MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

  • 2862 Respostas
  • 598906 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1500 em: Janeiro 08, 2020, 01:03:26 pm »
Enquanto não perceberes que a guerra dos helicópteros entre o Exercito e a FAP é político, fica difícil.
A FAP não tinha problema com o Exercito ter helicópteros ate 2006, depois os paras fora parar ao Exercito.
E agora temos a guerra se a FAP não pode ter forças terrestres o Exercito não pode ter meios aéreos.

Pouco me interessa a guerrinha política da coisa, interessa-me que haja os meios nas forças armadas e a capacidade operacional dos ramos. É um tiro no pé pôr em causa futuras aquisições e a operacionalidade das forças, por questões de ego, porque enquanto andam por ali a discutir quem fica com os hélis, há militares no RCA a precisar de apoio aéreo, e neste momento já se podia ter escolhido o modelo que se pretende, e nos próximos meses talvez começassem a chegar para serem devidamente preparados para voar. Esta é/devia ser a prioridade, isto é Defesa Nacional, não as guerrinhas de egos.

Se calhar a parte política está no dinheiro, o governo deve ter perguntado ao Exercito e à FAP quanto é que custava a cada um operar estes 5 helis, se calhar era mais barato na FAP, o Exercito precisa de gastar dinheiro a levantar e manter uma base aérea.

A ironia, é que qualquer possibilidade de meter os hélis no Exército, especialmente hélis médios e/ou de ataque, ia obrigar a que, ou fossem adquiridos hélis de treino para o Exército, continuando a dar vida à guerrinha, ou pediam à FAP para formar os pilotos do Exército nos seus Koalas, alimentando ainda mais a guerra de "a FAP está a gastar do seu orçamento a formação de pilotos para o Exército".
Portanto a escolha é lógica, a não ser que houvesse garantia que o Exército ia operar pelo menos 20 helicópteros de diferentes tipologias, ficará sempre mais barato colocar os poucos disponíveis na FAP ou numa espécie de comando conjunto.

Quanto ao tema que iniciou esta conversa, certamente só fará sentido as fragatas operarem um héli estrangeiro em missões NATO, num dia "normal", devem continuar com o hangar vazio presumo. (Não ia haver algures por esta altura o primeiro voo do Lynx modernizado?)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1501 em: Janeiro 08, 2020, 02:46:12 pm »
Ficaste tu e fiquei eu... que parvoíce é essa agora?

Ao início também estranhei, agora entranhei lol, na realidade vai na lógica do que já várias vezes foi feito, criar forças conjuntas para colmatar uma falha, nunca tinha acontecido era com os helis da Marinha. Não é aquela, coisa moderna do poling and sharing?  :mrgreen:

Fuzileiros em navio francês, mergulhadores em navios alemão e belga, também me recordo do primeiro C-130 no Afeganistão tinha equipa force protection belga, ainda não existia UPF.
« Última modificação: Janeiro 08, 2020, 02:46:32 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1502 em: Janeiro 08, 2020, 03:07:31 pm »
Ficaste tu e fiquei eu... que parvoíce é essa agora?

Ao início também estranhei, agora entranhei lol, na realidade vai na lógica do que já várias vezes foi feito, criar forças conjuntas para colmatar uma falha, nunca tinha acontecido era com os helis da Marinha. Não é aquela, coisa moderna do poling and sharing?  :mrgreen:

Fuzileiros em navio francês, mergulhadores em navios alemão e belga, também me recordo do primeiro C-130 no Afeganistão tinha equipa force protection belga, ainda não existia UPF.

e ainda agora vamos no início, ainda chegaremos ao ponto que por falta de pessoal na marinha, veremos uma das BD a ser guarnecida por Belgas ou Holandeses, ou até uma guarnição trilingue Luso/Belgo/Holandesa.
Quando por falta de pessoal não se coloca em serviço o quarto Tejo, quando por falta de helis se escreve o que se escreve na Revista da Armada no paradigma operacional, está tudo dito :



Como é possível escrever  " durante o período de indisponibilidade dos nossos helis, em processo de modernização ", é simplesmente fabuloso, revela bem o tipo de planeamento que existiu, pois nem tam pouco se acautelou a operacionalidade, de todos os sistemas de armas, de pelo menos duas das cinco Fragatas, já para não comentar o termos os lynx nas Fragatas até terem a bonita idade de quarenta anos.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 08, 2020, 03:28:17 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1503 em: Janeiro 09, 2020, 12:35:43 am »
Os Páras foram para o Exército em 93, se não estou em erro.

@CG a Alemanha... Como é que te esqueceste da Alemanha pá?  :D
Talent de ne rien faire
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1504 em: Janeiro 09, 2020, 10:06:37 am »
Eu gosto é dos títulos pomposos "Paradigma Operacional" , etc... :bang:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1505 em: Janeiro 09, 2020, 11:04:46 am »
Os Páras foram para o Exército em 93, se não estou em erro.

Foi em 93 sim, embora oficialmente a partir de 1 de Janeiro de 1994.


@CG a Alemanha... Como é que te esqueceste da Alemanha pá?  :D

Além disso, a quem vamos pedir se os Lynx/Super Lynx estão quase todos em fim de vida nas nações aliadas, se já não foram abatidos? Em França são desactivados este ano, por isso só se forem os alemães ou então Wildcat da Royal Navy. Todos os restantes aliados da NATO operam outro tipo de aeronaves (Seahawks, NH90, etc), por isso para serem compatíveis com as nossas fragatas só estou mesmo a ver algo vindo da Alemanha ou Reino Unido.

Estavas a ler na diagonal e no telemóvel, confessa lá. :mrgreen:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1506 em: Janeiro 09, 2020, 08:34:32 pm »
Os Páras foram para o Exército em 93, se não estou em erro.

@CG a Alemanha... Como é que te esqueceste da Alemanha pá?  :D

Até 2006 os Paraquedistas tinham um comando unificado, era uma força "independente" dentro do exercito. Depois da reforma do exercito de 2006 foram integrados na BRR.

A ideia de Unidade de Aviação Ligeira do Exército (UALE) moderna nasce em 1991, mas só em 2000 é criada a GALE.
O projeto da GALE são 2 tipos de helicópteros, um de ataque(EC635) e um de transporte(NH-90).
Em 2002 é cancelado o EC635 porque não conseguia disparar os misseis anti carro HOT.
Em 2006 é feita a reforma do exercito e a GALE volta a ser UALE
Em 2007 os pilotos do Exercito vão pilotar os Kamov Ka-32 sobe a tutela da Empresa de Meios Aéreos (EMA).
Em 2008 pilotos do exercito vão para expanha:
Citar
Em causa estão os atrasos sucessivos no programa de helicópteros ligeiros e médios para o Exército. É que, não obstante a unidade existir há quase 10 anos, Unidade de Aviação Ligeira do Exército (UALE), que começou por ser Grupo de Aviação Ligeira do Exército (GALE), a verdade é que continua sem ter helicópteros - nem se sabe quando chegarão - e a coperação com o Exército espanhol acabou por ser um escape para que os militares portugueses não perdessem as qualificações e ganhassem formação.

Segundo soube o JN, a medida começou a ser aplicada durante o Verão, envolvendo cinco pilotos do total de 15 pilotos, todos eles actualmente a voar, mas todos eles, também, fora do Exército. Três estão na Força Aérea, nos Allouette, mas com formação limitada, uma vez que a FAP não tem as missões com aeronaves a trabalhar directamente com forças terrestres, oito estão no Ministério da Administração Interna, na Protecção Civil, combate a fogos e missões policiais e cinco em Espanha, os únicos que recebem o treino que corresponde às necessidades do Exército.
Em 2012 é cancelado o negocio dos NH-90, onde Portugal ja tinha pago 87M€ num negocio de 420M€ que contava com a manutenção dos helicópteros ate 2020.

Não sei se o Exercito ainda mantém pilotos neste momento.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7934
  • Recebeu: 1268 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5173/-235
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1507 em: Janeiro 10, 2020, 12:59:23 am »
Já uma vez fiz uma pesquisa no DRE entre pilotos com louvor atribuído pela EMA e militares com passagem (precose) à reserva, foi possível constatar que havia vários nessa situação, nomeadamente os da categoria de Sargentos.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1508 em: Janeiro 10, 2020, 01:06:33 am »
O facto de que 3 dos pilotos estão/estiveram na Força Aérea, só prova que não deveria haver problema em ter estes pilotos na FAP a partir do momento em que houvesse helicópteros para as funções pretendidas. Crie-se uma esquadra nova ou não para as aeronaves e respectivas missões, importa é tê-las, operá-las e mantê-las e que a principal função atribuída seja operações com forças terrestres, e igualmente com os Fuzileiros.

E só de pensar que tivemos numa dada altura 15 pilotos de helicópteros sem meios onde eles voarem... agora a dificuldade para ter pilotos em diversas vertentes está cada vez mais presente...
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1509 em: Janeiro 10, 2020, 10:17:52 am »
@CG foste editar o post, meu malandro. Andas a ficar um verdadeiro político. Tens o meu apoio para MDN, ou melhor para MdF que é esse que tem a última palavra em tudo. Fora o Centeno, Charlie ao poder! :D
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1510 em: Janeiro 10, 2020, 01:12:18 pm »
@CG foste editar o post, meu malandro. Andas a ficar um verdadeiro político. Tens o meu apoio para MDN, ou melhor para MdF que é esse que tem a última palavra em tudo. Fora o Centeno, Charlie ao poder! :D

Pfff, ou alinhava com a camarilha ou ainda aparecia a boiar no Tejo  :-X
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1511 em: Janeiro 10, 2020, 01:20:23 pm »
@CG foste editar o post, meu malandro. Andas a ficar um verdadeiro político. Tens o meu apoio para MDN, ou melhor para MdF que é esse que tem a última palavra em tudo. Fora o Centeno, Charlie ao poder! :D

Mentira deslavada! Tinha-me era esquecido dos Alouette III da Marinha Belga que também cabem nos flight decks e hangares das BD e VdG. :mrgreen:


@CG foste editar o post, meu malandro. Andas a ficar um verdadeiro político. Tens o meu apoio para MDN, ou melhor para MdF que é esse que tem a última palavra em tudo. Fora o Centeno, Charlie ao poder! :D

Pfff, ou alinhava com a camarilha ou ainda aparecia a boiar no Tejo  :-X

A inveja é uma coisa tramada...  :mrgreen: ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1512 em: Janeiro 10, 2020, 07:27:17 pm »
@CG foste editar o post, meu malandro. Andas a ficar um verdadeiro político. Tens o meu apoio para MDN, ou melhor para MdF que é esse que tem a última palavra em tudo. Fora o Centeno, Charlie ao poder! :D

Mentira deslavada! Tinha-me era esquecido dos Alouette III da Marinha Belga que também cabem nos flight decks e hangares das BD e VdG. :mrgreen:


@CG foste editar o post, meu malandro. Andas a ficar um verdadeiro político. Tens o meu apoio para MDN, ou melhor para MdF que é esse que tem a última palavra em tudo. Fora o Centeno, Charlie ao poder! :D

Pfff, ou alinhava com a camarilha ou ainda aparecia a boiar no Tejo  :-X

A inveja é uma coisa tramada...  :mrgreen: ;)

Mas os da FAP não cabem pois o helicanhão.......... :nice:

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1513 em: Janeiro 11, 2020, 12:50:07 am »
Se calhar o pessoal vai me bater mas como gosto muito dos navios holandeses...  :mrgreen:

Que tal substituir as 2 BD por duas DZP (como se tem dito aqui e concordo), para missões de alta intensidade, Nato, etc.

E as 3 VdG substituir por 3 Sigma, 3000 ton, uma duzia de ESSM, helicóptero, se forem novas poderem já ter alguma capacidade de transporte de fuzos. Para as missões de media e baixa intensidade.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5356
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1514 em: Janeiro 11, 2020, 10:54:29 am »
Eu continuo achar que tendo em conta que nós temos 5 áreas de protecção (norte, centro, sul, madeira e açores) a Marinha deveria ter as seguintes forças:

- uma fragata para cada zona, sendo a mesma para alta intensidade
- 2 NPO com maior poder de fogo para cada zona
- 1 submarino para cada zona
- 2 helicopteros para cada zona
- 3 AOR (um para os açores, outro para a madeira e um para o continente)

a nível de controlo costeiro
- 4 lanchas para cada zona, tendo as mesmas capacidade anti submarina

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva