ForumDefesa.com

Economia => Portugal => Tópico iniciado por: André em Setembro 02, 2007, 01:29:44 pm

Título: Arquipélago da Madeira: Notícias
Enviado por: André em Setembro 02, 2007, 01:29:44 pm
Expo Porto Santo com cerca de 120 empresas

Citar
Cerca de 120 empresas dispostas em mais de quatrocentos stands participam a partir de hoje na décima edição da Expo Porto Santo/Nautitur, a maior mostra do tecido empresarial da Ilha Dourada.

A iniciativa é organizada pela Associação Industrial e Comercial daquela ilha do arquipélago da Madeira e tem como novidade a participação do Menino Azul, o Emanuel Silva, a criança de 12 anos que sofre de Síndroma de Alagílle e Tetratologia e da sua mãe, Helena Silva, que irá pintar quadros com as mãos.
Das empresas participantes, envolvendo 16 sectores de actividade, 42 são do Porto Santo, 45 da Madeira, 36 são do continente e nove estrangeiras.

A mostra realiza-se este ano num novo espaço, o pavilhão multiusos do Porto Santo, dispondo de uma área de 5.400 metros quadrados e prolonga-se até 05 de Setembro.

A feira será inaugurada pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, que está a passar férias naquela ilha.

O programa prevê ainda a visita ao certame do presidente do Governo Regional de Príncipe, José Cassandra.

Inclui ainda uma série de colóquios informativos sobre «cozinha vegetariana, indiana e alimentação ortomolecular», «os apoios do Instituto Regional de Emprego para a criança de emprego» e «HACCP na restauração, hotelaria e indústria alimentar».

Animação musical, teatro, passagem de modelos, dança e actividades desportivas variadas foram também programadas.

Diário Digital / Lusa

Recorde de passageiros na ligação marítima Madeira-Porto Santo

Citar
O «Lobo Marinho», o ferry-boat que assegura ligações marítimas entre as ilhas da Madeira e de Porto Santo, bateu em Agosto o recorde de passageiros transportados, atingindo as 70.980 pessoas, segundo dados da empresa Porto Santo Line.

Este número evidencia a preferência dos madeirenses e até visitantes pela denominada Ilha Dourada para passar um período de férias.
O navio transportou uma média de 2.300 pessoas por dia e de 825 por viagem, efectuando 86 ligações, as mesmas que realizou em igual mês do ano passado.

No último mês, a Porto Santo Line, a empresa proprietária da embarcação que explora esta linha, emitiu cerca de 35.500 bilhetes, tendo disponibilizado 98.986 lugares, pelo que 71% da oferta foi comprada.

Em termos de receitas, a PSL terá arrecadado mais de dois milhões de euros em Agosto.

De Janeiro a Agosto, o Lobo Marinho transportou um total de 246.252 pessoas, mais 14.953 que em igual período de 2006, o que representa já um aumento de 6,5%.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Setembro 26, 2007, 11:48:34 pm
Liberalização da rota aérea Madeira-Continente «atrasada»

Citar
O processo de liberalização da rota aérea Madeira-Continente, que o Governo anunciou que estaria concluído em Outubro, está «atrasado», devendo estar finalizado «até ao final de 2007», disse hoje fonte oficial do Ministério das Obras Públicas.

A 30 de Julho, no decurso da cerimónia de assinatura do contrato de concessão entre o Estado português e a SATA Air Açores para exploração dos serviços regulares nas rotas Funchal-Porto Santo e Porto Santo-Funchal, o secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, anunciou que a rota aérea Madeira - Continente estaria integralmente liberalizada a partir de Outubro.
No entanto, fonte oficial do Ministério tutelado por Mário Lino disse à Lusa que o processo está «atrasado», uma vez que está «dependente da Comissão Europeia».

«A liberalização do espaço aéreo da Madeira está agora na Direcção-Geral da Concorrência, em Bruxelas, que já aprovou uma parte do processo, faltando ainda aprovar uma segunda parte», explicou a mesma fonte, adiantando que deve estar concluído «até ao final deste ano».

A aprovação da regulamentação da liberalização do transporte aéreo por parte da Comissão Europeia porá fim às actuais obrigações de serviço público no transporte entre o continente e a Madeira, actualmente assumidas pela TAP Air Portugal em code-share com a SATA.

Uma vez publicada a regulamentação o mercado ficará aberto aos operadores que se interessarem em trabalhar na rota doméstica Madeira - Continente, haverá mais concorrência na linha, redução de preços e uma maior dinamização na rota, considera o director regional de Turismo, Paulo Faria.

Actualmente, as viagens dos madeirenses são subsidiadas em 40% do valor do bilhete de avião, num máximo de 118 euros (ida e volta).

O utente madeirense, no entanto, continuará a beneficiar de um subsídio de 60 euros ida e volta que lhe passará a ser atribuído directamente e não à companhia aérea como actualmente funciona.

A companhia aérea de baixo-custo EasyJet, que passará a operar entre a Madeira e o Reino Unido a partir do próximo dia 29 de Outubro, já manifestou o seu interesse em operar nesta linha.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Setembro 27, 2007, 02:18:02 pm
Funchal comemora hoje Dia Mundial do Turismo

Citar
O Dia Mundial do Turismo, que esta qunta-feira é comemorado no Funchal, vai ter como temas de destaque o transporte aéreo e as acessibilidades, áreas transversais, mas decisivas para o sector, disse à Lusa o secretário de Estado da tutela.

Bernardo Trindade sublinhou que o transporte aéreo e as acessibilidades são um factor «fundamental para um país que está numa das extremidades da Europa», e ainda mais relevante para as regiões autónomas, onde o turismo tem um peso crescente na contribuição para a riqueza gerada.
O Dia Mundial do Turismo é assinalado hoje em várias regiões do país, como o Algarve, mas as comemorações, a nível nacional, serão no Funchal, Madeira, contando com a participação do secretário de Estado do Turismo e da secretária Regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante.

A comemoração do Dia Mundial do Turismo é este ano dedicado às mulheres e ao seu papel no turismo, segundo o governante.

Por esse motivo, todas as mulheres receberão uma flor quando desembarcarem nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

Apesar das comemorações oficiais se realizarem na Região Autónoma da Madeira, o Dia Mundial do Turismo será assinalado também em todo o país, com entradas gratuitas nos museus.

Na Madeira, as comemorações oficiais passam pela deslocação de várias personalidades às escolas, para explicar a importância do turismo na região e garantir aos alunos que podem ter garantias de futuro no sector.

O dia será ainda marcado pela realização de um seminário sobre o tema «Transporte aéreo em regiões insulares», que contará com representantes da TAP, da SATA, da Easyjet, da ANA - Aeroportos de Portugal , do Grupo Tui e da Espírito Santo Viagens.

Passará ainda pela visita aos jardins do Imperador, que segundo Bernardo Trindade, «é um ícone da oferta cultural da madeira», e pela distribuição de medalhas de mérito a várias instituições e personalidades.

Este ano, as regiões que mais contribuíram para o crescimento de 12,2 por cento nas receitas do turismo até Julho foram o Alentejo e o Algarve, e o ministro da Economia e o secretário de Estado do sector esperam que o desempenho se mantenha até final do ano.

Bernardo Trindade considerou que a aposta do governo no turismo e a concentração da promoção nos principais mercados emissores de Portugal obteve bons resultados. Destacou o crescimento em mais de 16 por cento dos turistas oriundos de França, em 9 por cento os espanhóis e em 4,6 por cento os ingleses, sublinhando a inversão da tendência de descida que vinha sendo registada com a Alemanha.

A influência das companhias aéreas de baixo custo (low cost) nos resultados foi também destacada por Bernardo Trindade, que citou o crescimento do número de passageiros em 70% no Aeroporto Sá Carneiro (Porto), em 50% no de Lisboa e em 20% no de Faro.

Até ao final do ano, as perspectivas de crescimento para o sector são «muito positivas», afirmou Bernardo Trindade.

Para 2008, a grande aposta do governo vai ser a qualificação dos recursos humanos, a continuação do esforço para aligeirar processos de licenciamento de novas unidades hoteleiras e a dinamização dos fluxos de procura, entre os quais, o investimento na promoção e a captação de eventos.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Setembro 27, 2007, 02:39:53 pm
EasyJet está interessada na rota Lisboa-Funchal

Citar
A easyJet continua interessada na rota Lisboa-Funchal e está disposta a «esperar o tempo que for necessário» até a liberalização do espaço aéreo da Madeira estar concluída, disse hoje fonte da companhia aérea de baixo-custo.
Segundo disse à Lusa fonte oficial do Ministério das Obras Públicas, o processo de liberalização da rota aérea Madeira-Continente, que o Governo anunciou que estaria concluído em Outubro, está «atrasado», devendo estar finalizado «até ao final de 2007».

No entanto, e apesar deste «atraso», a companhia aérea de baixo custo easyJet continua interessada nos voos para aquela região autónoma, motivo pelo qual vai «esperar o tempo que for necessário» até o processo de liberalização do espaço aéreo da Madeira estar concluído.

«O tempo que for necessário é o tempo que se espera», disse fonte da companhia aérea, adiantando que a easyJet está a analisar 15 aeroportos para começar a operar para o Funchal, sendo «o aeroporto da Portela uma das hipóteses» em estudo.

Já a partir de 29 de Outubro, a easyJet vai começar a operar duas rotas para o Funchal, à partida dos aeroportos de Stansted, em Londres, e de Bristol.

A 30 de Julho, no decurso da cerimónia de assinatura do contrato de concessão entre o Estado português e a SATA Air Açores para exploração dos serviços regulares nas rotas Funchal-Porto Santo e Porto Santo-Funchal, o secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, anunciou que a rota aérea Madeira - Continente estaria integralmente liberalizada a partir de Outubro.

Contudo, fonte oficial do Ministério tutelado por Mário Lino disse à Lusa que o processo está «atrasado», uma vez que está «dependente da Comissão Europeia».

«A liberalização do espaço aéreo da Madeira está agora na Direcção-Geral da Concorrência, em Bruxelas, que já aprovou uma parte do processo, faltando ainda aprovar uma segunda parte», explicou a mesma fonte, adiantando que deve estar concluído «até ao final deste ano».

As companhias aéreas TAP, SATA e Portugália asseguram os voos entre o Continente e a Madeira, recebendo do Estado um subsídio por cada passageiro residente na Madeira ou estudante que se desloque entre estes dois destinos.

Actualmente, as viagens dos madeirenses são subsidiadas pelo Governo em 40 por cento do valor do bilhete de avião, num máximo de 118 euros (ida e volta).

O novo modelo assenta na atribuição de um subsídio fixo de 60 euros de uma viagem ida e volta entre o Continente e a Madeira aos residentes e estudantes, cujo pagamento será feito posteriormente através dos CTT, pagando o passageiro ao operador o preço total da tarifa.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da TAP disse que a companhia aérea «acolheu com agrado» este novo modelo, afirmando que se trata de uma «alteração da metodologia» de atribuição dos subsídios que «não prejudica» a empresa e que torna o processo «mais transparente».

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Outubro 22, 2007, 06:56:36 pm
Vinho da Madeira vai ser promovido em 5 cidades europeias

Citar
O Instituto do Vinho Madeira promove a partir de terça-feira uma série de provas profissionais em Londres, Paris, Viena, Berlim e Innsbruck, com o objectivo de divulgar esta produção regional e revitalizar os mercados.

Uma nota hoje divulgada pelo IVBAM (Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira) refere que o périplo começa em Londres, seguindo-se Paris (24 Outubro), Berlim (05 Novembro), Viena (07 Novembro) e Innsbruck (08 Novembro).

As provas profissionais de vinho nas quatro capitais europeias terão lugar nas respectivas embaixadas de Portugal, sendo que na Innsbruck será num hotel da cidade, apoiado pelo consulado português, tendo por objectivo reforçar a notoriedade e presença do Vinho Madeira nestes mercados de exportação.

A mesma informação acrescenta que o programa visa divulgar e promover o Vinho Madeira junto de um público-alvo restrito, incluindo jornalistas, importadores, escanções, membros de clubes de vinhos, e terá uma vertente gastronómica.

Contará com a participação de vários representantes de diferentes exportadores, que apresentarão não só vinhos já disponíveis no mercado, mas outros que farão a «estreia».

As provas terão ainda a apresentação do enólogo madeirense Francisco Albuquerque, que foi eleito o «Fortified Winemaker of the Year» pelo segundo ano consecutivo.

A informação destaca a acção em Paris, durante a qual serão propostas várias combinações dos diferentes tipo de Vinho Madeira com canapés típicos da gastronomia francesa, seguindo-se um cocktail para 200 pessoas.

Realça igualmente a potencialidade de crescimento no mercado austríaco, onde a aposta é na revitalização.

Em termos de importância na exportação, no que diz respeito aos mercados abrangidos pelo programa, em primeiro lugar surge a França com cerca de 970 mil litros, a que corresponde mais de 2,6 milhões de euros, seguindo-se a Grã-Bretanha com 377 mil litros (2,1 milhões de euros), a Alemanha (286 mil litros/mais de 900 mil euros e a Áustria (23 mil litros/ 82 mil euros).

Estas acções estão incluídas no Plano Promocional de Vinho Madeira, um projecto cofinanciado em 65 por cento por fundos comunitários (Feder), no âmbito do POPRAM III, refere a mesma nota.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Outubro 22, 2007, 07:23:43 pm
Governo regional quer «construir» 4 lagoas até 2011

Citar
O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais espera que até ao final de 2011 a Madeira tenha quatro grandes lagoas de retenção e armazenamento das águas das chuvas, para enfrentar problemas de escassez devido às alterações climáticas.

Manuel António Correia preside na próxima terça-feira, nas Águas Mansas, freguesia da Camacha, à cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção da primeira deste conjunto de lagoas.

Esta lagoa destina-se ao armazenamento de águas superficiais provenientes da ribeira da Boaventura e transportadas pela levada dos Eiroses.

A lagoa terá uma capacidade máxima de 214.500 metros cúbicos e a água armazenada garantirá o reforço ao abastecimento público de água potável às zonas altas da freguesia de Santo António da Serra.

Também servirá para a reposição de caudais ao regadio do lanço Sul do Canal dos Tornos, na eventualidade de supressão de água desse canal para reforço do abastecimento público de água potável aos concelhos do Funchal e Santa Cruz, durante o período mais crítico do Verão.

A estas seguir-se-ão a construção de lagoas na Portela e no Paúl da Serra e à recuperação da existente no Santo da Serra.

«Com estas lagoas teremos, directa ou indirectamente, todos os concelhos a Sul beneficiados de água para rega e com valência para consumo humano», disse à Lusa Manuel António Correia.

Para o secretário regional, estas lagoas são «absolutamente estruturantes e decisivas para a Madeira» e permitirão «preparar a Região para o fenómeno das alterações climáticas».

Um estudo encomendado pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais sobre impactos e opções de adaptação às alterações climáticas na Madeira apontam para a possibilidade de ocorrer uma «redução da disponibilidade de água à escala anual».

O estudo foi encomendado ao Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

«As projecções apontam para uma redução significativa do volume de água disponível anualmente para a recarga e para o escoamento superficial de 30 por cento até 2050 e 40 por cento a 50 por cento até ao final do século», salienta o estudo, coordenado pelo professor Filipe Duarte Santos.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Outubro 24, 2007, 10:39:08 pm
Low-cost Aer Lingus inicia ligações Dublin-Funchal no próximo sábado

Citar
A companhia aérea irlandesa de baixo custo (low-cost) Aer Lingus inicia no próximo sábado a ligação directa bissemanal entre Dublin e a Madeira, anunciou a Associação de Promoção da Madeira (APM).
 
Estas novas frequências, com um Airbus 320 com capacidades para 174 passageiros, estender-se-ão até 29 de Março de 2008, mas a APM prevê, no entanto, que possam também manter-se no Verão desse ano.

Os voos serão efectuados aos sábados e às terças-feiras com saída de Dublin às 06:40 e chegada à Madeira às 10:40.

A partida da Madeira tem lugar às 11:30 com chegada a Dublin às 15:30.

A Aer Lingus foi fundada pelo governo inglês em 1936 e serve quase 70 destinos na Europa, Estados Unidos e Médio Oriente, adianta a nota informativa.

Actualmente, a empresa desenvolve um modelo de negócio de companhia "low cost", realizando mais de 70 por cento das suas vendas através do website www.aerlingus.com (http://www.aerlingus.com).

O mercado inglês foi responsável por 45.517 dormidas na hotelaria madeirense em 2006, tendo já registado 27.963 dormidas durante o primeiro semestre de 2007, o que representa um crescimento de 11,6 por cento em comparação com o mesmo período de 2006.

A concretização desta ligação directa entre a Irlanda e a Madeira é o "culminar de um trabalho conjunto entre a Direcção Regional de Turismo, a Associação de Promoção e os Aeroportos da Madeira", sublinha o comunicado.

À chegada do voo inaugural, a companhia aérea e os seus passageiros serão recebidos com o tradicional "aircraft shower", a actuação de um rancho folclórico, a oferta de flores e miniaturas de vinho Madeira, a distribuição de conjunto de brochuras sobre a Região e de vales de desconto para museus e outras actividades.

RTP / Lusa
Título:
Enviado por: André em Outubro 26, 2007, 08:34:32 pm
Jardim lamenta que "dimensão nacional" da Zona Franca não seja reconhecida por políticos portugueses

Citar
O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, lamentou hoje que a "dimensão nacional" do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) não seja reconhecida por responsáveis políticos de Portugal, numa alusão às desconfianças e dificuldades burocráticas criadas pelos sucessivos governos ao longo dos 20 anos da praça madeirense.

Alberto João Jardim presidiu, hoje, à cerimónia evocativa do 20º aniversário da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), empresa concessionária do CINM.

"É pena que muitos responsáveis deste país - e dos irresponsáveis, que são muitos, não vale a pena falar - é pena que não reconheçam plenamente a dimensão nacional do programa político-económico que o Centro Internacional da Madeira consubstancia", declarou.

O governante madeirense lamentou ainda os vários bloqueios com que o CINM se viu confrontado aos logo destes 20 anos de actividade "por causa da suspeição provinciana em vários meios nacionais, pelo facto de se tratar de autoria, origem e localização insulares e, politicamente, de uma iniciativa da Madeira Autónoma".

"Exemplo disto - enumerou - são os casos do "Pagamento Especial por Conta" e do aumento da taxa do IVA, duas situações que, inadmissível, incompetente e ruinosamente, de maneira drástica, afectam a confiança dos operadores económicos e dos mercados no Centro Internacional, bem como estrangulam directamente a competitividade internacional da Região Autónoma da Madeira".

Por isso defendeu que a Madeira "não abdicará de conquistar os meios constitucionais, legais e institucionais, para definir e conduzir uma política que seja de facto autónoma, designadamente também nos planos económico e fiscal".

"Uma política que, concretizando o princípio da unidade diferenciada no seio nacional, de uma vez por todas, permita ao povo madeirense, encontrar as suas soluções próprias, que se coadunam com as realidades regionais e com a satisfação sócio-económica das suas necessidades", disse ainda.

O presidente do Conselho de Administração da SDM, Francisco Costa, fez uma resenha histórica da criação do CINM tendo salientado que o caminho percorrido "não foi, contudo, isento de obstáculos em muitos casos despropositados, inoportunos e dispensáveis.

"Sabe-se como os processos que comportam um elevado índice de inovação - e este foi certamente o caso - e mesmo que não contendam com legítimos interesses de terceiros - esta também foi e é a situação existente - têm uma forte propensão para provocar dúvidas, interrogações e resistências primárias, na maioria das vezes geradas por atavismos culturais, desconhecimento de causa, insensibilidade perante realidades económicas e sociais em mutação ou mera fixação em rotinas burocráticas, processuais ou administrativas", sublinhou.

Para Francisco Costa, "o Centro Internacional teria hoje seguramente atingido patamares mais elevados de desenvolvimento com ainda maiores efeitos positivos na Região caso este fenómeno de dificuldades internas artificialmente criadas tivesse tido menor expressão".

Criada em 1984, a SDM viu-lhe ser atribuída, em 1987, a adjudicação da concessão da exploração da Zona Franca da Madeira em regime de serviço público por um prazo de 30 anos.

De acordo com dados de Setembro deste ano, nas suas quatro componentes - zona franca industrial, serviços internacionais, serviços financeiros e registo internacional de navios - as empresas sedeadas no CINM totalizam um capital social de 11,176 mil milhões de euros, através de 3.716 sociedades.

É ainda responsável pela criação de três mil empregos nas suas várias vertentes, 772 dos quais na Zona Franca Industrial cujas 47 empresas representam um investimento de 157 milhões de euros.

Diplomas comemorativos a empresas e a distinção de algumas personalidades marcaram ainda a sessão comemorativa dos 20 anos da SDM.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Outubro 27, 2007, 07:57:27 pm
Mais de 2.500 lugares em voos semanais que ligam a Madeira a cinco capitais europeias

Citar
Quatro companhias aéreas estrangeiras garantem a partir de hoje uma oferta de mais 2.500 lugares semanais para a Madeira, com cinco novas ligações a cidades da Europa, destaca uma nota distribuída pelos Aeroportos da Madeira.

No Aeroporto do Funchal aterrou hoje o primeiro destes voos, um Airbus 320 da Aer Lingus, a companhia que efectuará uma ligação directa bissemanal entre Dublin e a Madeira.

O avião chegou com a lotação esgotada (174 passageiros) e foi recebido com o tradicional "aircraft shower" (banho).

Esta ligação entre a capital irlandesa e a Madeira acontece devido a um trabalho conjunto entre a direcção regional do Turismo, a Associação de Promoção e os Aeroportos da Madeira na divulgação da Região.

O responsável pela Associação de Promoção da Madeira, Oto Oliveira, destacou que "é importante para a Madeira o mercado irlandês que está a crescer em termos turísticos na Europa, o poder de compra dos irlandeses tem vindo a crescer muito nos últimos anos e a economia daquele país está fantástica".

"Achamos que é fundamental para a Madeira captar este novo mercado que também vai aumentar o Inverno, vai trabalhar com produtos interessantes, nomeadamente o golfe, sendo que os irlandeses são adeptos e vão maravilhar-se com os nosso campos de golfe", realçou.

O mercado irlandês representou, em 2006, cerca de 45.500 dormidas na hotelaria madeirense, tendo registado cerca de 28 mil durante o primeiro semestre deste ano, o que representa um crescimento de 11,6 por cento.

Esta operação da companhia irlandesa para a Madeira está programada às terças-feiras e sábados, até 29 de Março de 2008, podendo prolongar-se durante o Verão.

Dublin-Madeira é assim a primeira de um conjunto de ligações directas que se iniciam, estando previstas novas operações de carácter regular directo com outros cidades europeias, designadamente Bristol, Londres, Copenhaga e Edimburgo.

Segunda-feira, acontece a estreia da Easyjet que ligará diariamente a Madeira ao aeroporto londrino de Stansted e a Bristol, todas as segundas, quintas e sábados, utilizando um Airbus A319.

Neste mesmo dia regressa a Sterling, que assegurará uma nova linha entre a região e Copenhaga (Dinamarca), todas as segundas-feiras, com um Boeing B737.

A partir de 05 de Novembro será a vez da companhia escocesa Flyglobespan que passará a efectuar um voo directo desde a cidade de Edimburgo.

Por seu turno, o operador turístico Itaka vai garantir às sextas-feiras uma ligação com a capital da Polónia, Varsóvia.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Outubro 28, 2007, 06:59:22 pm
Madeira precisa de 30 milhões de euros para não perder ajuda comunitária para a agricultura

Citar
O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Manuel António Correia, alerta que o arquipélago precisa de arranjar 30 milhões de euros para poder cumprir os investimentos na agricultura do pacote financeiro 2007-2013, devido à nova Lei de Finanças Regionais.

Essa necessidade advém do facto de, na anterior Lei de Finanças, a componente nacional (15 por cento) dos programas comunitários para a agricultura era da responsabilidade do Estado e que, agora, face à nova Lei de Finanças, passou a ser da incumbência do Orçamento Regional.

Manuel António Correia diz-se satisfeito com os apoios da União Europeia para a agricultura madeirense, que passaram de 110 milhões de euros do III Quadro Comunitário de Apoio para 175 milhões de euros no actual, mas condena a posição do Governo da República, que "porta-se mal com a Madeira", disse à agência Lusa.

Adiantou ainda que o Governo da República tem também uma dívida de 30 milhões de euros para com a Madeira por ter decidido que não suportaria a componente nacional dos apoios comunitários nos programas agrícolas, assumidos pelos anteriores governos de Durão Barroso e Pedro Santana Lopes mas que igualmente não foram pagos por estes.

"Vamos colocar o Estado em Tribunal, já contactamos advogados", referiu.

"A Madeira já perdeu 30 milhões do Quadro Comunitário de Apoio anterior que este governo não quis suportar e prepara-se para ser penalizada em mais 30 milhões de euros pelo facto da nova Lei das Finanças imputar à Região os outros 15 por cento necessários para concretizar os investimentos do pacote agrícola", concluiu.

O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, inaugura amanhã duas explorações agrícolas no concelho de Santana.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Novembro 11, 2007, 08:37:08 pm
Madeira concede 666 mil euros para promover turismo

Citar
O Governo Regional concedeu à Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeira (APRAM) uma comparticipação de 666 mil euros para promover os mercados emissores que registaram um decréscimo de procura turística e que indiciam potencialidades de crescimento.

As campanhas a desenvolver pela APRAM, determina uma Resolução do Governo Regional da Madeira, consistem na escolha de meios e «lay-outs» adequados «a alterar a percepção do mercado sobre o destino Madeira mostrando o potencial de novos produtos e apresentando outros segmentos de procura, divulgando, assim, um destino activo, moderno, jovem e com actividades para todos».

Este protocolo vigorará até 30 de Março de 2008.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Novembro 12, 2007, 07:03:12 pm
Jardim inaugura obras no valor de 18 M€

Citar
O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, inaugura esta semana duas obras no valor de 18 milhões de euros nos concelhos de São Vicente e de Santa Cruz.
As inaugurações dizem respeito à obra de recuperação e ampliação do lanço Norte do sistema de aproveitamento dos Tornos, na Boaventura, em São Vicente (4,5 milhões de euros) e a Estação de Transferência da Zona Leste (ETZL) e a Estação de Triagem (ET), no Porto Novo, em Santa Cruz (13,5 milhões de euros).

O sistema de aproveitamento dos Tornos, construído na década de 1950, é a principal origem de água do eixo Funchal - Machico , onde se concentra 90 por cento da população e se implantam as principais actividades sócio-económicas regionais.

Nele se integram cerca de 70 quilómetros de canal em túnel ou a céu aberto que captam e transferem, para reforço do abastecimento público e do regadio na orla costeira Sudeste da ilha da Madeira, caudais superficiais captados em altitude nas bacias hidrográficas dos concelhos de São Vicente e Santana.

Os trabalhos a cargo da Investimentos e Gestão de Água incidiram na ampliação e recuperação das infraestruturas de captação e de transporte deste sistema , localizados na encosta norte da Madeira, entre a Ribeira João Fernandes e a Fajã das Nogueiras.

A ETZL e a ET constituem duas das instalações do Sistema de Transferência e de Triagem de Resíduos da RAM, que engloba ainda o Centro de Processamento de Resíduos sólidos do Porto Santo e a Estação de Transferência da Zona Oeste.

Estes equipamentos integram-se num projecto global destinado ao tratamento e valorização de resíduos sólidos, na Região Autónoma da Madeira, que corresponde a um investimento global de cerca de 153 milhões de euros co-financiado em 66,7 por cento pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Novembro 13, 2007, 03:35:47 pm
Tráfego aéreo sobe 13%, com operadoras low-cost

Citar
O número de passageiros a viajar para a Madeira aumentou 13% em Novembro graças às companhias aéreas de baixo custo (low-cost), disse à agência Lusa o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

«Os primeiros indicadores mostram uma evolução de 13% e queremos que esta dinâmica se acentue«, afirmou segunda-feira Bernardo Trindade, em declarações à agência Lusa à margem do salão de turismo World Travel Market.

O aeroporto do Funchal recebeu a 29 de Outubro o primeiro voo regular da Easyjet, que opera actualmente ligações low-cost a partir do aeroporto londrino de Stansted e da cidade de Bristol, no sul de Inglaterra.

A Easyjet liga diariamente a Madeira ao aeroporto londrino de Stansted e a Bristol todas as segundas, quintas e sábados.

Alguns dias antes, tinha sido a vez da transportadora irlandesa Aer Lingus iniciar os voos bissemanais entre Dublin e a Madeira, enquanto a dimarquesa Sterling opera um voo semanal às segundas-feiras entre Copenhaga e o Funchal.

A partir de sexta-feira, será a vez das transportadoras Prima Charter e Eurocypria iniciarem viagens semanais entre Varsóvia e Madeira, enquanto a Flyglobespan, uma low-cost escocesa, fará o mesmo a partir de Edimburgo.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Novembro 20, 2007, 03:43:05 pm
Liberalização da rota Madeira-Continente concluída até Março

Citar
O processo de liberalização da rota aérea Madeira-Continente deverá estar concluído até Março de 2008, estando agora dependente do aprovação da Comissão Europeia para as ajudas de Estado, afirmou hoje o secretário de Estado das Obras Públicas.

«Ainda no Inverno IATA (período entre o último fim-de-semana de Outubro e o último fim-de-semana de Março) a liberalização [da rota aérea entre a Madeira e o Continente] será conseguida», afirmou Paulo Campos, à margem da conferência «Diálogo com a Indústria Europeia do Transporte Aéreo sobre Capacidade Aeroportuária», que decorre até quarta-feira, em Lisboa.

Segundo explicou o governante, «a liberalização da rota já foi autorizada pela Comissão Europeia», estando agora o Governo português a aguardar a autorização para atribuir aos passageiros os 60 euros referentes às ajudas de Estado, uma vez que a aprovação da regulamentação da liberalização do transporte aéreo porá fim às actuais obrigações de serviço público no transporte entre o continente e a Madeira, actualmente assumidas pela TAP Air Portugal em code-share com a SATA.

Actualmente, as viagens dos madeirenses são subsidiadas em 40 por cento do valor do bilhete de avião, num máximo de 118 euros (ida e volta).

Com a liberalização, o utente madeirense beneficiará de um subsídio de 60 euros ida e volta que lhe passará a ser atribuído directamente e não à companhia aérea como actualmente funciona.

«Deixamos de pagar às companhias aéreas para pagar aos passageiros, o que permite que os passageiros possam escolher a companhia aérea em que pretendam viajar«, explicou Paulo Campos.


Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Novembro 23, 2007, 09:26:50 pm
400 mil lâmpadas e milhares de metros de mangueiras luminosas iluminam o Funchal do mar à serra

Citar
Cerca de 400 mil lâmpadas e 120 mil metros de mangueiras luminosas enchem a partir de hoje o Funchal de luz e cor, desde o mar às montanhas, no mais importante cartaz turístico da Madeira.

A secretaria regional do Turismo e Transportes investiu cerca de 5,2 milhões de euros nas Festas de Natal e Fim-de-Ano, um programa que se prolonga até 07 de Janeiro e traz à Madeira milhares de turistas e emigrantes.

Os motivos usados na iluminação da cidade apresentam algumas inovações, que vão desde os desenhos a três dimensões a figuras completamente novas executadas pela empresa do Grupo Siram.

Um corredor de luz desenha todo o litoral da baía da capital madeirense, a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, sobressaindo no cais da cidade um grande pinheiro, ladeado por fitas com estrelas.

No porto do Funchal as caravelas dos Descobrimentos "navegam" em luz.

Subindo até à Sé da cidade, anjos tridimensionais preenchem o largo da catedral, e ao longo da rua do Aljube há novos motivos relacionados com o presépio.

Uma das principais artérias, a Fernão de Ornelas, está ornamentada com grandes cestos com frutos, ligados por flores, que conduzem até ao Mercado dos Lavradores.

Um tecto de luz dando a ilusão de um céu estrelado com presentes suspensos foi colocado na rua Câmara Pestana, perto do largo do Colégio, praça onde estão duas gigantescas árvores de Natal iluminadas e com laços.

As decorações das ribeiras da cidade constituem um elemento único, e este ano na de João Gomes podem ser vistos sinos também a três dimensões, enquanto na de Santa Luzia as bolas de Natal iluminam as margens e as pontes.

Os novos motivos chegam também ao jardim do Palácio de São Lourenço, onde foi colocado um presépio tradicional, com um grande Menino Jesus no topo das escadas cujos degraus são decorados com frutos.

Noutra artéria da cidade estão representados aspectos relacionados com o Inverno, como os flocos de neve.

Hoje as luzes acendem-se apenas na Baixa da cidade, uma medida que visa dinamizar o comércio tradicional, mas a 30 de Novembro, o manto de luz estende-se aos arredores, transformando a cidade, desde o mar até à montanha, naquilo que é descrito como um gigantesco presépio.

A 07 de Dezembro, data do arranque oficial da Festa, a cidade ganha uma animação diferente, envolta num cenário natalício criado nas principais placas da avenida Arriagada, largo da Restauração, Assembleia e Jardim Municipal.

Quadros vivos do tradicional Natal madeirense e actuações de vários grupos musicais são uma constante, animação que se estende até à noite do Fim-de-Ano com o conhecido espectáculo de fogo de artifício na baía do Funchal e culmina a 07 de Janeiro, dia em que se apagam as luzes.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Novembro 30, 2007, 05:59:07 pm
Operador TUI Nordic deixa a Madeira por "dificuldades em vender a região"

Citar
O operador turístico TUI Nordic vai abandonar as operações para a Madeira em Outubro de 2008 por estar com dificuldades em vender a Região no mercado escandinavo, disse hoje à Agência Lusa o presidente da TUI Portugal, Duarte Correia.

"Há já alguns anos que o mercado nórdico acusa alguma dificuldade em vender a Madeira devido a uma série de factores transversais como sejam as taxas aeroportuárias, os preços na hotelaria, falta de promoção e o serviço no destino", adianta o presidente da TUI Portugal.

"É o resultado de três anos a sofrer. O operador vinha alegando que estava a perder dinheiro com a Madeira, foi à procura de ajuda, sugeriu a redução de preços e taxas mas como não conseguiu, decidiu abandonar de forma irreversível o destino, transmitiu-me o administrador-delegado na última World Travel Market", acrescenta.

Face à situação, Duarte Correia defende a assumpção de uma atitude pró-activa juntando hoteleiros, agentes de viagens, promoção e os aeroportos da Madeira.

O abandono deste operador turístico charter, após 20 anos de operações, representará uma quebra de 20 mil visitantes por ano do mercado escandinavo (Noruega, Finlândia, Dinamarca e Suécia) para a Madeira.

A TUI Nordic representa 20 a 30 por cento dos escandinavos que visitam a Madeira e o seu abandono significará que a Região passará a estar limitada às operações da Solresor e da Aurinkomatkat relativamente àquele mercado.

"Esta é uma situação desagradável para o turismo da Madeira", refere Duarte Correia.

O presidente da TUI Portugal chama a atenção para a necessidade de "apoiar quem já cá está a operar sem que isso signifique qualquer desmerecimento aos novos operadores que chegam designadamente as low-cost".

"É preciso não criar desequilíbrios entre os operadores novos e os que já cá estão há décadas", realça.

Duarte Correia receia, por outro lado, que a decisão da TUI Nordic possa também arrastar a My Travel que com ele partilha as operações com a Madeira.

Em 2006, a Madeira foi visitada por 74.490 turistas da Escandinávia e, nos dez primeiros meses de 2007, por 60.181

O abandono deste operador foi hoje avançado pelo Diário de Notícias do Funchal.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Dezembro 07, 2007, 06:31:08 pm
Espectáculo de fogo do fim-de-ano no Funchal custará 1,2 milhões de euros

Citar
O Governo Regional da Madeira vai investir cerca de 1,2 milhões de euros no tradicional espectáculo de fogo-de-artifício na baía do Funchal, que assinala a passagem de ano e é considerado o principal cartaz turístico da Madeira.

"Noite de São Silvestre: do Mito à Realidade. Uma Viagem pelo tempo, da Atlântida perdida para a Madeira do futuro" é este ano tema do projecto da autoria da empresa "Macedos Pirotecnia", que venceu o concurso público para a realização que teve três concorrentes.

Este evento, integrado no programa de Natal e Fim-de-Ano, orçamentado num total de 5,2 milhões de euros pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes, é ponto de atracção para milhares de madeirenses e visitantes que enchem por completo as unidades hoteleiras da Madeira.

Segundo dados deste departamento governamental, o espectáculo terá a duração de oito minutos.

O fogo que encherá de luz e cor os céus do Funchal será disparado de 24 postos distribuídos pelo anfiteatro da cidade, sete na orla marítima e baixa citadina e outros seis colocados em plataformas no mar.

Nesta noite é também costume o porto do Funchal ficar cheio de navios de cruzeiro repletos de passageiros, para assistirem a este espectáculo.

São assim aguardados a 31 de Dezembro uma dúzia de paquetes, alguns ficarão no porto e outros ao largo na baía do Funchal, que transportarão cerca de 15 mil pessoas e milhares de tripulantes.

Entretanto, hoje arranca a animação da baixa funchalense no âmbito das Festas de Natal e fim-de-ano 2007, que passa pelo acender do resto das centenas de milhares de lâmpadas e quilómetros de mangueiras eléctricas que enchem de luz o Funchal do mar ao topo da montanha.

Nos arredores da Sé da cidade estão também agora demonstradas as mais importantes tradições natalícias da região, que vão desde a exposição "Menino Jesus do Mundo", a um presépio de Natal, uma retrospectiva fotográfica e uma aldeia etnográfica, onde não falta a gastronomia com a divulgação dos "sabores e aromas da ilha".

Nas placas da avenida Arriada está um "natal dos pequeninos", "um natal branco" e um "presépio barroco".

A partir de hoje a música ecoa igualmente pelos quatro cantos do Funchal, tocada por várias bandas filarmónicas e grupos folclóricos, orquestras e coros, tunas e grupos tradicionais, como é o caso do tradicional grupo dos "Borracheiros do Porto da Cruz" que tiram melodias de búzios.

Estão também previstos espectáculos de bailado, "A Cinderella" no Teatro Municipal do Funchal e concertos pela Orquestra Clássica da Madeira.

A secretária regional do Turismo madeirense, Conceição Estudante, salientou que o principal objectivo é "recuperar a tipicidade da Festa (nome que antigamente os madeirenses davam à quadra natalícia) na região".

Lusa
Título:
Enviado por: André em Dezembro 11, 2007, 03:31:40 pm
Madeira e Canárias querem criar escola para apoiar agricultores na transformação da agricultura tradicional em biológica

Citar
Os arquipélagos da Madeira e das Canárias (Espanha) querem criar uma escola para apoiar os agricultores das regiões da Macaronésia (Madeira/Açores/Canárias) na transformação da agricultura tradicional em biológica.

Este foi um dos pontos analisados num encontro entre representantes do sector das duas regiões autónomas que decorreu hoje no Funchal, no âmbito da visita que uma delegação das Canárias efectua à Madeira e da qual fazem parte representantes dos institutos Canário de Qualidade Agro-alimentar e o de Investigações Agrárias.

No final da reunião, o director da Agricultura madeirense, Bernardo Araújo, salientou que a visita se integra no "esforço conjunto para consolidar a cooperação e desenvolvimento da agricultura e comércio entre as duas regiões".

"Há diversas situações que podem ser potenciadas e trabalhadas em conjunto, até como forma de podermos fazer pressão junto das instâncias comunitárias para diversos problemas que são de cariz estrutural", disse.

Bernardo Araújo referiu que o encontro serviu para "fazer um elenco das questões que gostariam de ver tratadas de forma uniformizada entre as regiões ultraperiféricas".

O responsável acrescentou que este tipo de reuniões será provavelmente ampliado a outros territórios para "poderem trabalhar e encontrar soluções que possam ser vantajosas a vários níveis, como a investigação agrária, comércio e assistência técnica aos produtores".

A possibilidade de juntar esforços na área da agricultura biológica foi outro aspecto avançado pelo responsável do governo madeirense.

Por seu turno, Guillermo Guerra, do Instituto Canário de Qualidade Agro-Alimentar, afirmou que "a Madeira é um bom exemplo de como conjugar a agricultura com a sustentabilidade".

Sobre a criação da escola, disse que "passaria por um assessoramento directo aos agricultores da zona da Macaronésia, ajudando e impulsionando a transformação da agricultura tradicional em biológica e pela certificação dos produtos para facilitar a comercialização".

Nesta visita à Madeira, a delegação canária teve a oportunidade de verificar "in loco" as potencialidades da Madeira e projectos desenvolvidos em matéria de investigação agrária, além de aspectos técnicos e científicos.

Em Fevereiro do próximo ano um grupo da Madeira efectua deslocar-se-á às Canárias com o mesmo objectivo.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Dezembro 12, 2007, 07:35:54 pm
Jornal da Madeira passa a ser gratuito em 2008

Citar
O Jornal da Madeira anunciou hoje que passará a ser distribuído gratuitamente a partir do próximo ano, até porque vai continuar a receber apoios do Governo Regional, segundo revelou hoje o secretário regional dos Recursos Humanos.

O jornal passa a ser, a partir de 1 de Janeiro de 2008, distribuído gratuitamente na Região após 75 anos de existência, avançou hoje a empresa num nota divulgada pelo conselho de administração.

O título, de que o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, já foi director, é o único jornal do país que recebe apoios estatais, tendo o secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, afirmado hoje que o Governo Regional «vai continuar a apostar no projecto Jornal da Madeira».

«Vamos desenvolver a sua reestruturação cuja calendarização aguarda um momento adequado», acrescentou na Assembleia Legislativa durante uma intervenção na discussão do Orçamento Regional para 2008.

O Jornal da Madeira tem sido objecto de críticas da oposição madeirense por ser «um sorvedouro de dinheiros públicos», já que recebe do orçamento regional cerca de 3,5 milhões de euros por ano, tendo inclusivamente o deputado socialista Carlos Pereira desafiado o secretário regional a fechar o matutino e a canalizar aquela verba para programas sociais.

Sob orientação editorial da diocese do Funchal, o Jornal da Madeira é detido, em cerca de 99 por cento, pelo Governo Regional e emprega cerca de 120 pessoas.

O Jornal da Madeira tem sido criticado pelos partidos da oposição por considerarem que o mesmo é controlado pelo Governo Regional e que serve para a propaganda oficial do executivo e do partido que o sustém, o PSD-M.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Dezembro 18, 2007, 07:01:23 pm
Madeira foi região que cresceu mais rápido e pagou o preço do sucesso, diz responsável do QREN

Citar
A Madeira foi a região portuguesa que mais cresceu e um dos territórios comunitários que se desenvolveu de forma mais rápida, afirmou hoje no Funchal o responsável pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Nuno Vitorino falava no Funchal, no âmbito da sessão oficial de apresentação dos Programas Operacionais da Região Autónoma da Madeira para o período de 2007-2013, que representam a transferência de verbas na ordem dos 735 milhões de euros para este arquipélago, o que significa uma redução de 26 por cento em comparação com o quadro comunitário anterior.

"A Madeira distinguiu-se no âmbito das regiões portuguesas por ter sido, no período 2000-2006, aquela que mais cresceu, em que o PIB teve um crescimento mais significativo e mais rápido", disse.

Acrescentou que "mesmo em termos comunitários, para o conjunto da União Europeia, a Madeira foi uma das regiões que registou uma taxa de crescimento mais rápida".

Numa avaliação "externa e objectiva" à realidade madeirense, Nuno Vitorino destacou que a "Madeira teve um desempenho em termos de PIB e noutros domínios, como a coesão social, educação, saúde ou qualificação, fracamente positivo e inquestionável".

Referiu que há 20 anos, uma região como a Madeira, marcada pela insularidade e ultraperifericidade "confrontava-se com o problema crítico de natureza infra-estrutural e de equipamentos públicos".

"A Madeira nos últimos três quadros comunitários de apoio, entre 1989 e 2006, concentrou uma parte significativa dos recursos a esse tipo de finalidade, uma prioridade que considero justificável face aos condicionalismos da região", argumentou.

"Mas superada essa dificuldade, os desafios fundamentais que se colocam a uma economia e a uma sociedade como a madeirense já são de outra natureza, e têm a ver com a capacidade competitiva das empresas e recursos humanos qualificados", opinou.

Para Nuno Vitorino, "este novo ciclo de competitividade e qualificação é menos exigente em termos de recursos financeiros do que o das infra-estruturas", pelo que considera que "a penalização que a Madeira teve agora é compensado pelas realizações que foi capaz de fazer no passado e que neste momento não necessita".

"Em termos comparativos com o passado, a Madeira pagou o preço do seu sucesso", concluiu.

Lusa


...E vai receber fundos na ordem dos 735 M€ até 2013

Citar
A Madeira irá receber fundos comunitários na ordem dos 735 milhões de euros entre 2007-2013, o que representa uma redução de 26% em relação ao quadro comunitário anterior, disse o secretário regional das Finanças madeirense.

Ventura Garcês falava no Funchal, à margem da sessão pública de apresentação oficial dos Programas Operacionais da Região Autónoma da Madeira para os próximos anos, cuja organização é da responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Regional.
O governante enunciou que os apoios serão divididos por vários programas, o Fundo de Coesão (100 milhões de euros), Feder (320 milhões), Fundo Social Europeu (125 milhões), Feader (175 milhões), IFOP (10 milhões) e Cooperação Territorial (5 milhões).

«Conforme está previsto no Plano de Desenvolvimento Económico e Social da RAM, vamos apostar num novo ciclo económico para a Madeira e as verbas serão aplicadas na qualificação das pessoas, na modernização do tecido empresarial, na sociedade do conhecimento e na inovação», adiantou.

«Todas estas são áreas estratégicas para manter a região num patamar de desenvolvimento e crescimento económico e social de forma mais sustentável», realçou.

Ventura Garcês salientou que com base nos critérios da União Europeia, com base a média do PIB per capita, a Madeira já ultrapassou o patamar dos 2,75%, deixou de ser região de Objectivo 1 e «está sujeita às regras comunitárias», pelo que os fundos foram agora reduzidos.

«Esperemos que a UE continue a apoiar as regiões ultraperiféricas, se não for esta questão do PIB para determinar a atribuição de fundos, sejam outras, como por exemplo a dimensão, que representa custos acrescidos por ser um território mais pequeno e de mercado exíguo», defendeu.

O secretário regional das Finanças salientou ainda que a Madeira fica duplamente penalizada porque «vem também menos dinheiro do Estado português».

«O Governo da República prometeu à população que iria contemplar verbas para salvaguardar esta perda de fundos, só que tal não aconteceu e a Lei das Finanças Regionais implicou mais um corte de transferências paras as regiões autonónomas», destacou.

Ventura Garcês defendeu ainda a redução do IVA em todo o território nacional, visto que «muitas empresas e muito consumo em vez de ser feito em Portugal é feito em Espanha, que tem uma taxa muito mais baixa».

«É uma situação que Portugal deve rever», sustentou, acrescentando que se «simultaneamente a Madeira reduzir o valor para 35% irá ao encontro das reivindicações dos empresários da região no sentido de tornar o arquipélago mais competitivo», disse.

Para o governante, essa medida permitiria «aumentar o consumo e a região poderia arrecadar mais receita. Se a Madeira for competitiva a nível internacional, com a diminuição da taxa do IVA, naturalmente, será mais atractiva para empresas internacionais virem e desenvolverem as suas actividades neste território».

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Dezembro 20, 2007, 07:33:16 pm
Ocupação hoteleira a 100% no fim do ano

Citar
As unidades hoteleiras da Madeira vão registar uma ocupação na ordem dos 100% no fim do ano, facto confirmado pela agência Lusa em contactos feitos em diversos hotéis de 3 a 5 estrelas da Região.

Estas ocupações em pleno verificar-se-ão entre 28 de Dezembro e 01 de Janeiro de 2008 e terão a complementar as dezenas de milhares de turistas em trânsito a bordo de 12 paquetes que escalarão o porto do Funchal a 31 de Dezembro.

Os preços para a passagem de ano na Madeira dependem da categoria do hotel mas oscilam entre os 60 e os 3.470 euros, caso a opção seja na suite presidencial do Reid´s Palace Hotel.

Neste hotel, apesar de cobrar também 535 e 695 euros consoante a tipologia do quarto duplo, por noite e em regime de cama e pequeno-almoço, «temos clientes em lista de espera», disse, à Agência Lusa, uma fonte do sector de reservas.

A confirmar ainda a procura pelo destino Madeira nesta época do ano, figura, por exemplo, o caso da Albergaria Dias - a única unidade hoteleira portuguesa a integrar a lista dos 10 Tui Hollys (os dez melhores hotéis do mundo do operador alemão TUI) - que tem, desde Dezembro de 2006, um andar (13 quartos) completamente reservado.

Os quatro hotéis do Grupo Dorisol, os cinco do Éden Mar, os três do Savoy assim como os três da empresa detentora do Windsor, o CS -Madeira e o Tivoli são alguns dos exemplos de unidades que têm já a sua capacidade de alojamento esgotada.

Portugueses, ingleses, alemães, russos, escandinavos são algumas das nacionalidades de turistas que acorrem a esta Região para celebrar a passagem de ano, cujo programa da Secretaria Regional de Turismo e Transportes representa um investimento de 5,2 milhões de euros.

A «Festa», como é conhecido este período na Madeira, culmina com o tradicional espectáculo de fogo-de-artifício de oito minutos, que ilumina a baía do porto do Funchal à meia-noite do dia 31 de Dezembro a partir de quatro dezenas de postos de lançamento, alguns dos quais em plataformas marítimas.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: Supremo Alquimista em Dezembro 26, 2007, 09:21:31 am
Madeira atrai investidores des peso!
Citar

Um dos maiores grupos indianos - Tata and Engineers India - vai adquirir
uma empresa com sede no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM). O negócio,divulgado no 'Economic Times', envolve a formação de uma 'jointventure' com a empresa italiana 'Tecnimont SPA' e tem em vista a
execução de projectos de engenharia, aquisição de materiais e trabalhos
de construção nos Emirados Árabes Unidos.
Esta parceria poderá estender-se a outros países do mundo e à Índia, na área da consultoria de engenharia e de construção, tendo esta 'joint venture' como capital social inicial 200 milhões de euros, sendo que 100 milhões serão subscritos imediatamente.
Os indianos pretendem, assim, crescer com o 'know how' e com a dimensão da 'Tecnimont SPA', uma empresa líder de mercado com forte presença nos sectores do petróleo, gás, petroquímico e químico e que ficará com 70% da quota de acções na 'joint venture' enquanto 'Engineers India' caberá
os restantes 30%.
Segundo é noticiado, o consórcio adquiriu a Lihatonbur-Consultores e
Serviços, Lda, uma sociedade licenciada pela Sociedade de Desenvolvimento da Madeira e a operar no Centro Internacional de Negócios da Madeira no âmbito dos serviços internacionais, nomeadamente na prestação de serviços na áreas da contabilidade, economia, informática e engenharia civil e arquitectura.
Esta opção foi considerada pelos italianos como vantajosa, já que os serviços internacionais oferecidos pela Madeira são considerados competitivos, sendo a Região Autónoma da Madeira apontada como um bom local para registar a empresa do ponto de vista legal, pelo seu regime fiscal,
operacionalidade, bem como pela possibilidade de recrutamento de pessoas habilitadas a trabalhar em serviços internacionais.
De acordo com o que se pode ler no 'Economic Times', a 'joint venture' terá projectos que poderão exceder os 347,2 milhões de euros, sendo propósito da Tecnimont SPA transferir 10% da sua quota a um parceiro local que será definido caso a caso.
Curioso é o facto de a notícia referir-se às dúvidas do Ministro das Finanças do Governo da União Indiana, que terá de autorizar a 'joint venture', mas não apoiou a compra da Lihatonbur-Consultores e Serviços, Lda.
Refira-se, ainda, que de acordo com o 'Economic Times', a Engineers India anunciou uma remuneração accionista de dividendos no valor de 40% no período entre 2007 e o final do próximo ano, o que atesta o crescimento deste país.

PARCERIA LOCAL
São os italianos que o assumem, ou seja, a prestação de serviços internacionais, na área da gestão, consultadoria e prestação de diversos serviços, tem vantagem se envolver um parceiro local. Um repto interessante não só aos operadores do CINM, como a outros investidores
e 'players' que pretendam ganhar dimensão no mercado internacional.

in Diário de Notícias
Título:
Enviado por: André em Janeiro 10, 2008, 08:11:31 pm
Governo Regional da Madeira contra a agricultura geneticamente modificada

Citar
O Conselho de Governo da Região Autónoma da Madeira aprovou hoje uma proposta de decreto legislativo regional que declara a Região zona livre de cultivo de variedades de organismos geneticamente modificadas (OGM).

De acordo com uma nota de imprensa saída da habitual reunião de quinta-feira, a proposta legislativa, a ser enviada à Assembleia Regional, «decorre das especificidades do território, da agricultura e da biodiversidade da Região que, numa lógica preventiva, aconselham à presente iniciativa, que defende a agricultura madeirense e reforça também a atractividade ambiental da Região».

O Governo regional considera que a Madeira «constitui uma zona muito específica no contexto nacional e europeu em termos de actividade agrícola e da paisagem, cuja extrema riqueza genética vegetal aconselha à não introdução de material com OGM».

Desta forma, o executivo pretende estimular os agricultores «a continuarem a prática da agricultura convencional e da agricultura biológica (em crescente expansão), assegurando-se a protecção do riquíssimo património genético».

Na mesma reunião, o Conselho de Governo resolveu adjudicar a obra de redimensionamento da Escola Básica do 1º Ciclo da Lombada, São Martinho, cujo custo ascende a cerca de 1,3 milhões de euros.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: Supremo Alquimista em Janeiro 10, 2008, 08:34:44 pm
Citação de: "Diário de Notícias da Madeira"
Aumento dosalário mínimo regional para o valor de 434,52 euros. Esta é a proposta aprovada pelo Governo Regional, reunido em sessão plenária, a remeter à Assembleia Legislativa Regional que estabelece o salário mínimo a
vigorar na Madeira, em 2008.
Este valor corresponde a "um aumento na ordem dos 2% acima do
valor nacional estabelecido para vigorar em 2008, que está fixado em
426 euros", refere o comunicado do Gabinete da Presidência.
"Contribuir para a melhoria geral dos níveis remuneratórios, pelo
efeito dinamizador que caracteriza a retribuição mínima no contexto
geral dos salários e sobretudo possibilitar a elevação das condições
salariais do conjunto dos trabalhadores que auferem esta retribuição,
no cumprimento da política social e de rendimentos do Governo
Regional", são os objectivos segundo o documento emitido pelo Executivo
madeirense.
Depois de aprovado pela Assembleia Legislativa da Madeira e publicado
no Diário da República e no Jornal Oficial da Região Autónoma da
Madeira, este aumento entra em vigor com efeitos reportados a 1 de
Janeiro de 2008.
Título:
Enviado por: André em Janeiro 12, 2008, 05:10:45 pm
Madeira investe 350 mil euros no cartaz turístico do Carnaval

Citar
A secretaria regional do Turismo madeirense vai investir este ano cerca de 350 mil euros no cartaz de Carnaval cujo programa se desenvolve entre 2 e 5 de Fevereiro no Funchal.

Grande parte deste montante, aproximadamente 273 mil euros, destina-se ao cortejo alegórico que percorrerá as principais artérias da capital madeirense a 2 de Fevereiro, subordinado ao tema «Carnavais do Mundo».

Sete grupos diferentes, compostos por cerca de 1500 figurantes, começaram já a preparar os diferentes projectos que vão fazer alusão a Carnavais na Índia, Veneza, Estados Unidos da América, Espanha, França, e como não podia deixar de ser, Brasil.

A trupe da Caneca Furada com cerca de duzentos foliões vai apostar no Carnaval indiano, enquanto que a Associação de Animação Geringonça composta por 120 elementos escolheu o tema «fantasias do Egipto» e vai apresentar um carro alegórico destacando a esfinge, sem esquecer figuras características daquela civilização, como é o caso de Cleópatra.

«Mardi Grace» é o projecto do grupo Fábrica dos Sonhos, que com cerca de 150 figurantes, apostou no Carnaval norte-americano e desfilará com música e elementos centrados em Nova Orleães.

O calor do Carnaval brasileiro estará representado no corso funchalense pela escola de samba Os Cariocas.

As máscaras e indumentárias do Carnaval de Veneza surgirão com os Fura Samba e os Veteranos da Folia decidiram divulgar sobretudo a noite do Lido, baseando-se em tradições parisienses.

Como vem sendo habitual nesta altura, milhares de residentes e visitantes vão assim encher as ruas do Funchal, onde não faltará a música, cor e animação.

O Carnaval funchalense termina com o denominado Cortejo Trapalhão, uma iniciativa organizada também pela direcção regional do Turismo, na terça-feira (05 Fevereiro) onde muitas centenas de foliões desfilam dando asas à imaginação, aproveitando para caricaturar e satirizar aspectos da sociedade e política.

Mas fora da capital também se brinca ao Carnaval, começando já no final deste mês com a Festa dos Compadres em Santana.

Também em Câmara de Lobos, a Turma do Funil vai desfilar pelas ruas desta cidade com cerca de duas centenas de figurantes cujos fatos e música se relacionam com Carnaval em Espanha.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Janeiro 15, 2008, 07:46:00 pm
Novos hotéis na Madeira vão disponibilizar mais 3.207 camas em 2008

Citar
A construção de quatro hotéis e a remodelação de outras três unidades permitirá à Região Autónoma da Madeira disponibilizar 3.207 novas camas em 2008, a maioria das quais na ilha de Porto Santo.

Numa conferência de imprensa realizada hoje em Lisboa, em vésperas da abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa, a secretária regional do Turismo, Conceição Estudante, adiantou que o próximo ano vai representar uma "nova fase" para o Porto Santo, onde dois novos hotéis serão responsáveis pelo aumento das actuais 1.500 camas para 3.352.

"O objectivo é fazer com que a ilha deixe de ser um destino só durante o período de Verão. Com estes novos empreendimentos, dará um salto em frente, sobretudo na área do bem-estar e dos 'spas'", afirmou a responsável.

No total, a região passará a ter 32.869 camas (contra as 29.662 disponíveis em 2007), que a Secretaria Regional pretende ocupar sobretudo com estadias mais prolongadas do que as habituais, motivadas pela associação da imagem da Madeira com "natureza, clima, beleza, cultura, segurança e hospitalidade".

"Apesar do grande número de portugueses que visitam a Madeira, ainda há um número excessivo ou muito grande dos que a desconhecem. Temos plena consciência que ir para a Madeira tem um custo elevado para uma família do continente, mas queremos que a componente 'férias' aumente e que os profissionais que lá estão dois ou três dias voltem para uma semana com a família", referiu Conceição Estudante.

Por isso, além de uma forte aposta nos principais produtos turísticos locais - actividades ao ar livre e culturais, 'spa', cruzeiros, quintas da Madeira e congressos -, o governo de João Jardim irá concluir, a "muito curto prazo", a liberalização do tráfego aéreo iniciada em Outubro, com a abertura de rotas para o Reino Unido à operadora EasyJet.

O objectivo é agora abrir o espaço aéreo a outras "low-cost", para que os continentais possam gastar menos com a viagem e investir na estada.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Janeiro 27, 2008, 03:27:13 pm
Agricultura biológica é 5% da área cultivável

Citar
A agricultura biológica, que não utiliza produtos químicos, representa 5 por cento da área cultivável da Madeira, mas a sua tendência é de crescimento, impulsionada pelo aumento da procura e pelas exportações, disse à Lusa um responsável pelo sector.

O crescimento da agricultura que não recorre a produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados - a agricultura biológica - é uma realidade «a nível mundial e a Madeira acompanha essa tendência», disse à Lusa o director de Serviços do Desenvolvimento da Agricultura Biológica, José Carlos Marques.

Entre 2000 e 2007, segundo o levantamento realizado pela Secretaria Regional do Ambiente dos Recursos Naturais (SRARN), a agricultura biológica na Madeira cresceu de 22 para 240 hectares e o número de agricultores passou de 17 para 78 (359%).

Este crescimento significa, segundo a SRARN, que 5 por cento da área de cultivo da Região, ou seja, 250 dos seus 5.000 hectares, está convertida à agricultura biológica.

Pastagens, plantas aromáticas, pousio, frutos frescos e horticulturas são as áreas de culturas em produção biológica na Madeira cuja produção e produtos congregam já interesses de empresas do sector agro-alimentar e da comercialização e a procura por parte da indústria hoteleira.

«Há hotéis em que alguns dos segmentos dos seus clientes exigem alimentação à base exclusivamente de produtos derivados da agricultura biológica», revelou o responsável.

A banana, a vinha e a anona são algumas das principais produções da variedade de produtos que a Madeira já produz em matéria de agricultura orgânica.

José Carlos Marques destacou que a agricultura que «recorre muito à informação do passado, mas que aplica uma base científica actual», é muito mais exigente quer do ponto de vista ambiental, quer no da segurança alimentar.

No entanto, «se os custos de poluição na agricultura convencional fossem contabilizados, concluiríamos que a agricultura biológica seria muito mais barata», acrescentou.

«Há terrenos de vinha no Estreito de Câmara de Lobos que não são revolvidos há oito anos devido à fertilidade que as técnicas da agricultura biológica possibilitaram e que excluem produtos químicos e sintéticos como os pesticidas», apresenta como exemplo.

As ajudas da União Europeia, que poderão atingir os 65% a fundo perdido no novo quadro comunitário de apoio, os apoios dos serviços técnicos e científicos da SRARN, as parcerias internacionais como as das regiões da Macaronésia (Madeira, Açores, Cabo Verde e Canárias), nomeadamente na criação de uma escola de agricultura biológica, e a proposta de decreto legislativo regional, já aprovada na Assembleia Legislativa, que declara a Madeira zona livre de cultivo de variedades de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e que incentiva a agricultura convencional e biológica são algumas das medidas potenciadoras do crescimento desta área da agronomia na Região.

«A agricultura biológica faz parte da medida de barómetro de qualidade na Região o que significa um estímulo à produção e uma aposta no futuro», realçou o director regional da Agricultura, Bernardo Araújo, adiantando que os projectos de conversão têm crescido de ano para ano, tendo registado um crescimento médio nos últimos cinco anos de 30%.

Diário Digital / Lusa
Título: Perservar a tradição
Enviado por: Supremo Alquimista em Janeiro 28, 2008, 08:51:25 pm
Citar
São doze as bordadeiras que começam hoje a receber formação em técnicas de Bordado Madeira.
O curso organizado pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato
da Madeira (IVBAM) representa um custo total de 31. 500 euros, sendo
co-financiado a 75% pelo Programa PRIME e 25% através do orçamento
regional.
Durante 36 dias, a formação, que terá a duração de 273 horas,
vai preparar as bordadeiras para ministrarem futuras formações em
técnicas de Bordado Madeira.
A ideia consiste em promover o aperfeiçoamento dos vários pontos do
Bordado Madeira, possibilitando às formandas ficarem habilitadas com o
Certificado de Aptidão Profissional (CAP).
Intitulado 'Formação de Formadores em Técnicas de Bordado Madeira', o
curso decorre, pelas 9h30, no edifício sede do IVBAM, situado à Rua
Visconde Anadia.
Título:
Enviado por: André em Janeiro 30, 2008, 09:06:50 pm
Funchal/500 Anos: Comemorações ao longo de todo o ano

Citar
Cerca de quatro milhões de euros deverão ser investidos nas comemorações dos 500 anos da elevação do Funchal a cidade, que durante todo o ano vão oferecer espectáculos, exposições, provas náuticas e uma atenção especial ao património.

O programa, hoje apresentado em Lisboa, termina a 31 de Dezembro e terá o auge a 21 de Agosto, no Dia da Cidade, data do aniversário, assinalado com o concerto "500 Anos, 500 Vozes".

Ao todo, são 120 iniciativas ao longo do ano.

Para o efeito foi constituída uma empresa municipal, na qual a Câmara do Funchal participa com 2,5 milhões de euros, mas os festejos e as diversas iniciativas que lhes estão associadas contam também com um apoio do Governo Regional superior a um milhão de euros, e de patrocinadores privados, explicou o presidente da câmara, Miguel Albuquerque.

"Gostava de chegar aos quatro milhões de euros", indicou.

A empresa, constituída em 2006 para preparar o acontecimento, cessa a actividade no próximo ano, depois de cumprida a missão, afirmou o seu presidente, Pedro Calado.

Todos os meses haverá uma grande iniciativa e muitas outras ao longo de todo o ano.

O objectivo, segundo os responsáveis, foi juntar todas as instituições oficiais e privadas num grande projecto.

Será divulgado e valorizado o património monumental, museológico e natural e editadas publicações sobre o espólio e história da Madeira, fazendo-se ao mesmo tempo um inventário que permita que este trabalho perdure.

No âmbito das artes, haverá vários espectáculos de música, com destaque para o 9º Festival de Jazz, teatro - incluindo a representação de "Os Miseráveis" - e exposições.

O património natural é também uma forte aposta da região, em termos de qualidade de vida e promoção turística.

A ciência não será esquecida, com a realização de congressos e conferências.

Na área da Acção Social estão previstas actividades para idosos, sobretudo, mas também crianças, que terão igualmente nas escolas acções associadas a estas comemorações ligadas à História do Funchal.

Sob o lema "Funchal uma Ponte para o Mundo", o programa inclui ainda provas náuticas de relevo internacional.

Miguel Albuquerque revelou ainda que este ano o Dia da Marinha será comemorado no Funchal.

A nível institucional, passarão pelo Funchal o Presidente da República, Cavaco Silva, um representante do Vaticano, entre outras individualidades, avançou Miguel Albuquerque.

A História do Funchal enquanto cidade atlântica será contada através de guias e outras publicações a editar, algumas delas sem reedição há muitos anos, como "Saudades da Terra", de Gaspar Frutuoso.

Para dar um carisma especial às comemorações foi criada uma mascote pela estilista Fátima Lopes, que se inspirou no sol e no mar.

"É um boneco fofinho. É assim que vejo a Madeira. A Madeira é simpática e gosta de receber", disse a embaixadora das comemorações, responsável também pelo desenvolvimento do "merchandising".

"Criámos uma loja com vários produtos, que serão todos os meses substituídos por novos produtos", adiantou Fátima Lopes.

O Funchal recebe um milhão de turistas por ano, além de milhares de visitantes dos navios de cruzeiro, números que com estas iniciativas deverão aumentar.

Lusa
Título: Representante vai ter passaporte diplomático
Enviado por: Supremo Alquimista em Fevereiro 01, 2008, 09:52:24 am
Citação de: "Diário de Notícias"
Os representantes da República nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores vão passar a ter passaporte diplomático, segundo um decreto-lei aprovado ontem em Conselho de Ministros.
O decreto visa integrar os Representantes da República para as Regiões Autónomas no elenco dos titulares de passaporte diplomático. O Governo justificou a atribuição dizendo que "se tratam de cargos de representação da soberania da República nas regiões autónomas". O decreto que estabelece o regime jurídico de concessão e atribuição do passaporte diplomático português foi publicado o ano passado.


P.S.: Depois os madeirenses é que querem a independência!
Título: Nova companhia aérea com capitais madeirenses (FlyMI)
Enviado por: Supremo Alquimista em Fevereiro 01, 2008, 09:56:44 am
Citação de: "Diário de Notícias"
Um grupo madeirense é responsável pelo lançamento de uma nova companhia aérea que terá sede na Região Autónoma e cujos aviões ficarão baseados nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.
A notícia foi-nos confirmada pelo comandante de linha aérea Miguel Freitas, actualmente ao serviço da TAP, e que lidera o projecto que se encontra em fase adiantada de execução.
A nova companhia chama-se FlyMI, em que o MI são as iniciais de 'Madeira Islands' (Ilhas da Madeira), designação que surgirá sempre em inglês por uma questão de mercado.
O estudo da nova empresa, nomeadamente quanto aos meios operacionais com que vai actuar, está a ser feito pela construtora norte-americana Boeing, com quem os promotores terão uma reunião na próxima semana. O mesmo acontecerá com o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), com quem já decorreram contactos e em cuja sede, em Lisboa, deverá dar entrada durante o corrente mês o pedido de Certificado de Operador Aéreo (COA), um processo que é demorado e que só é concedido desde que sejam observadas diversas condições e exigências de funcionamento, incluindo a aquisição das aeronaves.
O projecto, que está a ser desenvolvido pela Boeing, prevê a colocação na Madeira de dois aviões B737 de Nova Geração, modelos 700 ou 800, com capacidades para entre 170 a 190 passageiros. Numa fase foram contactados os quatro maiores construtores aéreos mundiais: Boeing, Airbus, Bombardier e Embraer. Os contactos prosseguiram com os norte-americanos, pois são os únicos que terão possibilidade de disponibilizar os aviões ainda este ano, através de empresas de 'leasing'. Com a Airbus e a Bombardier os contactos não prosseguiram, pois desde logo afirmaram a impossibilidade de fornecer aviões de acordo com as pretensões dos promotores da nova companhia. A brasileira Embraer, embora tenha um tipo de avião que poderia se adaptar às linhas domésticas, com lotações até 120 lugares, não deu qualquer resposta.
A FlyMI está a trabalhar com a assessoria de técnicos nacionais que têm desempenhado a sua actividade profissional no estrangeiro. Miguel Freitas confirmou-nos que já foram feitos contactos com pilotos portugueses que deverão enquadrar o quadro de tripulações da companhia e que nos próximos meses serão definidas metodologias de trabalho, de acordo com a evolução do processo junto da autoridade nacional de aviação civil (INAC) e do fornecedor dos aviões (Boeing).
A ideia para a nova companhia é que venha a trabalhar com base na Madeira, dando resposta aos fretamentos ao serviço de operadores turísticos, nomeadamente do Norte da Europa, e às ligações regulares das duas ilhas do arquipélago para Lisboa, aproveitando as novas oportunidades criadas pela liberalização das ligações aéreas na rota da Madeira.
Em termos financeiros, o grupo que meteu ombros a esta iniciativa conta com a parceria e apoio de um dos mais importantes bancos nacionais, com grande implantação na Madeira.

AVIAÇÃO E NEGÓCIOS
A nova companhia adopta, numa fase inicial, a designação 'FlyMI - Aviation and Business'. A adopção das palavras Aviação e Negócios em língua inglesa, revela a tendência da nova companhia aérea madeirense. Há a grande possibilidade de ter no seu COA um segmento de aviação executiva, que será revelada a seu tempo, e que não poderá ser desaproveitada.
A FlyMI já tem um site na Internet (www.flymi.pt (http://www.flymi.pt)) embora ainda em construção. Lá surgirão em breve as novidades que todos aguardamos, à medida que o trabalho de constituição da companhia for evoluindo. Para já está disponível um endereço de correio electrónico.
Título:
Enviado por: André em Fevereiro 02, 2008, 02:34:23 pm
Reunião inter-ilhas na Madeira

Citar
Os parceiros do projecto europeu “Germobanco Agrícola da Madeira” vão reunir-se na nossa Região a partir do dia 17 até ao dia 21. No encontro, vão fazer um balanço do trabalho desenvolvido pelas três regiões envolvidas, visitar alguns campos experimentais na Madeira, reunir com o secretário regional dos Recursos Naturais e Ambiente e ainda com o coordenador regional dos fundos comunitários no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio, a quem serão apresentadas novas candidaturas de apoio.

O anúncio da reunião foi feita ao JM pelo presidente da Associação dos Agricultores da Madeira, que manifestou a sua satisfação pelo facto dos certificados ISO 9001:2001 e 14001:2004 referentes à Gestão de Qualidade e Gestão de Meio Ambiental, terem sido revalidados, abrangendo ainda a “Recolha e Conservação de Sementes e Variedades Agrícolas da Macaronésia. Foram feitas auditorias aos germobancos da Madeira (no último dia 8 de Janeiro), dos Açores e das Canárias.
Na Madeira, são associadas do Germobanco a Universidade da Madeira e a Associação de Agricultores da Madeira que criaram em conjunto o ISOPLEXIS/GERMOBANCO, na dependência da UMa.

A certificação emitida pela empresa Det Norske Veritas, agora revalidada é “um meio para desenvolver uma ferramenta de gestão que assegure a eficácia, qualidade e homogeneidade do projecto, assim como um adequado comportamento meio-ambiental, que seja comum a todos os bancos associados, definindo e documentando os processos de recolha, acondicionamento e conservação das variedades agrícolas”, lê-se no comunicado enviado pela Associação dos Agricultores da Madeira.
Refira-se que os germobancos funcionam como “cofres” de sementes das várias espécies existentes nas Regiões, de modo não só a salvaguardá-las da extinção mas também para virem a ser usadas no futuro em novas produções agrícolas.

JM
Título:
Enviado por: André em Fevereiro 07, 2008, 05:53:36 pm
Secretário deixa convite na Austrália

Citar
Manuel António Correia concluiu ontem uma visita à Austrália, onde se deslocou a convite da comunidade madeirense naquele país, em representação do Governo Regional, para participar nas celebrações do Dia da Madeira e das Comunidades Madeirenses, no passado dia 26 de Janeiro.

Segundo o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, o balanço é positivo, tendo considerado a visita «interessante e muito importante» para a articulação entre os poderes públicos da Madeira e a sua comunidade na Austrália. «Com satisfação, pude constatar que a nossa comunidade está bem e perfeitamente inserida na sociedade australiana», disse o governante, acrescentando que esta é composta essencialmente por uma imensa classe média.
«Há pessoas que têm um nível de vida acima da média mas, genericamente, estão todos integrados numa imensa classe média, com boas condições de vida. Foi com satisfação que pude ver que a comunidade madeirense — a maior entre os portugueses, com cerca de 80 por cento dos residentes e 47 mil inscritos nos consulados — está bem e é muito bem aceite. A Austrália é um país de oportunidades, que aceita muito bem os imigrantes e que reconhece a comunidade portuguesa», enalteceu.

Manuel António diz que, durante a estada, sentiu, nos vários eventos em que participou e que marcaram o Dia da Madeira, que é celebrado por ocasião do Dia da Austrália, essa articulação. «Na comemoração do dia da Região estiveram presentes o ministro dos Transportes australiano, um representante do Governador do Estado da Nova Gales do Sul — dado que as celebrações se centraram em Marryatville, uma cidade junto a Sidney onde estão mais madeirenses — e também o presidente da Câmara local, onde fomos também recebidos. Ou seja, o país recebe bem, a comunidade está integrada, tem um bom nível de vida e são pessoas que, apesar de estarem longe, são tão madeirenses como os que estão cá».

Ao mesmo tempo, Manuel António Correia diz-se satisfeito por ter podido representar todo um povo que está também muito agradecido ao muito que esta comunidade fez pela Madeira. «Os emigrantes têm tido um contributo decisivo no desenvolvimento da Madeira. Numa altura em que, antes da Autonomia, a ilha não dava condições de vida aos seus cidadãos, estes tiveram de emigrar e é espantoso como uma ilha, tão pequena quanto esta, tenha à escala mundial tantas comunidades integradas, trabalhadoras e reconhecidas pelos seus valores e atitude, mas mantendo sempre o amor à sua terra», disse.
Por tudo isto, Manuel António Correia diz não ter encontrado junto dos emigrantes qualquer vontade de abandonar o país para regressar à Madeira. «São pessoas que estão perfeitamente integradas e muitas das quais vão já na segunda e terceira geração e, em alguns casos, na quarta. Algumas estão casadas com pessoas de outras nacionalidades, pelo que a integração é absoluta», disse.

Uma atitude que, de resto, é incentivada pelo Governo Regional. «Achamos que é importante que os nossos residentes no estrangeiros sejam activos e participativos do ponto de vista social e político, porque isso ajuda a integrar. São cidadãos de pleno direito e isso não é incompatível com a ligação à sua terra. Antes pelo contrário, vivemos num mundo global, onde as novas tecnologias, apesar da distância, permitem mais relações, não só económicas e culturais mas também sociais e turísticas».

O governante diz ter aproveitado a viagem para contactar alguns elementos da comunidade, com negócios importantes, nomeadamente, em Sidney e Persei, incentivando-os a investirem na sua terra. «Precisamos, cada vez mais, do investimento privado. Nalguns casos, eles têm um “know-how” importante na área da agricultura e das pescas, especialmente, na área da transformação de produtos agrícolas. Os madeirenses produzem muito bem, mas acho que devemos e queremos melhorar na preparação dos produtos para o mercado para criar mais valias, escoar mais depressa e com mais rendimento. E há empresas de madeirenses na Austrália que têm esta experiência», explicou, acrescentando que há boas possibilidades de a curto-médio prazo se registarem algumas iniciativas nesta área.

Jornal da Madeira
Título:
Enviado por: André em Fevereiro 26, 2008, 03:51:39 pm
Governo regional vai reestruturar sector marítimo-portuário insular

Citar
A secretária regional do Turismo e Transportes garantiu hoje que o sector marítimo-portuário da Madeira passará por uma reestruturação, visando dotá-lo de um "quadro legal e regulamentar claro e inequívoco".

Conceição Estudante foi hoje ao parlamento madeirense, no âmbito do debate parlamentar requerido com carácter de urgência pelo deputado único do PND, Baltasar Aguiar, responder às críticas sobre o funcionamento do sector marítimo-portuário regional.

"Em matéria portuária, a Madeira vive em total ilegalidade", sustenta Baltasar Aguiar, apontando a situação de monopólio em que actua a empresa OPM (Operações Portuárias da Madeira), com base numa licença de 1991 que tinha de ser substituída até 1996, "um título precário, tendo já caducado todos os prazos e até perdeu o objecto porque o porto comercial funciona agora no Caniçal".

O deputado do PND anunciou que não estar disposto a esperar muito mais para que seja reposta a legalidade, adiantando que o partido irá "para os tribunais se não for aberto o concurso público para a operação portuária na Madeira".

A governante madeirense escusou-se a comentar aspectos relacionados com o passado, considerando algumas das acusações "meias-verdades" e realçando estar mais preocupada com o futuro, garantindo que "as reformas far-se-ão a seu tempo e não no "timing" da oposição".

"O desenvolvimento sustentável do sector marítimo-portuário da região terá de passar essencialmente, pela sua reestruturação, pelo seu reposicionamento na conjuntura actual e pela valorização da sua vertente turística", afirmou Conceição Estudante.

Acrescentou que a aposta é "numa coordenação estratégica que promova uma maior competitividade", apontando que serão criadas "condições que reforcem a perspectiva empresarial na gestão das instalações portuárias e a participação privada dos actores e agentes do sector, num quadro legal e regulamentar claro e inequívoco".

"A competitividade dos portos regionais face aos restantes passará pela discriminação positiva das nossas especificidades e pela boa utilização do novo princípio consagrado no Tratado de Lisboa, que salvaguarda a coesão territorial", apontou.

Carlos Pereira do PS/M considerou que "a situação que se vive hoje nos portos da Madeira decorre de uma aselhice do Governo Regional", criticando o "autismo exacerbado" demonstrado para evitar o lançamento de um concurso público para a operação portuária.

"O que é exigido são medidas concretas, que se cumpra a lei e garanta o funcionamento da concorrência", declarou o deputado socialista.

O CDS/PP, através de José Manuel Rodrigues, considerou que "está nas mãos do Governo Regional fazer baixar os pesados custos do portos da região", adiantando que "exigirá sempre que o Estado e a União Europeia apoiem e subsidiem os transportes marítimos para as ilhas".

Leonel Nunes, do PCP, disse que a política do governo para este sector "foi um completo fracasso, um autêntico fiasco que serviu apenas para gastar muito à custa do Orçamento Regional", acusando o executivo madeirense de ser "directamente cúmplice da degradação, do oportunismo, da pouca-vergonha registada na gestão portuária".

"Se a Comissão Europeia apontou como solução favorável à Madeira a estruturação do serviço público para garantir outro controlo dos preços portuários e dos transportes, porque razão não aceitou o Governo Regional essa via?", perguntou o parlamentar comunista.

Élvio Encarnação do PSD/M salientou que o actual programa do Governo Regional prevê, entre outros aspectos, a modernização e melhoria das actuais infra-estruturas portuárias, o desenvolvimento de modelos de gestão integrada, sendo fundamental a padronização de procedimentos entre os diversos intervenientes.

Os custos praticados nos portos da Madeira têm sido uma bandeira do PND que afixou vários cartazes no Funchal denunciando que "são os mais caros do mundo" e representam "negócios de milhões".

Lusa
Título:
Enviado por: André em Março 17, 2008, 09:32:42 pm
Funchal com ligação maritíma semanal ao continente no Verão

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.madeirahelp.com%2Ffiles%2F20060517_01.jpg&hash=87c3284123ec5b217a0a2b475666cc38)

Citar
A Ilha da Madeira vai ter no Verão uma ligação maritima semanal a Portugal Continental, o que já não acontecia há 30 anos, no âmbito de uma rota com as Canárias, foi hoje divulgado pela empresa espanhola que vai assegurar o transporte marítimo.

A companhia "Naviera Armas" vai assegurar durante a época de Verão uma rota que ligará por via marítima as Ilhas Canárias ao Funchal e ao Algarve.

O navio, com capacidade para mil passageiros e que pode transportar automóveis, sairá todas as sextas-feiras (às 16:00) do porto de Santa Cruz de Tenerife com destino à Grande Canária, de onde zarpará às 19:30 para o Funchal, com chegada prevista para as 8:00 de sábado.

A chegada a Portimão está prevista para as primeiras horas da manhã de domingo.

O ferry regressa às Canárias às 10:30 de domingo, chegando ao Funchal segunda-feira de manhã, onde ficará atracado até às 18:00, o que permitirá aos passageiros fazer uma visita turistica à Ilha da Madeira.

A chegada ao porto de Las Palmas está prevista para as 10:30 de terça-feira.

A "Naviera Armas" transportou, no Verão passado, dez mil turistas madeirenses para as Canárias.

A empresa "Naviera Armas" vai ter um outra nova rota de Verão, para Agadir, em Marrocos.

Esta rota vai assegurar a ligação semanal entre as Canárias e as cidades marroquinas de Marraqueche, Casablanca, Fez, Rabat e Tânger.

Esta transportadora marítima , com capital totalmente canário, é a única companhia marítima de transporte de passageiros e de carga que liga todas as ilhas do Arquipélago das Canárias a cinco países - Espanha, Portugal, Marrocos, Mauritânia e Cabo Verde.

Lusa
Título:
Enviado por: comanche em Março 19, 2008, 09:08:58 pm
Madeira: Governo Regional procederá a expropriações, se necessário, para proteger a floresta

Citar
Funchal, 19 Mar (Lusa) - O Governo Regional da Madeira vai mesmo avançar, se necessário, com processos de expropriação de terrenos florestais cujos proprietários não estejam a fazer os necessários trabalhos de conservação, foi hoje anunciado.

De acordo com o director regional das Florestas, Rocha da Silva, que falava no âmbito de uma plantação de árvores nas serras de Santo António alusiva à comemoração do Dia Mundial da Floresta que se assinala sexta-feira, a prioridade do executivo "é o diálogo e que prefere, como está sendo feito neste caso concreto, o arrendamento das parcelas".

"Acontece é que muitas vezes, nas parcelas florestais, por vezes nem sequer existem interlocutores e aí não há outra possibilidade, os terrenos estão abandonados e sucedem-se os incêndios e a proliferação de combustíveis e de plantas nefastas", disse.

O responsável manifestou satisfação pelo panorama da floresta madeirense, enumerando diversas situações: "À falta de números concretos, temos uma perspectiva das imagens via satélite que mostra uma mancha verde na ilha mais significativa do que há alguns anos".

"A floresta laurissilva, património natural mundial da UNESCO que, em 1972, ocupava 12 por cento da mancha florestal, cresceu hoje para os 17 por cento e estas serras de Santo António e São Roque, sobranceiras ao Funchal e que há uma década eram autênticos desertos, estão a tornar-se verdes", salientou.

Nestas serras, situadas a bem mais de mil metros de altitude, acrescentou, "procedeu-se a um aumento da área arborizada em cerca de 410 hectares e à plantação de 426 mil plantas, complementada por 7,6 quilómetros de novos acessos e pela construção de sete pontos de água".

O governante disse, também, que no Paul da Serra foram feitas novas plantações (40 hectares) e que no perímetro florestal do Poiso, que estava sendo atacado por plantas hostis, têm sido plantadas árvores endógenas.

Para o geógrafo e ex-vereador da Câmara Municipal do Funchal Raimundo Quintal, habitual interventor em questões ambientais, "realmente tem havido um crescimento na mancha florestal da Região, tanto na laurissilva como no esforço de reflorestar as serras de Santo António e São Roque".

"O facto de o gado ter sido retirado das serras foi muito importante para esta última situação", lembrou, alertando, contudo, para o caso das serras do Fanal, no norte da ilha da Madeira, "onde o gado bovino ainda pasta à vontade".

Em declarações à Agência Lusa, recordou também o trabalho desenvolvido pela Associação Amigos do Parque Ecológico e disse que "deviam haver mais associações do género, que surgissem não somente para falar e denunciar situações menos boas, mas que fossem intervenientes no terreno".

Pronunciou-se, também, sobre a necessidade de "as autoridades tentarem divulgar e sensibilizar mais os proprietários para os programas comunitários, apoiados pelo Governo Regional, para a manutenção e recuperação das suas parcelas florestais, na criação de riqueza nos sectores hídricos e de oxigenação da atmosfera, factores fundamentais numa altura em que as alterações climáticas são um factor já muito sentido".

Raimundo Quintal concordou com a ideia de que a expansão urbana a sul da ilha tem perturbado a floresta, mas disse que "os Planos Directores Municipais devem ser aplicados", e lamentou a fraca precipitação ocorrida nestes últimos Outono e Inverno.

Título:
Enviado por: André em Abril 29, 2008, 06:16:01 pm
EasyJet transportou mais de 93.500 passageiros nas rotas do Funchal nos primeiros 6 meses de operação

Citar
A easyJet transportou mais de 93.500 passageiros nas rotas do Funchal durante os primeiros seis meses de operação entre três aeroportos ingleses e o aeroporto madeirense, anunciou hoje a companhia aérea de baixo custo.

"Em apenas seis meses de operações, a easyJet transportou de e para o Funchal mais de 93.500 pessoas", informou em comunicado a companhia aérea que a 29 de Outubro de 2007 inaugurou as rotas Funchal - Londres (Stansted) e Funchal - Bristol.

A 31 de Março deste ano, a easyJet passou também a operar uma terceira rota no Funchal, a partir do aeroporto londrino de Gatwick.

Estes valores demonstram, indica a easyJet, que o destino Funchal "se tem consolidado de forma admirável como short-break (estadias de 4 a 5 dias) durante os períodos de férias como foi a Páscoa deste ano".

A rota preferida pelos passageiros da easyJet é Funchal-Stansted com 57.252 passageiros transportados nos primeiros seis meses de operação, sendo que o maior número de vendas foi verificado em Março, quando foram vendidos cerca de 9.000 bilhetes.

No conjunto das três rotas, a easyJet vendeu cerca de 125.500 bilhetes desde Outubro de 2007.

A directora de marketing para Portugal e Espanha, Beatriz Fernandes, citada no comunicado, disse ser previsível "um aumento na venda de bilhetes até ao final de 2008 na ordem dos 15 por cento".

A easyJet também já manifestou interesse na rota entre o Continente a Madeira, que está liberalizada desde o dia 24 de Abril.

A easyJet opera em quatro aeroportos portugueses, sendo líder em número de passageiros transportados em Faro.

No aeroporto da Madeira é a 4ª companhia aérea em termos de número de passageiros transportados.

A easyJet tem a operar 137 aviões em 352 rotas entre 88 aeroportos, em 23 países diferentes.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Maio 06, 2008, 03:47:24 pm
Representantes da Boeing analisam na Madeira venda de aviões a companhia madeirense

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fprisgrowth.files.wordpress.com%2F2007%2F11%2Fboeing-logo.jpg&hash=70afd0c3027af8ce127c0f6d178a60e8)

Citar
Representantes da construtora aérea Boeing estão na Madeira para reunir com responsáveis da empresa Fly.MI (Madeira Islands) para analisar a possibilidade de venda de duas aeronaves para operarem numa possível transportadora madeirense.

Em declarações á agência Lusa, Miguel Freitas, que foi comandante da TAP e é neste momento o rosto da Fly.MI, diz que o estabelecimento de uma companhia aérea madeirense, que foi desencadeado há cerca de um ano "está ainda numa fase de estudo".

Realça que a criação de uma transportadora "é um processo muito complexo e que tudo depende de muitos factores".

Salienta que "nesta fase está a ser feito um estudo, o mais abrangente possível para aferir da viabilidade da criação da companhia".

Miguel Freitas escusou-se a revelar pormenores relacionados com o financiamento da transportadora, garantindo que "se tudo correm bem, dentro de dois ou três meses poderão ser anunciados pormenores, incluindo os parceiros económicos que terão de ser grupos financeiros fortes, mas neste momento não existe nada de concreto".

Destaca que o facto da Boeing ter feito deslocar à Madeira três representantes, designadamente a directora de vendas e os responsáveis pela aérea comercial e de marketing, demonstra que a construtora de aeronaves norte-americana confere "credibilidade a este projecto".

Admitiu que está a ser analisada a possibilidade de aquisição de dois aviões, possivelmente Boeing 737 de nova geração, com opção de compra de mais quatro aparelhos.

Aponta que outros arquipélagos como os Açores e Canárias dispõem de uma companhia aérea, enquanto que "a Madeira ainda não tem e os madeirenses precisam de uma que faça os transportes".

Miguel Freitas refere que apesar do mercado inicial ser a rota Madeira-Continente, a Fly.MI poderá depois voar para outros destinos, visando "criar riqueza para a região, respondendo às necessidades do turismo da região".

"O mercado escandinavo e do norte de Espanha que não têm resposta das grandes companhias aéreas e são importantes para os hoteleiros madeirenses" poderão ser incluídos nos projectos da Fly.MI, disse.

Esclareceu que só depois de existirem as aeronaves é que a companhia poderá desencadear o processo de certificação junto do Instituto Nacional de Aviação Civil.

Conclui mencionando que este projecto é para ser feito de "forma credível, de pés nem assentes no chão, pelo que a avançar deverá ser implementado no espaço de um ano".

A empresa Fly.Mi - Aviação e Negócios tem sede na cidade de Santa Cruz, na Madeira.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Junho 07, 2008, 12:44:24 am
Combustíveis são mais baratos 3,5% que no continente

Citar
A directora regional de Comércio, Indústria e Energia, Isabel Rodrigues, revelou hoje que, em termos médios, os preços de venda final dos combustíveis na Madeira são cerca 3,5 por cento mais baixos que no continente.

Em declarações à Agência Lusa, esta responsável explicou que a redução se deve ao facto de vigorar na Madeira "uma taxa de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) mais baixa e o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) ser de 15 por cento enquanto que no continente é de 21 por cento".

"O ISP fixado na Madeira para a gasolina de 95 octanas é de 0,5650 cêntimos por litro sendo no continente de 0,5829 cêntimos por litro, enquanto que a de 98 octanas tem pouca expressão", disse.

Acrescentou que para o gasóleo este imposto "é de 0,3361 cêntimos por litro e de 0,3644 por litro, respectivamente".

Na Madeira, as estações de serviço da GALP estão a praticar hoje os seguintes preços: gasolina (95 octanas) 1.394 euro/litro, GB Force 1.537 euro/litro e o gasóleo 1.279 euro/litro.

Por seu turno, a Repsol está a cobrar 1.393 euro por cada litro da de 95 octanas, 1.538 pela de 98 octanas (normal) e 1.278 pelo gasóleo.

O Governo Regional já anunciou que não vai "mexer" no ISP para não comprometer os investimentos públicos previstos no programa do executivo para os próximos quatro anos, reforçando ainda esta sua posição por subsidiar os transportes públicos colectivos e o gasóleo para as pescas.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: André em Julho 07, 2008, 07:30:07 pm
Madeira investe 85 M€ em terminal de gás natural liquefeito

Citar
O Governo Regional da Madeira vai investir 85 milhões de euros na construção de um terminal de gás natural liquefeito para produção de energia eléctrica e diminuir a dependência do fuelóleo, anunciou hoje o vice-presidente, João Cunha e Silva.

O terminal ficará situado na zona dos Socorridos e compreenderá uma plataforma (15.000 metros quadrados), um reservatório (20.000 metros cúbicos), bombas, compressores, vaporizadores, bóias de amarração, pipeline submarino e um cais de acostagem de 400 metros.

Para o vice-presidente do Governo Regional, este investimento visa acudir “eventuais emergências” num mundo conturbado e atenuar a dependência da região do petróleo dado que cerca de 80 por cento da energia é de origem termoeléctrica.

“Estamos a antecipar o futuro”, disse João Cunha e Silva, que destacou as vantagens ambientais e económicas desta solução, com uma diminuição de emissões de CO2 de 130.000 toneladas, equivalentes à paragem de cerca de 78 mil viaturas ligeiras.

O seu objectivo prioritário é, no entanto, superar as metas da União Europeia definidas para 2020 – garantir que 20 por cento da energia provenha de fontes renováveis (a Madeira espera ultrapassar essa fasquia já em 2013 com 25,4 por cento); reduzir em 20 por cento as emissões de gases com efeito de estufa face a 1990 e aumentara eficiência energética em 20 por cento.

A Empresa de Electricidade da Madeira espera que em 2012, dos actuais cerca de 950 gigawats/hora (GWH), 337 sejam já derivados do gás natural e a meta é que essa correspondência seja, em 2032, de 275 GWH de fuelóleo contra 1.410 GWH.

A vice-presidência prevê que a procura energética aumente 70 por cento e a procura eléctrica 110 por cento no período 2008 – 2030.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Março 08, 2009, 05:10:51 pm
Jardim inaugura 45 M€ em obras no mês de Março

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, inaugura em Março investimentos no valor de 45 milhões de euros, dos quais 12,4 milhões de euros são de obras públicas, refere o site do executivo madeirense.
«Na Madeira, o presidente do Governo Regional inaugura obras feitas, concretizadas, que derramam na população a sua utilidade e fruição, públicas ou privadas, e não intenções de investimentos que, muitas vezes, não passam disso mesmo como acontece no continente», comentou à Agência Lusa uma fonte do gabinete da Presidência do Governo Regional.

Alberto João Jardim inicia segunda-feira, no Funchal, a primeira das 12 inaugurações que vai presidir até 27 de Março, começando por descerrar a placa evocativa das novas instalações da empresa privada Lubrimade que representa na Madeira a BP Portugal, num investimento de 650.000 euros.

O périplo de inaugurações deste mês termina com a inauguração do Hotel Meliá Madeira Maré Resort & Spa, uma unidade de 5 estrelas com 220 quartos, incluindo 20 suites, num investimento de 32 milhões de euros.

Caminhos agrícolas e municipais, reservatórios e lagoas de captação de águas, lançamento de um vinho de mesa novo, parque infantil e de estacionamento, núcleo bibliotecário e de multimédia, ampliação e redimensionamento de duas escolas são outras obras no rol das inaugurações de Alberto João Jardim.

Os concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Porto Moniz, Santa Cruz e Santana são os itinerários por onde passará Alberto João Jardim.

Lusa
Título:
Enviado por: legionario em Março 08, 2009, 07:00:11 pm
Temos que pôr o Jardim no governo de Portugal :)
Título:
Enviado por: André em Março 08, 2009, 07:17:50 pm
Pelo menos em 30 anos desenvolveu mais o arquipelago da Madeira do que em 40 e tal de Estado Novo ...  :lol:  :lol:
Título:
Enviado por: Duarte em Março 08, 2009, 07:55:57 pm
Citação de: "André"
Pelo menos em 30 anos desenvolveu mais o arquipelago da Madeira do que em 40 e tal de Estado Novo ...  :lol:  :lol:
Título:
Enviado por: P44 em Maio 15, 2009, 10:38:30 am
a hipocrisia do sr. AJJ no seu melhor....

Citar
sexta-feira, 15 de Maio de 2009 | 09:42    
Imprimir Enviar por Email    
Madeira: Jardim promete receber Sócrates de «braços abertos»

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, promete receber, hoje, o primeiro-ministro José Sócrates, que já apelidou de «o pior inimigo da Madeira», de «braços abertos». Isto sem esquecer as reivindicações madeirenses que o Governo Central continua por concretizar.

A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do jornal Público, que recorda que as reivindicações madeirenses foram, na sua maioria, apresentadas ao executivo chefiado por Durão Barroso, sendo que, sobretudo as de natureza financeira, continuam por concretizar.

Jardim, que promete receber o primeiro-ministro de «braços aberto», aposta na «utilidade» da inesperada visita, a primeira realizada por Sócrates a nível oficial no mandato iniciado em Março de 2005.

Porém, por interpostas pessoas, como aconteceu ontem no parlamento madeirense, onde o primeiro-ministro foi apelidado de «mentiroso» e «caixeiro-viajante», Jardim faz repetir os epítetos que dirigiu ao governante socialista, procurando criar o ambiente tenso com que gosta de comparecer à mesa de negociações para condicionar os seus interlocutores.


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=388172 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=388172)
Título:
Enviado por: André em Maio 15, 2009, 12:12:50 pm
Citação de: "P44"
a hipocrisia do sr. AJJ no seu melhor....

Citar
sexta-feira, 15 de Maio de 2009 | 09:42    
Imprimir Enviar por Email    
Madeira: Jardim promete receber Sócrates de «braços abertos»

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, promete receber, hoje, o primeiro-ministro José Sócrates, que já apelidou de «o pior inimigo da Madeira», de «braços abertos». Isto sem esquecer as reivindicações madeirenses que o Governo Central continua por concretizar.

A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do jornal Público, que recorda que as reivindicações madeirenses foram, na sua maioria, apresentadas ao executivo chefiado por Durão Barroso, sendo que, sobretudo as de natureza financeira, continuam por concretizar.

Jardim, que promete receber o primeiro-ministro de «braços aberto», aposta na «utilidade» da inesperada visita, a primeira realizada por Sócrates a nível oficial no mandato iniciado em Março de 2005.

Porém, por interpostas pessoas, como aconteceu ontem no parlamento madeirense, onde o primeiro-ministro foi apelidado de «mentiroso» e «caixeiro-viajante», Jardim faz repetir os epítetos que dirigiu ao governante socialista, procurando criar o ambiente tenso com que gosta de comparecer à mesa de negociações para condicionar os seus interlocutores.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=388172 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=388172)



 :roll:  :roll:  :roll:
Título:
Enviado por: P44 em Maio 15, 2009, 03:36:59 pm
oh André andas a treinar para policia sinaleiro?  :arrow: http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... highlight= (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=6329&highlight=)
Título:
Enviado por: André em Maio 15, 2009, 03:58:04 pm
Citação de: "P44"
oh André andas a treinar para policia sinaleiro?  :arrow: http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... highlight= (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=6329&highlight=)


É simples, aqui é apenas para postar sobre economia, e não sobre política ...  :roll:  c34x  :wink:
Título:
Enviado por: P44 em Maio 15, 2009, 04:28:47 pm
e desde quando é que esta noticia não tem a ver com Economia?

ou o sr. AJJ agora vai dar beijinhos ao Grande Lider por amor?

é mas é para lhe sacar mais uns milhare$....

TUDO tem a ver com economia...

ah, esta juventude [luso mode]
Título: Re: Arquipélago da Madeira: Notícias
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 07, 2022, 12:00:03 pm
Madeira vai criar fundo para crédito à habitação


Título: Re: Arquipélago da Madeira: Notícias
Enviado por: Lusitano89 em Julho 31, 2023, 06:55:06 pm
Ilha de Porto Santo recupera fontes e moinhos com 200 anos de história