6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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LM

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1560 em: Março 19, 2020, 09:51:40 pm »
O 225 seria em parte uma duplicação das capacidades dos 101. Na prática faz o mesmo, mas pior. .

E é passado, face ao NH-90... que é o presente e futuro europeu CSAR no segmento (em especial se franceses fizerem o modelo específico).

Nós é, no máximo, 1 modelo apenas um modelo algures entre AW169M (AW109 se tivermos azar) e o NH90 que possa também ser armado.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1561 em: Março 19, 2020, 10:38:27 pm »
Como eu disse, no nosso caso, o H225M não faz sentido.
Estava a dar corda aqui ao tópico, porque depois de tanto se viajar com hh-60, este acabou por ficar num banho maria muito morno..

Mas em boa verdade, as dimensões dos hh-60 e dos H225 são semelhantes. O que não significa que cumpram as mesmas funções, claro. Sendo que o europeu ganha em muitas especificações, quando comparados.

Eu se calhar tornei me um saudosista, afinal cresci a admirar A-7 e Pumas, e este modelo francês, apesar de velhote no design, ainda está para as curvas. Pelo menos em França. Até se pondera o leasing de alguns no mercado, para aumentar a capacidade da frota actual. E eles têm nh90.


É claro que o nh90 será melhor, trata se de um puro sangue militar, e deve ser o projecto mais moderno actualmente. Embora os que estão no activo em vários países tenham tido baixas taxas de disponibilidade em geral.

Estes projetos de cooperação europeia (A400 é igual) levam sempre a bons produtos, o problema é o tempo (atrasos) e dinheiro que eles consomem. Depois o preço unitário final torna se um absurdo para muitos dos países (não foi o nosso caso, aqui não foi orçamento foi mesmo falta de visão).

Já agora, alguém se recorda se na altura em que se escolheu o EH101 foi equacionada mais alguma opção?


Cumprimentos
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1562 em: Março 19, 2020, 10:56:13 pm »
O Sikorsky S-92.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1563 em: Março 19, 2020, 11:12:54 pm »
O 225 seria em parte uma duplicação das capacidades dos 101. Na prática faz o mesmo, mas pior. .

E é passado, face ao NH-90... que é o presente e futuro europeu CSAR no segmento (em especial se franceses fizerem o modelo específico).

Nós é, no máximo, 1 modelo apenas um modelo algures entre AW169M (AW109 se tivermos azar) e o NH90 que possa também ser armado.

Não existe planos de um NH-90 CSAR. Visto que só dois países na Europa tem capacidade de realizar missões CSAR, a França e a Itália.
A Itália tem o César e a França tem o Cougar.
 

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LM

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1564 em: Março 20, 2020, 12:05:48 am »
Não existe planos de um NH-90 CSAR. Visto que só dois países na Europa tem capacidade de realizar missões CSAR, a França e a Itália.
A Itália tem o César e a França tem o Cougar.

O equivalente europeu ao HH-60W ‘Jolly Green II’ seria um NH90 em uma versão CSAR (i.e., com equipamento especifico)?

Sim, sobretudo o NH90 TTH modificado para operações especiais/CSAR como querem os franceses, e que foi oficialmente apresentado no Le Bourget do ano passado.


https://www.defensa.com/otan-y-europa/nh90-para-operaciones-especiales
« Última modificação: Março 20, 2020, 12:31:08 pm por LM »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1565 em: Março 20, 2020, 01:27:05 pm »
Como eu disse, no nosso caso, o H225M não faz sentido.
Estava a dar corda aqui ao tópico, porque depois de tanto se viajar com hh-60, este acabou por ficar num banho maria muito morno..

Mas em boa verdade, as dimensões dos hh-60 e dos H225 são semelhantes. O que não significa que cumpram as mesmas funções, claro. Sendo que o europeu ganha em muitas especificações, quando comparados.

Eu se calhar tornei me um saudosista, afinal cresci a admirar A-7 e Pumas, e este modelo francês, apesar de velhote no design, ainda está para as curvas. Pelo menos em França. Até se pondera o leasing de alguns no mercado, para aumentar a capacidade da frota actual. E eles têm nh90.


É claro que o nh90 será melhor, trata se de um puro sangue militar, e deve ser o projecto mais moderno actualmente. Embora os que estão no activo em vários países tenham tido baixas taxas de disponibilidade em geral.

Estes projetos de cooperação europeia (A400 é igual) levam sempre a bons produtos, o problema é o tempo (atrasos) e dinheiro que eles consomem. Depois o preço unitário final torna se um absurdo para muitos dos países (não foi o nosso caso, aqui não foi orçamento foi mesmo falta de visão).

Já agora, alguém se recorda se na altura em que se escolheu o EH101 foi equacionada mais alguma opção?


Cumprimentos

A principal vantagem do HH-60H é mesmo o armamento que tem, mais concretamente a relação armamento/capacidade de transporte. No nosso caso para escolher um único modelo de helicóptero, teria de ser o mais versátil possível.

Falou-se também de helis de combate aos fogos, e eis que a família Sikorsky tem um modelo para esta função, que inclui igualmente capacidade SAR, ou seja, do ponto de vista logístico, haveria ainda mais vantagens em ter HH/UH/MH-60 na FAP, e FireHawks para a frota de combate aos fogos.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1566 em: Março 20, 2020, 03:49:53 pm »
O 225 seria em parte uma duplicação das capacidades dos 101. Na prática faz o mesmo, mas pior. .

E é passado, face ao NH-90... que é o presente e futuro europeu CSAR no segmento (em especial se franceses fizerem o modelo específico).

Nós é, no máximo, 1 modelo apenas um modelo algures entre AW169M (AW109 se tivermos azar) e o NH90 que possa também ser armado.

Não existe planos de um NH-90 CSAR. Visto que só dois países na Europa tem capacidade de realizar missões CSAR, a França e a Itália.
A Itália tem o César e a França tem o Cougar.

Os espanhois algunha capacidade tem:

Actualmente helicópteros Superpuma del 803 Escuadrón se encuentran en la Base de Apoyo Avanzado de Herat (Afganistán) realizando misiones CSAR limitado, MEDEVAC y SASEVAC bajo los auspicios de la International Security Assistance Force (ISAF).

Hay fotos en Internet del NH-90 CSAR que va a recibir el EA proximamente.
 

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Get_It

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1567 em: Março 20, 2020, 05:55:31 pm »
Já agora, alguém se recorda se na altura em que se escolheu o EH101 foi equacionada mais alguma opção?
Na altura o concurso foi entre o AgustaWestland EH-101, o Sikorsky S-92 e um dos Super Puma - já não me lembro se foi o AS332 ou se chegou mesmo a ser o EC225.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1568 em: Março 20, 2020, 06:30:53 pm »
O 225 seria em parte uma duplicação das capacidades dos 101. Na prática faz o mesmo, mas pior. .

E é passado, face ao NH-90... que é o presente e futuro europeu CSAR no segmento (em especial se franceses fizerem o modelo específico).

Nós é, no máximo, 1 modelo apenas um modelo algures entre AW169M (AW109 se tivermos azar) e o NH90 que possa também ser armado.

Não existe planos de um NH-90 CSAR. Visto que só dois países na Europa tem capacidade de realizar missões CSAR, a França e a Itália.
A Itália tem o César e a França tem o Cougar.

Os espanhois algunha capacidade tem:

Actualmente helicópteros Superpuma del 803 Escuadrón se encuentran en la Base de Apoyo Avanzado de Herat (Afganistán) realizando misiones CSAR limitado, MEDEVAC y SASEVAC bajo los auspicios de la International Security Assistance Force (ISAF).

Hay fotos en Internet del NH-90 CSAR que va a recibir el EA proximamente.

CSAR é um nome para um tipo de missão realizada pelos EUA. Esta bem definida nos requisitos da missão e até existe um STANAG próprio.

Os próprios americanos não fazem uma missão de CSAR tem anos, acho que a ultima deve ter sido a do piloto de F-16 na Servia.

Agora existem vários países da NATO que gostam de chamar missões de Personnel Recovery(PR) de CSAR, mas isso é outra historia.

Quanto ao NH-90, vamos ver que tipo de equipamento vai ter.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1569 em: Março 20, 2020, 07:54:46 pm »
Na altura o concurso foi entre o AgustaWestland EH-101, o Sikorsky S-92 e um dos Super Puma - já não me lembro se foi o AS332 ou se chegou mesmo a ser o EC225.

Foi o então designado Cougar Mk.II+, hoje conhecido como H225M Caracal.  ;)

Os concorrentes à substituição do Puma foram:

- o EH-101 Merlin;

- inicialmente uma versão melhorada/híbrida do Sikorsky Pave Hawk igualmente com características também do HH-60J Jayhawk da USCG (chumbada por razões de alcance e porque a solução da Sikorsky de tanques de combustível internos roubavam grande parte do espaço interior da cabine, tornando a missão SAR algo complicada), substituída depois então pelo modelo H-92 Superhawk que foi preterido por não ter ainda provas dadas;

- e então o Cougar Mk.II+ que foi vista como uma mera evolução do Puma e por isso acabou como terceira e última escolha.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1570 em: Março 20, 2020, 11:27:26 pm »
Com isto do Konavirus, o mais certo é virem helis usados.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1571 em: Março 21, 2020, 01:35:02 am »
Na altura o concurso foi entre o AgustaWestland EH-101, o Sikorsky S-92 e um dos Super Puma - já não me lembro se foi o AS332 ou se chegou mesmo a ser o EC225.

Foi o então designado Cougar Mk.II+, hoje conhecido como H225M Caracal.  ;)

Os concorrentes à substituição do Puma foram:

- o EH-101 Merlin;

- inicialmente uma versão melhorada/híbrida do Sikorsky Pave Hawk igualmente com características também do HH-60J Jayhawk da USCG (chumbada por razões de alcance e porque a solução da Sikorsky de tanques de combustível internos roubavam grande parte do espaço interior da cabine, tornando a missão SAR algo complicada), substituída depois então pelo modelo H-92 Superhawk que foi preterido por não ter ainda provas dadas;

- e então o Cougar Mk.II+ que foi vista como uma mera evolução do Puma e por isso acabou como terceira e última escolha.

Já não tinha ideia nenhuma de como foi esse concurso.
Sem dúvida que foi bem escolhido, e que algo se passou entre esta fase e outra, pouco depois, em que nos retirámos de vários programas europeus de topo.
Mas pelo menos nesse concurso, escolheram o melhor. Pena a parte das manutenções.

De qualquer forma, e mesmo com um helicóptero acidentado na Noruega no passado ano, devido à tal falha na robustez do rotor, a airbus ainda tem vendido alguns exemplares para a função SAR, nomeadamente para a força aérea do Japão, e a AirGreenland.

Mas, já se sabe, como a política francesa e a sua indústria de defesa sempre foram interdependentes.
Conseguiram o contrato de 50 h225 no Brasil há uns anos atrás mas, agora, com a inevitável pressão americana sobre os seus aliados, falharam na Polónia, e penso que o contrato com o Catar também foi por água abaixo.

Cumprimentos



 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1572 em: Março 21, 2020, 12:44:09 pm »
Com isto do Konavirus, o mais certo é virem helis usados.

O mais certo é não vir nenhum. ::)
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1573 em: Março 21, 2020, 06:41:44 pm »
Com isto do Konavirus, o mais certo é virem helis usados.

O mais certo é não vir nenhum. ::)

também acho Castilho, agora é que as cabecinhas pensadores do MDN e altas chefias militares ficaram congeladas de vez.

Basta ver a miséria Franciscana onde chegamos, quando o CEMFA solicitou que voluntários se chegassem á frente para colmatar algumas faltas de pessoal em determinadas áreas

Então nestas situações de Emergência, não se mobilizam os meios humanos em falta ????

Por cá não deve ser assim, por cá estes fulanos são os Xicos Espert(o)s da Defesa Nacional, pensaram assim, " se houver voluntários não temos custos ", ao que chegamos !!!!

Já agora, pergunto eu, onde para a famosa unidade de emergência do Exército ???

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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NVF

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1574 em: Março 22, 2020, 12:13:31 am »
Mas não existem mecanismos legais para chamar ao activo pessoal desmobilizado nos últimos anos?
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