E que tal este aqui na FAP?

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Lightning

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« Responder #15 em: Março 27, 2006, 10:59:41 pm »
Citação de: "antoninho"
A FAP já teve um excelente avião de treino (para mim um do melhores) e que abandonou em meia duzia de anos por não ter qualquer artilharia,  apesar de nos estados unidos continuarem com ele e ser modernizado.
Perguntem aos pilotos da FAP que tiveram a sorte de andar nele e logo saberão aquilom que eu digo .
o javelin é muitissimo inferior ao outro avião.

T 38 TALON lembram-se ?

http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=126
 
http://www.warbirdalley.com/t38.htm
 
http://www.is.northropgrumman.com/produ ... 8/t38.html


Comcordo com a excelente qualidade do T-38 que é alias um dos mais bonitos aviões que já estiveram ao serviço da FAP, a sua rápida ascenção e queda nada tiveram a ver com ele propriamente dito, foi antes uma série de acontecimentos que levaram a que tal acontecesse.

Quando se adquiriu o t-38 tinha-se também como projecto adquirir F-5s para esquadras operacionais.

Por fim o F-5 não veio para Portugal porque tinha muito pouca autonomia (nem sei se conseguia chegar aos Açores) e uma capacidade de armamento muito reduzida, sendo nessa época (finais dos anos 70) a maior ameaça para Portugal a presença de navios soviéticos no Atlantico, achou-se melhor ter um avião mais lento e menos manobrável do que o F-5 mas com um maior alcance e com uma maior capacidade de armas e por isso foi escolhido o A-7P Corsair.

Quando os Alemães sairam da Base Aérea de Beja deixaram-nos uns 50 Alpha Jets, por isso com a presença dos Alpha Jet e a não compra de F-5s levou a que os T-38 deixassem de ser úteis.

(Mas concordo que se por acaso ainda se encontrassem ao serviço da FAP bastaria fazer um upgrade.
http://www.airforce-technology.com/projects/t-38/)
 

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Leonidas

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« Responder #16 em: Março 28, 2006, 11:07:33 pm »
Saudações guerreiras.

Epá tanta boca.  :D  

Ora bem, não sei se repararam, mas o objetivo era dar um pouco de continuidade ao raciocínio entre origens civis ou militares do avião que se discute noutro tópico já especificado. Pena não me ter lembrado deste avião há mais tempo, pois tem esta particularidade na sua origem e aquilo que também pretende ser na área militar, ou seja, se alguma vez este avião for utilizado por uma força aérea, a sua origem está no mercado civil e não militar. Não sei muito mais que vocês (peço desculpa se estarei a decepcionar alguém). Mas vai daí e pode-se também matar dois coelhos de uma só cajadada. Foi por isso que o meti ao barulho aqui no fórum.

(Apenas manifesto publicamente a minha inveja por quem tem posses para comprar um pópó como este, mas que não faz o meu género. Confesso que se eu tivesse dinheiro assim, ó … assim… resmas dele, eu escolheria um Mig-21. Gosto bastante dos clássicos da guerra fria. Talvez seja mais barato.)

Não sei qual é a necessidade ou qual será a necessidade da FAP daqui a uns anitos, para substituir a sua frota de Ajet e/ou outros. Penso que ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de escolhas, não só porque existem muitas outras prioridades, mas também porque a frota existente ainda tem que se aguentar bem das “canetas” por mais uma década, no mínimo.  

Olho-o somente como outra proposta interessante, nesta área. Não sei até que ponto a sua origem civil pode ser benéfica no treino de pilotos. Poderá haver alguma vantagem  no seu preço. Talvez ser mais em conta, por comparação com uma aeronave pensada para satisfazer os requisitos puros de treino militar, mas para isso é preciso conhecer valores (pelos menos). Coisa que ainda nem piu...

A aeronave tem menos de um ano de existência e penso que ainda nem sequer vendeu uma única unidade no mercado civil. Coisa que não perde é um evento aeronáutico para promover a sua venda Não sendo nenhum especialista na matéria, não acredito que possa servir como avião de treino avançado como dizem. Acredito sim, que possa ser uma proposta a considerar para o treino básico.  

Penso que se o avião for um sucesso comercial no mercado civil, quem sabem se no do militar possa vir a repetir-se. Não será de espantar que isso possa acontecer com uma operação de markting nada de especial, mas muito eficaz. Ou seja os camones (USAF/Navy/Marines/Army) comprarem uns poucos (mesmo sem necessidade) e dizerem que são bons (e serem, por ex.) e depois é só esperar as restantes encomendas.

Em relação ao T-38 Talon, sem dúvida que foi o melhor avião de treino que Portugal poderia ter. Para mim bate a concorrência, mesmo hoje em dia. Neste momento só são utilizados pelos EUA e Singapura. Este último comprou 30 aviões em 1999, se não me falha a memória.

Cumprimentos
 

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Leonidas

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« Responder #17 em: Abril 03, 2006, 12:05:27 am »
Saudações guerreiras

Coloco aqui algumas coisas que falharam antes. Julguei que tinha tranferido tudo, mas como últimamente ando sempre em contra relógio. por isso...


Citação de: "P. Marques"
Bem onde uns veem um F-14, eu vejo mais um F-5  
Disse um F-14 como também podia dizer um Mig-29 UBT. Tudo por causa da parte da frente (que a acho desproporciona)l em relação ao resto do avião.
 
Citação de: "Antoninho"
Qual deles estás a referir, os da imagem são os mk10, o mk20 não será melhor, com os israelitas a investir não deve ser assim tão fraco pois não?

Será sempre á versão Mk 20 que está já preparada para o treino. A grande diferença deverá ser só a nível de aviónicos, rádios e mais um ou outro sensor especifico. Os motores até são mais potentes e tudo. Para a versão Mk. 30 o motor ainda não está definido.

Citação de: "Tsahal"
Como disse, o Javelin é nas fotografias e ao vivo uma aeronave muito linda mas observando com atenção em frente do mesmo, nota-se que se trata de uma aeronave com muitas fragilidades e limitações.

Como referi antes, o avião ainda só está em fase de promoção. O facto de proporem uma versão de treino militar, para mim é um golpe de mestre. Penso tratar-se de uma revolução até , dado até ao momento ninguém ter feito o mesmo. Se algum dia alguma força aérea o compar e se descobrir que é válido, julgo estarmos perante um outro best-seller.

Citar
Capacidade de armamento meu caro...

Não há nenhuma referencia para armamento, pelo menos, até agora. Talvez só para a versão MK.30.

Citar
Aviation Technology Group
 

Javelin–Englewood, Colo.-based Aviation Technology Group (ATG) in August selected Albuquerque, N.M., as the manufacturing site for the two-seat twinjet Javelin, which might or might not use Williams FJ33 engines (engine selection is now listed as “to be announced”).

This site selection followed the approval by the New Mexico Investment Council of a “significant investment” in ATG earlier this year. Details of the agreement are being finalized. The start-up airplane manufacturer is planning a 100,000-sq-ft facility at Albuquerque Double Eagle II Airport, although operations might begin at a 10,000-sq-ft facility at Albuquerque International Airport.

ATG expects to fly the airplane before the end of this year, with FAA certification following in early 2007. Preliminary specifications of the 5,500-pound-mtow jet include a 530-knot cruise speed, 900-nm NBAA IFR range, an Mmo of Mach 0.975 and a balanced field length of 3,900 feet. ATG claims it holds “letters of intent” for more than 150 copies of the $2.5 million very light jet..


http://www.avtechgroup.com/
Está um video do voo inaugural.


Javelin MK-10 Specifications

Dimensions:
•  Length 36 ft
•  Wing Span 23.25 ft
•  Height 10.5 ft

Capacities:
•  Max Fuel 280 gal
•  Max Baggage 200 lb

Performance:
•  Certified Ceiling 45,000 ft
•  Cabin Pressure Diff. 8.3 psid
•  High Speed Cruise 0.90 Mach
•  Stall Speed, (w/ Flaps) 101 knots
•  Endurance 3.5 hrs at 0.80 Mach
•  Rate of Climb (250 KIAS) 10,000 fpm
•  IFR Range (with NBAA reserves) 1,220 nm (0.80 Mach)
•  Structural Limits (at gross weight) +6g/-3g  

Cumprimentos
 

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Leonidas

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« Responder #18 em: Abril 04, 2006, 09:31:48 pm »
Saudações guerreiras

Segundo estimativas que foram feitas uns anos antes do avião existir, o custo por hora de voo era de 407.12 U$Dólares ou 0.78 U$Dólares por milha sendo o motor do avião o FJ33-4, o avião atingindo uma velocidade de ponta de 0.96 Mach e tendo um raio de ação de 1500 milhas naúticas.  

Cumprimentos
 

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Rui Elias

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« Responder #19 em: Abril 07, 2006, 04:21:43 pm »
Eu, por mim, mantenho-me na minha:  

 :oops:

Portugal tem uma Força Aérea de ataque e superamcia muito pequena para se dar ao luxo de ter uma esqudra dedicada para treino avançado, e gastar milhões em treinadores avançados.

Mais valia que se comprassem aviões de ataque ao solo (os eternos AMX) e que servissem para treinamento avançado, constituido -se numa esquadra 815 ou 20 unidades).

Ou uma terceira esquadra de F-16 que servisse para esse efeito, e que em caso e urgência e necessidade, fossem rapidamente convertidos para aviões militares que contribuissem para a defesa do território, ou afirmação de soberania.
 

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luis simoes

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javelin ou outro? para substituição do alphajet
« Responder #20 em: Abril 08, 2006, 02:15:14 am »
Desculpa dizerte uma coisa  mas esse javelin não passa de um mero projeto da eads-casa na fase inicial e te garanto que o nosso alphajet o põe a um canto quer em velocidade quer em computador de tiro quer em consumo raio de acção,  o alpha tem provas dadas no mundo pois muitas potencias o usam na preparação de seus pilotos e não se esqueça que o computador de tiro é superior a alguns caças mais afamados caso do F-16A etc...O ALPHAJET É um avião superior por exemplo ao Bae Hawk,Aero L-39 Albatros, ao espanhol AVIOJET AO AEROMACHI ENFIM SÓ ULTRAPASSADO PELO MITSUBISHI T-2 E SÓ É ULTRAPASSADO PELA VELOCIDADE ISTO DENTRO DOS AVIOES DE TREINO....UM PEQUENO Á PARTE O MIRAGE 2000 PARA MIM SERIA O MAIS INDICADO PARA UMA POSSIVEL SUSTITUIÇÃO  É  UMA AERONAVE EM TUDO PARECIDA AO NOSSO F-16 E EM CERTOS PONTOS MUITO SUPERIOR AO NOSSO FALCÃO...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Lightning

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Re: javelin ou outro? para substituição do alphajet
« Responder #21 em: Abril 08, 2006, 11:09:47 am »
Citação de: "luis simoes"
Desculpa dizerte uma coisa  mas esse javelin não passa de um mero projeto da eads-casa na fase inicial e te garanto que o nosso alphajet o põe a um canto quer em velocidade quer em computador de tiro quer em consumo raio de acção,  o alpha tem provas dadas no mundo pois muitas potencias o usam na preparação de seus pilotos e não se esqueça que o computador de tiro é superior a alguns caças mais afamados caso do F-16A etc...O ALPHAJET É um avião superior por exemplo ao Bae Hawk,Aero L-39 Albatros, ao espanhol AVIOJET AO AEROMACHI ENFIM SÓ ULTRAPASSADO PELO MITSUBISHI T-2 E SÓ É ULTRAPASSADO PELA VELOCIDADE ISTO DENTRO DOS AVIOES DE TREINO....UM PEQUENO Á PARTE O MIRAGE 2000 PARA MIM SERIA O MAIS INDICADO PARA UMA POSSIVEL SUSTITUIÇÃO  É  UMA AERONAVE EM TUDO PARECIDA AO NOSSO F-16 E EM CERTOS PONTOS MUITO SUPERIOR AO NOSSO FALCÃO...


Todos tem direito à sua opinião mas pensava que o Javelin era americano.

http://www.airforce-technology.com/projects/javelin/
 

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Marauder

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Re: javelin ou outro? para substituição do alphajet
« Responder #22 em: Abril 08, 2006, 11:45:40 am »
Citação de: "Hélder"
Citação de: "luis simoes"
Desculpa dizerte uma coisa  mas esse javelin não passa de um mero projeto da eads-casa na fase inicial e te garanto que o nosso alphajet o põe a um canto quer em velocidade quer em computador de tiro quer em consumo raio de acção,  o alpha tem provas dadas no mundo pois muitas potencias o usam na preparação de seus pilotos e não se esqueça que o computador de tiro é superior a alguns caças mais afamados caso do F-16A etc...O ALPHAJET É um avião superior por exemplo ao Bae Hawk,Aero L-39 Albatros, ao espanhol AVIOJET AO AEROMACHI ENFIM SÓ ULTRAPASSADO PELO MITSUBISHI T-2 E SÓ É ULTRAPASSADO PELA VELOCIDADE ISTO DENTRO DOS AVIOES DE TREINO....UM PEQUENO Á PARTE O MIRAGE 2000 PARA MIM SERIA O MAIS INDICADO PARA UMA POSSIVEL SUSTITUIÇÃO  É  UMA AERONAVE EM TUDO PARECIDA AO NOSSO F-16 E EM CERTOS PONTOS MUITO SUPERIOR AO NOSSO FALCÃO...

Todos tem direito à sua opinião mas pensava que o Javelin era americano.

http://www.airforce-technology.com/projects/javelin/



x2!

(tanta gritaria...faz-me lembrar a música dos Cebola Mole...Fado "TRAS O MEU PRATO DE TISCAS...O PRATO DE TISCAS!!"  :mrgreen: )

Mesmo que o Alphajet seja mais rápido, que eu tenho as minhas dúvidas, tratasse de aviões já com alguma idade e software inferior a esses novos aviões.