Não é assim tão simples sr Togus, não é assim tão simples, sabe, já agora qual é a margem de segurança interna minima, ou seja as distâncias mínimas, entre a carga a ser objecto de amarração e a estrutura interna da aeronave ??
Olhe que não são nem cinco nem dez nem quinze cms, são muito mais sr Togus !!!
Caro tenente, com tantos pontos de interrogação e de exclamação provavelmente eu fui mal interpretado ou estarei eu a interpretá-lo mal.
A minha vontade de integrar o forum é no sentido de contribuir positivamente para a discussão com factos que se possam demonstrar, isto é, fugir precisamente ao que mencionei no meu primeiro post em relação às afirmações do comentador NR.
O que digo é que o UH-60, cuja conceção remonta aos anos 70 do século passado, tinha como requisito essencial ser aerotransportado pelas aeronaves disponíveis à época, nomeadamente no C-130, e para cumprir este requisito o helicóptero tem uns truques.
https://www.sikorskyarchives.com/S-70%20(YUH-60A%20UTTAS).PHP(queria colocar apenas a foto mas ainda não consegui, sorry)
Tendo em conta que o KC tem dimensões interiores superiores ao do C130 parece-me óbvio que a compatibilidade é factual.
Se eu teria outras opções para aeronaves estratégicas? Claro que sim... eu ainda sou do tempo em que a Boeing apresentou uma proposta para o upgrade dos 6 C130 com a aquisição de 3 C-17... há uns 15 anos... ou mais...
Em relação às outra opções foi como disse, fiz as contas às dimensões, nomeadamente do Koala que conheço bem, e nenhum deles cabe por inteiro no KC ou C130, o Koala falha com a altura da cauda e os H145 e AW169 pela altura do solo até ao rotor principal. E num A400M? Claro que sim!
Aqui a questão que seria interessante discutir é se essa capacidade, autonomia das FFAA Portuguesas na projeção destes meios, seria ou não uma razão para limitar as opções.