6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1620 em: Abril 11, 2020, 11:00:18 pm »
Calma que ainda não é oficial. Mas caso se revele verdade, ao menos vejam o lado positivo, sempre se vão mexer na execução da LPM mesmo em tempos de Covid.
 

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Togus

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1621 em: Abril 11, 2020, 11:34:05 pm »
Boa noite pessoal!

Naturalmente que esta última noticia sobre AW169 não passa de um boato, senão vejamos:

As aquisições de material militar só podem ser efetivadas de duas formas: (1) concurso público internacional ou, (2) por ajuste direto se se tratar de um acordo entre Estados.

Olhando para frota da FA podemos verificar que o C295, EH101 e Koala "adotaram" a primeira solução e o material dos EUA (C130, P3 e F16) vieram pelo FMS (acordo entre Estados).

Isto para dizer que será impossível justificar um ajuste direto à Leonardo, mesmo que já existam 2 modelos, como devem calcular a Airbus não gostou nada de perder para o Koala pelo que é impossível tal acontecer.

Bem, antes que questionem ou critiquem, o caso do KC390 é uma espécie de acordo entre Estados, onde a importância para a economia nacional imperou.

Como já foi aqui dito, atendendo ao espectro de missões e ao orçamento disponível, os candidatos para um concurso seriam naturalmente o AW169M e o H145M, e no outro extremo temos o UH-60 através do FMS.

Já aqui referi que os UH-60 do US Army não estão no AMRAG e por isso não estão à disposição como Excess Defense Articles (EDA),  estão a ser vendidos e leiloados, pelo que o custo de aquisição é um pouco mais elevado.
Os HH-60H estão reservados mas ainda poderá existir uma outra opção dentro desta configuração: os SH-60F. Vejam o que a Armada Espanhola fez recentemente:

https://www.defensa.com/espana/claves-nuevo-helicoptero-sh-60f-armada-espanola

Enfim, tudo sereno por agora, até demais... nesta altura é difícil antecipar as consequências da pandemia em todos os investimentos em curso.

Cumprimentos e boa Páscoa.
 
 
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luis simoes

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1622 em: Abril 12, 2020, 09:52:42 am »
boa pascoa foristas
De facto caso seja este o eleito fico muito contente tratasse de um bom helicoptero pena pecar por tao baixo numero de aquisicao 4...mas ok nada esta oficializado ate la mas que sera uma boa aquisicao la isso sera ...
abraxo
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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jpthiran

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1623 em: Abril 12, 2020, 11:16:30 am »
é com um helicóptero destas dimensões (um EH 101 mais pequeno) que querem fazer protecção ás forças nos terreno e fustigar o inimigo?...

isto é apenas mais um bom e fácil alvo no ar!....

qual é a utilidade disto? para transporte de tropas ou evacuação de feridos existe o EH101 e velos vistos ninguém os usa para essa missão!...

mais uma compra que não entendo!...

quem quiser contrapor ou dar uma visão diferente, faça o favor de o fazer!...
« Última modificação: Abril 12, 2020, 11:17:34 am por jpthiran »
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1624 em: Abril 12, 2020, 01:57:50 pm »
Este helicóptero, a se confirmar tal compra, é suposto ser um "faz tudo", seja escolta armada, apoio aéreo, evacuação de feridos, inserção de forças especiais... E qualquer outra missão que se lembrem de lhe impingir. Uma espécie de Jack of all trades, Master of none. Se vierem apenas 4 e não se aumentar o número mais tarde, vão estourar as horas de voo das células em 10 anos.

Quanto a não ser o ideal... Qualquer opção escolhida com este orçamento nunca seria o ideal, pois este ideal era sob a forma de dois helicópteros distintos (um ligeiro e um médio), mas como o orçamento não estica... O ideal seria na ordem de OH-58 ou semelhante e o UH-60 ou semelhante.

 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1625 em: Abril 12, 2020, 02:28:53 pm »
Este helicóptero, a se confirmar tal compra, é suposto ser um "faz tudo", seja escolta armada, apoio aéreo, evacuação de feridos, inserção de forças especiais... E qualquer outra missão que se lembrem de lhe impingir. Uma espécie de Jack of all trades, Master of none. Se vierem apenas 4 e não se aumentar o número mais tarde, vão estourar as horas de voo das células em 10 anos.

Quanto a não ser o ideal... Qualquer opção escolhida com este orçamento nunca seria o ideal, pois este ideal era sob a forma de dois helicópteros distintos (um ligeiro e um médio), mas como o orçamento não estica... O ideal seria na ordem de OH-58 ou semelhante e o UH-60 ou semelhante.



Exato, além disso até fogos vão apagar ( nas horas livres), por isso dúvido muito desse número 4.

Terá de ser um heli médio e de preferência que daqui a uns anos venha a ser usado pela Marinha também, e só estou a ver o UH-60L/V e SH-60 ou então NH-90T e NH-90N estes ultimos com os mesmos motores do AW-101.

No entanto, parece-me o UH-60 mais versátil a todos os níveis.
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1626 em: Abril 12, 2020, 04:34:45 pm »
Pois uma aquisição a pensar no futuro seria um modelo com versão naval, mas o orçamento não permitia nada mais que um heli ligeiro. Os Sikorsky seriam a única opção neste contexto por serem quase dados. De resto já nos podemos dar por contentes por não virem os 119M, que nos iam ser apregoados.

Agora fica a dúvida, com apenas 4 helis destes, caso se confirme esta opção, o futuro será qual, aumentar esta frota mediante disponibilidade orçamental? Ficam-se por apenas 4 e focam o orçamento para helis navais? Vamos passar a ter uma força de asa rotativa de nichos, com 5 Koalas, 4 AW-169, 5 Lynx/futuro heli naval e 12 Merlin?
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1627 em: Abril 12, 2020, 04:50:13 pm »
Pois uma aquisição a pensar no futuro seria um modelo com versão naval, mas o orçamento não permitia nada mais que um heli ligeiro. Os Sikorsky seriam a única opção neste contexto por serem quase dados. De resto já nos podemos dar por contentes por não virem os 119M, que nos iam ser apregoados.

Agora fica a dúvida, com apenas 4 helis destes, caso se confirme esta opção, o futuro será qual, aumentar esta frota mediante disponibilidade orçamental? Ficam-se por apenas 4 e focam o orçamento para helis navais? Vamos passar a ter uma força de asa rotativa de nichos, com 5 Koalas, 4 AW-169, 5 Lynx/futuro heli naval e 12 Merlin?

Não tem lógica nenhuma,

A lógica deveria ser ( como foi pensado inicialmente);

-Heli SAR Costeiro/Instrução: A-119

-Heli Multimissão e futuramente naval: UH-60V e SH-60

-Heli SAR Longo Alcance e CSAR: AW-101

Inicialmente previa-se o EC-635, NH-90 E AW-101.
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1628 em: Abril 12, 2020, 05:20:33 pm »
A confirmar-se é estranho fazer essa decisão em 2020 e ainda mais a escolha ser o  AW169, ate a Irlanda têm os AW139.

Espero que a escolha do AW169M e a redução do numero tenha a ver como o contrato de manutenção dos EH101 e como tal se prefira um helicóptero de escolta mais equipado para acompanhar os 516.

Espero que este adiantamento da compra não tenha nada a ver com a situação de Moçambique.
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1629 em: Abril 12, 2020, 06:09:29 pm »
A confirmar-se é estranho fazer essa decisão em 2020 e ainda mais a escolha ser o  AW169, ate a Irlanda têm os AW139.

Espero que a escolha do AW169M e a redução do numero tenha a ver como o contrato de manutenção dos EH101 e como tal se prefira um helicóptero de escolta mais equipado para acompanhar os 516.

Espero que este adiantamento da compra não tenha nada a ver com a situação de Moçambique.

Não me parece que isso aconteça, irem 2 tipos de helis para o cenário de combate, até pela questão do transporte.

Venha de uma vez o UH-60V/L.
 

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MATRA

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1630 em: Abril 12, 2020, 06:43:35 pm »
(...)

Enfim, tudo sereno por agora, até demais... nesta altura é difícil antecipar as consequências da pandemia em todos os investimentos em curso.
(...)

Tudo sereno? Como? Parado? Com mil e um estudos? À espera de verba? Mesmo com a pandemia os nossos militares continuam na RCA, com pouco ou nenhum apoio aéreo, os fogos no país não vão parar e a FA terá de assumir o controlo total no combate a estes em 1 a 2 anos?

Não deveria estar tudo praticamente mais que decidido para quando a verba chegar, a compra, concurso ou que lá seja avançar de imediato? Parece que são estudos em cima de estudos, opções em cima de opções sem se optar por um caminho, foca-lo e alcança-lo com toda a energia possível.

Sei que é uma altura difícil, mas este processo não começou ontem, os helicópteros sim, são precisos para ontem.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1631 em: Abril 12, 2020, 08:20:38 pm »
Exato, além disso até fogos vão apagar ( nas horas livres), por isso dúvido muito desse número 4.

Vai? Nunca li isso em lado nenhum, e mesmo que seja, se estiverem todos na RCA...

Citar
Terá de ser um heli médio e de preferência que daqui a uns anos venha a ser usado pela Marinha também, e só estou a ver o UH-60L/V e SH-60 ou então NH-90T e NH-90N estes ultimos com os mesmos motores do AW-101.

Porque metem os helis da Marinha ao barulho? A Marinha ainda vai voar uns bons anos com os Lynx, daqui até lá não sabemos o estado em que os A169 vão estar, se realmente vierem.
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1632 em: Abril 12, 2020, 09:41:08 pm »
Exato, além disso até fogos vão apagar ( nas horas livres), por isso dúvido muito desse número 4.

Vai? Nunca li isso em lado nenhum, e mesmo que seja, se estiverem todos na RCA...

Citar
Terá de ser um heli médio e de preferência que daqui a uns anos venha a ser usado pela Marinha também, e só estou a ver o UH-60L/V e SH-60 ou então NH-90T e NH-90N estes ultimos com os mesmos motores do AW-101.

Porque metem os helis da Marinha ao barulho? A Marinha ainda vai voar uns bons anos com os Lynx, daqui até lá não sabemos o estado em que os A169 vão estar, se realmente vierem.

Não ?

Sempre ouvi que a FAP iria ter um papel mais ativo no combate aos FF, quem sabe que o trabalho dos Kamov não será feito por estes hélis médios.

Num país com fracos recursos para a defesa, acho que se deve planear em conjunto, não faz sentido ter 4 ou 5 helis diferentes quando se podem uniformizar frotas.

Neste momento ( Estado Portugûes), temos: AW-101, AW-119, Lynx, UH-60 ? AW-169 ? ...., AS-350 ( EMA) e Kamov (EMA).

Eventualmente 6 tipos de helis diferentes.

Além disso dado a urgência de irem para a RCA, não sei até que ponto será possível aguardar por um heli que ainda não está construido e nem está certificado para as funções militares.

Cumprimentos,
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1633 em: Abril 12, 2020, 10:04:13 pm »


Enfim, podíamos ter o AH-64 ...
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1634 em: Abril 12, 2020, 10:10:00 pm »
Boa noite pessoal!

Naturalmente que esta última noticia sobre AW169 não passa de um boato, senão vejamos:
Ena, e a fonte de v.exma é...  ::)

As aquisições de material militar só podem ser efetivadas de duas formas: (1) concurso público internacional ou, (2) por ajuste direto se se tratar de um acordo entre Estados.

Olhando para frota da FA podemos verificar que o C295, EH101 e Koala "adotaram" a primeira solução e o material dos EUA (C130, P3 e F16) vieram pelo FMS (acordo entre Estados).
Foi? Então leia lá com atenção a novela "Koala"... http://www.passarodeferro.com/2018/04/koala-aguarda-pelo-tribunal-de-contas.html

Citar
Em Novembro, já depois do prazo de 31 de Outubro, definido para a escolha do modelo vencedor, o Ministério da Defesa rejeitou o recurso da Airbus, confirmando o modelo da Leonardo como único concorrente a preencher todos os requisitos concursais. O vencedor do concurso contudo, não chegaria a ser divulgado oficialmente, julgando-se então que a razão pudesse ser a vontade expressa pelo Governo, de adquirir mais meios para o combate a incêndios, ainda no rescaldo da tragédia de Outubro de 2017, que poderia ditar uma redefinição dos parâmetros do concurso.

Sabe-se agora, segundo notícia veiculada no dia de ontem pelo Correio da Manhã, que o contrato estará mesmo assinado desde 27 de Dezembro de 2017, mas o Tribunal de Contas devolveu o processo ao Ministério da Defesa, há já "mais de duas semanas", solicitando documentação adicional. Será esta a razão para não ter havido um anuncio oficial do substituto do Alouette.

O concurso previa 28 meses para o fornecimento de todas as unidades. Contudo, as duas primeiras estavam previstas chegarem ainda antes do final de 2018, situação que poderá agora ficar comprometida, devido às tramitações em curso.

Segundo a opinião de elementos ligados à avaliação das propostas, o modelo da Leonardo era mesmo o mais forte e o que reunia mais consensos, independentemente da desclassificação do H125 da Airbus.

A Força Aérea utiliza já doze EH101 Merlin e a Marinha cinco Lynx Mk.95 (actualmente em modernização),  modelos igualmente da Leonardo.

Já agora, os Merlin e C295 por concurso (independentemente dos "boatos" nas F.A que por exemplo a escolha do c295 foi tipo a do Koala, com gente a preferir o c27), Os P3, se a memória não me falha vieram da Austrália e o lote posterior da Holanda, os C130 dos EUA, e os F16A foram comprados novos de fábrica sendo dos últimos A a serem feitos. O segunde lote é que veio do "deserto".  ;)


Isto para dizer que será impossível justificar um ajuste direto à Leonardo, mesmo que já existam 2 modelos, como devem calcular a Airbus não gostou nada de perder para o Koala pelo que é impossível tal acontecer.

Claro que é. Isto é tudo Boato... ::)

http://www.passarodeferro.com/2018/04/koala-aguarda-pelo-tribunal-de-contas.html

Citar
Ao concurso lançado em Maio de 2017, corresponderam Airbus Helicopters e Leonardo com o H125 Ecureuil e AW119 Koala. Tendo a proposta da Airbus sido eliminada - não se conhecendo oficialmente as razões para tal ter sucedido - ficaria a Leonardo sozinha na corrida para o fornecimento de cinco a sete unidades de um helicóptero ligeiro, que permitisse substituir o Alouette na missão primária de formação de pilotos na Força Aérea Portuguesa, e secundárias de busca e salvamento, apoio a incêndios e evacuações sanitárias.

Bem, antes que questionem ou critiquem, o caso do KC390 é uma espécie de acordo entre Estados, onde a importância para a economia nacional imperou.
Não me diga? Então e quando Portugal faz peças para uma serie de aparelhos da Airbus, Embraer e até software para os helis da Leonardo, o mesmo argumento não é valido?  ;)

https://rr.sapo.pt/2017/10/13/economia/evora-grupo-frances-inaugura-fabrica-que-produz-pecas-para-avioes/noticia/95646/

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/leonardo-helicopters-quer-continuar/

Como já foi aqui dito, atendendo ao espectro de missões e ao orçamento disponível, os candidatos para um concurso seriam naturalmente o AW169M e o H145M, e no outro extremo temos o UH-60 através do FMS.

O H145 para evacuação? Nem digo mais nada...  :mrgreen: :mrgreen:



Já aqui referi que os UH-60 do US Army não estão no AMRAG e por isso não estão à disposição como Excess Defense Articles (EDA),  estão a ser vendidos e leiloados, pelo que o custo de aquisição é um pouco mais elevado.
Os HH-60H estão reservados mas ainda poderá existir uma outra opção dentro desta configuração: os SH-60F. Vejam o que a Armada Espanhola fez recentemente:

https://www.defensa.com/espana/claves-nuevo-helicoptero-sh-60f-armada-espanola

A Marinha da Espanha não tem "as capelinhas" tipo a tugolandia. Até o estarola do Rogeiro veio explicar que os 3 ramos não se entendem quanto aos Helicópteros. Mas fica aqui os programas para pesquisar não vá dizer que é "boato"...  ::)

https://sicnoticias.pt/programas/leste-oeste

Enfim, tudo sereno por agora, até demais... nesta altura é difícil antecipar as consequências da pandemia em todos os investimentos em curso.

Lá concordamos numa coisa...  :-P

Cumprimentos e boa Páscoa.

Obrigado e Igualmente. Já agora e relativamente a "boatos", consta por portas e travessas que um dos critérios para escolha da Scar, era o facto de ser feito cá no burgo, na Browning. Estranhamente novos "boatos" chegam aos ouvidos do "je" e ao que parece a empresa continua a fabricar só armas de caça e os Fuzis vêm todos da fábrica-mãe. Ah, os tais concursos infalíveis de que falava.  :mrgreen: :mrgreen:

http://btid.iddportugal.pt/listing/browning-viana/

Cumprimentos   
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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