Desfile 10 de Junho

  • 226 Respostas
  • 92068 Visualizações
*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #165 em: Junho 15, 2012, 09:11:27 pm »
Citação de: "Lightning"
Só para comparar

Olha que raio de comparação!!
Não queres também comparar  :mrgreen:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #166 em: Junho 15, 2012, 11:12:54 pm »
Citação de: "HSMW"
Olha que raio de comparação!!
Não queres também comparar  :mrgreen:

Tem toda a razão caro HSMW, mas o meu objectivo não era denegrir as nossas tropas, na continuação da conversa de que as nossas tropas deveriam ter uma farda nº2 mais apresentavel, achei interessante por este video como exemplo de fardas apresentaveis de outros exercitos, foi nesse sentido :mrgreen: .
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #167 em: Junho 15, 2012, 11:49:04 pm »
Eu percebi!  E tu sabes tão bem ou melhor ainda que eu como são estas cerimonias.  :wink:
São na minha opinião as mais impressionantes as Russas, Chinesas, Norte Coreanas e as Francesas.
 
Porquê? Talvez ajude ter um local destinado a esse fim, Praça Vermelha, Praça Tiananmen, Praça Kim Il Sung, Campos Elísios, o que aumenta o simbolismo da cerimonia.
Daí a comparação do Carnaval de Torres ao Carnaval do Sambódromo. São locais para criar e aumentar o espectáculo visual.
Por cá a é itinerante o que permite uma aproximação das FA às pessoas mas que coloca a parada num qualquer local alcatroado...

Isto não querendo falar na falta de nacionalismo, patriotismo e valores da sociedade actual.
Talvez algo impossível de existir quando ainda ouço falar em fascistas e rácionários...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7934
  • Recebeu: 1268 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5173/-235
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #168 em: Junho 16, 2012, 12:22:03 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se pelo menos fizessem uma farda n.º2 digna desse nome... :roll:

Nem é preciso "inventar a pólvora" basta acabar com a porcaria à direita e meter uns botões metálicos na da esquerda, prateados para Praças e Sargentos, dourados para Oficiais.







Nesta vê-se bem a diferença, não tem elástico na cintura, os bolsos não fecham com velcro é outro "corte":

 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #169 em: Junho 16, 2012, 01:21:22 am »
Será que durante esses desfiles o narrador fala exclusivamente do orçamento do ministério da defesa?! Onde é gasto? Quanto ganha um praça?... :N-icon-Axe:
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #170 em: Junho 16, 2012, 01:27:31 am »
Voltando atrás:
Para mim é algo próximo do anedótico colocar um homem, ou uma força, numa cerimónia solene a marchar com uma mochila enorme ás costas e cara mascarada.
Se a ideia é passar isto para a imprensa e chegar ao grande publico então sugiro que os mergulhadores desfilem de barbatanas...
Pronto, desculpem, sou um dos que nao gostam nada daquela variedade toda, que considero infeliz, mas é apenas a minha opinião...
::..Trafaria..::
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #171 em: Junho 16, 2012, 01:47:57 am »
Se já é dada pouca importância ao desfile militar do 10 de Junho, pois tal como disse o Crypter o raio da jornalista passou o tempo a falar de dinheiro, sem o aparato e impacto visual que as força equipadas causam no desfile, este seria apenas mais um igual aos outros que decorrem durante o ano (dias das unidades e dia dos ramos das FA)

Quem está no local apercebe-se que é isso e os cânticos que as pessoas gostam de ver. Desta vez até os Comandos cantaram o hino do Comando.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6308
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #172 em: Junho 16, 2012, 10:24:54 am »
Parabéns pelo debate correcto e sem "ideologices". Já vai algum tempo desde que este fórum não tem um assim.

Aqui vão os meus dois centavos; Concordo que desfilar de mochila às costas, camuflado e cara "maquilhada" numa cerimónia solene é algo que roça o parolo extremo. Mas também concordo que o uniforme de "saida" da malta do Exército mais parece uma saca de sarrapilheira, com pouco "brilho" e que pode desmotivar o militar (além de que muita da malta está a precisar de fazer uns crosses a mais, que aquilo não é uma linha de cintura, é a linha do equador).

Como militar da Armada e Fuzileiro, é certo que gostava quando ía para as cerimónias como parte do dispositivo operacional e levava o camuflado, mas a reacção mais entusiasmante da população era, sem dúvida, para o impacto que causavamos com o desfile em Uniforme 4b (Branco).

Tanto que tinha orgulho em andar com ela em publico e, muita vezes, cheguei a ir uniformizado para casa, ao Fim de Semana.

Apesar disso, um desfile aos gritos e todo "kitado" num 10 de Junho, não deixa de ser uma verdadeira parolice e deveriam guardar essas tradições para os dias da Unidade e outras cerimónias próprias.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #173 em: Junho 16, 2012, 12:26:42 pm »
Citação de: "FoxTroop"
Parabéns pelo debate correcto e sem "ideologices". Já vai algum tempo desde que este fórum não tem um assim.

Aqui vão os meus dois centavos; Concordo que desfilar de mochila às costas, camuflado e cara "maquilhada" numa cerimónia solene é algo que roça o parolo extremo. Mas também concordo que o uniforme de "saida" da malta do Exército mais parece uma saca de sarrapilheira, com pouco "brilho" e que pode desmotivar o militar (além de que muita da malta está a precisar de fazer uns crosses a mais, que aquilo não é uma linha de cintura, é a linha do equador).

Como militar da Armada e Fuzileiro, é certo que gostava quando ía para as cerimónias como parte do dispositivo operacional e levava o camuflado, mas a reacção mais entusiasmante da população era, sem dúvida, para o impacto que causavamos com o desfile em Uniforme 4b (Branco).

Tanto que tinha orgulho em andar com ela em publico e, muita vezes, cheguei a ir uniformizado para casa, ao Fim de Semana.

Apesar disso, um desfile aos gritos e todo "kitado" num 10 de Junho, não deixa de ser uma verdadeira parolice e deveriam guardar essas tradições para os dias da Unidade e outras cerimónias próprias.

Concordo plenamente, o tal uniforme de "saída" parece um salsichão... :roll:

Penso que alguém no MdN deveria tomar diligências no sentido de alertar a RTP para o tom quase "depreciativo" que todos os anos nos brinda no 10 de junho..
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #174 em: Junho 17, 2012, 12:34:09 pm »
Sei que não é o Exército mas vou dar o exemplo do que eu conheço, os uniformes da Força Aérea, o que a mim me parece estranho é a tão grande variedade de uniformes, e acho que na Marinha passa-se a mesma coisa, na Força Aérea, os uniformes nº1 e nº2, seja de praça, sargento ou oficial são 90% iguais e usam-se as mesmas peças de roupa, como a calça e a camisa.

Pelotão de cadetes da AFA em uniforme nº1

(uniforme nº1 dos sargentos é praticamente igual, difere em alguns pormenores, não tem espada, a posição das divisas nos braços, a pala do boné é toda preta exepto de sargento-ajudante para cima que já tem o traço dourado igual ao dos oficiais)
(uniforme nº1 dos praças é igual à dos sargentos, mas em vez de chapeu usa bivaque)

Pelotão de praças da Força Aérea em uniforme nº2 (para formatura)

(esta farda difere na nº1 no calçado, no casaco e os sargentos e oficiais passam também a usar bivaque tal como os praças)

Se a farda nº2 for para uso interno, sem estar formado, usa-se o mesmo sapado da farda nº1, qualquer que seja o posto
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #175 em: Junho 17, 2012, 10:22:53 pm »
Devemos ser dos poucos países (fora de Africa) onde as praças não têm a dita farda nº1. Mas isso eu até compreendo, é cara; o que não aceito é que existam diferenças substanciais a partir daí ... é anedotizar o sentido da palavra uniforme e do que ela representa - enfim, Portugal.

Nesse aspecto a "minha casa" é um exemplo, as diferenças maiores são as que estão nos ombros ... e há uns poucos detalhes mais sem relevância de maior ou visibilidade.
::..Trafaria..::
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1686
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #176 em: Junho 18, 2012, 09:49:20 am »
Citação de: "Trafaria"
Devemos ser dos poucos países (fora de Africa) onde as praças não têm a dita farda nº1. Mas isso eu até compreendo, é cara; o que não aceito é que existam diferenças substanciais a partir daí ... é anedotizar o sentido da palavra uniforme e do que ela representa - enfim, Portugal.

Nesse aspecto a "minha casa" é um exemplo, as diferenças maiores são as que estão nos ombros ... e há uns poucos detalhes mais sem relevância de maior ou visibilidade.

Atenção que na força aérea os praças têm uniforme nº1, claro que em vez do boné usam o bivaque.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

PILAO251

  • 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #177 em: Junho 18, 2012, 06:16:30 pm »
Caros Srs
É com prazer que tomo nota de algumas críticas aos desfiles do 10 de Junho.
Isto porque, por contingências da "bidinha" fiz 5(cinco) 10 de Junhos, 67-71, e tendo marchado sob 2 Bandeiras, a 3ª não conta porque, no verdadeiro sentido da palavra, não marchei, palmilhei picadas, noto 2 pormenores que destoam.
A ver:- Nos tempos( como diz o Angolano), o pessoal formava por alturas, tanto aqui como além-Pirinéus,(alias lá ainda é assim) não como hoje em que aquilo é uma linha de crista, uns prá cima, outros pra baixo. Pior que uma folha de serra.
A questão das mochilas e caras pintadas, dá um ar pouco convincente, algo terceiro mundista, alguém alvitrou que no dia da Unidade sim, eventualmente, mas no Dia de Portugal, o que se deveria pretender, seria marcialidade, aprumo( o levantar da mão á altura correcta), o passo correcto, não mandar as pernas prá doca, as alturas da formatura com uniformidade, os uniformes vincados, coisa impossível( ou quase) nos camuflados.
Creio que a razão do desfile de camuflado, hoje, passa por uma medida economicista, é mais barato.
Independentemente do empenho individual de cada participante, aquilo tem um ar de tropa fandanga.
Posso estar errado, mas tenho a sensação que nos treinos( se é que há), ninguém manda um par de berros ou um pontapé no cú aos gajos que não levantam a mão até á altura do ombro, ou andam com o passo á esquentamento.
Será que o 10 de Junho na Av. da Liberdade em 70s era mais fácil que a voltinha dos Jerónimos.

Saúde e desporto
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #178 em: Junho 11, 2013, 01:16:31 am »
10 de Junho 2013, acordei, liguei a tv e ainda vi parte da cerimonia (por sorte uns 5 minutos antes do desfile, mas também é a única parte que me interessa ver :twisted: .

2 - No desfile dos OE, tenho um ponto positivo e negativo, o positivo é que pareceu-me ver um sniper com ghillie suit amarelo, para deserto digo eu, e o negativo é que acho que não desfilaram o pessoal de guerra na neve, com os fatos brancos, skis às costas, etc, ficava fixe, destoava de toda aquela tropa de verde :D .

3 - Ponto positivo também para a PA, não tava a contar, após o desfile da Brigada de Reacção Rápida, o desfile de uma força da PA com UPF e equipas cinotécnicas.

PS: Claro que passei a hora do almoço a criticar a falta de meios aéreos, "nem 2 míseros F-16 no fim do desfile, andam a contar os cêntimos todos, estes miseráveis, bla, bla, bla" :shock: ) na parte da homenagem aos mortos, mas essa parte não vi porque ainda estava a ressonar... :oops: .

Algumas fotos, pela Força Aerea
http://www.flickr.com/photos/forcaaerea ... 005830107/
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Desfile 10 de Junho
« Responder #179 em: Junho 11, 2013, 05:41:37 pm »
Gostava de ver aquela gente toda fardada de igual, bem ataviada, roupa vincada, formados por alturas e marcha garbosa.
O pessoal tende a esquecer que o Dia de Portugal não é o dia das Forças Armadas, mas parece.
::..Trafaria..::