Os 30 F16A/B MLU da FAP

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tenente

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Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2296 em: Julho 02, 2020, 11:21:14 am »
Formação "Missing man" ontem de manhã em Lisboa sobre os Jerónimos em honra das vítimas nacionais da pandemia do Covid-19 (F-16AM 15114, 15136 e o "novo" 15143, F-16BM 15120).








Antes disso sobrevoaram a capital na companhia do P-3C CUP+ 14809.





Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2297 em: Julho 20, 2020, 04:23:03 pm »
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Indonesia offers to buy Austria’s Typhoon jetfighters
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Será que a Áustria não aceitava trocar uns F-16 MLU pelos Typhoon. :mrgreen:
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2298 em: Julho 20, 2020, 04:29:50 pm »
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Indonesia offers to buy Austria’s Typhoon jetfighters
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Será que a Áustria não aceitava trocar uns F-16 MLU pelos Typhoon. :mrgreen:

Os Tranche 1 austríacos? Nem oferecidos, cruz-credo. Agora uns Rafale F4 com Sniper, Exocet, Meteor, Scalp, Mica NG, etc, não diria que não. :mrgreen:
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2299 em: Julho 20, 2020, 04:39:06 pm »
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Indonesia offers to buy Austria’s Typhoon jetfighters
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Será que a Áustria não aceitava trocar uns F-16 MLU pelos Typhoon. :mrgreen:

Os Tranche 1 austríacos? Nem oferecidos, cruz-credo. Agora uns Rafale F4 com Sniper, Exocet, Meteor, Scalp, Mica NG, etc, não diria que não. :mrgreen:


São Tranche 1, mas nunca saem do hangar. :-P

Os Rafale até podia ser F3R e mesmo na versão M(claro que preferia os C) que ficávamos muito bem servido.
 
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2300 em: Julho 20, 2020, 05:17:46 pm »
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Indonesia offers to buy Austria’s Typhoon jetfighters
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Será que a Áustria não aceitava trocar uns F-16 MLU pelos Typhoon. :mrgreen:

Como disseste no outro tópico "era um desperdício de verba". Gastar balúrdios para uma versão que só serve para aparecer nas fotografias, esquece.
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2301 em: Julho 20, 2020, 06:12:10 pm »
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Indonesia offers to buy Austria’s Typhoon jetfighters
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Será que a Áustria não aceitava trocar uns F-16 MLU pelos Typhoon. :mrgreen:

Como disseste no outro tópico "era um desperdício de verba". Gastar balúrdios para uma versão que só serve para aparecer nas fotografias, esquece.

Parece aqueles anúncios do OLX/Standvirtual, não precisas mas parece um bom negocio.

Afinal só um dono, e tem pouco uso, o dono era uma velha que só saia aos domingos para ir as compras. :mrgreen:
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2302 em: Julho 20, 2020, 06:59:02 pm »
Gastar balúrdios para uma versão que só serve para aparecer nas fotografias, esquece.

E se o pessoal se juntar todo, comprar só um, pintar com as nossas cores e oferecer ao Museu do Ar? Não era tanta despesa como comprar todos e manter a voar e o pessoal das fotos ficava contente.  :mrgreen:
« Última modificação: Julho 20, 2020, 06:59:48 pm por Lightning »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2303 em: Agosto 05, 2020, 12:12:14 pm »
Este esquema Have Glass V ficava um espectáculo também nos nossos aparelhos. c56x1








Está a ser aplicada pela SABCA, na Bélgica (responsável pela manutenção dos F-16C/D da USAFE), nas aeronaves ainda estacionadas em Spangdahlem.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2304 em: Agosto 05, 2020, 12:35:09 pm »
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the new Have Glass V, or “Have Glass 5th generation”, the evolution of the standard Have Glass program that saw all the F-16s receiving a two-tone grey color scheme made with a special radar-absorbing paint capable to reduce the aircraft Radar Cross Section. Indeed, all “Vipers” are covered with RAM (Radar Absorbent Material) made of microscopic metal grains that can degrade the radar signature of the aircraft. The Have Glass V is the latest version of the special paint, somehow similart to the one of the F-35 Joint Strike Fighter that has been applied to U.S. F-16s since at least 2012 when it started to appear on the F-16CM (formerly CJ) Block 50 Fighting Falcon aircraft.

"A tinta é mais cara...? Mas...? Usem a antiga - talvez alguém tenha uns restos que possa ceder...? Tinta é tinta e lá em cima parece tudo igual, são tão rápidos" - reacção do Ministério das Finanças  :mrgreen: 
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goldfinger

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2305 em: Agosto 05, 2020, 01:13:37 pm »
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Indonesia offers to buy Austria’s Typhoon jetfighters
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Será que a Áustria não aceitava trocar uns F-16 MLU pelos Typhoon. :mrgreen:

Como disseste no outro tópico "era um desperdício de verba". Gastar balúrdios para uma versão que só serve para aparecer nas fotografias, esquece.

Boa tarde.

Eso no es asi del todo.
Lo T1 espanhois se han modernizado sin problemas y son casi T2.

Pueden llevar IRIS-T, AMRAAM, Designadores Lightening, y toda la gama de LGBs en servicio así como las JDAM.

Tienen limitaciones en ataque a tierra por falta de integración de armamento, pero un T1 con FLIR, 4 AMRAAM C7 y 2 IRIS-T.............el que pueda que lo derribe, ya digo que ni un F18 ni un F16 ni tan siquiera un F15 podría.
En las DACT los tifones espanhois se bajaron del cielo a puñados a los F15 de Lakenheath sin bajas propias.

El Tifón por encima de 25000 pies en aire aire no tiene rival fuera del F22, por no hablar de que tiene supercrucero a 1.6M, con misiles aire-aire

De hecho el Reino Unido emplea sus T1 como defensa aérea y scramble, para lo cual es un avión espectacular.

Aquí la importancia de la altura en A/A:



Las principales limitacionjes de los T1 viene dada por sus buses, limitado ancho de banda y ser muy caro el reemplazo de los buses y ordenadores.
Los cascos con HUD integrado, así como las comunicaciones Link 16 y superiores consumen mucho ancho de banda, y los T1 no tienen esa capacidad ni de refrigeración, mi potencia eléctrica para reemplazar de manera económica esos equipos.

Italia también han pasado sus T1 a una versión llamada ITA Mod 4 que incluye p.ej. el pod Reccelite. Sus EFAs usan GBU-16 y GBU-48 y dicen que la P2E -que tendrán a partir de finales de este año- incluirá el Storm Shadow:

Citar
while the Tranche 1 F-2000s have been upgraded to ITA Mod 4 configuration that allow the use of the RecceLite pod for ISR missions. In terms of armaments the Italian Eurofighter has the AMRAAM missile, and IRIS-T IR-guided missile for air-to-air mission, with the GBU-16 Paveway Laser Guided bomb and GBU-48 Enhanced Paveway Dual Mode (GPS and Laser guided) for air-to-ground. The Phase 2 Enhancement (P2E) package will bring a range of new, long-range capabilities. “P2E is planned to be available from the end of 2020 and will certainly have important and structural improvements that will change the concept of using the Eurofighter.” P2E will increase the air-to-ground capability enabling stand-off targeting of high value assets through the integration of the Storm Shadow cruise missile; while in the air to air domain the addition of the Meteor BVRAAM will augment the BVR capability, providing enhanced capability against a variety of targets such as agile fast jets, Unmanned Air Vehicles and cruise missiles.





https://www.airforce-technology.com/news/spain-receives-first-upgraded-tranche-1-eurofighter-fighter-jet/





Cumprimentos... :G-beer2:
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2306 em: Agosto 05, 2020, 01:46:39 pm »
O problema do Typhoon são as médias e baixas altitudes, onde é claramente inferior ao Gripen, Rafale, F-15, F-16 e F/A-18. Em altitude e a grandes distâncias são todos bons, mas um dogfight real é dinâmico – ou seja, sem as restrições dos treinos entre amigos – e com constantes mudanças de velocidade, altitude e atitude, de modo a manter os níveis de energia necessários para dominar o adversário.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2307 em: Agosto 05, 2020, 07:13:34 pm »
O problema do Typhoon são as médias e baixas altitudes, onde é claramente inferior ao Gripen, Rafale, F-15, F-16 e F/A-18. Em altitude e a grandes distâncias são todos bons, mas um dogfight real é dinâmico – ou seja, sem as restrições dos treinos entre amigos – e com constantes mudanças de velocidade, altitude e atitude, de modo a manter os níveis de energia necessários para dominar o adversário.

Isso é baseado em que?
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2308 em: Agosto 05, 2020, 07:42:31 pm »
O problema do Typhoon são as médias e baixas altitudes, onde é claramente inferior ao Gripen, Rafale, F-15, F-16 e F/A-18. Em altitude e a grandes distâncias são todos bons, mas um dogfight real é dinâmico – ou seja, sem as restrições dos treinos entre amigos – e com constantes mudanças de velocidade, altitude e atitude, de modo a manter os níveis de energia necessários para dominar o adversário.

¿De verdad piensa que un Eurofighter con 40.000 libras de potencia, planos canard, y misiles guiados por casco con 270º de angulo se lo meriendan un F16 o un F18 a baja altura?

He visto muchas veces despegar a los Tifón en Albacete, en los TLP, y en muchos mas sitios, y los he visto despegar en vertical de 0 a 20.000 pies en poco mas de 20 segundos, y virar en un pañuelo, lo he visto despegar a menos de la mitad de distancia que un F16, Tornado o F18, creame si le digo que de eso nada.

F16:

Empuje/peso:
Normal: 0.65
Con postquemador: 1.095

Régimen de ascenso: 254 m/s (50 000 ft/min)

Tifón:

Empuje/peso:
Normal: 0,77
Con postquemador: 1,15

Régimen de ascenso: 315 m/s (62 007 ft/min)

Yo al menos se en que avión querría estar en caso de un dogfight entre un Viper y un Tifón...
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2309 em: Agosto 05, 2020, 10:31:11 pm »
Este esquema Have Glass V ficava um espectáculo também nos nossos aparelhos. c56x1








Está a ser aplicada pela SABCA, na Bélgica (responsável pela manutenção dos F-16C/D da USAFE), nas aeronaves ainda estacionadas em Spangdahlem.

Fazia todo o sentido, para um país que pretende operar os F-16 até 2030+, especialmente trazendo vantagens a nível da assinatura de radar do caça. Mas não me parece que seja sequer provável de acontecer, pelo menos enquanto de um lado (governos) não houver interesse em investir e do outro (FAP) se mantiver o sonho molhado do F-35.

Só de pensar que com 500 milhões, talvez um pouco mais, tinhas a questão dos caças resolvida até 2040 sem grandes problemas, e com estas pequenas melhorias que vão desde a pintura a novo armamento, teríamos uma capacidade apreciável...