6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1530 em: Março 12, 2020, 03:45:24 pm »
Além de toda uma logística diferente do que a FAP têm

Na, FAP não há meios americanos?  :toto:

nada, nenhuns !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Kalil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1531 em: Março 12, 2020, 03:50:16 pm »
Isto é sempre muito relativo mas o factor que se mantém constante é que sem ovos, não há omelete.

Lembro me perfeitamente de quando foi lançado o programa A400 de achar que o valor de cada avião era absolutamente exorbitante, e que nunca seria uma opção razoável para substituir os C130.
E a verdade, é que o programa tem sido um sorvedouro de recursos, um grande fiasco em termos de desenvolvimento, programação e financiamento.
Mas o que também é verdade, é que aquela máquina voadora é impressionante, fiquei literalmente de boca aberta quando vi um a voar a baixa altitude em Sevilha. Se o C130 já era um avião muito bom, e que deixa um enorme marco na história, este C130  completamente anabolizado não deixará de cumprir um grande serviço em todas as forças que o operem.
À luz do que acabou por acontecer, com a compra dos kc390, agora penso que teria sido bem melhor entrar no A400, e pagar 200M por cada avião. Possivelmente teria sido possível ajustar algumas contrapartidas com a airbus, uma vez que a linha de montagem é em Sevilha e nós podemos ter várias empresas a fornecer componentes a partir de Portugal.

Esta conversa toda para falar da questão de comprar usado ou novo, ou seja barato vs caro.

Se eu tivesse a certeza que podíamos restaurar os blackhwaks do amarg, e coloca -los a voar com o devido equipamento, tudo bem, venham 20 células. E daqui a 10 anos outras 20.
Era um óptimo investimento, conseguindo as ogma fazer a modernização a tempo e horas, e mantendo esse know how por muitos anos.

Agora, não sendo isso uma verdade absoluta, não será pior comprar novo, e caro, desde que se assegure a manutenção das aeronaves. O que implica aumentar as verbas para este programa.

Relembro que aquando da aquisição dos EH101, foram adquiridos 12. Não foram 10 completamente equipados, nem 8 completamente equipados e com manutenção para muitos anos. A Fap deu primazia à quantidade.
Por essa razão, não consigo perceber este rumo de agora andar a adquirir helis de ocasião, ao invés de comprar mais aeronaves logo de uma vez.

Cumprimentos
 

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oi661114

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1532 em: Março 12, 2020, 05:17:18 pm »
Além de toda uma logística diferente do que a FAP têm

Na, FAP não há meios americanos?  :toto:

Meios de asa rotativa!

E de qualquer maneira a tendência é ter meios europeus, para acabar ou diminuir com a dependência  dos EUA (coisa que concordo a 100%, para que não haja aproveitamentos).
« Última modificação: Março 12, 2020, 05:19:04 pm por oi661114 »
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1533 em: Março 12, 2020, 07:19:19 pm »
Tantas voltas e vai acabar por ser o AW169M. Não só pelo preço mas por ser da Leonardo.
 :-P

Acredito mais no AW139 ou se a Boeing quiser ganhar créditos políticos uns MH-139 Grey Wolf. ;D
 

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Stalker79

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1534 em: Março 12, 2020, 07:25:21 pm »
Tantas voltas e vai acabar por ser o AW169M. Não só pelo preço mas por ser da Leonardo.
 :-P

ver para crer Stalker !!!

Abraços


Não tenho a minima duvida. Partilha mesma cadeia logistica dos Koalhões, mecanica, o preço/capacidades está no limite do pedido.
E pelos vistos a Leonardo já tem cá um Lobby, por isso é quase mais que certo.
 :-P
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1535 em: Março 12, 2020, 07:37:24 pm »
Tantas voltas e vai acabar por ser o AW169M. Não só pelo preço mas por ser da Leonardo.
 :-P

ver para crer Stalker !!!

Abraços


Não tenho a minima duvida. Partilha mesma cadeia logistica dos Koalhões, mecanica, o preço/capacidades está no limite do pedido.
E pelos vistos a Leonardo já tem cá um Lobby, por isso é quase mais que certo.
 :-P

Ainda bem que assim pensas, louvo o teu optimismo !!

Olha daqui a uma ano vão concluir que o dinheiro que tiveram de injectar nas empresas por causa do KonaVirús impede que novos meios, exceptuando os Ká-Cês claro, sejam adquiridos para as FFAA e mais daqui a um ano nem as FFAA tem meios humanos para activar as FND e, como tal para quê mais helis ???

Cá estaremos para ver se tenho ou não razão, e se os helis chegarem em 2022, pois agora dizem que é em 2022, para o ano será em 2023 e por aí em diante, mas dizia eu, pago-te um almoço !!!!.

Eu não acredito nada nesta gentalha Stalker nada mesmo, lembra-te dos comentários do Comandante supremo das FFAA á missiva dos Generais, o que é que ele disse que valha a pena, de útil para que as FFAA não desapareçam ????

Quanto a mim não disse nada de nada !!!!

Abraços
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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1536 em: Março 12, 2020, 07:41:00 pm »
Além de toda uma logística diferente do que a FAP têm

Na, FAP não há meios americanos?  :toto:

Meios de asa rotativa!

E de qualquer maneira a tendência é ter meios europeus, para acabar ou diminuir com a dependência  dos EUA (coisa que concordo a 100%, para que não haja aproveitamentos).

Oi661114 o KC390 não é europeu e pode ter a certeza que o F-35 é o caça mais provável de vir a substituir o F-16.

Que eu saiba a tendência é ter meios que criem trabalho e riqueza em Portugal, agora se as empresas são alemãs ou americanas ou brasileiras, o governo não quer saber, se a Boeing com as fábricas de Évora disser que faz isto ou aquilo passa logo a ser a empresa favorita, tipo Embraer actualmente.

E temos outras situações mais complexas como grupos com empresas em vários países quer europeus quer os EUA, por exemplo, os Pandur apesar de serem de uma empresa Áustria, está pertence a um grupo empresarial americano, a General Dynamics. Os nossos Koala foram construídos na fábrica da Leonardo nos EUA.

E na Europa também há uma boa dose de aproveitamentos, basta ver os contractos de manutenção dos EH101.

Pessoalmente, acho isso de "comprar europeu pois somos todos europeus", propaganda francesa/alemã /espanhola, onde são as fábricas? A quem dão emprego? No fim de tudo o que importa é o dinheirinho a sair de Portugal e ir para esses países. A Holanda, Noruega, Dinamarca, países muito mais ricos que nós, não entram nessas tretas, ou as coisas são feitas nos países deles, ou podem vir de qualquer lado, seja americano ou europeu, foram todos para os F-35, e qualquer um tem material militar europeu e americano, conforme os preços e o que é melhor para as suas necessidades.
« Última modificação: Março 12, 2020, 08:08:53 pm por Lightning »
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1537 em: Março 14, 2020, 12:05:21 am »
A força aérea afegã, vai receber menos 106 UH-60L do que os planeados, espero que entre 10 a 12 venham cá parar.


 :arrow: https://www.militarytimes.com/flashpoints/2020/01/28/us-cuts-number-of-black-hawks-to-afghanistan-by-two-thirds/


Podiam vir também uns 4 ou 5 CH-47D, ex-US Army.
 

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Stalker79

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1538 em: Março 14, 2020, 12:15:41 am »
"Chinooks são muito grandes e se cairem morrre muita gente"......
Valha-me Santa Ingracia....
 :bang:
« Última modificação: Março 14, 2020, 03:58:56 am por Lightning »
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1539 em: Março 14, 2020, 04:28:31 pm »
A força aérea afegã, vai receber menos 106 UH-60L do que os planeados, espero que entre 10 a 12 venham cá parar.


 :arrow: https://www.militarytimes.com/flashpoints/2020/01/28/us-cuts-number-of-black-hawks-to-afghanistan-by-two-thirds/


Podiam vir também uns 4 ou 5 CH-47D, ex-US Army.

São L ou são UH-60A? Tinha ideia que eram Alphas.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1540 em: Março 14, 2020, 04:44:56 pm »
Algo que pode vir a ser importante para este dossiê é a inspeção/auditoria aos Kamov. Supostamente seria este ano. ;)
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1541 em: Março 14, 2020, 06:17:17 pm »
A força aérea afegã, vai receber menos 106 UH-60L do que os planeados, espero que entre 10 a 12 venham cá parar.


 :arrow: https://www.militarytimes.com/flashpoints/2020/01/28/us-cuts-number-of-black-hawks-to-afghanistan-by-two-thirds/


Podiam vir também uns 4 ou 5 CH-47D, ex-US Army.

São L ou são UH-60A? Tinha ideia que eram Alphas.

Erro meu, são Alphas mas modernizados para algo do tipo "L".
 
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MATRA

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1542 em: Março 14, 2020, 07:17:01 pm »
A força aérea afegã, vai receber menos 106 UH-60L do que os planeados, espero que entre 10 a 12 venham cá parar.


 :arrow: https://www.militarytimes.com/flashpoints/2020/01/28/us-cuts-number-of-black-hawks-to-afghanistan-by-two-thirds/


Podiam vir também uns 4 ou 5 CH-47D, ex-US Army.

Eu cheguei a perguntar ao Togus por isso e a resposta foi:

Citar
Os UH-60 para o Afeganistão foram vendidos através de um programa designado por BEST (Blackhawk Exchange and Sale Team), aliás, esta é a única forma de obter UH-60, é comprando-os ao US Army. Eles rapidamente chegaram à conclusão que a procura por estes helicópteros usados é grande, tanto para forças armadas como para empresas civis que os usam para o combate aos fogos e com com o dinheiro financiam a aquisição de UH-60M novos e os upgrades de L para V.

Não diz muito, mas parece que essa solução também pode estar em cima da mesa.

A força aérea afegã, vai receber menos 106 UH-60L do que os planeados, espero que entre 10 a 12 venham cá parar.


 :arrow: https://www.militarytimes.com/flashpoints/2020/01/28/us-cuts-number-of-black-hawks-to-afghanistan-by-two-thirds/


Podiam vir também uns 4 ou 5 CH-47D, ex-US Army.

São L ou são UH-60A? Tinha ideia que eram Alphas.

Eu penso que são quase L Charlie, com o novo motor 701C e caixa de velocidades, mas penso que não eram idênticos aos L do US Army, mas a designação é UH-60A disso tenho a certeza.
« Última modificação: Março 14, 2020, 07:19:18 pm por MATRA »
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1543 em: Março 14, 2020, 08:46:25 pm »
A força aérea afegã, vai receber menos 106 UH-60L do que os planeados, espero que entre 10 a 12 venham cá parar.


 :arrow: https://www.militarytimes.com/flashpoints/2020/01/28/us-cuts-number-of-black-hawks-to-afghanistan-by-two-thirds/


Podiam vir também uns 4 ou 5 CH-47D, ex-US Army.

São L ou são UH-60A? Tinha ideia que eram Alphas.

O US Army faz o upgrade de alguns UH-60A para UH-60L, não sei se são essas células.
Mas são células com mais de 30 anos, e com tecnologia de 15 anos atrás. :-P
 
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Togus

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1544 em: Março 14, 2020, 09:07:19 pm »
Correto Red Baron.

O US Army fez o upgrade a alguns As para Ls há pelo menos uma dezena de anos atrás e alguns dos Ls começaram a ser modificados para Vs.

O upgrade de A para L diz respeito a motores, main gear box e novos flight controls, no entanto, mantêm o mesmo cockpit analógico.

No programa BEST eles têm vendido ambos, As e Ls, mas, obviamente, são os Ls os mais procurados, são células mais recentes, têm os upgrades acima mencionados e a célula fica sem limite de vida!

Mas além dos Ls há também um upgrade que os transforma em A+, segundo sei, essa versão eles substituem os motores pela versão D, mais potente e recente que a C.

Não sei ao veto qual a versão vendida aos afegãos, mas creio que é uma A+.