Bom, a Bell desenvolveu o V-280, já com as lições aprendidas do V-22. Até o sistema de mudança da orientação dos rotores, é completamente diferente do V-22. Ainda está em desenvolvimento, mas se não inventarem muito e não der problemas inesperados, tem um potencial gigante. Na Europa, que eu saiba, não se vê nada equivalente a ser desenvolvido, sem ser o AW609, que é mais pequeno.
Que o Valor ou outro equivalente, será um game changer, lá isso será. Principalmente se conseguir cumprir também missões de SAR no mar, e puder ser embarcado (e encaixado num hangar).
Nem me surpreendia que o V-280, viesse a ter custos h/voo inferiores ao Merlin ou até mesmo NH-90. Em voo deve consumir menos, por isso logo aí...
Voltando ao tópico, a possível compra daqueles NH-90, não seria má ideia noutro contexto, se por exemplo já operássemos NH-90.
Agora, devíamos pensar em uniformizar as frotas ao máximo, porque a se confirmar, passaremos a ter 6 modelos de helicóptero nas FA, o que não faz sentido para umas FA tão pequenas. Ainda por cima são todos em quantidades extremamente pequenas.
Passámos da possibilidade de ficar reduzido a apenas 3 modelos de helicóptero, quando os Lynx fossem eventualmente substituídos por MH-60, para 6 modelos, que na melhor das hipóteses passarão a 5.
Tenho ideia que para transporte os Belgas querem um heli, talvez Chinook? Mas não sei muito mais
Só encontrei isto. Não sei entretanto como vai, se sempre avança ou não (talvez até venham a ser usados em conjunto com os holandeses e/ou alemães caso se concretize a compra?).
https://www.brusselstimes.com/502593/washington-approves-sale-of-60-chinook-helicopters-to-germanyThe CH-47F is also expected to be a candidate for the contract for four or five heavy-lift helicopters that Belgium could launch under a military programming law currently being prepared by Defence Minister Ludivine Dedonder.