6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #495 em: Maio 29, 2019, 12:24:29 am »
8 OHP??? Onde é que tínhamos marinheiros para tanto navio?  :mrgreen:
Arleigh Burke não nos oferecem eles... capitalistas de um raio...  ::)
Já agora, com um eventual conflito contra o Irão.. será que as Lajes voltariam a ter um papel importante?
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #496 em: Maio 29, 2019, 04:20:52 am »
8 OHP??? Onde é que tínhamos marinheiros para tanto navio?  :mrgreen:
Arleigh Burke não nos oferecem eles... capitalistas de um raio...  ::)
Já agora, com um eventual conflito contra o Irão.. será que as Lajes voltariam a ter um papel importante?

Não te esqueças que nessa época ainda tínhamos 04 fragatas e 10 corvetas antigas. Também acho que não tínhamos estaleca para operar 08 OHP, mas 04 teria sido o ideal, já que nessa altura eram navios moderníssimos e bastante resistentes, sendo o maior senão a propulsão exclusivamente a turbinas, como referiu o mafets. Se tivéssemos passado os anos 90 e a primeira década deste século com uma marinha equipada com 03 MEKO e 04 OHP este fórum provavelmente nem existia  :mrgreen:
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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #497 em: Maio 29, 2019, 10:59:13 am »
Na altura só se falou de 3 Perry (existem publicações que falam de duas).  ;)

Citar
Tanto assim que o ideal seria conseguir instalar nas três OHP que viessem para Portugal o sonar e o sistema de guerra electrónica, além das comunicações, que equipam as fragatas da classe “João Belo” – no fim da vida útil, após 40 anos de operação – uma vez que estes equipamentos são considerados ainda em bom estado, porque foram instalados nos anos 90. A opção da Marinha por navios para luta anti-aérea tem a ver com a necessidade de conseguir que Portugal disponha de uma força naval capaz de fazer frente a várias ameaças, tendo em conta a projecção de forças, à volta do navio de desembarque ou navio polivalente logístico. Ou seja, o submarino para reconhecer, as “Vasco da Gama” para luta anti-submarina e de superfície e as OHP para fazer face a alvos aéreos.

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/fragatas-em-segunda-mao-vem-da-america


Citar
As duas fragatas US destinadas a Portugal chegaram a ser visitadas por oficiais da Marinha Portuguesa.

Portugal e as Oliver Perry

Em 2003 com Paulo Portas a Ministro da Defesa, estava prevista e foi amplamente divulgada a intenção de substituir as fragatas da classe “Comandante João Belo” por 2 navios provenientes dos EUA. A FFG 12 USS George Philip e a FFG 14 USS Sides, da classe Oliver Hazard Perry, chegariam a “custo zero”, mas com a condição imposta pelos EUA da sua reparação e modernização ser feita em estaleiros deste país. Eram navios construídos nos finais dos anos 70 e entregues à US Navy em 1980 e 1981  e por volta de 2003, parados à espera de comprador. O ministro português chegou mesmo a referir à imprensa que “embora o nosso País faça parte de um conjunto de dez Estados candidatos às fragatas ‘Perry’, o processo está bem encaminhado”. Oficiais portugueses visitaram os navios nos EUA, mas cedo se percebeu que a Marinha não via como vantajoso para a Armada a integração destes navios. Além da sua idade tinham a nível dos censores muito pouco em comum com as fragatas da Classe “Vasco da Gama”, além de necessitarem de uma guarnição mais numerosa. Como se sabe a Marinha, já no governo seguinte, acabou por receber em 2009 e 2010 duas fragatas de origem holandesa, da classe Karel Doorman, as actuais “Bartolomeu Dias” e “D. Francisco de Almeida”. Lançadas à água em 1992 têm vários componentes tecnológicos em comum com as “Vasco da Gama”, as quais por sua vez servem na Marinha Portuguesa desde 1991.

http://www.operacional.pt/a-fragata-orp-gen-t-kosciuzko-em-lisboa/

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 29, 2019, 11:00:23 am por mafets »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #498 em: Maio 29, 2019, 11:40:02 am »
Caro Mafets, julgo que o CJ se referia a uma possível aquisição no inicio dos 90. E não no inicio dos 2000. ;)
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #499 em: Maio 29, 2019, 12:05:46 pm »
Caro Mafets, julgo que o CJ se referia a uma possível aquisição no inicio dos 90. E não no inicio dos 2000. ;)

É isso mesmo. As outras duas, apelidadas carinhosamente de "chaços velhos sem a peça de vante", foram na altura em que o Portinhas se enamorou do Donald Rumsfeld e quis estreitar os laços transatlânticos com o par de fragatas, 9 UH-60A do AMARG para a UALE e o binómio C-130J/C-27J para a FAP, mais o tal par de C-17.

As que eu falo foram disponibilizadas pela administração norte-americana do Bush Sr. no final de 1991, se não estou em erro. Com elas viria também uma dúzia de Seasprites, com Portugal a ter de pagar o reacondicionamento e modernização tanto dos navios como dos helicópteros. Aqueles presentes envenenados que os EUA atiram aos pobrezinhos de vez em quando, e como os A-7P's deixaram muita gente escaldada é que o Cavaco Silva optou por comprar os mais caros Super Lynx para as Meko em vez dos Seasprite Delta, com a modernização para a versão F também a nosso cargo, e recusar educada e apressadamente as OHP. Ainda me lembro do entusiasmo do Mário Crespo em Washington com esta proposta tão generosa que só ele assim achava.  ::)


Arleigh Burke não nos oferecem eles... capitalistas de um raio...  ::)

Ora, nem mais: capitalistas de um raio! Alguém sabe a quanto anda o preço do quilo de um Kazan Mi-17V-5?  :mrgreen:

« Última modificação: Maio 29, 2019, 12:31:34 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #500 em: Maio 29, 2019, 01:18:53 pm »
Atenção que o MI-17 prá quantidade de material/pessoal que leva e pela "resistencia" é grande maquina.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #501 em: Maio 29, 2019, 01:19:40 pm »
Não te esqueças que nessa época ainda tínhamos 04 fragatas e 10 corvetas antigas. Também acho que não tínhamos estaleca para operar 08 OHP, mas 04 teria sido o ideal, já que nessa altura eram navios moderníssimos e bastante resistentes, sendo o maior senão a propulsão exclusivamente a turbinas, como referiu o mafets. Se tivéssemos passado os anos 90 e a primeira década deste século com uma marinha equipada com 03 MEKO e 04 OHP este fórum provavelmente nem existia  :mrgreen:

Onde é que esses tempos lá vão! Mas sim, ter 7 navios de combate de superfície, seria um sonho em tempos. Mas hoje em dia, já é uma sorte termos 5. Ainda assim, hoje teríamos o problema de as substituir todas praticamente ao mesmo tempo, ou seja pouco mudava nos dias de hoje face à conjuntura actual.

Ora, nem mais: capitalistas de um raio! Alguém sabe a quanto anda o preço do quilo de um Kazan Mi-17V-5?  :mrgreen:



Isso é para meninos... vinham uns Mi-24.  :mrgreen:
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #502 em: Maio 29, 2019, 02:00:55 pm »
Caro Mafets, julgo que o CJ se referia a uma possível aquisição no inicio dos 90. E não no inicio dos 2000. ;)

É isso mesmo. As outras duas, apelidadas carinhosamente de "chaços velhos sem a peça de vante", foram na altura em que o Portinhas se enamorou do Donald Rumsfeld e quis estreitar os laços transatlânticos com o par de fragatas, 9 UH-60A do AMARG para a UALE e o binómio C-130J/C-27J para a FAP, mais o tal par de C-17.

As que eu falo foram disponibilizadas pela administração norte-americana do Bush Sr. no final de 1991, se não estou em erro. Com elas viria também uma dúzia de Seasprites, com Portugal a ter de pagar o reacondicionamento e modernização tanto dos navios como dos helicópteros. Aqueles presentes envenenados que os EUA atiram aos pobrezinhos de vez em quando, e como os A-7P's deixaram muita gente escaldada é que o Cavaco Silva optou por comprar os mais caros Super Lynx para as Meko em vez dos Seasprite Delta, com a modernização para a versão F também a nosso cargo, e recusar educada e apressadamente as OHP. Ainda me lembro do entusiasmo do Mário Crespo em Washington com esta proposta tão generosa que só ele assim achava.  ::)


Arleigh Burke não nos oferecem eles... capitalistas de um raio...  ::)

Ora, nem mais: capitalistas de um raio! Alguém sabe a quanto anda o preço do quilo de um Kazan Mi-17V-5?  :mrgreen:



O par de C-17 mais a modernização dos 6 C-130H.

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #503 em: Maio 29, 2019, 03:20:39 pm »
Charlie, quanto aos SH-2, sem dúvida que eram chaços e presentes envenenados. Quanto à escolha dos Lynx pelo Cavaco, foi adequada, mas no caso dele eu teria optado pelos SH-60 como, aliás, fizeram a maioria dos operadores das MEKO 200 -- são helis mais capazes e podia capitalizar-se a 'generosidade' americana da altura. Teria também aceite umas OHP que, naquela altura, tinham meia dúzia de anos de serviço e eram as fragatas mais bem equipadas do mundo ocidental.

Mas o Cavaco nunca foi conhecido por fazer as melhores escolhas estratégicas para o país. A sua visão foi sempre sacar fundos europeus para injectar em empresas de construção civil e cursos de formação, bem como seguir as ordens de Bruxelas e desmantelar os sectores secundário e terciário, para beneficio dos países maiores. Praticamente igual ao tão elogiado modelo irlandês  :mrgreen:
« Última modificação: Maio 29, 2019, 05:00:07 pm por NVF »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #504 em: Maio 29, 2019, 04:49:19 pm »
Caro Mafets, julgo que o CJ se referia a uma possível aquisição no inicio dos 90. E não no inicio dos 2000. ;)

O CJ anda a falhar como as notas de mil. Só refere as coisas pela metade... :mrgreen: :mrgreen:



As Fragatas Perry sempre foram motivo de desagrado por parte da Marinha. Uma das razões era o preço sendo até na altura da escolha das Meko descartadas por essa questão. Recordo que de factos nos 90's chegou-se a falar na citada situação mas já com a aprovação do congresso penso que só as últimas duas já no tempo do Portas. 

Citar
A opção fragatas “Tipo
21” não estava ainda consolidada mas era apenas a preferida por já estar operacional no Reino Unido e porque os navios operacionalmenteequivalentes, que então existiam (Kortenear e Oliver Perry), serem
muito mais caros.

http://www.aofa.pt/rimp/ANAIS_VOL_II_2016.pdf


Saudações

P.S. Ora se temos optado pelas Type 21 ou pelas Wellington.  :mrgreen:






« Última modificação: Maio 29, 2019, 04:50:38 pm por mafets »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #505 em: Maio 29, 2019, 05:38:30 pm »
Este?  :mrgreen:

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #506 em: Maio 29, 2019, 06:10:22 pm »
Charlie, quanto aos SH-2, sem dúvida que eram chaços e presentes envenenados. Quanto à escolha dos Lynx pelo Cavaco, foi adequada, mas no caso dele eu teria optado pelos SH-60 como, aliás, fizeram a maioria dos operadores das MEKO 200 -- são helis mais capazes e podia capitalizar-se a 'generosidade' americana da altura. Teria também aceite umas OHP que, naquela altura, tinham meia dúzia de anos de serviço e eram as fragatas mais bem equipadas do mundo ocidental.

Mas o Cavaco nunca foi conhecido por fazer as melhores escolhas estratégicas para o país. A sua visão foi sempre sacar fundos europeus para injectar em empresas de construção civil e cursos de formação, bem como seguir as ordens de Bruxelas e desmantelar os sectores secundário e terciário, para beneficio dos países maiores. Praticamente igual ao tão elogiado modelo irlandês  :mrgreen:

O SH-60B Seahawk, tanto quanto sei, nunca entrou sequer em equação para as Meko 200. Se foi por razões de preço ou vetado por Washington isso já não te sei dizer. Para além da eventual venda dos Blackhawk para o Exército que estavam no "boneyard", a outra única vez que se falou em Blackhawk para as Forças Armadas foi aquando do concurso para o novo helicóptero SAR que substituísse o Puma.

A proposta da Sikorsky consistia primeiramente numa versão híbrida do Blackhawk que teria características comuns tanto ao então HH-60J Jayhawk da Guarda Costeira norte-americana, como do HH-60G PaveHawk da USAF, que foi rejeitada pela FAP por questões de tamanho interno da cabina e principalmente alcance. Depois a Sikorsky terá apresentado uma versão militar do novo S-92, o SuperHawk, mas que teve o mesmo caminho, tendo sido a competição decidida entre o vencedor EH-101 Merlin e o agora designado EC725 Caracal, à altura o Cougar Mk.II+.

Quanto ao resto: nunca me ouvirás falar bem de tal personagem, a maior nódoa dos últimos 30 anos de governação política em Portugal, mas que, quando chegar a sua altura, ainda irá ser lembrado como um grande homem, político e vidente.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #507 em: Maio 29, 2019, 06:21:10 pm »
Eu tenho aqui o ideal! Até fazia evakuar o ministro das finanças!!!!




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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #508 em: Maio 29, 2019, 07:00:23 pm »
Eu tenho aqui o ideal! Até fazia evakuar o ministro das finanças!!!!




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Ainda existem uns Pave Low na reserva da USAF. c56x1
 

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Clausewitz

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #509 em: Maio 29, 2019, 08:47:08 pm »
Eu tenho aqui o ideal! Até fazia evakuar o ministro das finanças!!!!




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Isso é que era, helicópteros mais caros do que caças. À pergunta "mas porquê tão caro?", a verdadeira resposta é corrup... quer dizer, lobbying e donativos para campanhas, tudo legalíssimo.