TAP: Notícias

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Vitor Santos

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Re: TAP: Notícias
« Responder #315 em: Novembro 03, 2019, 04:49:35 pm »
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #316 em: Novembro 26, 2019, 01:20:06 pm »
David Neeleman poderá sair da TAP até março de 2020
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/david-neeleman-podera-sair-da-tap-ate-marco-de-2020-518258

Citar
O empresário estará a desenvolver contactos junto de diversas companhias aéreas, como a alemã Lufthansa, a britânica British Airways ou a francesa Air France. A norte-americana United também poderá substituir David Neeleman na estrutura acionista da TAP.David Neeleman poderá sair da TAP durante o primeiro de 2020, notícia esta terça-feira o “Jornal de Negócios”. Em causa estão os maus resultados da companhia aérea e o degradar das relações entre os acionistas Estado e a Atlancic Gateway, onde David Neeleman tem sido parceiro de Humberto Pedrosa, e que detém 45% da TAP.

Segundo a notícia, o empresário estará a desenvolver contactos junto de diversas companhias aéreas, como a alemã Lufthansa, a britânica British Airways ou a francesa Air France. A norte-americana United também poderá substituir David Neeleman na estrutura acionista da TAP.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, tem acompanhado as negociações de David Neeleman e, caso falhem, é possível que que a posição do norte-americano na empresa seja adquirida por empresários portugueses expostos à indústria do turismo. Outra alternativa consiste em o Estado ou Humberto Pedrosa reforçarem as respetivas posições.

Luís Marques Mendes, comentador político da SIC, revelou no domingo passado que a TAP está a atravessar uma situação “insustentável”, devido aos prejuízos e às emissões de obrigações. O comentador referiu que “o mais provável é, mais mês, menos mês, haver uma mudança acionista na TAP”.
 

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tenente

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Re: TAP: Notícias
« Responder #317 em: Novembro 27, 2019, 09:30:17 pm »
David Neeleman poderá sair da TAP até março de 2020
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/david-neeleman-podera-sair-da-tap-ate-marco-de-2020-518258

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O empresário estará a desenvolver contactos junto de diversas companhias aéreas, como a alemã Lufthansa, a britânica British Airways ou a francesa Air France. A norte-americana United também poderá substituir David Neeleman na estrutura acionista da TAP.David Neeleman poderá sair da TAP durante o primeiro de 2020, notícia esta terça-feira o “Jornal de Negócios”. Em causa estão os maus resultados da companhia aérea e o degradar das relações entre os acionistas Estado e a Atlancic Gateway, onde David Neeleman tem sido parceiro de Humberto Pedrosa, e que detém 45% da TAP.

Segundo a notícia, o empresário estará a desenvolver contactos junto de diversas companhias aéreas, como a alemã Lufthansa, a britânica British Airways ou a francesa Air France. A norte-americana United também poderá substituir David Neeleman na estrutura acionista da TAP.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, tem acompanhado as negociações de David Neeleman e, caso falhem, é possível que que a posição do norte-americano na empresa seja adquirida por empresários portugueses expostos à indústria do turismo. Outra alternativa consiste em o Estado ou Humberto Pedrosa reforçarem as respetivas posições.

Luís Marques Mendes, comentador político da SIC, revelou no domingo passado que a TAP está a atravessar uma situação “insustentável”, devido aos prejuízos e às emissões de obrigações. O comentador referiu que “o mais provável é, mais mês, menos mês, haver uma mudança acionista na TAP”.

Este sr nunca devia ter vindo para a TAP e já se vai embora tarde de mais o mal já foi feito os resultados operacionais que a companhia vai apresentar no ano de 2019 serão de cerca de 160 milhões negativos !!!
Mas a sua saída devia ser acompanhada de outro sr , o sr Frasquilho que de aeronaves e transporte aéreo nada percebe, mas a culpa não é deles é de quem os nomeou e que deveria ser responsabilizado pelos resultados da TAP !!
O que o sr Frasquilho percebe de transporte aéreo está bem patente neste artigo de sua autoria.
Muito bom sr Frasquilho, muito bom mesmo !!!!

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/miguel-frasquilho-operacao-da-tap-com-perspetivas-muito-positivas-em-2019

Abraços
« Última modificação: Novembro 27, 2019, 09:41:30 pm por tenente »
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Daniel

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Re: TAP: Notícias
« Responder #318 em: Novembro 28, 2019, 06:22:06 pm »
Lufthansa à frente para entrar no capital da TAP

https://eco.sapo.pt/2019/11/28/lufthansa-a-frente-para-entrar-no-capital-da-tap/
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David Neeleman garante que está “totalmente comprometido com o futuro da TAP” e o ministro Pedro Nuno Santos diz que não sabe “de nenhuma saída do acionista privado” da companhia… mas a história é outra. Neeleman tem aberto um concurso informal para a venda da sua participação na companhia, confirmou o ECO junto de diversas fontes que conhecem o processo. E a companhia aérea alemã Lufthansa é a que está à frente nas discussões com o consórcio privado liderado por Neeleman para entrar no capital da TAP.

A possível entrada de um novo acionista na TAP não é de hoje. Em 2018, David Neeleman tentou a operação de dispersão de capital, que só pode avançar sob determinadas condições financeiras, nomeadamente uma valorização da companhia de 600 milhões de euros. O Governo rejeitou essa alternativa de capitalização da TAP, porque isso obrigaria também o Estado a reduzir a sua posição de 50%, o que António Costa não aceitava. Depois, com as eleições em 2019, a possibilidade de uma venda parcial de capital ficou definitivamente adiada.
O que não ficou adiado foi o crescendo de tensão entre o Governo e David Neeleman, com Humberto Pedrosa a desempenhar o papel de ponte entre os dois lados, e não por acaso. Pedrosa é dono da Fertagus, o operador que tem a concessão ferroviária do Tejo e a renovação do contrato depende, claro, do Governo. Esta tensão foi agravada com os prejuízos de 118 milhões em 2018 e, depois, pelo episódio dos prémios atribuídos a quadros da empresa sem o conhecimento do conselho, onde se sentam os representantes do Estado, liderado por Miguel Frasquilho. E desde esse momento, a decisão de Neeleman é a de vender a sua posição… ao preço que quer, e não ao preço que o Governo gostaria que o empresário vendesse.

Nem o Governo quer a continuidade de David Neeleman, nem Neeleman quer continuar na TAP. Aliás, no comunicado divulgado esta terça-feira, é o próprio empresário a reconhecer que o caminho tem sido mais difícil do que pensava: “Com todo este investimento no crescimento, os resultados para os acionistas não têm sido tão rápidos como gostaríamos”. Neeleman e a sua equipa de gestão executiva, liderada por Antonaldo Neves, esperavam já ter lucros para apresentar, tendo em conta as novas rotas, os novos aviões, o aumento do número de passageiros. Mas nos primeiros nove meses, os prejuízos foram de 111 milhões de euros. E mesmo com um último trimestre que estará a correr acima do previsto no orçamento, a TAP voltará a fechar o ano com prejuízos. Resta saber qual será o valor.Os contactos com a Lufthansa têm meses, e como diz uma fonte da área financeira o ECO, “se não houvesse interesse de parte a parte, não haveria contactos”. O problema, claro, é a diferença de preço entre o que quer Neeleman e o que oferece a companhia alemã. A Lufthansa está à frente nas negociações, mas não fez qualquer ‘binding offer’. E há outros candidatos, como a United Airlines, com relações privilegiadas com Neeleman, que mostraram interesse em avaliar a compra de parte do capital da companhia de bandeira portuguesa.

Do lado dos alemães está o Governo. Em privado, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, já manifestou o desejo de ver a Lufthansa como acionista da TAP, e a saída de Neeleman e da equipa de gestão executiva. E é também por causa desta preferência do Governo que a Lufthansa considera ter um ‘upside’ de negociação em relação a outras campanhias.
“Neste momento está tudo em aberto”, garante outra fonte. O consórcio Atlantic Gateway, que tem David Neeleman e Humberto Pedrosa, controla 45% do capital da TAP, entrou em 2015, inicialmente com 66% do capital e, posteriormente, depois de uma renegociação com o Governo de António Costa, desceu a sua posição para 45%, enquanto o Estado passou a ter 50%, ficando os restantes 5% nas mãos dos trabalhadores. Pelo meio, Neeleman fez uma operação com a Airbus, que permitiu trocar aviões já comprados e ainda em lista de produção por outros, o que permitiu ao empresário um encaixe significativo. Os críticos dizem, mesmo, que foi assim que Neeleman financiou a sua entrada na TAP em 2015, quando investiu 350 milhões, dos quais 20 milhões foram receita direta do Estado.

“Atualmente a TAP tem acionistas privados totalmente comprometidos com o plano de crescimento que tem vindo a ser implementado. Eu, pessoalmente em conjunto com a Azul, empresa que eu controlo, acreditamos no futuro da TAP e detemos hoje direitos equivalentes a mais de 70% dos direitos económicos da TAP”. Esta afirmação, no comunicado de Neeleman, também reflete uma indireta ao Governo. É que apesar de ter 50% das ações, mas a responsabilidade sobre a totalidade da dívida, não tem administradores executivos e, sobretudo, não tem os respetivos direitos económicos.

Quais são os números que Neeleman tem para apresentar aos potenciais novos acionistas? Cinco pontos, segundo as contas do próprio empresário:

1.A TAP passou de cerca de 10 milhões para mais de 17 milhões de passageiros (+65%)
2.A TAP passou de 77 para 102 aviões (+36%), com frota renovada, de de 81 aeroportos de destino para 94 (+13%) e de 110 mil voos para 137 mil (+25%)
3.A TAP passou de de 2,4 mil milhões de receita para 3,4 mil milhões (+40%)
4.O peso da dívida em 2015 era 11 vezes o EBITDA, sendo agora entre 5/6 vezes, confirmando um processo de desalavancagem da empresa.
5.A TAP contratou em Portugal cerca de 3.000 colaboradores

No comunicado divulgado publicamente, David Neeleman afirma que “especulações e outro tipo de manobras em nada ajudam” a
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #319 em: Dezembro 23, 2019, 08:37:49 pm »

A frota TAP não parou de crescer em 2019
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #320 em: Dezembro 23, 2019, 08:48:25 pm »

A frota TAP não parou de crescer em 2019

Mas vai parar ó se vai !!!

Abraço
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Re: TAP: Notícias
« Responder #321 em: Fevereiro 17, 2020, 08:49:23 pm »
El régimen de Maduro suspende tres meses a la aerolínea portuguesa que trasladó a Guaidó a Caracas



Citar
El régimen de Nicolás Maduro decretó a última hora de la tarde de este lunes 17 de febrero la suspensión de operaciones de TAP durante tres meses, lo cual ha causado un gran impacto en Portugal porque se trata de la aerolínea bandera del país vecino.

La medida se produce después de que el gobierno de Nicolás Maduro acusara a la compañía permitir a un familiar de Juan Guaidó «viajar con explosivos», de acuerdo con la versión de Caracas, e incluso que el propio presidente interino de Venezuela pudiera volver a la capital con una identidad falsa.


Fue el ministro de Transporte, Hipólito Abreu, quien comunicó la drástica sanción, al tiempo que aseguraba que está en marcha una investigación para arrojar luz sobre el sentido, o al menos sacar sus conclusiones.

El político chavista recurrió a las redes sociales para comunicar: «Debido a las graves irregularidades cometidas en el vuelo TP173 y en apego a la normativa aeronáutica civil nacional, se suspende por 90 días las operaciones de la línea aérea TAP hacia nuestro territorio».

Lo más grave del asunto es que, a continuación, Abreu insinuó que el régimen venezolano se guarda la carta de «evaluar acciones» que pueden desembocar en una «suspensión permanente». Una amenaza nada velada que perjudica a la aerolínea, toda vez que registra un elevado tráfico de pasajeros hacia Portugal, especialmente a Madeira.


Situación incómoda para António Costa

En efecto, los vínculos de la isla con el país sudamericano vienen de lejos, pues solía recibir a los emigrantes lusos que buscaban otros horizontes. Ahora, con las duras condiciones de vida impuestas por Maduro, muchas de esas personas intensifican los esfuerzos para afincarse en Funchal o en la isla colindante de Porto Santo.

Pero se trata de una ofensiva beligerante en toda regla porque la primera decisión tomada ha sido establecer el pago de una multa a TAP. A partir de este momento, se abre un capítulo en el que tomarán posiciones los inspectores de Maduro, aunque resulta difícil creer en una supuesta neutralidad de la investigación en curso.


El gabinete del primer ministro luso, António Costa, se encuentra así con una situación incómoda en términos diplomáticos, que puede tener consecuencias económicas para Portugal.

https://www.abc.es/internacional/abci-regimen-maduro-suspende-tres-meses-aerolinea-portuguesa-traslado-guaido-caracas-202002172053_noticia.html
A España servir hasta morir
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #322 em: Fevereiro 20, 2020, 10:43:16 pm »
prejuízo anual de 105,6 milhões de euros

https://www.tapairportugal.com/pt/media/comunicados-de-imprensa/Press-Release-834

2 aspectos negativos que a empresa tem pela frente: Venezuela e constrangimentos em Lisboa (referidos na prestação de contas de hoje).
 

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Daniel

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Re: TAP: Notícias
« Responder #323 em: Fevereiro 24, 2020, 09:18:57 am »
Lufthansa negoceia compra da TAP com Neeleman
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/lufthansa-negoceia-compra-da-tap-com-neeleman?ref=HP_DestaquesPrincipais

Citar
A transportadora aérea alemã encontra-se neste processo de aquisição em parceria com a norte-americana United Airlines.A Lufthansa está a negociar com David Neeleman a compra da posição que este possui na TAP através da Atlantic Gateway. A transportadora aérea alemã encontra-se neste processo de aquisição em parceria com a norte-americana United Airlines. Ambas as companhias fazem parte da Star Alliance, a aliança aérea onde a companhia aérea nacional também está integrada.

As negociações entre as partes, segundo o Negócios sabe, estão bem encaminhadas e poderão também servir para colocar um ponto final no mal estar evidente que existe entre o Governo e David Neeleman, sobretudo depois da polémica decisão de atribuir prémios desempenho às chefias o ano passado.
Em cima da mesa estão duas hipóteses, a da Lufthansa e United comprarem a posição de 50% que David Neeleman controla na Atlantic Gateway, que por sua vez detém 45% da TAP, ou de adquirir a totalidade da posição na mesma, o que passaria por negociar também a aquisição da participação de 50% detida por Humberto Pedrosa.

Esta aproximação entre a Lufthansa, United e David Neeleman foi parcialmente revelada este domingo por Luís Marques no seu comentário semanal na SIC que o Negócios também publica. “As negociações entre Neeleman e uma grande companhia aérea europeia para a venda da sua posição na TAP estão muito avançadas. É certo que ainda não estão fechadas, mas estão muito avançadas”, afirmou Marques Mendes

Na passada semana a TAP divulgou as contas relativas a 2019, ano em que registou um prejuízo de 105,5 milhões de euros. Pedro Nuno Santos, o ministro que tutela esta aérea mostrou-se desagrado com os resultados considerando que a empresa já devia estar a dar lucro .

Companhia aérea alemã vai fazer uma parceria com a norte-americana United para adquirir a posição de Neeleman.
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #324 em: Fevereiro 24, 2020, 11:31:49 am »
El régimen de Maduro suspende tres meses a la aerolínea portuguesa que trasladó a Guaidó a Caracas

Podemos agradecer ao actual governo de incompetentes.!

Ainda para mais, o Ministro Santos Silva, que rebaixou à pouco tempo os empresários tugas, caiu na patetice de reconhecer o Gaidó como o Presidente Interino da Venezuela, quando nem sequer era obrigado a isso e sem lhe passar pela cabeça que na Venezuela vivem centenas de milhares de luso-descendentes, que devemos proteger! Realmente para Professor Catedrático, Ministro dos Negócios Estrangeiros com tanta experiência e que até goza com as qualificações dos nossos empresários..... tem
 decisões destas!!!!!!

Para Cúmulo, o actual nº 2 do Governo Venezuelano ainda goza com o Ministro, para sugerir resolver este imbróglio (impedimento da TAP voar para a Venezuela por 3 meses devido a uma acusação absurda) com o Presidente que nós reconhecemos, o senhor Gaidó!!!!!!
 

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Daniel

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Re: TAP: Notícias
« Responder #325 em: Fevereiro 29, 2020, 02:30:25 pm »
"Primeira Mão": Humberto Pedrosa vai vender posição na TAP à alemã Lufthansa
https://tvi24.iol.pt/videos/primeira-mao-humberto-pedrosa-vai-vender-posicao-na-tap-a-alema-lufthansa/5e5971f40cf2d5f7c67afeb1?_ga=2.208281111.4099315.1582982817-1594700727.1529937894

Citar
Humberto Pedrosa vai vender a sua posição no capital da TAP à companhia aérea alemã Lufthansa.

A TVI sabe que o negócio está praticamente feito.

O negócio vai ter lugar na empresa que reune o capital dos accionistas privados, a Atalntic Gateway, e avalia a TAP em 800 milhões de euros.
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #327 em: Março 05, 2020, 04:34:47 pm »
TAP cancela cerca de mil voos devido ao coronavírus



A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) foi adiada para os dias 27 a 31 de maio, após as entidades públicas de turismo e várias associações do setor terem cancelado a sua participação no evento.

"A Fundação AIP, em articulação com o Governo (Ministério da Economia) e as associações mais relevantes no setor do turismo concluíram que, face a este novo enquadramento, deixaram de estar reunidas as condições para poder assegurar a realização da BTL 2020 nas datas originalmente previstas. Assim, com o objetivo de corresponder aos anseios e necessidades de promoção do setor do turismo, entendeu a Fundação AIP adiar a BTL 2020 para os próximos dias 27 a 31 de maio", lê-se num comunicado divulgado esta quinta-feira.

A BTL estava originalmente agendada para os dias 11 a 15 deste mês.

Começando por dizer que tinha implementado um plano de contingência no contexto do Covid-19, integrando "as medidas e procedimentos indicados" pelas autoridades de saúde, a Fundação AIP afirma que este adiamento acontece na sequência da posição assumida na quarta-feira pelo Turismo de Portugal, pelas estruturas regionais de turismo do continente, Açores e Madeira e por outras sete associações do setor, que cancelaram a sua participação presencial no evento.

Tal como a agência Lusa noticiou, aquelas entidades consideraram que, "atentas as últimas recomendações da Direção-Geral da Saúde no que toca à organização de grandes eventos e ponderadas todas as condicionantes, não estão reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja através de 'stand' próprio seja através dos diversos eventos inicialmente programados".

A organização diz ainda ter sido na quarta-feira "notificada pelo Turismo de Portugal e pela TAP da sua intenção de adiar o programa de 'Hosted Buyers' da BTL 2020,", que "traz anualmente a Portugal mais de 300 compradores internacionais que vêm conhecer e comprar a oferta turística do destino Portugal", cancelando por isso a vinda destes participantes estrangeiros ao evento.

Neste contexto, e embora "consciente do impacto desta decisão", a Fundação AIP considera que "deixaram de estar reunidas as condições" para poder assegurar a realização da BTL 2020 nas datas originalmente previstas.

"Não podemos deixar de agradecer todo o apoio que nos foi manifestado pelos nossos clientes e parceiros ao longo dos anos na afirmação da BTL como o maior e melhor evento de promoção do turismo em Portugal e estamos confiantes que, em conjunto, seremos capazes de ultrapassar as circunstâncias do momento e seremos capazes de realizar, nas novas datas agora anunciadas, uma BTL ainda mais decisiva para a dinamização da promoção e realização de negócios no setor do turismo", conclui a Fundação AIP.
No comunicado em que na quarta-feira anunciou o cancelamento da sua participação presencial na BTL, o Turismo de Portugal frisou que, dada a "importância" da feira, "e considerando o facto de este ser o momento de encontro entre muitos compradores e fornecedores do setor, muitos internacionais", as 15 entidades signatárias estavam "a envidar os melhores esforços para manter algumas das ações previstas em formato digital, sem prejuízo da possibilidade de o evento poder decorrer noutra data se assim for decidido".

Para além do Turismo de Portugal, assinaram este comunicado a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores e a sua congénere de Turismo e Cultura da Madeira, para além das entidades regionais de turismo do Algarve, Alentejo, Centro de Portugal, Região de Lisboa e Porto e Norte de Portugal.

O comunicado englobou ainda a Associação de Turismo dos Açores, Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeira, Associação Turismo do Algarve, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Associação Turismo de Lisboa - Visitors and Convention Bureau, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal e o Centro de Inovação do Turismo (NEST).

https://www.jn.pt/economia/tap-cancela-cerca-de-mil-voos-devido-ao-coronavirus-11891249.html
 

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tenente

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Re: TAP: Notícias
« Responder #328 em: Março 15, 2020, 08:44:19 pm »
Ora bem como a FAP não possui meios aéreos capazes, lá vai a TAP fazer o trabalho.

https://www.msn.com/pt-pt/saude/coronavirus/covid-19-governo-vai-enviar-dois-aviões-para-trazer-portugueses-retidos-em-marrocos/ar-BB11dBbC?ocid=spartandhp

Abraços
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Re: TAP: Notícias
« Responder #329 em: Março 15, 2020, 10:15:52 pm »
Mas se a TAP tem capacidade e não deve ter excesso de trabalho...
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