O F-16MLU/III ou IV não são superiores ao Block 50/52, o que acontece é que não há nada que seja inferior ao F-16 Block 50/52 que seja superior ao F-16MLU.
Os Block 30 ou Block 40 que refere são em grande parte inferiores e também precisariam de um MLU para os transformar em equipamentos mais actuais.
O F-16MLU e especialmente os preços a que os americanos vendem os kits de upgrade, foram uma forma de os americanos garantirem encomendas por parte de paíse europeus, perante a possibilidade de o Eurofighter ou o Rafale tomarem completamente conta do mercado.
Os kits MLU são um «interim» que evitou que países como a Holanda a Noruega a Dinamarca, ou mesmo Portugal comprassem aviões europeus. Por isso o MLU é de facto tecnologicamente bastante eficiente, sendo uma das melhores relações custo/capacidade que existe no mercado.
Os americanos não dão ponto sem nó. O F-16MLU é relativamente barato de propósito, especialmente para países que têm a capacidade técnica para efectuar o update.
como referi anteriormente, o problema neste momento, não é a qualidade do F-16MLU (no caso o MLU/III) mas sim a lentidão e o atraso na modernização.
Cumprimentos