters-and-high-costs/

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